Ministra da Saúde nas III Jornadas da ULSAALE em Portalegre

As III Jornadas dos Técnicos Auxiliares de Saúde e Assistentes Operacionais da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) realizam-se a  26 de outubro, no auditório da Câmara Municipal de Portalegre, contando com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Na sessão de abertura, às 9 horas, irão participar, para além da ministra, Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Portalegre, António Eugénio Fernandes Dias, bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Joaquim Duarte Araújo, presidente do Conselho de Administração da ULSAALE, Jorge Manuel R. L. Marques, enfermeiro diretor da ULSAALE, e António Pinto, presidente da associação de trabalhadores dos serviços gerais da saúde (ATSGS).

Na primeira Mesa Redonda destas jornadas, sobre a “importância vital dos Técnicos Auxiliares de Saúde, tanto no apoio aos cuidados prestados como na humanização destes cuidados”, com início às 9h45 horas e moderação de Maria João Rodrigues, enfermeira da cirurgia da ULSAALE, participam Maria Odete, enfermeira da pediatria da ULSAALE, Maria José Lopes, enfermeiro do serviço de oncologia da ULSAALE, e Marco Carrapiço, enfermeiro da cirurgia da ULSAALE.

Pelas 11h30, na segunda Mesa Redonda, debate-se o tema “o papel das Misericórdias no Serviço Nacional de saúde e importância dos assistentes de lar no bem estar dos seus utentes”. Participam Luísa Moreira, professora e provedora da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP), Luís Ribeiro, médico da SCMP, e Ana Pinheiro, encarregada de lar da SCMP. A moderadora do debate será feita por Teresa Serra, assistente social na ULSAALE.

“O papel do técnico auxiliar de saúde no serviço de esterilização” é mote para o terceiro debate, moderado por Américo Reis, do serviço de Ortopedia da ULSAALE, e em que irão ser oradores Deolinda Pinto, enfermeira responsável pelo serviço de reprocessamento de dispositivos médicos da ULSAALE, e Vanessa Cerejo, TAS do serviço do RDM da ULSAALE.

Às 14h30, debate-se a “carreira de técnicos auxiliares de saúde, técnicos auxiliares principais, assistentes operacionais e encarregados operacionais que futuro”, com moderação de António Carvalhosa, coordenador nacional da ASTGS. Participam nesta mesa redonda António Pinto, presidente da ATSGS, Luís Filipe Barreira, bastonário da ordem dos enfermeiros, Paulo Carvalho, presidente do Sindicato Independete dos Técnicos Auxiliares de Saúde (SITAS), e Adão Rocha, presidente da Associação Portuguesa dos Técnicos Auxiliares de Saúde (APTAS).

A última mesa redonda do dia é dedicada à “importância da formação para a construção do técnico auxiliar de saúde”,  em que participam Luís Rodrigues, enfermeiro da UCI da ULSAALE, Lliliana Ricardo, enfermeira no SU da ULSAALE, Maria Silva, diretora adjunta/coordenadora do Centro Qualifica do CFPP  e Susana Fernandes, enfermeira na ortopedia da ULSAALE. Este debate será podera moderado por Alberto Alves, enfermeiro supervisor e diretor do departamento de Formação da ULSAALE.

Ainda antes do jantar de encerramento, está prevista uma atuação, pelas 18 horas, da EnFTuna.