“The Bikeriders” em exibição no Auditório São Mateus

O filme “The Bikeriders” é exibido esta sexta-feira, 12 de julho, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O filme narra a história da ascensão de um clube de motards do oeste americano, os Vândalos. Visto pela perspetiva do dia a dia dos seus membros, o clube evolui ao longo de uma década de local de encontro de inadaptados locais para um gangue sinistro, ameaçando o estilo de vida original e único do grupo.

A sessão, para maiores de 14 anos, tem início às 21h30. Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline, podendo também ser adquiridos, na bilheteira do Auditório São Mateus, esta sexta-feira, a partir das 21 horas.

Borba realiza visita aos murais do Festival do GRAFFITI

Os artistas – Miguel Gustavo (GUZT) e Davide Alves – da Associação S.A.C.A.N.A. estiveram no domingo, dia 7, no Espaço Contíguo ao Mercado Municipal de Borba, promovendo uma visita guiada aos murais executados durante o Festival do Graffiti de Borba, realizado no mês passado, em junho.

Uma oportunidade para observar as pinturas realizadas pelos vários artistas portugueses e espanhóis que participaram no Festival, com as explicações dos promotores e artistas!

A Associação S.A.C.A.N.A. dedica-se à promoção e apoio de artistas locais, proporcionando um espaço para a expressão criativa e colaboração. Com uma abordagem inovadora, a associação visa enriquecer a comunidade artística e cultural alentejana.

Município de Elvas aprova requalificação dos 132 fogos da Boa-Fé

O Município de Elvas aprovou, por unanimidade, ontem quarta-feira, dia 10, abrir procedimento para a empreitada de reabilitação de 132 fogos no Bairro da Boa-Fé.

A reabilitação destes imóveis, num investimento de 4 milhões de euros, contempla, para além de obras de requalificação, a adaptação dos mesmos em termos das necessidades no âmbito da eficiência energética.
Um projeto, integrado na Estratégia Local de Habitação de Elvas, e que irá permitir dotar de melhores condições de habitabilidade aos agregados familiares que residem nestes imóveis, que já levam várias décadas de construção.

O executivo tomou conhecimento dos atos praticados pelo senhor presidente, dos quais há a destacar, a recuperação da cobertura da Sede da Sociedade Recreativa 1º Dezembro, segunda adjudicação, num valor de mais de 123 mil euros e a adjudicação da empreitada da Área de Serviço de Auto Caravanas de Elvas, pelo valor de cerca de 229 mil euros.
Neste âmbito, foram aprovados os documentos da consignação a empreitada de requalificação de interiores do Quartel dos Bombeiros – Sala do Bombeiro.

O projeto de Eficiência energética no CNT e na sede da EuroBEC foi, também, adjudicado pelo valor de 168 mil euros, assim como a empreitada de Mobilidade Urbana – Pista Peatonal de Santa Eulália, num investimento de 222 mil euros.
A abertura de procedimento da empreitada de Ampliação das instalações de apoio à Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira foi também aprovada.

Os eleitos aprovaram o protocolo Cooperação Institucional entre o IHRU e o Município de Elvas, no que respeita às habitações do Bairro de São Pedro, que estabelece que cabe ao primeiro a requalificação dos imóveis e ao município sinalizar os agregados em situação de carência habitacional, e garantir a higienização e limpeza das vias e espaços públicos, manutenção do espaço público e assegurar, de forma contínua, a reposição da legalidade urbanística do bairro.
Na área social aprovado o Diagnóstico Social do concelho de Elvas e Plano de Desenvolvimento Social 2024-2027, a constituição do Núcleo de Garantia para a infância, a aprovação de submissão de candidatura e respetiva coordenação técnica do CLDS 5-G e do Plano Municipal de Transportes Escolares 2024/2025.
Em termos de eventos, aprovada a proposta de realização de Programa da RTP “Em Casa d’Amália” na Praça da República, a 27 de agosto.

Atribuídos apoios à Associação Aboim Jovem, Rugby Clube de Elvas, Sociedade Recreativa de Vila Fernando, Associação dos amigos de Vila Fernando, “O Elvas” CAD e Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas.

O autarca deu ainda a conhecer as obras em curso nesta aldeia, nomeadamente a intervenção que se está a realizar no Parque de Festas e a substituição do piso da creche, que não se encontrava já nas melhores condições, assim como apresentou o novo loteamento municipal que irá ser construído para fixar jovens na aldeia.

Peça de teatro “O Último Fecha a Porta” estará dia 12 de julho no CAEP

“O Último Fecha a Porta” é o nome da peça que será apresentada amanhã, dia 12 de julho, no Centro de Artes e Espectáculo de Portalegre (CAEP), pelas 21h30.

Esta peça com autoria de Roberto Pereira é dirigida apenas a maiores de 12 anos, conta com três artistas, Nuno Pires, Carlos Cunha e Erika Mota.

Os bilhetes do espectáculo têm um custo de 13.5€.

Jorge (Nuno Pires) e Artur (Carlos Cunha) são dois amigos de toda a vida. São ambos sexagenários e ambos divorciados. Com a idade, passaram a preocupar-se mais com a saúde e decidiram que estava na altura de fazer exames médicos rigorosos. E a nossa história começa no dia em que Jorge vai buscar os resultados dos exames e descobre que… tem três meses de vida.

Minutos depois chama Artur para lhe dar a notícia. Choque. Só que Jorge toma a opção certa: para quem tem tão pouco tempo de vida, cada minuto conta. E, assim, com a ajuda (ou não) de Artur, decide criar uma lista de últimos desejos a cumprir em vida. Tudo aquilo que sempre quis fazer, mas que foi protelando ao longo do tempo. Esta é a hora de o fazer.

A partir daí, assistimos a uma conversa/reflexão sobre a vida, o amor, os sonhos, os erros, os medos, os desejos, os defeitos, etc… de dois homens iguais a todos os outros. Com os mesmos problemas e as mesmas questões que o comum mortal tem. Tudo num tom de comédia pura, acutilante… e sem questões que ficam por responder.

A juntar-se a este debate, teremos a presença de uma enfermeira brasileira (Erika Mota) que Jorge quer que o acompanhe nesta jornada, mas que, na verdade, só trará mais problemas do que soluções.

Esta comédia “promete não deixar ninguém indiferente, pois trata dos temas, que são os temas de toda a gente.”

Coronel João Rolo da GNR apresenta livro

O Coronel João Rolo da GNR, vai apresentar no próximo sábado, dia 13 de Julho, pelas 16H00, no Centro de Congressos de Portalegre, um livro da sua autoria com a sua história de vida, onde conta muitos momentos dos seus 66 anos de vida, desde o seu nascimento em Moçambique, à sua vinda para Portugal e aos seus tempos de estudante em Castelo Branco e à sua vida em Portalegre onde reside desde 1986.

São quase duas centenas e meias de relatos da sua vida com dezena de meia de páginas com fotos com diversos amigos com que se cruzou ao longo da vida.
João Rolo espera que a sua história de vida desperte curiosidade entre os muitos amigos e conhecidos que granjeou na cidade de Portalegre e em todo o no norte alentejano e que o livro que escreveu com humildade e naturalidade ajude a conhecê-lo melhor como ser humano e cidadão comum.

O livro será apresentado pelo Brigadeiro-General Mário Guedelha e por Fernando Mão de Ferro da editora Colibri.

Academia Ponto Verde sensibiliza Piscinas Municipais de Elvas sobre a importância da reciclagem

A Academia Ponto Verde vai estar nas Piscinas Municipais de Elvas, dia 12 de julho, para sensibilizar sobre a importância da reciclagem. Os mais novos vão aprender de uma forma lúdica através do jogo de tabuleiro gigante Recicla Mania e de dois contos que irão proporcionar, não só momentos de leitura, como também a possibilidade de testarem o que aprenderam sobre reciclagem de embalagens nas diversas atividades.

O projeto da Sociedade Ponto Verde (SPV) é dirigido à comunidade escolar, que tem como objetivo aumentar a literacia ambiental, sensibilizando crianças e jovens para a importância de reciclar as embalagens em qualquer momento e em qualquer lugar.

A sensibilização e educação dos mais jovens para o tema da separação e reciclagem de embalagens é um pilar fundamental para a SPV, que defende que é crucial garantir que cada geração esteja melhor preparada do que a anterior para os desafios do Ambiente, da Sustentabilidade e da Reciclagem.

Com este projeto a SPV procura capacitar os mais novos de mais conhecimento, para que estas gerações adotem, desde cedo, os melhores hábitos de reciclagem, levem as boas práticas para o contexto familiar e possam ter um papel ativo e responsável na sociedade.

Três caras novas no plantel de “O Elvas”

A SAD de “O Elvas” anunciou que contratou três novos jogadores. Edu Vieira, Emerson e Dabo vão vestir azul e ouro.

Edu Vieira, extremo esquerdo de 22 anos, ex:jogador do Juventude de Évora na última época e antes do Lusitano.

O central luso-guineense Emerson, de 25 anos, regressa a Elvas, onde esteve em 2021/22 e realizou 11 partidas, vindo agora do Lusitânia dos Açores (apenas 13 jogos). De Elvas a meio da época foi para o Benfica de Castelo Branco, seguindo-se os  Alcains, Oriental Dragon.
Já o terceiro novo reforço é “ Demonreve Dabo, de 21 anos, representa uma aposta de futuro da SAD de O Elvas. Médio de grande porte físico (1,85 metros e 75 kg) e apetência atacante, internacional olímpico pelo Burquina Fasso, reúne todas as condições para continuar a evoluir, agora num patamar superior, depois das experiências no Amora B (29 jogos e 3 golos) e sobretudo no Grandolense (10 golos em 22 jogos oficiais no Distrital de Setúbal)” de acordo com o comunicado da SAD de “O Elvas”.
Para a próxima época “O Elvas” já contratou, até ao momento, três ex:jogadores do Juventude de Évora e um do Real Massamá, duas equipas que desceram aos distritais, aos quais se junta um jovem oriundo do Grandolense do distrital de Setúbal.

Espaço Europa: se vai de férias pela Europa, conheça primeiro os seus direitos

Qualquer cidadão europeu tem vários direitos, quando vai de férias pela Europa. Na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, dá a conhecer alguns desses direitos, começando, desde logo, pelo Cartão Europeu de Seguro de Saúde.

Este cartão permite obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica que a pessoa necessitar, durante a sua estadia temporária, em qualquer um dos 27 Estados-Membros da União Europeia, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça e Reino Unido.

Os portadores deste cartão gratuito, que deve ser solicitado na Segurança Social, terão acesso aos cuidados de saúde nos mesmos moldes que os beneficiários do sistema de Segurança Social do país onde se encontram.

Os direitos abrangem também viagens de avião, barco, comboio ou autocarro, em termos de atrasos, recusas de embarque e perdas de bagagem, por exemplo.

Saiba mais sobre o assunto aqui e através do programa “Espaço Europa” desta semana:

Feira das Atividades Económicas de Arronches começa esta quinta-feira

Foto arquivo

A Feira das Atividades Económicas (FAE) de Arronches é inaugurada esta quinta-feira, 11 de julho, e decorre até domingo, dia 14.

Um dos objetivos da feira promovida pela Câmara Municipal “é atrair visitantes ao concelho”, revela o presidente do Município de Arronches, João Crespo, “mas também permitir que as associações possam mostrar o que fazem, bem como as empresas locais e as agropecuárias”. “Teremos muitos expositores locais e nacionais, tudo junto para reunir as condições para uma grande edição da FAE de Arronches”, adianta o autarca.

Durante os quatro dias do evento, os visitantes vão poder voltar a conhecer o que de bom o concelho e a região têm para oferecer, no Multiusos do Rossio, com zonas de gastronomia, agropecuária, exposição automóvel, instituições, associações e comerciantes.

Em termos de espetáculos, a autarquia procurou apresentar um cartaz capaz de agradar a todos. “Temos nomes grandes do panorama nacional para que as pessoas possam vir e  para que seja do agrado de todos, abarcando algumas variedades nos estilos musicais”, assegura João Crespo, que convida todos os ouvintes da Rádio ELVAS a visitarem Arronches no decorrer do evento.

David Antunes, hoje, Hybrid Theory (banda de tributo a Linkin Park), amanhã, Mickael Carreira, no sábado, e Os Quatro e Meia, no domingo, são os cabeça de cartaz desta edição do certame.

XIII FAE de Arronches tem início hoje e conta com atuação de David Antunes

A 13ª edição da Feira das Atividades Económicas de Arronches irá ter início hoje e continua durante os dias 12, 13 e 14 de julho.

Hoje, no primeiro dia, 11 de julho, David Antunes é um dos grandes nomes da música nacional, autor de sucessos como  “És o meu final feliz”, “Hoje não estou p’ra ninguém” e “Voltar à casa de partida”, promete dar muita música e animação a Arronches.

Herdade do Freixo do Meio em Montemor distinguida pelos Prémios Mesa Marcada

A Herdade do Freixo do Meio, no concelho de Montemor-o-Novo, foi distinguida nos Prémios Mesa Marcada, na categoria de “Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2023”.

Estes prémios foram criados em 2009, por Miguel Pires e Duarte Calvão, autores do site Mesa Marcada, e desde então tornaram-se uma referência no panorama gastronómico nacional.

Para Alfredo Sendim, proprietário da Herdade do Freixo do Meio, é “uma grande honra e privilégio” receber esta distinção, porque, segundo diz, “é bom perceber que os críticos que estão por detrás deste prémio são, em Portugal, a voz mais séria em termos de avaliação de gastronomia no nosso país, por isso é importante o nosso trabalho ser reconhecido por eles”. O proprietário da Herdade do Freixo do Meio considera ainda que estes prémios são “mais sérios do que uma estrela Michelin”.

A Herdade do Freixo do Meio aposta na agricultura biológica e num método de produção sustentável. Alfredo Sendim revela que, “mais do que produzir uma série de produtos, estes são recolhidos do sistema natural da área protegida privada do Montado Freixo do Meio, tentando entender o sistema e alinhando-se com ele”.

De entre os vários produtos produzidos, Alfredo Sendim destaca a bolota e exemplifica os vários alimentos que são feitos a partir deste fruto: “pão, café, brownie, bolo de chocolate, hambúrgueres de bolota. O proprietário da Herdade do Freixo do Meio considera ainda que a bolota é “uma variável incontornável na transição alimentar”.

A sessão de atribuição dos Prémios Mesa Marcada decorre esta segunda-feira, dia 22, no Centro de Congressos do Estoril, onde serão distinguidos vários chefs.

Workshop “Lengalenga Desenhada” decorreu esta quarta-feira

O workshop de ilustração e narrativa visual para crianças “Lengalenga Desenhada” decorreu esta quarta-feira, dia 10, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

A iniciativa, inserida nos Laboratórios de Medição – desenho e colagem, integra a programação da Festa da Arte em Rede na Região do Alentejo (FARRA) e tem por objetivo ensinar os mais jovens nesta área.

O workshop destinava-se a crianças dos 8 aos 12 anos e contou com a participação de cerca de uma dezena de elvenses.

Alice Geirinhas é uma artista visual que na sua investigação e criação artística – desenho e ilustração, instalação, vídeo e performance – explora temas feministas, questões de identidade, sexualidade e igualdade de género.

Al’Canti nas festas de verão das Hortinhas (Alandroal)

Al’Canti

As festas de verão das Hortinhas, no concelho de Alandroal, têm lugar este fim de semana, de 12 a 14 de julho, no Centro Cultural e Desportivo da aldeia.

O evento inicia-se esta sexta-feira, dia 12, pelas 19 horas, estando agendada, para as 22 horas, uma atuação da Banda do Centro Cultural de Alandroal. Seguem-se um baile, animado por David Melão. A partir da meia-noite a animação musical vai estar a cargo de Dj Carvalho.

Já no sábado, dia 13, pelas 9 horas, há jogo de futebol entre solteiros e casados, às 13 horas um almoço convívio e às 15h30 jogo da malha. A partir das 22 horas, haverá espetáculo musical do grupo de Cante Alentejano Al’Canti, seguindo-se baile com Pé Leve e, a fechar a noite, atuação do Dj Batata

No último dia da festa, domingo, 14 de junho, há garraiada às 10h30 e às 15h30 um torneio de sueca. Os festejos encerram, ao final da tarde, com as atuações de Trigueirão no Relheiro e Art&Modas.

Clubes de Verão aproximam crianças de Campo Maior de uma realidade mais rural

Cerca de cem crianças de Campo Maior têm este ano, ao abrigo dos tradicionais Clubes de Verão, promovidos pela Câmara Municipal, a oportunidade de participar, até final de agosto, de segunda a sexta-feira, num conjunto de atividades, que, para além de aprendizagens, prevêem momentos de muita diversão e alegria.

Desta feita, como explica a vereadora São Silveirinha, os Clubes de Verão são dedicados a um tema específico, “A Quinta”, para que os mais novos tenham contacto com uma realidade mais rural.

“As crianças vão ter uma série de atividades direcionadas para esta temática. São atividades culturais, desportivas, ambientais. Vão ter o contacto com quintas pedagógicas e com uma realidade que acaba por estar um bocado à parte do dia a dia das nossas crianças”, adianta a vereadora.

São Silveirinha revela ainda que este ano, face a 2023, o número de vagas dos Clubes de Verão, que decorrem até 30 de agosto, aumentou de 80 para cem. “Dos seis aos 12 anos, as crianças vão ter aqui um verão muito dinâmico e animado”, remata.

Sete Sóis Sete Luas anima os dois próximos fins de semana em Elvas

A música e os sabores da gastronomia da Toscana (Itália) e da Croácia vão poder ser apreciados em Elvas durante o 32º Festival Sete Sóis Sete Luas.

Gaia Zec, quarta-feira e sábado, 10 e 13 de julho, e Maria Menegato, nos dias 19 e 20, são as duas chefs responsáveis pelos laboratórios de cozinha que vão decorrer na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), dedicados aos sabores do mediterrâneo, entre as 17 e as 20 horas.

Na Praça da República, em pleno coração do centro histórico de Elvas, nos próximos dois sábados (10 e 19 de julho), às 21h30, o público terá oportunidade de degustar gratuitamente tapas de ambas as regiões, sendo o primeiro dia dedicado a Itália e o segundo a Croácia.

Já este sábado, sobe ao palco instalado na Praça da República, a 7Sóis Revolution Orkestra, com sonoridades de Cabo Verde, Espanha, Itália, Marrocos e Portugal, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos. No dia 20, o concerto está a cargo do Santo Antão 7Sóis Band, com ritmos de Cabo Verde.

A edição de 2024 do Festival Sete Sóis Sete Luas tem entrada livre e conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Município de Elvas cria via alternativa para retomar circulação na Estrada da Torre

Imagem: André Guerra

A Estrada da Torre, que liga o concelho de Elvas ao de Campo Maior, tem estado cortada ao trânsito, o que leva a quem trabalha na vila, sobretudo os habitantes das freguesias de São Vicente e Barbacena, sejam obrigado a efetuar uma dezena de quilómetros a mais todos os dias.

Nesse sentido, a Câmara Municipal, explica o presidente Rondão Almeida, irá construir uma via alternativa, contornado a pedreira, que causa “alguns riscos” à circulação. Isto, depois de Alberto Barradas ter cedido à autarquia uma parte de um terreno da sua propriedade.

“Uma palavra de grande reconhecimento para o senhor Alberto Barradas”, começa por dizer o autarca, assegurando que já está ser criada essa via alternativa, num pequeno espaço, “para desviar essa estrada da pedreira”.

Para além de agradecer a Alberto Barradas, por esta cedência temporária do espaço, o autarca espera que a proprietária da pedreira a possa fechar, “cumprindo com a lei” e com “aquilo a que se comprometeu”.

Diário do Euro 11-07-2024

Mais um programa do Diário do Euro, nesta quinta-feira, quando está encontrado o segundo finalista deste europeu. A Inglaterra nos descontos fez o golo que evitou mais um prolongamento neste Euro e venceu os Países Baixos por 2-1.

O bilhete para final com a Espanha foi difícil de conquistar pelos ingleses que quatro anos depois repetem a final do Europeu.

O golo da vitória sobre os Países Baixos foi apontado por Ollie Watkins, ao minuto 90+1, que assim se tornou no novo herói do apuramento, embora se devam dar todos os créditos ao treinador Gareth Southgate que numa alteração arriscada porque foi certeiro na dupla substituição que fez a nove minutos do fim. Não olhou a estatutos e tirou Phil Foden e Harry Kane para lançar os dois jogadores que construíram o golo da reviravolta: Cole Palmer e Watkins .

Mas, vamos ao principio, e o principio ontem foi um golo madrugador de Xavi Simons, logo ao minuto 7, adiantando os neerlandeses no marcador, com 1-0 e confirmou que iríamos ter um, mais bom jogo neste Europeu.

A reação da seleção inglesa não se fez esperar e Kane de penálti – com recurso ao VAR – fez a igualdade, ao minuto 18. Confirmado. Tínhamos jogo.

Os Países Baixos aproveitaram, na segunda parte, os lances de bola parada para criar perigo, sobretudo num lance em Pickford nega o golo a Van Dijk, antes de segurar também um remate enrolado de Simons.

Ao minuto 79, golo anulado a Saka por fora de jogo de Walker.

Southgate arriscou muito, se corresse mal seria muito criticado, assim será um génio hoje em Inglaterra,  pois tirar Foden e Kane, podia mesmo ter corrido mal, mas Palmer assistiu Watkins para o golo que coloca a seleção inglesa em Berlim.

Só já falta a final para acabar o Euro 2024, no dia 14 de julho, em Berlim.

Espanha-Inglaterra. Espanha procura a quarta taça e o ingleses a primeira.

Confira o nosso palpite para o dia de hoje.

 

O patrocínio deste podcast é de: