Skip to content

LUS 222 será “um dos projetos mais importantes do aeródromo” de Ponte de Sor

A discutir futuro da aviação, desde quinta-feira, 10 de outubro, o Portugal Air Summit chega ao fim este sábado, dia 12, no aeródromo de Ponte de Sor, onde irá nascer a primeira aeronave produzida em Portugal: o LUS 222.

Dizendo-se “ansioso e expectante” para que “a fábrica desse avião possa começar a ser construída o mais rapidamente possível”, o presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, garante que este será “um dos projetos mais importantes da história da vida do aeródromo” e deste concelho do Alto Alentejo.

Integrado na agenda mobilizadora Aero.next Portugal, o LUS 222, garante o autarca, será o projeto que “terá maior impacto em toda a dinâmica do aeródromo”, mas também de “todo o cluster português”. “O LUS 222 não é um projeto de Ponte de Sor, é um projeto do país e do país para o mundo”, remata Hugo Hilário.

O lançamento de dois protótipos do LUS 222 está previsto para 2026 e a sua descolagem em 2027. Serão investidos 110 milhões de euros nesta aeronove, sendo que a construção das instalações onde irá ser produzida irá criar cerca de 300 postos de trabalho.

O LUS 222 terá capacidade para transportar 19 passageiros, mais dois pilotos, em viagens de dois mil quilómetros, numa velocidade máxima de 370 quilómetros por hora.

Compartilhe este artigo: