Festival “Fora da Casca” já começou no Castelo de Alandroal

O festival “Fora da Casca” já começou esta tarde de sexta-feira, 5 de julho, no Castelo de Alandroal, com o caracol, a caracoleta e o lagostim a serem cozinhados das mais variadas formas .

Para além de muitos petiscos, a animação musical e a transmissão dos jogos do Europeu de Futebol, neste “festival de verão”, são grande motivo de animação para a vila como nos refere o presidente da Câmara, João Grilo, já que este “é um evento promovido com a participação das associações do concelho, que preparam as mais diversas iguarias para servir ao público, pelas várias coletividades a desenvolverem depois os seus projetos”.

No que toca à programação do evento, esta sexta-feira, dia 5, a partir das 22 horas, é apresentado o espetáculo “Canta Alentejo”, de Luís Simenta, seguindo-se a atuação dos Djs MDK.

Amanhã, sábado, dia 6, pelas 17 horas, e integrado nas comemorações do aniversário da Banda do Centro Cultural de Alandroal, realiza-se mais um Encontro de Bandas Filarmónicas. Às 22 horas, a animação musical fica a cargo do grupo 5Castas. A partir da meia-noite, é o DJ Cuba que promete animar o público.

Os “Bandidos do Cante” são os responsáveis por animar o festival, no domingo, dia 7, a partir das 19 horas.

 

Ferido grave em fábrica de Campo Maior

Um homem de 34 anos ficou ferido em estado grave, num acidente com água a ferver, numa fábrica de Campo Maior.

A vítima tem nacionalidade espanhola e estaria a operar numa autoclave que utiliza água com alta temperatura, quando a explosão terá acontecido.

Após ser socorrido, foi transportado para o Hospital de Santa Luzia de Elvas pelos Bombeiros de Campo Maior e pelo INEM.

O alerta foi dado às 17 horas, segundo Comando Sub-Regional Distrital de Operações de Socorro do Alto Alentejo, tendo sido ativado um helicóptero do INEM que esteve estacionado no campo nº2 do Estádio Capitão César Correia, recentemente designado João Manuel Nabeiro, sem contudo ter efetuado o transporte da vitima, já que o meio aéreo foi desmobilizado.

Estiveram presentes 15 operacionais e sete viaturas dos Bombeiros de Campo Maior, a SIV e uma VMER, para além da GNR.

Confraria leva Boneco de Estremoz a todas as freguesias do concelho

Com o intuito de criar maior proximidade entre o Boneco de Estremoz e os estremocenses, a Confraria do Boneco de Estremoz levará a arte de fazer um Boneco de Estremoz, neste caso será um apito, às freguesias daquele concelho.

A primeira iniciativa terá lugar na freguesia de Veiros, no sábado, dia 6 de julho, pelas 16 horas, contando com a confreira Vera Magalhães enquanto professora.

Após a modelação do apito, este será cozido, sendo posteriormente agendada outra data para cada um dos participantes pintar e finalizar a sua peça.

Bilhar às três tabelas neste fim de semana em Estremoz

Um torneio de bilhar a três tabelas irá decorrer este fim de semana, dias 6 e 7 de julho, na Sede da Sociedade Recreativa Porta Nova, em Estremoz.

Esta iniciativa está integrada na terceira edição da FIDMOZ e é organizada pela Sociedade Recreativa Porta Nova.

As inscrições para o torneio são gratuitas.

Varche em festa de 12 a 15 de julho

As Festas de verão de Varche, em honra de Nossa Senhora da Encarnação, no concelho de Elvas, têm início a 12 de julho, prolongando-se até dia 15.

O programa do evento, promovido pela Sociedade Recreativa de São Brás de Varche, contempla, para além dos tradicionais bailes e momentos de animação, as habituais cerimónias religiosas e também algumas atividades desportivas.

Conheça o programa completo:

Sexta-feira, dia 12 de julho:

21:00 – Procissão em honra de Nossa Senhora da Encarnação (com saída da Capela das Britas e com chegada ao recinto de festas)

22:00 – Abertura do Arraial / I Jogo do Torneio

22:30 – Baile com Jorge Gomes

23:00 – II Jogo do Torneio

00:00 – Encerramento do primeiro dia das festas de Varche

 

Sábado, dia 13:

12:00 – Abertura do segundo dia de festas

18:00 – Garraiada ao uso da região

22:00 – Final do torneio

22:30 – Baile com Duo Musical C&R

05:00 – Encerramento do segundo dia das festas de Varche

 

Domingo, dia 14:

11:00 – Abertura do terceiro dia de festas com jogo da malha (prémios para os melhores classificados)

18:00 – Leilão de fogaças

21:30 – Espectáculo com o grupo Roncas de Elvas

00:00 – Encerramento do terceiro dia das festas de Varche

 

Segunda-feira, dia 15:

20:30 – Missa no recinto das festas

21:30 – Regresso da procissão (com saída do recinto de festas e chegada à Capela das Britas)

23:00 – Encerramento do último dia das festas de Varche

Edição 2024 do Festival Medieval de Elvas oficialmente inaugurada

Foi oficialmente inaugurada a edição 2024 do Festival Medieval de Elvas no dia 4 de julho.

A abertura do certame ficou marcada pelo cortejo dos grupos e figurantes trajados ao uso medieval, que desfilaram entre a Rua da Cadeia e a Praça da República.

Depois, no cimo da escadaria da antiga Sé, foi a vez dos discursos inaugurais, a cargo do presidente da Câmara Municipal, comendador José Rondão Almeida, e da vereadora Vitória Branco.

Até ao próximo domingo, 7 de julho, o Centro Histórico de Elvas anima-se com falcoaria, danças, bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros, passeios de camelo e as tradicionais tasquinhas de “comes e bebes”.

O Festival Medieval reparte-se entre a Praça da República, a Rua da Cadeia e a zona do Castelo. Será nesta última que, nas noites de sábado e domingo, se realizarão torneios a cavalo, que este ano estão de regresso ao evento.

Polidesportivo Bernardino Canário inaugurado na segunda-feira

O Polidesportivo Municipal Bernardino Canário vai ser inaugurado na próxima segunda-feira, dia 8 de julho, às 21 horas, no Jardim Municipal de Elvas, informa a Câmara Municipal.

De recordar que aquele espaço desportivo acolhe, por estes dias, mais uma edição do torneio de futsal “Ricardo Gama ‘Pita’”, promovido pela Associação Desportiva do Bairro das Caixas, bem como a Taça “Fundador Bernardino Canário”.

Bernardino Canário era sócio-fundador da Associação Desportiva do Bairro das Caixas.

Casa Social de Borba inaugurada a 11 de julho

A Casa Social de Borba – Casa de Acolhimento Temporário vai ser inaugurada no próximo dia 11 de julho (quinta-feira), pelas 17 horas.

A cerimónia inicia com uma reunião extraordinária de Conselho Local de Ação Social de Borba, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, contando com a apresentação do Radar Social de Borba, seguindo-se a intervenção do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, José Ramalho, e do presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo.

Uma vez terminadas as intervenções será inaugurada a Casa Social de Borba com uma breve visita às instalações.

Esta intervenção, ao abrigo do FEDER, teve enquadramento nos Planos de Ação Integrados para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD), com o objetivo de promover a inclusão social em territórios desfavorecidos, através de ações de regeneração física, económica e social, com um custo total aprovado de 134.463,98 euros e um apoio de 114.294,38 euros.

Mais de 500 jovens de Elvas participam no OMTL da Câmara Municipal

O programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), promovido pela Câmara Municipal de Elvas, no qual foram integrados mais de 500 jovens, teve início esta semana.

