Elvas acolhe Encontro Nacional de Associações e Clubes UNESCO

O 10º Encontro Nacional de Associações e Clubes UNESCO tem lugar em Elvas, entre sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de junho.

A associação juvenil Arkus faz parte da rede de Clubes UNESCO desde 2021 e, nesse sentido, preparou, juntamente com a Câmara Municipal de Elvas, um evento que irá incluir várias sessões de debate, apresentações de trabalhos realizados ao longo do ano pelas várias associações, uma visita guiada teatralizada (“O Mistério da Rainha da Fronteira”) e uma atuação do grupo Roncas d’Elvas.

“É com orgulho e entusiasmo que preparamos este evento, em parceria com o Município, e que recebemos cerca de 40 participantes, vindos de vários sítios do país. Este evento é uma oportunidade ímpar para promover a cultura, o diálogo intercultural e a preservação do Património, valores fundamentais que tanto prezamos”, revela a Arkus em nota de imprensa.

“Para além da partilha de valores e da importância dos Clubes UNESCO, é, também, o nosso objetivo neste encontro partilhar momentos culturais, dar a conhecer a nossa cidade e dar a conhecer a nossa gastronomia local”, lê-se na referida nota.

Os Clubes UNESCO, explica ainda a Arkus, “são grupos de pessoas (associações sem fins lucrativos, ONG, escolas, universidades, fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade), de todas as idades, de todas as condições, que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a Organização na sua missão. Estas estruturas têm como objetivo promover a UNESCO e os seus Programas, propagar os seus ideais através de atividades inspiradas nas atividades da Organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos, difundir informação relativa à UNESCO junto do público, a nível local. Em suma, constituem-se como um prolongamento da ação das Comissões Nacionais”.