Mês das Bibliotecas Escolares celebrado em Estremoz com desfile literário

O Desfile Literário está de volta ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, no próximo dia 28 de outubro, pelas 18 horas, com o tema “Por mares nunca dantes navegados”.

A atividade resulta de uma parceria da Biblioteca Municipal com as Bibliotecas Escolares do concelho de Estremoz, para comemorar o mês das Bibliotecas Escolares.

“Já foram muitos os temas e os lugares visitados por este evento, em que cada leitor, com o seu contributo, deu palco àquilo que se pretende desde o início: promover, incentivar e divulgar a leitura, dar “voz” aos livros e a tudo aquilo que eles permitem fazer. A leitura finalmente ganhou o seu tão merecido lugar na comunidade”, diz a Câmara Municipal de Estremoz.

Museu Municipal de Estremoz celebra Dia Internacional do Património Imaterial

O Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho vai juntar-se às comemorações do Dia Internacional do Património Cultural Imaterial, esta quinta-feira, dia 17 de outubro.

Para a celebração deste dia, o museu convidou, para trabalhar ao vivo, artesãos detentores de “um precioso saber-fazer que é necessário salvaguardar”.

Assim, ao longo da manhã, entre as 10 horas e o meio-dia, o mestre José Vinagre (Arte Pastoril), Francisca Carreiras (Registos-Arte Conventual), Madalena Bilro (Figurado de Estremoz) e Inês Crujo (Olaria de Estremoz) irão expor ao vivo as suas técnicas, com os quais os visitantes poderão conversar e observar o seu trabalho.

Esta data tem como objetivo a organização de eventos e atividades com vista a valorizar a diversidade e a riqueza do património vivo, e ao mesmo tempo, sensibilizar para a importância de o salvaguardar.


Simulacro comprova funcionalidade da estrutura do Porto Manes em Arronches

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Arronches promoveu na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, o primeiro teste às novas infraestruturas da ponte do Porto Manes, procurando afinar os procedimentos em caso de necessidade de remover o gradeamento da ponte em situações de urgência.

Como responsável máximo pela Proteção Civil no concelho, o presidente do Município de Arronches, João Crespo esteve no terreno, liderando os trabalhos juntamente com o vice-presidente Paulo Furtado, com o coordenador municipal de Proteção Civil, Nelson Velez, com o técnico da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, Eduardo Picado e com o presidente da Junta de Freguesia de Assunção, Pedro Fernandes.

A estes juntaram-se os colaboradores dos serviços operacionais da autarquia, o comandante do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Arronches, Ricardo Pinto, e o comandante do Posto Territorial de Arronches da Guarda Nacional Republicana, António Castanho, acompanhado pelos agentes que garantiram a segurança na circulação rodoviária.

Dado o sinal para o início do simulacro, todos os envolvidos colocaram-se em movimento, desde a partida das viaturas do parque operacional ao corte do trânsito. Posteriormente, os colaboradores dos serviços operacionais procederam à remoção do gradeamento da ponte, pelo que este primeiro teste foi satisfatório, ainda que haja processos que podem e que irão ser melhorados, conforme referido pela equipa que liderou o processo no briefing com que terminou esta ação, no qual ficou ainda referido que o executivo autárquico se mantém seguro de que, após consultados os técnicos da Câmara Municipal e diferentes entidades externas, optou pela opção que mais se adequa àquela infraestrutura.

O referido sistema resultou em situação real, uma vez que, perante o forte caudal do Rio Caia, fruto da intensa e insistente chuva registada na madrugada de hoje, dia 16 de outubro, as grades foram retiradas pelos serviços municipais, encontrando-se atualmente o trânsito interrompido no Porto Manes.

Alentejo Walking Festival com dois percursos pedestres em Borba

Borba será palco de dos percursos pedestres, este fim de semana, dias 19 e 20 de outubro, no âmbito do Alentejo Walking Festival, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

No sábado, dia 19 de outubro, a proposta é de percorrer as “Memórias de Montes Claros”, envolvendo os participantes nas histórias da Grande Batalha que pôs fim às Guerras da Restauração por entre vinhas, olivais e montados de sobro e azinheiras, com a inesquecível passagem pelas pedreiras de mármore. A caminhada tem início às 9h30, na Ermida de Nossa Senhora da Vitória (Barro Branco).

Já no domingo, a caminhada será feita pela “Fantástica Serra d’Ossa”, com início na igreja de São Tiago Rio de Moinhos, às 9h30.

As inscrições para estas duas caminhadas, que são gratuitas, podem ser feitas no site do Alentejo Walking Festival.

Câmara de Arronches aprova Plano Municipal de Ação Climática

A primeira reunião ordinária de outubro da Câmara Municipal de Arronches realizou-se na passada segunda-feira, dia 14, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde esteve todo o executivo autárquico, composto pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pelos vereadores Maria João Fernandes, João Luís Feiteira e Nuno Costa.

Os eleitos aprovaram o Plano Municipal de Ação Climática, que seguirá agora para apreciação da Assembleia Municipal na sua próxima sessão. Este é um documento que está alinhado com os objetivos nacionais e regionais de ação climática, e que conta com a colaboração das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Comunidades Intermunicipais e outras entidades locais e regionais.

Este plano aborda de forma integrada as vulnerabilidades climáticas do concelho, e propõe soluções para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, para contribuir para a neutralidade carbónica e para promover a adaptação às alterações climáticas.

Antes da aprovação do Plano Municipal de Ação Climática, e da discussão dos pontos constantes na ordem do dia, discutiram-se temas que marcam a atualidade do concelho, começando o presidente da autarquia por referir o sucesso que foi a festa da comemoração do Dia do Idoso.

O vereador Nuno Costa abordou dois assuntos relacionados com a escola, explicando a sua opinião acerca dos períodos de greve dos funcionários não-docentes, e interrogando depois se há alguma perspetiva de se realizar uma intervenção no Centro Escolar Nossa Senhora da Luz, que possa servir como proteção aos alunos durante este inverno. Em relação a esta última questão, João Crespo afirmou que o processo se encontra em andamento, solicitando à chefe da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, Dulce Bigares, que informasse o executivo acerca do ponto de situação do projeto.

Passando à discussão dos pontos que pertenciam à agenda programada, os autarcas começaram por deferir uma série de apoios a instituições do concelho e da região que se traduzem, na atribuição de apoios financeiros e subsídios, na cedência gratuita de espaços municipais, e na concessão de transporte para a realização das suas atividades. A título individual, também os munícipes foram contemplados, sendo atribuído mais dois apoios, um ao abrigo do Programa Municipal de Reabilitação de Fogos, e outro ao abrigo do Programa “Arronches Jovem”, na modalidade de Apoio à Infância.

Aproveitando a apresentação do livro “João Rolo – Uma História de Vida”, em Arronches, no próximo sábado, ficou determinado que a Câmara irá adquirir dez exemplares que irá disponibilizar brevemente aos munícipes na sua Biblioteca Municipal.

Finalmente, antes do deferimento de três novas concessões e catorze renovações do Cartão Municipal do Idoso, foi ainda aprovada a atribuição de apoio económico de caráter eventual a um munícipe.

Alentejo Walking Festival leva “À Descoberta da Estrada Real” de Vila Viçosa

Vila Viçosa associa-se ao Alentejo Walking Festival, evento promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com uma caminhada pelo percurso PR1 VVC “À Descoberta da Estrada Real”, no próximo sábado, 19 de outubro

Com o ponto de encontro no Mercado Municipal Rua D.João IV, esta caminhada conta com um percurso de 8,5 quilómetros e inclui passagens pelo Castelo de Vila Viçosa, a estátua do matemático Bento Jesus Caraça, o busto da poetisa Florbela Espanca, o Pelourinho e o Convento dos Capuchos.

Uma vista privilegiada sobre o muro da Tapada Real, onde no alto se pode avistar a Capela de Santo Eustáquio e a Fonte do Vale da Rabaça, é outro dos atrativos deste percurso pedestre.

Mais informações em alentejowalkingfestival.pt, onde os interessados em participar na caminhada poderão fazer a sua inscrição.

Homem de 62 anos ferido em despiste na estrada de São Vicente

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ao início da tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, resultou num ferido leve, na Estrada Nacional 246, que liga Elvas a São Vicente.

Segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, a vítima é um homem de 62 anos, que foi transportado ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O alerta para a ocorrência foi dado às 13h22, sendo que para o local foram mobilizados 11 operacionais e quatro viaturas, entre Bombeiros de Elvas e GNR.

Susto leva a evacuação do Ciclo de Santa Luzia

Os alunos da Escola Básica 2,3 nº 1 de Elvas, o chamado Ciclo de Santa Luzia, tiveram de ser evacuados, na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, depois de soarem os alarmes de incêndio naquele estabelecimento de ensino.

Contudo, e tal como explica o coordenador Municipal de Proteção Civil de Elvas, Paulo Moreiras, tudo não passou de um “susto”, uma vez que não houve registo de qualquer incêndio na escola. “Não sabemos ainda se voluntariamente, ou involuntariamente, foi acionado um botão que faz disparar o sistema de alarme contra incêndios da escola. Assim que o alarme disparou, começa a tocar a sirene interna e os funcionários e docentes, e bem, acionaram tudo aquilo que são as medidas de autoproteção, que preveem a evacuação de todos os alunos para o exterior do edifício, até verificação da existência, ou não, do incêndio”, adianta.

Verificado que não existia qualquer incêndio, foi necessário, posteriormente, “desativar o alarme” para, depois, se voltar a ativar todo o sistema. “Não passou de um susto. Detetou-se qual tinha sido a botoneira que foi pressionada”, mas entretanto “causou mais algum alarido porque, até o alarme ser desativado, as crianças tiveram de se manter no exterior do edifício”, remata o coordenador Municipal de Proteção Civil.

Câmara de Elvas incentiva às compras no comércio local com prémios até 1.500€

O Município de Elvas vai apoiar, já este Natal, as compras no comércio local, com a campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”. Quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes à campanha em todo o concelho, entre 15 de novembro a 7 de janeiro, fica habilitado a ganhar vouchers para gastar no comércio local.

Lembrando que todo o dinheiro atribuído aos munícipes, ao nível dos diferentes programas sociais da Câmara Municipal, num valor total de “cerca de um milhão de euros” tem vindo “a ficar todo na economia local”, o presidente Rondão Almeida assegura que a ajuda a este setor tem sido “uma das principais preocupações” do executivo. “Mas chegámos a uma conclusão: é pouco”, garante, dando conta que é nesse sentido que surge esta campanha.

Na campanha “Elvas, Comprar é Ganhar”, a ter lugar, não só na época de Natal, como também na da Páscoa, a Câmara Municipal faz um investimento total de 150 mil euros, “que irão para o bolso dos elvenses”. “Os elvenses têm de se começar a habituar a fazer as suas compras, sempre que possível, no comércio local, se é que não querem, de uma vez por todas, ver a cidade completamente deserta”, remata o autarca.

Nesta campanha, explica por sua vez o vereador Cláudio Monteiro, podem participar todos os estabelecimentos de comércio a retalho e serviços do concelho de Elvas, com área inferior a 750m2 e inseridos em superfícies comerciais. Contudo, há produtos e serviços que ficam de fora, na altura da atribuição dos vouchers, como o álcool, o tabaco, os combustíveis (com exceção do gás) e “as comunicações e o pré-pago”. “Tudo o resto está englobado”, assegura.

Neste momento, uma equipa da Câmara Municipal “está a entrar em contacto com as empresas do concelho de Elvas”, para dar a conhecer o programa e para explicar como se podem inscrever na campanha, preenchendo o devido formulário. “Mais tarde, vai outra equipa entregar o dístico” de estabelecimento aderente.

A cada estabelecimento comercial aderente a autarquia irá atribuir gratuitamente um total de 200 cupões, sendo que cada cliente que faça uma compra igual ou superior a dez euros tem direito a um cupão, até um máximo de dez cupões por fatura. Estes cupões, depois de preenchidos, devem ser depositados na tômbola que irá estar instalada no Posto de Turismo da Praça da República, sendo, posteriormente, sorteados 150 prémios por cada sorteio (realizados a 13 de dezembro e 10 de janeiro), no valor total de 37.500 euros cada.

Os prémios atribuídos vão desde os 60 aos 1.500 euros, convertidos em vales de 20 euros. Com isto, a Câmara Municipal permite que “qualquer vencedor possa gastar dinheiro em diferentes empresas e não apenas em uma”, explica Cláudio Monteiro.

O prémio será entregue em vales de compras, sendo estes válidos apenas nos estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa, e os resultados dos sorteios divulgados nas várias plataformas digitais do Município de Elvas, no prazo máximo de cinco dias úteis seguintes ao da realização do sorteio.

Todas as informações sobre as normas do programa “Elvas, Comprar é Ganhar”, apresentado à comunicação social esta quarta-feira, 16 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Elvas.

Elvas assinala dias para Erradicação da Pobreza e da Igualdade a 22 de outubr

A Câmara Municipal de Elvas assinala no próximo dia 22 de outubro, pelas 14h30, na Praça da República, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social e o Dia Municipal para a Igualdade.

Tal como em anos anteriores, será realizada uma atividade de rua, que este ano passa pela criação de corações, à qual se associam instituições e sociedade civil. Este ano, o tema é “Diferente por fora, Iguais por dentro”, tendo subjacente o princípio de aceitação, inclusão e não discriminação, na conceção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Trata-se de uma atividade conjunta da Rede Social do concelho de Elvas e o Núcleo Distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN).

O objetivo passa por promover o trabalho em parceria entre organizações públicas e privadas tendo em vista a partilha de experiências e a construção de sinergias ao nível local, contribuir para a desconstrução de estereótipos ainda existentes relativamente a alguns grupos sociais, promover o debate acerca de diferentes temáticas sociais e refletir na sociedade que queremos construir para o futuro.

Festival de Caminhadas convida a passeio pelo trilho “Monumental Estremoz”

O Festival de Caminhadas do Alentejo chega este sábado, 19 de outubro, a Estremoz.

O percurso a realizar, o PR5 ETZ “Monumental Estremoz”, tem início, às 9h30, no Posto de Turismo, no Rossio Marquês de Pombal, e inclui passagens por alguns monumentos da cidade. Ao sair do espaço urbano, os participantes irão percorrer caminhos agrícolas, por entre vinhas e searas, com paisagens magníficas e de bons acessos, que permitem um passeio de cerca de 11 quilómetros.

O Alentejo Walking Festival, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, é um evento que valoriza a natureza e a cultura da região, através de caminhadas pela rede de percursos pedestres dos municípios alentejanos.

As inscrições para esta caminhada em Estremoz, que são gratuitas, terminam hoje, 16 de outubro. Podem ainda ser feitas aqui.

Unidade de Recolha de Resíduos Perigosos de regresso a Vila Viçosa

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) vai regressar ao Largo D. João IV, em Vila Viçosa, nos dias 31 de outubro e 4, 5, 6 e 7 de novembro.

Esta unidade de recolha é um serviço para pequenas quantidades de resíduos domésticos perigosos disponibilizado pela Gesamb, concebido para recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum. O serviço disponibilizado pela UER2P é gratuito e vai funcionar em regime itinerante.

Exemplos de resíduos que poderão ser entregues: cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, entre outros.

Baja continua a dar “grande dinâmica” a Portalegre e a movimentar economia local

A mais antiga prova de todo-o-terreno nacional e uma das mais prestigiadas da modalidade a nível internacional está de regresso a Portalegre já esta quinta-feira, 17 de outubro. Num percurso de centenas de quilómetros, a 38ª edição da Baja Portalegre 500, organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), é disputada, até sábado, dia 19, entre o Alto Alentejo e o Ribatejo.

Adiantando que são quase 400 os pilotos de todo o mundo inscritos nas várias categorias, a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, lembra que esta é uma prova “muito emblemática”, que “representa muito” para o concelho de Portalegre.

“É uma prova que já está consolidada há muitos anos, que faz parte de Portalegre e que este ano se realiza uma semana mais cedo do habitual”, diz a autarca, assegurando que “as alterações que são feitas aos percursos, de ano para ano”, fazem que com “todos os pilotos gostem de participar”. Dando conta que o evento se inicia esta quinta-feira, ao final do dia, com a apresentação de viaturas e pilotos na Avenida da Liberdade, num momento “de grande festa”, Fermelinda Carvalho vê na Mini Baja uma garantia de continuidade da competição.

Por outro lado, a autarca destaca a importância do evento para a economia, não só da cidade e do concelho, mas de toda a região. “É um evento com grande dinâmica para a cidade. A economia também mexe, porque nós temos tudo o que é turismo, restaurante e alojamento cheio, porque são muitos milhares de pessoas que visitam o concelho, que é grande em área, mas que se torna pequeno para receber tanta gente”, garante. “Mas não é só Portalegre que beneficia com o evento, são todos os concelhos vizinhos”, diz ainda, com alguns deles a associarem-se, tal como o Município de Portalegre, ao ACP no organização do evento.

Nesta sua 38ª edição, a Baja Portalegre 500 integra a Taça do Mundo FIA de TT, além de ser uma etapa essencial para a classificação nos campeonatos nacionais de todo-o-terreno, tanto em carros como em motos.

Bombeiros de Campo Maior prestes a celebrar 75 anos de vida

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior celebra, na próxima terça-feira, dia 22 de outubro, os 75 anos desde a sua fundação.

Esperando um “futuro bem risonho” para a corporação, o presidente da direção, Luís Fava, lembra que, nestas alturas, é tempo de olhar sempre para o passado da instituição, um “passado de história, com dificuldades”.

Esta importante data, adianta, será assinalada com um conjunto de atividades. “Mas não vou levantar já o véu, porque ainda falta fechar aqui alguns acordos com algumas instituições”, acrescenta.

Com vista a dar movimento à corporação, Luís Fava explica ainda que a instituição tem procurado celebrar protocolos de colaboração com várias associações de Campo Maior. “Queremos ter o quartel em movimento, para irem crianças e os pais. Estamos nas escolas, para incentivar os miúdos, para que compreendam o que é ser bombeiro, o que é o espírito de entreajuda”, remata.  

José Manuel Santos: polo importante de atração turística, Elvas tem vários desafios pela frente

Considerando que Elvas é “um dos principais polos de atração turística do Alentejo, sobretudo na região interior”, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo avança que irá reunir, em breve, com a Câmara Municipal e com os empresários do concelho, tendo em conta a aposta a ser feita numa campanha de promoção do Alentejo no mercado transfronteiriço com Espanha.

“Antes de definirmos os guidelines dessa campanha, queremos ouvir os empresários hoteleiros de Elvas”, revela José Manuel Santos, que se mostra “muito otimista” em relação a esta primeira campanha dedicada ao mercado transfronteiriço. “É estarmos a promover o Alentejo em Badajoz, por exemplo, como promovemos em Lisboa, com muppis digitais, com ações de rua e nos centros comerciais, com publicidade ao Alentejo nos cinemas”, adianta. O objetivo é dar um “maior dinamismo” às zonas transfronteiriças, pelo que, para o responsável, Elvas irá, certamente, beneficiar dessa campanha.

Por outro lado, José Manuel Santos, que não tem dúvidas de que Elvas tem vários “desafios importantes” pela frente, considera que a cidade e o concelho têm feito um percurso “muito interessante” a este nível turístico. “Não é por acaso que em breve irá abrir numa nova unidade hoteleira na cidade”, recorda.

O presidente da Entidade Regional de Turismo lembra ainda que foi aprovada, recentemente, a candidatura da estratégia das Fortalezas de Fronteira, que se traduzirá num “apoio muito substantivo” dos fundos europeus, para recuperar sete fortalezas de fronteira, desde Nisa até Mértola – incluindo ainda duas no Algarve. O projeto, “coordenado pela Câmara de Elvas e a Entidade Regional de Turismo”, visa criar, dentro de três a cinco anos, um novo produto turístico no Alentejo, com base num programa de animação.

“Podemos começar a utilizar os nossos castelos para fazermos bons eventos de música, bons espetáculos, para oferecermos bons conteúdos aos turistas. Não temos aproveitado muito bem os castelos e as fortalezas como âncoras para o turismo, por isso eu costumo dizer que o melhor ainda está para vir”, remata José Manuel Santos.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 51 milhões

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 15 de outubro, do Euromilhões, sendo que na próxima sexta-feira, dia 18, vai estar em jogo um jackpot no valor de 51 milhões de euros.

Um segundo prémio de mais de 508 mil euros saiu a um apostador no estrangeiro. Outros cinco jogadores, com aposta registada também fora de Portugal, foram contemplados com o terceiro prémio, no valor de 23 mil euros. Em Portugal, o melhor resultado foi um quinto prémio.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 2, 15, 32, 36 e 48 e as estrelas 3 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Mais de 20 inundações registadas no Alto Alentejo

No Alto Alentejo, as chuvas fortes da noite e madrugada passadas resultaram num total de 21 inundações, em habitações e vias públicas. Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, foram também registadas várias quedas de árvores.

Em Elvas, registou-se uma inundação na via pública e uma queda de árvore. Já em Campo Maior, a água acabou por entrar em duas habitações, localizadas na Rua João Minas.

Arronches e Nisa – onde uma estrada acabou mesmo por abater – foram os concelhos mais afetados do distrito, tendo registado um total de cinco inundações cada.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo tem ainda registo de inundações em Avis (quatro), Monforte (duas), Sousel (uma) e Alter do Chão (uma). Em Portalegre, há registo apenas de uma queda de árvore.

Já no Alentejo Central, cinco pessoas, devido a inundações nas suas habitações, ficaram desalojadas: três em Montemor-o-Novo e duas em Igrejinha, no concelho de Arraiolos. No distrito de Évora, foram registadas, durante a noite, um total de 16 inundações. Arraiolos, Mora e Montemor-o-Novo foram os concelhos mais afetados.