Este programa visa a afinação de competências na área escolhida pelo munícipe, sendo simultaneamente um primeiro contacto com o mercado de trabalho. Dividido em cinco quinzenas nos meses de julho, agosto e setembro, e com a duração de quatro horas diárias, o OMTL inclui áreas como Ação Social, Património e Cultura, Turismo, Desporto, entre outras, revelando assim a vasta oferta de possibilidades laborais nos mais diversos serviços da autarquia e juntas de freguesia e associações do concelho de Elvas.

O programa teve início na passada segunda-feira, 1 de julho, estando já dezenas de jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, em atividade até ao próximo dia 12 de julho, dia em que termina a primeira fase do programa. O mesmo prolongar-se-á até dia 6 de setembro e, mais do que ocupar uma temporada do período de férias dos jovens elvenses é inseri-los numa experiência laboral e útil, com o objetivo de promover noções de trabalho de equipa, responsabilidade e civismo, de forma a potenciar as capacidades individuais e profissionais destes.

DECO: como fazer uma melhor gestão dos gastos na ida ao supermercado?

Numa altura em que os consumidores sofrem com o aumento do custo de vida, há comportamentos que, apesar de requererem um pequeno investimento inicial, se tornam mais sustentáveis económica e ambientalmente.

Com vista a fazer-se uma melhor gestão dos gastos na ida ao supermercado, a DECO garante que comprar apenas a quantidade de que se necessita de um determinado produto, reutilizando um recipiente, permite poupar dinheiro, desperdiçar menos alimentos e reduzir o número de embalagens descartáveis que cada um leva para casa.

O granel parece, de acordo com a DECO, uma solução vencedora para todos: consumidores e ambiente. Por outro lado, a Associação para a Defesa do Consumidor sugere que se evite o uso de sacos de plástico para pesar e comprar fruta e legumes. “Leve os seus sacos reutilizáveis (existem inclusivamente em muitas superfícies comerciais alternativas de compra a estes sacos) ou até, no caso dos legumes de maior volume e de uma unidade (couve, abóbora, por exemplo), experimente trazê-los sem embalagem”.

“Leve os seus próprios recipientes para colocar produtos de charcutaria, por exemplo, queijo e fiambre, de talho ou de peixaria. Será este (ainda) uma prática de consumo original, mas acreditamos que, com a força do exemplo de todos os consumidores, esta “moda” sustentável se torna comum”, recomenda ainda a DECO.

Saiba tudo sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com a responsável do Gabinete de Projetos e Inovação, Helena Guerra. Para ouvir no podcast abaixo:

 

FIDMOZ volta a meter Estremoz a mexer este fim de semana

A terceira edição da Feira Internacional do Desporto de Estremoz, a FIDMOZ, promovida pela Câmara Municipal, tem início esta sexta-feira, dia 5 de julho. O evento decorre até domingo, dia 7.

Destacando a realização de mais um “Estremoz Fun Running”, no decorrer do evento, a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, revela que as atividades a serem desenvolvidas acabam por se estender “a vários espaços da cidade”, por mais que o certame se centre no Parque de Feiras e Exposições. Na FIDMOZ, que tem também integrado o Festival da Juventude, adianta a autarca, procura-se “reunir todas as associações desportivas do concelho”.

Artes marciais, street basket, snooker, cicloturismo, BTT, dança, natação para bebés, orientação, hóquei em patins, ténis e patinagem artística são apenas algumas das modalidades em destaque na FIDMOZ, que é inaugurada esta sexta-feira, dia 5, pelas 18h30. O público é convidado a participar e a assistir a este conjunto alargado de atividades.

As noites de hoje e amanhã, sábado, serão dedicadas à juventude, com diversos concertos e a atuação de Djs. O Festival da Juventude conta, nesta primeira noite, com as atuações de Djs D&G, Corda Bamba & Tiago Grila, Quarto Escuro e Dj Santy. Na segunda noite, sobem ao palco do festival HIITZ, Pegadinha, Dupla Mete Cá Sets e Djs D&G.

“Fora da Casca” de regresso esta sexta-feira ao Castelo de Alandroal

O caracol, a caracoleta e o lagostim voltam a ser os protagonistas do festival “Fora da Casca”, que está de regresso, já esta sexta-feira, 5 de julho, ao Castelo de Alandroal.

Aos petiscos, até domingo, dia 7, junta-se a animação musical e a transmissão dos jogos do Europeu de Futebol, neste “festival de verão”, que, segundo o presidente da Câmara, João Grilo, é um dos eventos “mais bem recebidos”, não só pela população do concelho, mas também pelos visitantes. E porque este é um evento promovido com a participação das associações do concelho, que preparam as mais diversas iguarias para servir ao público, João Grilo explica que, com o seu trabalho, as coletividades “ganham a sua própria autonomia” para, posteriormente, “desenvolverem os seus projetos”.

No que toca à programação do evento, esta sexta-feira, dia 5, a partir das 22 horas, é apresentado o espetáculo “Canta Alentejo”, de Luís Simenta, seguindo-se a atuação dos Djs MDK.

Amanhã, sábado, dia 6, pelas 17 horas, e integrado nas comemorações do aniversário da Banda do Centro Cultural de Alandroal, realiza-se mais um Encontro de Bandas Filarmónicas. Às 22 horas, a animação musical fica a cargo do grupo 5Castas. A partir da meia-noite, é o DJ Cuba que promete animar o público.

Os “Bandidos do Cante” são os responsáveis por animar o festival, no domingo, dia 7, a partir das 19 horas.

Feira Medieval já anima centro histórico de Elvas

O centro histórico de Elvas já está na Idade Média, com as recriações proporcionadas pela Feira Medieval que começou esta quinta-feira e se prolonga até domingo, 7 de julho.

A grande novidade, este ano, é o regresso dos torneios a cavalo, junto ao castelo, como fez questão de destacar o presidente da Câmara, Rondão Almeida, que reconhece este festival resulta de um “investimento substancial”.

Por outro lado, Rondão Almeida entre os fait-divers habituais dos camelos criticados em 2023, que “este ano vieram penteados”, disse que o desafio é “procurar e ver a possibilidade de alargar o Festival à Rua de Alcamim, Rua da Feira ou Largo da Misericórdia, envolvendo outras zonas comerciais da cidade no movimento dos visitantes”.

A abertura do festival medieval de Elvas aconteceu ao final da tarde com o cortejo a sair do MACE, na Rua da Cadeia, até à Praça da República, ao som de grupos musicais cristãos e árabes.

As tasquinhas voltam a estar concentradas na Rua da Cadeia e Praça da República, sendo que o programa do evento contempla animação de rua, falcoaria, danças, animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos,  treino de guerreiros e passeios de camelo, além de um programa de animação diário.

Van Zee na abertura do Festival Raya em Campo Maior esta sexta-feira

Van Zee (na imagem), Diogo Piçarra, Maninho, DJ Kura e Ivandro são alguns dos artistas que sobem ao palco do Festival Raya, que está de regresso, já na noite desta sexta-feira, 5 de julho, a Campo Maior.

Com o município apostado em levar até à vila, por ocasião deste festival, dedicado sobretudo à juventude, “grandes nomes da música nacional”, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, considera que o cartaz apresentado é “extremamente equilibrado”. “Achamos que temos um cartaz que pode agradar a toda a gente”, assegura.

Garantindo ser “um prazer” receber todos aqueles que queiram visitar o festival, o autarca garante que o evento tem vindo “a ocupar o seu espaço” entre os festivais de verão da região, sendo que a intenção é, e “sem competir com ninguém”, fazê-lo crescer, para o afirmar como um “festival de referência no Alto Alentejo”.

