Redes de Judiarias de Espanha e Portugal assinam acordo de colaboração histórico

Fernando Pizarro García-Polo, alcaide de Plasencia e presidente da Rede de Judiarias de Espanha, e António Pita, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide e presidente da Rede de Judiarias de Portugal, vão assinar, esta quarta-feira, dia 26 de junho, em Plasencia, um acordo histórico de colaboração entre as duas instituições, com o objetivo de valorizar o património judaico de Espanha e Portugal.

Trata-se de “uma iniciativa ambiciosa com vista a unir mais ainda os vínculos culturais e emocionais graças à sua herança histórica em Sefarad. Esta dará origem a iniciativas de promoção conjunta que revelem o património comum da identidade judia e cristã-nova de Espanha e Portugal”.

O acordo de colaboração “estará em vigor durante de quatro anos” e firma “o compromisso das duas entidades em celebrar uma reunião institucional de, pelo menos, periodicidade anual, com o objetivo de desenvolver um programa de atividades comuns para promover um maior conhecimento do património judaico dos associados das duas instituições, tanto de âmbito institucional europeu e internacional como, em particular, em contextos onde existam comunidades judaicas interessadas em ligar-se às suas origens sefarditas”. Pretende ainda “estimular a participação conjunta em feiras internacionais e outras atividades culturais que mostrem o património de origem judaica presente na Península Ibérica”.

Outro objetivo do acordo visa a cooperação europeia, no sentido de desenvolver de forma conjunta o potencial dos territórios transfronteiriços, apresentando candidaturas a linhas de financiamento de projetos culturais, turísticos e de desenvolvimento económico.

O acordo de colaboração é assinado entre a Rede de Judiarias de Espanha e a Rede de Judiarias de Portugal, com a presença do secretário de Estado do Turismo e Economia de Portugal, Pedro Machado, e da responsável de novos produtos turísticos da secretária de Estado de Turismo do Governo de Espanha, Inmaculada Aguado, entre outros representantes de instituições e entidades governamentais espanholas e portuguesas.