Rondão Almeida discutiu presente e futuro de Elvas com comerciantes

No Auditório São Mateus estiveram presentes quase 50 comerciantes do centro histórico, seguindo a convocatória pública do Município de Elvas para debater o presente e futuro da cidade de Elvas.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida expôs algumas das suas propostas, nomeadamente, o apoio ao comércio através da injeção de 75 mil euros nas compras de Natal e mais 75 na época da Páscoa; a possibilidade dos beneficiários dos apoios sociais virem a realizar a aplicação dos apoios em compras no comércio do concelho; colocação de vídeo vigilância nas principais artérias da cidade; e a possibilidade ter seguranças privados no auxilio da segurança. Esta última possibilidade foi descartada já anteriormente a conselho da PSP de Elvas.

Também João Pires, presidente da Associação Empresarial de Elvas deu os seus contributos, em especial com as linhas disponíveis para novos negócios.

A plateia colocou questões de segurança, nomeadamente alguns furtos e a última tentativa de roubo numa ourivesaria que causaram algum alarme nos comerciantes e população em geral.

O ambiente chegou a ficar exaltado perante algumas intervenções mais tensas e só acalmou com a saída de alguns dos presentes. A troca de palavras com Rondão Almeida ultrapassou o limite da discussão normal e entrou pelo campo das acusações que prolongaram a sessão para outros temas laterais.

O novo Comandante da Divisão Policial de Elvas, subintendente Pedro Velho, teve oportunidade  de explicar que o número de queixas diminuiu em relação ao ano anterior e que os furtos se devem à ação de alguns jovens já devidamente identificados pela polícia e que o caso menos normal foi a tentativa de roubo, a que a PSP teve oportunidade de acorrer com rapidez, mas tendo o crime sido realizado por indivíduos sem residência em Elvas. “A sensação de insegurança depende de cada pessoa, é uma perceção que o cidadão pode ter ou não, em determinada situação” disse aos presentes Pedro Velho.

O novo comandante explicou que a ação da PSP é maioritariamente preventiva e que os cidadãos também devem fazer a sua parte, no caso dos comerciantes, com alarmes e câmaras de vigilância nos seus estabelecimentos, mostrando-se totalmente colaborante com os comerciantes e elvenses em geral, no combate a situações menos corretas, como é caso do ruído e no combate ao crime.

Abel Cortes, um dos comerciantes mais antigos no centro da cidade disse aos nossos microfones que “lamento não se ter conseguido discutir alguns dos assuntos que aqui nos trouxeram”.

Rondão Almeida finalizou a reunião que começou às 19.30 horas e terminou as 23 horas, com o convite a alguns dos presentes para que formem um grupo que possa criar ideias e  ajudar a Câmara a potenciar o desenvolvimento de Elvas.

O presidente da Câmara disse que “as propostas que aqui trouxe não foram contestadas e ainda fiz o desafio para termos mais ideias que possam ajudar a nossas cidade”.

Autocaravana colide com túnel ferroviário de Santa Eulália

Foto Vigilantes da Estrada/Emílio Moitas

Uma autocaravana embateu esta segunda-feira,  dia 5 de agosto, cerca das 17 horas, no túnel de Santa Eulália.

A sinalização indica a altura do túnel, mas o condutor terá confiado que seria possível passar pelo túnel.

Não há registo de feridos, mas o veículo sofreu danos evidentes.

Câmara de Borba reúne esta quarta-feira no Celeiro da Cultura

O executivo do Município de Borba reúne esta quarta-feira, 7 de agosto, em reunião ordinária pública de Câmara, pelas 9h30, no Celeiro da Cultura.

A reunião tem a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1. Período Antes da Ordem do Dia:

Ponto 1.1 – Assuntos Gerais de Interesse para a Autarquia.

Ponto 1.2 – Expediente.

Ponto 1.3 – Atividades da Câmara,

Ponto 2. Ordem do Dia

Ponto 2.1 Protocolo de Parceria entre o Município de Borba e a Junta de Freguesia de Matriz (corrida noturna).

Ponto 2.2 – Protocolo de Colaboração entre o Município de Borba e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora das Neves do Sobral (Matriz) – Acolhimento.

Ponto 2.3 – Ação Social Escolar 2024/2025.

Ponto 2.4 – Celebração de Protocolo de Colaboração entre o Município de Borba e a BARBUS – Associação Borba Mais.

Ponto 2.5 – Festa da Vinha e do Vinho 2024 – Normas de Funcionamento.

Ponto 2.6 – Protocolo de Parceria entre o Município de Borba e a Associação dos Amigos do Barro Branco (Festas de Nossa Senhora da Vitória).

Ponto 2.7 Protocolo de Parceria entre o Município de Borba e o Grupo União de Veteranos Borbenses (Garraiadas / Brincadeiras Taurinas).

Ponto 2.8 – Direito de Preferência sobre Aquisição de Imóvel localizado em Zona de Proteção.

Inscrições abertas para novo ano letivo no “Educ’arte” de Arronches

Já se encontram abertas as inscrições para o ano letivo 2024/25 do Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres “Educ’Arte”, promovido pelo Município de Arronches.

Se durante o período não letivo, esta resposta acolhe crianças durante todo o dia, a partir de 23 de setembro, o “Educ’arte” volta a funcionar no horário pós-escolar, entre as 14 e as 19 horas e irá receber alunos desde o pré-escolar ao terceiro ciclo, residentes no concelho ou matriculados nos estabelecimentos de ensino de Arronches.

Os encarregados de educação cujas crianças já se encontrem inscritas não precisarão de se inscrever de novo, mas deverão deslocar-se aos serviços de Ação Social da autarquia para atualizar os dados referentes ao ano letivo 2024/25.

As inscrições deverão ser efetuadas através do preenchimento do formulário de registo, não se dispensando a consulta das normas de funcionamento do Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres.

Câmara de Elvas reúne com alunos para preparar novo ano letivo da Universidade Sénior

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, esteve reunido esta segunda-feira, dia 5 de agosto, com os alunos da Universidade Sénior, no Auditório São Mateus.

Numa altura em que se começa a preparar o próximo ano letivo, “é importante saber os pontos a melhorar. O objetivo desta reunião foi ouvir os alunos e perceber as dificuldades de cada um e as sugestões de aulas a lecionar”, revela a Câmara Municipal.

As propostas sugeridas ao presidente foram as seguintes: “uma viagem anual, um almoço convívio entre todos os alunos no final do ano letivo e terem aulas de dança de salão”.

A nível de espaços para lecionar as aulas, o presidente do Município afirmou que está “à procura de um edifício na cidade para centralizar as aulas”, tendo prometido também “melhores condições de instalações para os alunos de Santa Eulália”.

A Universidade Sénior de Elvas arrancou em 2006 e atualmente conta com 400 alunos inscritos. As inscrições para a Universidade Sénior estão a decorrer até dia 15 de setembro.

Tradicionais festas de Degolados com muito público no fim de semana

A freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, esteve em festa este fim de semana, entre sexta-feira e domingo, de 2 a 4 de agosto.

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados contaram com animação para todos os gostos. O recinto da festa esteve sempre muito movimentado, com o público presente a assistir aos espetáculos de David Melão, Ana Ritta, Duo C&R, Raya Evolution, dos Projetos de Formação de Música e de Sevilhanas do Município de Campo Maior, bem como dos dos DJs Funk2You e Dinga.

Não faltaram também as touradas à vara larga, a feira de artesanato e a tradicional procissão em Honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados. O último dia foi dedicado ao desporto, com o 1.º Circuito de Master Bass Alentejo, na Barragem do Caia, e o Torneio de Malha AJTD, que decorreu no Campo de Jogos Rogério Martins.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, Vanda Portela, em representação da Junta de Freguesia de São João Baptista, o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, e Sandra Rosa em representação da mesma, e o Executivo da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, Olga Madeira e Bruno Marques, juntaram-se a todos os presentes nestes dias.

“Virar Pedra” é mote para laboratório de pintura da FARRA no MACE

A programação da FARRA – Festa da Arte em Rede da Região Alentejo – prossegue esta quarta-feira, dia 7 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), com um laboratório de mediação de pintura.

A sessão tem como mote “Virar Pedra”, com Joana da Conceição, a responsável pela iniciativa, a convidar os participantes “a pintar como uma pedra ao invés de pintar uma pedra”.

A atividade decorre entre as 14h30 e as 16h30.

Quatro postos de vigia contra incêndios encerrados no distrito de Portalegre

Por causa de questões ligadas à manutenção, a GNR fechou por tempo indeterminado alguns postos de vigia contra incêndios. Só no distrito de Portalegre são quatro.

A Guarda Nacional Republicana explicou que estes encerramentos têm a ver com o facto de a verba do fundo ambiental, destinada à manutenção, ter ficado disponível apenas em maio tendo que ser aplicada até ao final do ano”. Esta situação obriga assim a um plano de manutenção apertado que implica o encerramento temporário destes postos na pior época de incêndios.

Ainda assim, a GNR assegura que o controlo e a vigilância de incêndios não será posta em causa porque esse trabalho continua a ser realizado por patrulhas que estão no terreno e garantem cuidado redobrado nas zonas onde os postos de vigia estão de portas fechadas.

Exposição da AIAR para visitar até final do mês no Museu da Fotografia de Elvas

A exposição comemorativa do 11° aniversário da AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura foi inaugurada no passado sábado, 3 de agosto, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.

A mostra, que fica patente até ao último dia do mês na sala de exposições temporárias do espaço museológico do Largo Luís de Camões, divide-se em 11 itens relativos a outros tantos anos de vida da AIAR, entre os quais o Festival de Desenho Traço, o Festival de Cinema de Guerra, a Feira de Doçaria Conventual, o Arraial da Ameixa e os Urban Sketchers da Raia.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas na inauguração da exposição do 11° aniversário da AIAR, acompanhado na mesa da sessão de abertura pelo presidente da Associação de Defesa pela Cultura, José Kuski Vieira, e pelo diretor do Museu de Fotografia, João Henrique Carpinteiro.

Campanha “RoadPol – Velocidade” da GNR na estrada até dia 11

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre o dia 5 e o dia 11 de agosto, realiza em todo o território nacional continental, uma operação de fiscalização rodoviária, direcionada para o controlo de velocidade, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique uma maior incidência na sinistralidade e incumprimento dos limites de velocidade, a fim de promover a segurança rodoviária.

O excesso de velocidade/velocidade excessiva continua a constituir em Portugal uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave, seja pela diminuição do tempo de reação do condutor para fazer face a um imprevisto ou pelo agravamento das suas consequências em resultado da maior violência do embate, sendo igualmente a infração mais comum em todos os países europeus, sendo igualmente reconhecida, em toda a Europa, como a principal causa de morte nas estradas.

Em 2023, a GNR registou um total de 84 601 acidentes de viação, sendo que destes, pelo menos 3 447 acidentes tiveram como causa provável a velocidade excessiva ou o excesso de velocidade. Relativamente ao controlo de velocidade, em 2023, foram registadas 101 169 infrações desde âmbito. Por este motivo, com esta ação, pretende-se também sensibilizar os condutores, para a importância da adoção de comportamentos mais seguros, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.

Esta operação decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias, sendo esta a maior campanha de controlo de velocidade do mundo, atendendo ao número total de profissionais das policias envolvidos e aos condutores fiscalizados. No mesmo período do ano passado, mais de 650 mil infrações de velocidade foram detetadas durante a operação na Europa.

Estas operações, de âmbito europeu, têm como principal finalidade a criação de um ambiente rodoviário mais seguro através de uma intervenção simultânea sobre as principais causas de acidentes procurando, desta forma, influenciar positivamente os utilizadores, levando-os a adotarem comportamentos que privilegiem comportamentos mais seguros.

Quatro propostas a votação no Orçamento Participativo de Elvas

As quatro propostas admitidas ao Orçamento Participativo de 2024 da Câmara Municipal de Elvas – “Expres’arte”, “Laboratório de Inteligência Artificial”, “Roncas e Rimas” e “O Nosso Recreio” – já se encontram disponíveis para consulta e estão a votação a partir de dia 26 de agosto.

“Das dez propostas recebidas, foram admitidas quatro, em diversas áreas, como a cultura, educação ou novas tecnologias”, faz saber a Câmara Municipal.

O Município de Elvas dá a conhecer um pouco de cada um destes projetos:

“A Expres’arte quer promover a arte, dando a conhecer técnicas, materiais e superfícies, aos inscritos, com a realização de uma panóplia de atividades, entre as quais workshops de diferentes técnicas de pintura, como o street Art, pintura acrílica, pintura a óleo, aquarela, entre outras.

Um Laboratório de Inteligência Artificial em Elvas é outra das propostas e que, perante o panorama tecnológico atual, em que a inteligência artificial (IA) é uma força transformadora em muitos sectores, pretende preparar os para estes avanços, com a criação do Laboratório de Inteligência Artificial (AI Lab) em Elvas, em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II.

Roncas e Rimas de António Brinquete pretende a implementação, no Agrupamento de Escolas Nº 2 de Elvas, de uma Oficina de Roncas e Rimas, para promover a aprendizagem e construção deste instrumento típico. Com este projeto pretende-se que as crianças do concelho tomem contacto com a cultura e tradições, fomentando o gosto pela participação ativa em atividades desta natureza.

O nosso recreio é uma proposta inclusiva e aberta a toda a comunidade do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, para criar espaços facilitadores de relações saudáveis, através da oferta variada de atividades para os alunos brincarem durante os intervalos e após o horário escolar, considerando que a aprendizagem também se faz fora da sala de aula e brincar é importante para a saúde física, mental e emocional, sobretudo no mundo tão agitado e sempre ligado ao digital em que vivemos atualmente. Pretende ainda envolver toda a comunidade elvense, ao convidar outras associações locais a participarem em atividades de lazer inclusivas, nos espaços da escola sede do agrupamento, valorizando a prática de atividades de lazer como fonte de descoberta e exploração pessoal e reconhecendo a importância dos momentos de convívio para o desenvolvimento da sociabilidade em todas as idades, ao longo da vida.”

O Orçamento Participativo de Elvas visa incentivar o diálogo entre eleitos e eleitores, contribuir para a educação cívica, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos cidadãos, aumentar a transparência da atividade da autarquia, promover a participação informada, ativa e construtiva dos munícipes e desenvolver novas práticas de envolvimento comunitário.

O valor total do Orçamento Participativo de 2024 é de 25 mil euros.

Roncas de Elvas na última noite das Festas da Terrugem

As Festas de verão da Terrugem chegam ao fim esta segunda-feira, 4 de agosto.

Neste último dia do evento, está agendada para as 18 horas uma tourada à vara larga.

Às 21h15 tem início uma arruada com as Roncas de Elvas. Às 22 horas sobe ao palco o Grupo Alentejanices.

Segue-se baile com o Grupo Remix às 23 horas, cabendo ao Dj Zeze encerrar as festividades, com a música e animação a prosseguir pela madrugada fora.

Exploração de lítio em filme no Festival de Marvão e Valencia de Alcántara

A Quercus é parceira do Festival de Cinema Internacional de Marvão e Valencia de Alcántara, que decorre de 9 a 17 de agosto, e estará presente na apresentação do filme de Frederico Lobo “Quando a terra foge”, que teve estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

No filme aborda-se a questão da exploração do lítio em Trás-os-Montes, que indiretamente já levou à queda do governo socialista português de António Costa, numa dicotomia entre a maquinaria e o mundo rural.

Misturando o documentário com a ficção, o realizador aborda a questão da mineração como o progresso que, como nas minas de volfrâmio, teve um grande impacto na zona de Trás-os-Montes. Aborda-se também o projeto da construção de barragens que acabaram por submergir aldeias inteiras.

O lítio de Portugal corresponde apenas a 0,26% do total mundial, sendo que a instalação em países com maior disponibilidade implicará à partida uma pegada ecológica mais baixa. As classificações atribuídas pela UNESCO na região do Barroso ou no Douro, como património agrícola, estão em risco com a exploração de lítio que se pretende fazer.

Este é o tema em destaque na edição desta semana do “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Exposições da FARRA dadas a conhecer em visita guiada

O programa da FARRA – Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo contou com mais uma visita guiada na manhã do passado sábado, 3 de agosto, em Elvas.

Com o mestre em História e Património Tiago Candeias por cicerone, o percurso contemplou uma dezena dos 30 núcleos expositivos distribuídos pela cidade.

A visita, que se estendeu ao longo de três horas, começou no Hotel Vila Galé Collection e terminou na Torre Fernandina. Pelo meio o grupo de participantes passou sucessivamente pelas instalações da Escola Superior de Biociências, Paiol de Nossa Senhora da Conceição, Cisterna, Museus de Arqueologia e Etnografia e de Arte Contemporânea, e em casas particulares das Ruas Nova da Vedoria e da Cadeia.

A FARRA, a decorrer até 25 de agosto, é uma iniciativa do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) com o apoio de três dezenas de instituições públicas e privadas.

Fotorreportagem: ​fim de semana de muita animação nas festas da Terrugem

As tradicionais festas de verão em honra de Santo António de Terrugem, no concelho de Elvas, terminam esta segunda-feira, 5 de agosto.

Ao longo de todo o fim de semana, não faltaram bailes, concertos, espetáculos com DJs e atividades tauromáquicas, sem esquecer as tradicionais procissões em honra do santo padroeiro da aldeia.

Organizadas este ano pela Juventude Desportiva da Terrugem, as festas incluem ainda hoje, neste último dia, espetáculos das Roncas de Elvas, Grupo Alentejanices, Grupo Remix e DJ Zeze.

As imagens deste fim de semana de animação na Terrugem para ver na fotorreportagem abaixo:

Escola de Karaté do Motoclube de Elvas retoma atividade esta segunda-feira

A Escola de Karaté do Motoclube Alentejano, em Elvas, a comemorar o seu décimo aniversário, retoma esta segunda-feira, 5 de agosto, a sua atividade.

Com algumas surpresas a serem preparadas, para a celebração destes dez anos da escola, o mestre de karaté Paulo Ramalhete (na imagem) explica que este arranque de temporada desportiva vai começar a “meio gás”, tendo em conta que alguns alunos ainda se encontram de férias. Ainda assim, vários atletas de competição começam já a preparar a época que se avizinha.

Por outro lado, a escola tem, por esta altura, abertas as inscrições para todos aqueles se queiram iniciar na modalidade. O karaté, garante Paulo Ramalhete, “é para qualquer idade, entre cinco e os 99 anos”. No caso das crianças mais pequenas, a escola permite que experimentam a modalidade durante alguns dias, “para ver se se adaptam”.

Os treinos de karaté realizam-se às segundas e quartas-feiras: no período das 18 às 19 horas, para os escalões de infantis, iniciados e juvenis. Cadetes, juniores e seniores treinam das 19 às 20 horas.

Os interessados em experimentar a modalidade podem fazer a sua inscrição através do contacto 961 703 739.

Altas temperaturas colocam distritos de Portalegre e Évora sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Portalegre e Évora em aviso amarelo entre as 06h24 de hoje, segunda-feira, 5 de agosto, e as 18 horas de quarta-feira, dia 7, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

A Proteção Civil aconselha “a população a adotar medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios”. As recomendações vão também para os grupos de maior risco, crianças e idosos, que devem “evitar andar na rua nas horas de maior calor, a protegerem-se do sol e a uma maior hidratação, bebendo muita água”.

“A Canção de Lisboa” apresentada em Varche e Vila Fernando

A digressão do espetáculo “A Canção de Lisboa – Do Teatro ao Cinema” pelas freguesias rurais do concelho de Elvas prosseguiu no Centro Cultural de Varche na noite desta sexta-feira, 2 de agosto, e no salão da Junta de Freguesia de Vila Fernando, no sábado, dia 3.

Como habitualmente a primeira parte do espetáculo foi preenchida com a representação teatral de algumas cenas emblemáticas do clássico do cinema português, a cargo dos jovens atores Joana Lameira e Pedro Tavares.

Na interpretação dos temas da banda sonora de “A Canção de Lisboa” esteve Duarte Silvério, acompanhado à guitarra portuguesa por Lourenço Vaz da Silva e na viola de fado por Joaquim Ferreira.

Depois da música e do teatro foi a vez do público de Varche assistir à projeção do filme realizado em 1933 por José Cotinelli Telmo, com Vasco Santana, Beatriz Costa e António Silva nos principais papéis.

“A Canção de Lisboa – Do Teatro ao Cinema” é uma iniciativa conjunta do Município e do RONCA – Cineclube de Elvas, que até 11 de agosto passa por todas as freguesias rurais do concelho.

Mais de um milhão para Centro Tecnológico na Secundária de Campo Maior

A Escola Secundária de Campo Maior vai ser dotada de um Centro Tecnológico Especializado, na área da informática, depois de aprovada uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Lembrando que a informática é uma área sempre em expansão, o diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, explica que este centro especializado resulta de um investimento superior a um milhão de euros. “Temos a possibilidade de investir cerca de um milhão e 300 mil euros na escola, sendo que ainda não há muitos anos sofremos obras de reabilitação”, recorda.

Quando à escolha da informática, o diretor explica que é a área que, no entender do agrupamento, fazia sentido investir, até porque “nada aponta para que este mundo (digital) não cresça exponencialmente”. “E queremos que os nossos alunos façam parte desse crescimento”, assegura.

Com este investimento, vai ser possível “melhorar as instalações” da escola, com sete salas próprias para o ensino da informática e de todas as áreas que a englobam, “completamente equipadas”.

O auditório da Escola Secundária será também renovado, uma vez que está incluído no projeto. “Vamos ter equipamentos de melhor qualidade ainda tentar finalizar algo que, na altura, não foi possível com a obra, que é a questão das bancadas retrateis, que vai ser algo que vem potenciar ainda mais a nossa oferta”, remata.

Este centro tecnológico será agora uma realidade, após uma segunda candidatura ao PRR.

Folclore de vários cantos do mundo representado em festival de Elvas

O 34° Festival Internacional de Folclore de Elvas arrancou na noite da passada sexta-feira, 2 de agosto, na Praça da República.

Coube ao Rancho Folclórico de Elvas fazer as honras da casa na abertura da primeira de cinco noites do certame. A segunda parte foi preenchida com a atuação do Conjunto Folklórico “Fiestas de México”.

No sábado, dia 3, a segunda noite do evento contou com as participações do Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Zambujal (concelho de Cantanhede) e da Compañia Artística “Sintana”, da Colômbia.

Já ontem, domingo, 4 de agosto, subiu ao palco da Praça da República o Grupo Folclórico e Cultural da Rinchoa, oriundo do concelho de Sintra, com a representação internacional a estar desta vez a cargo do continente africano, através do Grupo Folclórico Nacional do Senegal.

O Festival Internacional de Folclore está de regresso no próximo sábado, dia 10, com a primeira parte assegurada pelo Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha, do concelho algarvio de Vila Real de Santo António; e a segunda parte pelo Grupo de Coros e Danzas “Nuestra Señora de Antigua”, da cidade extremenha de Mérida.

Para domingo, dia 11, quinta e derradeira noite do festival, estão anunciadas as atuações do Grupo de Danças e Tradições AFATI, de Ponte de Sor, e do coletivo Istambuldans Spor Kulübü, da Turquia.

Fotos: Município de Elvas

MACE acolhe mais uma sessão do ciclo “Território Falante”

O espaço da cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) acolheu na noite da passada sexta-feira, 2 de agosto, mais uma conversa do ciclo Território Falante, incluída na programação da FARRA – Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo.

Desta vez o debate foi moderado pelo jornalista elvense Luís Filipe Rodrigues, especialista em temas de arte e cultura.

Na conversa intervieram o designer de moda Jorge Moita, a artista plástica Suzana Alves da Silva e o estudante de cinema Luís Eduardo Graça, todos eles naturais de Elvas.

A FARRA é uma iniciativa do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, a decorrer até 25 de agosto com 30 exposições em outros tantos espaços públicos e particulares da cidade, a par de um amplo programa de atividades paralelas.

Câmara de Elvas reúne com comerciantes esta segunda-feira

O Município de Elvas promove esta segunda-feira, 5 de agosto, uma reunião com os comerciantes da cidade, no Auditório São Mateus.

“Venha dar o seu contributo e as suas ideias para o comércio local de Elvas”, diz a autarquia, apelando à participação dos empresários nesta reunião, que contará com a participação, para além do presidente, Rondão Almeida, do comandante da Divisão de Elvas da PSP.

“A sua opinião é importante para que todos juntos possamos ter uma cidade viva e dinâmica”, diz ainda o município, no convite que distribuiu pelos estabelecimentos.

Esta reunião tem início marcado para as 19 horas.