O evento, que se volta a realizar no parque de estacionamento das Piscinas Municipais Descobertas, tem sofrido também “algumas melhorias”. “Tivemos alguma preocupação do ponto de vista do espaço. Vamos melhorando, ano após ano, e com certeza que as surpresas deste ano, dentro do próprio espaço, serão diferentes daquelas que foram as do ano transato”, adianta Luís Rosinha. Esperando que o festival possa contar com “casa cheia”, o autarca promete noites de “muita diversão”.

Nesta primeira noite, para além de Van Zee, atuam ainda os campomaiorenses B3L2, bem como DJ Zinko e Funk2You. As portas abrem às 21 horas e o bilhete diário tem um custo de seis euros. O bilhete geral custa 20 euros.

Concurso de exploração do Coliseu de Elvas para “grandes espetáculos”

O Município de Elvas tem aberto um concurso público para a exploração da sala de eventos do coliseu da cidade.

A intenção, de acordo com o presidente da Câmara, Rondão Almeida, é que este possa ser um espaço que receba, acima de tudo, “grandes concertos”, à semelhança daqueles que passam pelo Coliseu de Lisboa, ou não fosse esta “a maior casa de espetáculos” entre as capitais portuguesa e espanhola.

“Temos tido, nestes últimos dois anos, uma ocupação muito interessante e têm-se desenvolvido grandes eventos no Coliseu, mas pretendemos ir mais longe”, explica o autarca, dando conta que, com este concurso, procuram-se empresas do setor, habituadas a “vender grandes concertos”, para que apresentem as suas propostas à Câmara Municipal, no sentido de trazerem a Elvas aquilo que levam às grandes casas de espetáculo do país.

Sem que a Câmara Municipal deixe de poder realizar os eventos que entender no Coliseu, o objetivo, adianta Rondão Almeida, “é suscitar o interesse do mundo empresarial”, para a realização de 15 ou 20 eventos diferentes, por ano, de tudo aquilo que já se fez em Elvas.

Rondão Almeida explica ainda que, terminado o concurso, a autarquia pretende dar a conhecer a empresa vencedora e o programa de espetáculos que virão a ser apresentados no coliseu.

Para além de concertos, a empresa que vencer o concurso de exploração do Coliseu, poderá também promover outro tipo de espetáculos, como teatro e revista.

Festival Raya regressa a Campo Maior

O Festival Raya está de regresso a Campo Maior, com uma programação de 5 a 13 de julho, com os momentos altos a acontecerem nos dias 5, 6, 12 e 13 de julho.

O festival, organizado pelo Município de Campo Maior, chega em 2024 à sua 13.ª edição e, como é hábito, traz até Campo Maior alguns dos maiores nomes da música nacional.

O destaque desta edição vai para VAN ZEE, no dia 5 de julho, DIOGO PIÇARRA, no dia 6 de julho, MANINHO, no dia 12 de julho, e IVANDRO, no dia 13 de julho, ao mesmo tempo que nos orgulhamos de continuar a dar oportunidade aos talentos emergentes da nossa região para mostrar o seu trabalho a um público mais alargado.

Para além da música, o FESTIVAL RAYA promove, nos dias 9 e 10 de julho, na Praça Multimodal, uma demonstração de Desportos Radicais com atletas nacionais, sendo que de 9 a 14 de julho estará disponível um circuito de rampas de utilização livre, no mesmo local.

Paralelamente, o espaço.arte irá receber, de 11 a 31 de julho, uma Exposição de Trabalhos do XVII Certame de Jovens Criadores “JABA 2023”.

O evento vai contar com o seguinte cartaz musical:

  • 5 DE JULHO

o   B3L2

o   VAN ZEE

o   DJ ZINKO

o   FUNK2YOU

 

  • 6 DE JULHO

o   CATARINA PEREIRA

o   DIOGO PIÇARRA

o   CROMOS DA NOITE

o   DJ DINGA

 

  • 12 DE JULHO

o   PROJETO DE FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO

o   MANINHO

o   DJ KURA

o   DJ PEKEDY

 

  • 13 DE JULHO

o   XP COVERS

o   IVANDRO

o   QUARTO ESCURO

o   DJ V1NA

 

  • 9 A 14 DE JULHO

o   CIRCUITO DE DESPORTOS RADICAIS (PRAÇA MULTIMODAL)

 

  • 11 A 31 DE JULHO

o   EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO XVII JABA 2023 (ESPAÇO.ARTE)

 

Os bilhetes estão disponíveis online em festivalraya.campomaior.pt assim como na bilheteira do Centro Cultural de Campo Maior. Também haverá bilhetes disponíveis na bilheteira do recinto nos dias do evento.

Preços

Bilhete diário: 6,00€  e Passe de 4 dias: 20,00€

Descontos

Passe de 4 dias para jovens entre os 12 e os 16 anos (inclusive): 16,00€ (não disponível online);  Crianças até aos 11 anos (inclusive): 0,00€ (é necessário levantar bilhete)

 

NOTAS

O passe de 4 dias com desconto, para jovens entre os 12 e os 16 anos (inclusive), e os bilhetes para crianças até aos 11 anos (inclusive), só podem ser adquiridos presencialmente e requerem identificação para comprovar idade, tanto no momento da compra, como da entrada no recinto. Estes bilhetes são pessoais e intransmissíveis.

Os passes de 4 dias resultam na emissão de 4 bilhetes distintos (um para cada dia de espetáculos) que deverão ser validados, diariamente, no momento da entrada.

Diário do Euro 5-07-2024 Hoje há Portugal-França

Nesta sexta-feira, mais uma edição do Diário do Euro 2024.

Hoje é o dia, Portugal joga com a França a passagem às meias finais do Euro 2024.

Já ontem falámos da equipa francesa, hoje falamos de Hamburgo, a cidade alemã onde a seleção joga esta noite às 20 horas.

Hamburgo, uma importante cidade portuária no norte da Alemanha, é conectada ao Mar do Norte pelo rio Elba. Sendo cruzada por centenas de canais e também apresenta grandes áreas de parques.

É o ponto mais ao sul da Península da Jutlândia, diretamente entre a Europa continental ao sul, a Escandinávia ao norte, o Mar do Norte a oeste e o Mar Báltico a leste.

Tem 1 milhão e oitocentos mil habitantes, a cidade é um local onde se realizam fóruns mundiais de economia mundial e direito internacional com missões consulares e diplomáticas, e o Tribunal Internacional do Direito do Mar.

Mas, Hamburgo tem alguma coisa a a ver com o nosso delicioso e destruidor de dietas,  hambúrguer?  Na verdade tem já que no século XII, a carne era consumida crua e prensada, já que não havia congeladores, nem frigoríficos para conservar os alimentos e o sal era uma especiaria cara. Esse hábito foi levado para o ocidente, e é claro que novas formas de consumir o tal bife foram aparecendo. Dai ter derivado para os deliciosos hamburguers dos nossos tempos.

No futebol tem dois clubes conhecidos o Hamburg SV e o St Pauli, O estádio do Hamburg SV tem capacidade para 51 mil espetadores e com um relvado já massacrado pelos quatro jogos ali já realizados. O Volksparkstadion recebe hoje o jogo em que  Portugal irá defrontar a França e quem sabe conquistar um lugar nas meias-finais do Euro 2024.

Ontem falaram na ante-visão Bernardo Silva e Roberto Martinez.

Bernardo tem sido criticado, porque poderia estar jogar melhor, mas a opinião do jogador é um diferente.

Roberto Martinez não avançou com a equipa nem com a tactica que vai usar hoje perante as criticas de manutenção dos jogadores com mais estatuto sem que estejam a jogar bem, diz Martinez que mesmo quando ganhou  os jogos todos do apuramento também foi criticado.

Vamos para os palpites dos jogos dos oitavos.

O patrocínio deste podcast é de: