Alandroal: 800 mil euros para concluir rede de extensões de saúde do concelho

O Município de Alandroal lançou recentemente um concurso público para a construção do Posto Médico das Hortinhas, sendo este o primeiro de três, dado que a autarquia, com recurso a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai investir na renovação e conclusão da rede de extensões de saúde do concelho.

Num investimento total de cerca de 800 mil euros, a autarquia, explica o presidente João Grilo, procura com isto “resolver o problema da prestação de cuidados de saúde básicos a mais de 40 por cento da população”, com financiamento a “cem por cento do PRR”.

No que diz respeito, em específico, às Hortinhas, cujo concurso público já foi lançado, está em causa um processo concursal com um valor base de 180 mil euros, com o prazo de execução a estender-se até final do ano. Esta extensão de saúde irá nascer na antiga Casa de Professores.

Seguem-se as extensões de saúde de Orvalhos, com a demolição do antigo posto médico daquela localidade, para posterior reconstrução, e na Aldeia das Pias, em Santiago Maior, será criado um “edifício de raiz, junto à creche”.

Lembrando a importância destes equipamentos, até porque “sem eles está em risco a prestação de cuidados de saúde”, João Grilo espera que, de futuro, surja também uma “maior disponibilidade” por parte de médicos e enfermeiros para “prestar mais serviços de proximidade”.