Portugal a dançar em Elvas com “talentos incríveis”, diz jurada

Uma das etapas do concurso Portugal a Dançar, a maior competição nacional de dança que se realiza no nosso país, terminou este domingo no Cine-Teatro Municipal com a jurada Francisca Durão a reconhecer que “tivemos talentos incríveis, correu muito bem. Conseguimos chegar a estas localidades e ver que há um nível muito bom de bailarinos. Gostava que o pódio fosse maior e houve mais do que três lugares a atribuir, pois há uma qualidade artística enorme”.

Os três bailarinos apurados irão à final que devia acontecer em Oeiras, mas o local foi alterado para Matosinhos, para dia 11 de janeiro, por motivos logísticos.

Sobre a participação de concorrentes espanhóis, Francisca Durão, considera “bonito, porque o Portugal a Dançar leva a dança a pequenas localidades que não têm tantas academias de dança. A competição decorre em Portugal, mas é para todas as nacionalidades: se uma holandesa quiser, pode participar. Aliás, a competição é para todas as idades, tivemos meninas de sete anos e pessoas com mais de 50 anos. Já tivemos concorrentes com 70 anos”.

Francisca Durão diz que “é muito bonito ser jurada, porque vemos muita qualidade, mas é muito ingrato pois hoje daria seis lugares para passar, pois Elvas é uma cidade com muito nível artístico”.

O elvense Francisco Bairua (na foto com o vereador Cláudio Monteiro) foi um dos três apurados e irá representar Elvas na final.

Esta foi a segunda passagem do Portugal a Dançar por Elvas, que teve ainda ações de formação sobre as danças de Bollywood, a cargo de Mafalda Carvalhinho; Flamenco, por Francisca Durão; e Dancehall, com Pedro Teixeira.

O grande vencedor desta final local foi a Escuela de Flamenco Rocio Guisado – Solea por Buleria, em segundo lugar ficou Dancexpression – Mulher Máquina, e a fechar o pódio Dancexpression – Hurt.

Torneio de Bilhar Prof. António Telmo disputado nos dias 19 e 20 em Estremoz

A Sociedade Recreativa Popular Estremocense, “Porta Nova”, promove, nos próximos dias 19 e 20 de outubro, o Torneio de Bilhar Livre Professor António Telmo.

A inscrição no torneio é gratuita e haverá prémios para os três primeiros classificados. No momento da entrega de prémios, haverá também beberete para todos os participantes.

Na organização da iniciativa, a “Porta Nova” conta com o apoio do Município e da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André).

Carlos Manuel nas celebrações do 25º aniversário da Casa do Benfica de Vila Viçosa

No âmbito da comemoração do 25.º aniversário da Casa do Benfica de Vila Viçosa, o Município de Vila Viçosa irá receber, no próximo dia 18 de outubro (sexta-feira), uma comitiva do Sport Lisboa Benfica nos Paços do Concelho, pelas 18h30. Integram esta comitiva a antiga “glória” do Benfica Carlos Manuel e o vice-presidente das “águias”, Domingos d’Almeida Lima.

Do programa consta ainda uma visita às instalações da Casa do Benfica de Vila Viçosa, por parte da comitiva encarnada, pelas 19 horas, seguida de um jantar comemorativo na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, às 20 horas. A BenficaTV estará presente nas comemorações com o programa “Pelas Casas do Benfica”.

Em relação às inscrições para o jantar, que podem ser feitas até dia 16, de realçar que os menores de sete anos não pagam. Entre os oito e os 12 anos, o valor é de 12 euros, para sócios da Casa do Benfica de Vila Viçosa de 23 euros e para não sócios de 25 euros. As inscrições podem ser feitas na sede da Casa do Benfica de Vila Viçosa ou através dos números 962 941 454, 964 523 541 ou 965 811 736.

Festival de Caminhadas do Alentejo chega a Elvas no dia 19

No próximo dia 19 de outubro, no âmbito do Alentejo Walking Festival, o Festival Caminhadas do Alentejo, realiza-se em Elvas a caminhada pelo percurso “PR2 ELV Linhas de Elvas”.

A partida é feita às 9h30, da porta exterior do Forte da Graça. A iniciativa é da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio do Município de Elvas.

Haverá transporte gratuito para o regresso desde o Forte de Santa Luzia para o Forte da Graça, e as inscrições são obrigatórias, devendo ser feitas em alentejowalkingfestival.pt.

Para mais informações, a Câmara Municipal de Elvas tem disponível o email turismo@cm-elvas.pt e o contacto 268 266 626.

Série “Mestre e Sons Lusitanos” apresentada em Estremoz

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, recebe a apresentação da série documental “Mestres e Sons Lusitanos”, no próximo dia 25 de outubro, pelas 21h30.

A série, apresentada pela autora Mafalda Nejmeddine, retrata a vida e obra de seis compositores portugueses dos séculos XVIII e XIX. Na sessão, será exibido um episódio da série documental, dedicado ao compositor João de Sousa Carvalho, um dos mais notáveis músicos portugueses do século XVIII, que iniciou a sua formação no Colégio dos Reis Magos, situado no Paço Ducal, em Vila Viçosa.

A entrada é gratuita, no entanto, o bilhete tem de ser levantado na bilheteira do Teatro Bernardim Ribeiro.

Conferência “Água, Agricultura e Sustentabilidade” na ESBE no dia 18

A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) acolhe, na próxima sexta-feira, 18 de outubro, a conferência internacional “Água, Agricultura e Sustentabilidade”.

A conferência é promovida pela ADER-AL – Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte do Alentejo, em parceria com os Grupos de Ação Local (GAL) APRODER e TAGUS.

Este evento faz parte de um projeto de cooperação no âmbito da medida 10.3 LEADER (Atividades de Cooperação dos GAL), com o objetivo de promover soluções inovadoras para enfrentar a escassez de água e o uso ineficiente de recursos, particularmente na agricultura.

A conferência reunirá especialistas nacionais e internacionais e outros stakeholders para debater os desafios urgentes relacionados com a gestão da água no setor agrícola, num contexto de alterações climáticas. Serão apresentadas soluções e políticas para uma utilização mais sustentável dos recursos hídricos, com foco na realidade portuguesa e no panorama internacional.

Este evento é uma oportunidade única para discutir as boas práticas de gestão da água, apresentar casos de sucesso e reforçar a cooperação entre os diversos agentes do setor agrícola. Convidamos todos os interessados a participar neste dia de reflexão e debate, que pretende contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.

As inscrições para os interessados em participar na sessão podem ser feitas aqui.

Karateka elvense Mariana Fonseca Baltazar estreou-se nos treinos da Federação

Este sábado, a Karateka elvense Mariana Fonseca Baltazar. do MotoClube Alentejano de Elvas e atleta de competição da AKP ( Associaçao de KarateDo do Porto) estreou-se em Pombal, nos treinos regionais da zona Centro-Norte, no âmbito do programa de formação das selecções nacionais da Federação de Karaté de Portugal. 

Um primeiro passo importantíssimo na sua formação e um excelente início de época desportiva 2024/25, fruto do pódio alcançado nos Regionais 2024 e do seu 5°lugar no campeonato nacional de iniciados.

Jovens de Vila Viçosa cumprem dever militar do Dia da Defesa Nacional

Os jovens do concelho de Vila Viçosa, nascidos em 2005, participaram na passada quinta-feira, 10 de outubro, nas atividades do Dia da Defesa Nacional, no Regimento de Cavalaria N.º 3, em Estremoz.

Neste dia, os jovens são sensibilizados para a importância da Defesa Nacional e para o papel das Forças Armadas na defesa militar da República Portuguesa, substituindo o serviço militar obrigatório.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, juntamente com o vice-presidente, Tiago Salgueiro, e a vereadora Mónica Lobo, acompanharam os jovens no Dia da Defesa Nacional.

Feira da Caça e Pesca de regresso a Estremoz em novembro

A Feira da Caça, Pesca e Atividades na Natureza está de regresso a Estremoz, entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, decorrendo em simultâneo com a Cozinha dos Ganhões.

O evento, que é promovido pela Confraria dos Amigos do Campo, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, terá lugar no pavilhão C do Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Os expositores interessados em participar no evento devem inscrever-se pelo número de telefone 969 979 469.

Elvas caminhou contra o Cancro

Elvas volta a associar-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a realização, já na manhã deste domingo, dia 13, da caminhada do “Outubro Rosa”, mês durante o qual se procura mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama e consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce.

Com a iniciativa, explica a coordenadora do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Cristina Bruno, procura-se, não só sensibilizar a população, mas também angariar fundos para a liga.

Partida da Caminhada, em vídeo:

E agora as fotos aqui:

Câmara de Vila Viçosa inicia trabalhos de reparação de arruamentos

O Município de Vila Viçosa já iniciou os trabalhos referentes à empreitada de reparação de arruamentos nos perímetros urbanos, no Largo Gago Coutinho e na Alameda das Varandinhas (Campo da Restauração).

Estes trabalhos visam permitir melhorar as acessibilidades em todos os perímetros urbanos do concelho de Vila Viçosa, bem como efetuar a Setorização da Rede Pública de Abastecimento e Distribuição de Água (RPADA), através da colocação de válvulas de seccionamento, em todas as ruas alvo de intervenção.

A Setorização da Rede de Água (RPADA) vai permitir que, em situações futuras, não seja necessário proceder ao corte total do abastecimento de água sempre que existir uma rutura, sendo apenas afetada a rua e/ou zona onde a mesma acontecer.

O Município de Vila Viçosa apela à compreensão dos munícipes, uma vez que estes trabalhos irão permitir, finalmente, a construção da Setorização da Rede de Água (RPADA) nas zonas intervencionadas, mas para serem implementados implicarão cortes inevitáveis no abastecimento de água, com os habituais transtornos associados.

“Super Wings: Velocidade Máxima” exibido este domingo em Campo Maior

O filme de animação “Super Wings: Velocidade Máxima” vai ser exibido este domingo, dia 13 de outubro, às 17h, no Centro Cultural de Campo Maior.

Enredo: Jett, um dos membros dos Super Wings, é o avião mais veloz do mundo, mas não quer limitar-se a entregar encomendas. Quer ser tão popular como os seus colegas Super Wings. Quando Billy Willy rapta um grupo de reféns inocentes, Jett decide ajudar a jovem Fei a salvar a mãe e a reunir toda a família.

Os bilhetes estão disponíveis no Centro Cultural e na TicketLine e têm o valor de 3,50 euros.

Candidaturas às bolsas de estudo da Câmara de Campo Maior abertas até final do mês

Encontram-se abertas, até 31 de outubro, as candidaturas às Bolsas de Estudo do Município de Campo Maior, destinadas a alunos do ensino superior.

Com vista a atribuir mais bolsas que aquelas que têm vindo a ser disponibilizadas, em anos anteriores, a Câmara Municipal decidiu, desta vez, fazer uma alteração ao regulamento existente. O número de bolsas atribuídas pode, segundo o presidente, Luís Rosinha, vir mesmo a superar as cem que a autarquia tem inicialmente previstas. “A nossa decisão foi alargar este apoio a tudo o que sejam cursos superiores, em torno dos 750 euros anuais, que fará toda a diferença, mas também alterámos o ponto de vista de acessibilidade ao mesmo”, começa por dizer o autarca, não tendo dúvidas que, com a alteração do regulamente, serão atribuídas “muito mais bolsas que aquelas que têm vindo a ser dadas até este ano letivo”.

A autarquia definiu a atribuição de um total de cem bolsas de estudo, sendo que 50 se destinam a alunos de Licenciatura e Mestrado e as outras 50 a estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais e Cursos de Especialização Tecnológica. “É um número que tínhamos de deliberar, o que não invalida que não venham a ser atribuídas mais bolsas de estudo. A nossa ideia é chegar a mais famílias campomaiorenses”, acrescenta.

Com a perspetiva que venham a ser ultrapassadas as cem bolsas, a expectativa, diz ainda Luís Rosinha, é que o investimento feito pela autarquia neste apoio transcenda os 75 mil euros. “É um esforço financeiro para a autarquia, mas é a forma de nós podermos ajudar mais campomaiorenses a que consigam prosseguir os seus estudos, numa altura em que haverá sempre dificuldades nas questões até da mobilidade do aluno e de alojamento”, assegura. Os 750 euros serão pagos aos estudantes ao longo de dez meses (75 euros por mês).

As candidaturas às Bolsas de Estudo poderão ser feitas no Balcão Único do Município de Campo Maior, até final do mês.

Projeto “O Nosso Recreio” vence Orçamento Participativo da Câmara de Elvas

O projeto “O Nosso Recreio”, de Marta Faria, que tem em vista a transformação dos espaços exteriores do Ciclo da Boa-Fé, criando áreas de trabalho, jogo e lazer, é o vencedor da edição deste ano do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas.

Trata-se de uma proposta inclusiva e aberta a toda a comunidade do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, que tem por base a criação de espaços facilitadores de relações saudáveis, através de uma oferta variada de atividades para os alunos brincarem durante os intervalos e após o horário escolar.

Com este projeto, explica Marta Faria, mentora pedagógico no Ciclo da Boa-Fé, procurou-se, em primeiro lugar, “dar voz aos alunos” no que toca às necessidades que enfrentam, diariamente, para ocupar os seus tempos livres na escola. O projeto é, em poucas palavras, “uma resposta aos pedidos dos alunos”, garante.

“Estamos a falar de uma escola que tem algumas necessidades a nível de equipamentos básicos”, lembra a responsável, que revela que este projeto surgiu depois de, no ano letivo passado, ter promovido várias Assembleias de Turma. “Todas as turmas da escola tiveram oportunidade de se manifestar, de trazer propostas para a escola e uma das coisas que ficou muito clara foi esta necessidade que os alunos identificavam de terem espaços e equipamentos para brincarem nos intervalos das aulas”, adianta.

Com um orçamento de seis mil euros, o Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, depois de vencer esta edição do Orçamento Participativo, vai poder adquirir um conjunto de equipamentos, desde mobiliário a diferentes recursos lúdico-pedagógicos, como simples jogos de tabuleiro e material desportivo. Por outro lado, a escola sede do agrupamento será equipada com um baloiço inclusivo, especificamente adaptado de forma a permitir a utilização pelos alunos das duas unidades do Centro de Apoio à Aprendizagem do agrupamento.

“O Nosso Recreio” venceu esta edição do Orçamento Participativo com 41 votos. A proposta do “Laboratório de Inteligência Artificial em Elvas” terminou com 23 votos, a das “Roncas e Rimas de António Brinquete” com 11 e “Expres’Arte” com cinco.