Em festa, Alandroal celebra Nossa Senhora da Conceição até segunda-feira

Foi ao som dos êxitos de Nuno Ribeiro, como “Maria Joana” e “Rosa”, que se iniciaram, na noite de ontem, 29 de agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, que decorrem, até segunda-feira, dia 2 de setembro, no Alandroal, numa organização da Câmara Municipal em parceria com várias associações locais.

A preocupação da autarquia, uma vez mais, foi a de preparar um programa de espetáculos “abrangente”, com concertos do agrado de todos os públicos, garante o presidente João Grilo, que espera que, ao contrário do que aconteceu no ano passado, o São Pedro não estrague os festejos. “Em primeiro lugar, a expectativa é que tenhamos bom tempo. No ano passado, as coisas não correram muito bem, porque o tempo não ajudou e tivemos de cancelar muita coisa”, recorda. Para o autarca, o importante é que o evento “seja atrativo”, para que conduza muita gente até Alandroal.

“Ao mesmo tempo, temos um festival da juventude, no qual apostamos muito também, e esta conjugação que aqui fazemos, em juntar festival da juventude e festas, a acontecerem quase um lado do outro, em articulação e em que as pessoas têm facilidade em sair de um espaço para o outro tem funcionado”, acrescenta João Grilo.

Por outro lado, o autarca destaca a importância destes dois eventos, à semelhança de outros que o município vai promovendo ao longo do ano, como o Festival do Peixe do Rio e o Fora da Casca, para a economia local. “Não são só as associações que estão na festa ou no castelo que beneficiam disto tudo: são os cafés, os restaurantes, o alojamento”, garante. O investimento que a Câmara Municipal faz, diz ainda, tem por objetivo, não só “proporcionar dias de festa à população e aos visitantes”, mas também “promover a economia local”.

Depois da atuação de ontem de Nuno Ribeiro, esta sexta-feira, 30 de agosto, há concerto de Quim Barreiros, a partir das 22h30, no palco da Praça da República. No festival da juventude, no castelo, a partir da meia-noite, destaque para a atuação de Tropa do Lima.

A par dos espetáculos musicais, o programa das festas inclui ainda várias atividades desportivas, religiosas e tauromáquicos.