Skip to content

Associação Ornitológica de Elvas celebra 20º aniversário com 8ª Ibero Aves

A oitava edição da Ibero Aves, organizada pela Associação Ornitológica de Elvas, que abriu portas na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, decorre até início da tarde de domingo, dia 27, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

O evento, que volta a reunir centenas de aves, de todas as cores, tamanhos e feitios, de criadores e expositores de vários pontos do país – desde Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira, Lisboa, Azambuja, Montemor-o-Novo a Vendas Novas –, e da vizinha Extremadura, acontece numa altura em que a associação, como explica o presidente, João Pepê, está a celebrar o seu 20º aniversário. “Nunca, ao princípio, pensei que conseguíssemos chegar tão longe e virmos a melhor, todos os anos. Este ano temos um leque muito grande, com muita diversidade e qualidade, com aves de todos os tipos”, começa por dizer o responsável.

Nesta, que João Pepê dizer ser “a maior exposição de aves do Alentejo”, todas espécies, agora disponíveis para serem apreciadas pelo público, foram alvo de uma criteriosa avaliação, com base em aspetos como a plumagem e o porte. As melhores são premiadas.

Estava prevista a presença no CNT, na manhã desta sexta-feira, no momento da inauguração do evento, dos alunos do 4.º ano da Escola de 1º Ciclo de Santa Luzia, para apresentarem os seus trabalhos alusivos ao evento, o que acabou por não acontecer, devido à greve dos trabalhadores não docentes. Ainda assim, os trabalhos dos alunos encontram-se em exposição, sendo que os autores dos três melhores receberão, como prémio, uma ave.

Com entradas gratuitas, o evento está de portas abertas esta sexta-feira e sábado até às 19 horas, abrindo amanhã às 10 horas. No domingo, a Ibero Aves pode ser visitada das 10 às 13 horas.

Compartilhe este artigo: