O Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, neste arranque de ano letivo, ainda aguarda a colocação de quatro professores: de 1º Ciclo, Informática, Inglês e Geografia. A situação, contudo, garante a diretora Fátima Pinto, “não é preocupante”.
“Há uns dias, até tínhamos os horários já quase todos feitos. No entanto, houve agora alguma denúncia de horário, de mobilidade de professores, que arranjaram outros horários, mais perto de casa, e resolveram denunciar estes”, explica a diretora.
Com estes horários a concurso, a expectativa de Fátima Pinto é que até final desta semana ou início da próxima, o corpo docente do Agrupamento para este ano letivo esteja completo.
No arranque deste novo ano letivo, faltam nas escolas portuguesas mais de 800 professores, sendo que a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que cerca de 200 mil alunos não tenham professor a pelo menos uma disciplina. Ainda que em Elvas a situação não seja alarmante, a verdade é que nas escolas do concelho há também docentes em falta.