Skip to content

Elvas alerta para uma sociedade mais justa com corações no Arco da Praça

Com o objetivo de alertar para a importância da erradicação da pobreza e da exclusão social, o Arco da Praça da República de Elvas, está, a partir desta terça-feira, 22 de outubro, decorado com vários corações, produzidos com recurso a todo o tipo de materiais, por todas as instituições que compõem a rede social do concelho: escolas, lares de terceira idades, forças de segurança e IPSS.

O tema escolhido, desta vez, para a celebração deste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social, bem como do Dia Municipal para a Igualdade, explica a vice-presidente da Câmara, Anabela Cartas, foi “Iguais por Dentro, Diferentes por Fora”. “Todos temos um coração e, apesar das nossas diferentes exteriores, e das nossas diferenças, não só físicas, por dentro somos todos iguais e, por isso, e merecemos todos o mesmo carinho e atenção”, adianta.

Com a participação de “mais de mil pessoas”, esta exposição, revela a autarca, tem por objetivo transmitir, a quem por ela passa, a mensagem da necessidade se conseguir uma sociedade melhor e mais justa. “A intenção é que, quando as pessoas aqui passam, fiquem despertas para o tema. Serve para consciencializá-las para esta dificuldade que temos na nossa sociedade e para a qual devemos estar sempre despertos para tentar solucionar ou, pelo menos, minimizar”, acrescenta.

A mostra pode ser visitada durante cerca de um mês, revela ainda Anabela Cartas, que destaca ainda a alegria das crianças das escolas presentes na inauguração da exposição. Presentes também estiveram alguns idosos dos lares, bem como representantes das diversas IPSS, instituições e forças de segurança, que integram a Rede Social do concelho de Elvas e que desenvolveu esta atividade, em conjunto com o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza.

A grande maioria dos concelhos do distrito de Portalegre assinalou hoje, à mesma hora – às 14h30 – este Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social e o Dia Municipal para a Igualdade, decorrendo, por esta ocasião, diversas iniciativas de sensibilização, tendo por base os princípios de aceitação, inclusão e não discriminação, na conceção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Compartilhe este artigo: