No Auditório São Mateus estiveram presentes quase 50 comerciantes do centro histórico, seguindo a convocatória pública do Município de Elvas para debater o presente e futuro da cidade de Elvas.
O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida expôs algumas das suas propostas, nomeadamente, o apoio ao comércio através da injeção de 75 mil euros nas compras de Natal e mais 75 na época da Páscoa; a possibilidade dos beneficiários dos apoios sociais virem a realizar a aplicação dos apoios em compras no comércio do concelho; colocação de vídeo vigilância nas principais artérias da cidade; e a possibilidade ter seguranças privados no auxilio da segurança. Esta última possibilidade foi descartada já anteriormente a conselho da PSP de Elvas.
Também João Pires, presidente da Associação Empresarial de Elvas deu os seus contributos, em especial com as linhas disponíveis para novos negócios.
A plateia colocou questões de segurança, nomeadamente alguns furtos e a última tentativa de roubo numa ourivesaria que causaram algum alarme nos comerciantes e população em geral.
O ambiente chegou a ficar exaltado perante algumas intervenções mais tensas e só acalmou com a saída de alguns dos presentes. A troca de palavras com Rondão Almeida ultrapassou o limite da discussão normal e entrou pelo campo das acusações que prolongaram a sessão para outros temas laterais.
O novo Comandante da Divisão Policial de Elvas, subintendente Pedro Velho, teve oportunidade de explicar que o número de queixas diminuiu em relação ao ano anterior e que os furtos se devem à ação de alguns jovens já devidamente identificados pela polícia e que o caso menos normal foi a tentativa de roubo, a que a PSP teve oportunidade de acorrer com rapidez, mas tendo o crime sido realizado por indivíduos sem residência em Elvas. “A sensação de insegurança depende de cada pessoa, é uma perceção que o cidadão pode ter ou não, em determinada situação” disse aos presentes Pedro Velho.
O novo comandante explicou que a ação da PSP é maioritariamente preventiva e que os cidadãos também devem fazer a sua parte, no caso dos comerciantes, com alarmes e câmaras de vigilância nos seus estabelecimentos, mostrando-se totalmente colaborante com os comerciantes e elvenses em geral, no combate a situações menos corretas, como é caso do ruído e no combate ao crime.
Abel Cortes, um dos comerciantes mais antigos no centro da cidade disse aos nossos microfones que “lamento não se ter conseguido discutir alguns dos assuntos que aqui nos trouxeram”.
Rondão Almeida finalizou a reunião que começou às 19.30 horas e terminou as 23 horas, com o convite a alguns dos presentes para que formem um grupo que possa criar ideias e ajudar a Câmara a potenciar o desenvolvimento de Elvas.
O presidente da Câmara disse que “as propostas que aqui trouxe não foram contestadas e ainda fiz o desafio para termos mais ideias que possam ajudar a nossas cidade”.




O executivo do Município de Borba reúne esta quarta-feira, 7 de agosto, em reunião ordinária pública de Câmara, pelas 9h30, no Celeiro da Cultura.
Já se encontram abertas as inscrições para o ano letivo 2024/25 do Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres “Educ’Arte”, promovido pelo Município de Arronches.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, esteve reunido esta segunda-feira, dia 5 de agosto, com os alunos da Universidade Sénior, no Auditório São Mateus.
A freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, esteve em festa este fim de semana, entre sexta-feira e domingo, de 2 a 4 de agosto.












A programação da FARRA – Festa da Arte em Rede da Região Alentejo – prossegue esta quarta-feira, dia 7 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), com um laboratório de mediação de pintura.
Por causa de questões ligadas à manutenção, a GNR fechou por tempo indeterminado alguns postos de vigia contra incêndios. Só no distrito de Portalegre são quatro.
A exposição comemorativa do 11° aniversário da AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura foi inaugurada no passado sábado, 3 de agosto, no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre o dia 5 e o dia 11 de agosto, realiza em todo o território nacional continental, uma operação de fiscalização rodoviária, direcionada para o controlo de velocidade, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique uma maior incidência na sinistralidade e incumprimento dos limites de velocidade, a fim de promover a segurança rodoviária.
As quatro propostas admitidas ao Orçamento Participativo de 2024 da Câmara Municipal de Elvas – “Expres’arte”, “Laboratório de Inteligência Artificial”, “Roncas e Rimas” e “O Nosso Recreio” – já se encontram disponíveis para consulta e estão a votação a partir de dia 26 de agosto.
As Festas de verão da Terrugem chegam ao fim esta segunda-feira, 4 de agosto.

A Quercus é parceira do Festival de Cinema Internacional de Marvão e Valencia de Alcántara, que decorre de 9 a 17 de agosto, e estará presente na apresentação do filme de Frederico Lobo “Quando a terra foge”, que teve estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
O programa da FARRA – Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo contou com mais uma visita guiada na manhã do passado sábado, 3 de agosto, em Elvas.
As tradicionais festas de verão em honra de Santo António de Terrugem, no concelho de Elvas, terminam esta segunda-feira, 5 de agosto.

























































































































A Escola de Karaté do Motoclube Alentejano, em Elvas, a comemorar o seu décimo aniversário, retoma esta segunda-feira, 5 de agosto, a sua atividade.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Portalegre e Évora em aviso amarelo entre as 06h24 de hoje, segunda-feira, 5 de agosto, e as 18 horas de quarta-feira, dia 7, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
A digressão do espetáculo “A Canção de Lisboa – Do Teatro ao Cinema” pelas freguesias rurais do concelho de Elvas prosseguiu no Centro Cultural de Varche na noite desta sexta-feira, 2 de agosto, e no salão da Junta de Freguesia de Vila Fernando, no sábado, dia 3.
A Escola Secundária de Campo Maior vai ser dotada de um Centro Tecnológico Especializado, na área da informática, depois de aprovada uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O 34° Festival Internacional de Folclore de Elvas arrancou na noite da passada sexta-feira, 2 de agosto, na Praça da República.





























O espaço da cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) acolheu na noite da passada sexta-feira, 2 de agosto, mais uma conversa do ciclo Território Falante, incluída na programação da FARRA – Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo.
O Município de Elvas promove esta segunda-feira, 5 de agosto, uma reunião com os comerciantes da cidade, no Auditório São Mateus.