Borba: Piscina Municipal Coberta mantém-se em funcionamento durante o verão

O Município de Borba decidiu manter em funcionamento a Piscina Municipal Coberta durante o período de verão.

Esta decisão, que segundo a autarquia “foi bastante pensada”, teve por base, entre outros aspectos, o facto de se ter verificado “um aumento considerável do número de utilizadores da Piscina e das suas características, especialmente no que se refere às suas faixas etárias e vulnerabilidades de saúde”.

“Iremos, de forma inovadora e a pensar no bem-estar das crianças que frequentam a Oficina da Criança, potenciar idas alternadas às nossas duas Piscinas Municipais (coberta e descoberta), potenciando assim o verdadeiro usufruto destas crianças do tempo em atividade lúdicas e de lazer que estimulem o seu desenvolvimento e diversão”, adianta a Câmara Municipal.

Foi também tido em consideração que no período de verão, “tendo em conta as condições climatéricas, os gastos de energia são significativamente menores”.

A Câmara Municipal de Borba dá ainda conta de que o funcionamento da Piscina irá sofrer algumas alterações, sendo que nos meses de julho e agosto estará aberta de terça a sexta-feira, no horário habitual (das 10 às 13 horas e das 16 às 20horas).

Elvas recebe sessão de hidroginástica sénior dos Jogos do Alto Alentejo

Cerca de 200 pessoas passaram pelas Piscinas Municipais de Elvas na tarde deste sábado, 22 de junho, para uma sessão de hidroginástica sénior integrada na programação dos Jogos do Alto Alentejo.

Na iniciativa estiveram representados todos os municípios do distrito de Portalegre com atividade regular naquela modalidade de caráter lúdico.

A edição 2024 dos Jogos do Alto Alentejo, que termina este este domingo, dia 23, é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), com o apoio das autarquias aderentes, entre as quais Elvas.

Santa Eulália festeja “Idade de Ouro” com almoço-convívio

O Festival da Idade de Ouro chegou neste sábado, 22 de junho, a Santa Eulália, com cerca de 180 pessoas reunidas no Pavilhão Multiusos da freguesia.

Como sempre o almoço foi complementado por animação, desta vez a cargo do grupo de música popular da Universidade Sénior local e do duo AR Musical.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, esteve em Santa Eulália, acompanhado da vice-presidente Anabela Cartas e dos vereadores Hermenegildo Rodrigues, Cláudio Monteiro, Tiago Afonso e Vitória Branco. A Junta de Freguesia de Santa Eulália teve no Pavilhão Multiusos todo o executivo liderado por Ana Sofia Alves.

Esta jornada de convívio foi aproveitada para apresentar um conjunto de projetos já concretizados e outros a realizar na área da freguesia de Santa Eulália ainda na vigência do atual mandato autárquico.

Rui Teodoro e Carlos Alferes animam Arraial de São Joãozinho em Campo Maior

Depois de na noite deste sábado, 22 de junho, ter sido Marta Ferreira a responsável por animar o Arraial de São Joãozinho, na Ermida de São Joãozinho, em Campo Maior este domingo, dia 23, a animação musical do evento vai estar a cargo do Duo Rui Teodoro e Carlos Alferes.

O início do arraial esta noite, que conta também com a participação da Marcha do ATL Arco-Íris, da Casa do Povo de Campo Maior, está marcado para as 21h30.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Campo Maior.

Workshop “Pedras com Arte” levou crianças ao MAEE

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires acolheu na manhã deste sábado, 22 de junho, o terceiro de quatro workshops programados para o presente ano.

“Pedras com Arte” foi desta vez o tema da iniciativa, conduzida pela arqueóloga Paula Morgado e destinada a crianças dos seis aos 12 anos.

Ao longo de sensivelmente três horas, os jovens participantes no workshop ocuparam o tempo a criar objetos de adorno ao estilo pré-histórico.

O ciclo de workshops 2024 do MAEE culmina a 20 de julho com a técnica de empalhamento com bunho como tema e com o artesão Francisco Matela como responsável. Será dessa feita uma ação destinada ao público em geral, a partir dos dez anos de idade.

Município inicia campanha de sensibilização do projeto “Vila Viçosa + Verde”

O Município de Vila Viçosa iniciou, esta semana, a campanha de sensibilização integrada no projeto “Vila Viçosa + Verde”, que consiste na entrega, de porta em porta, de um conjunto de três ecobags e de folhetos informativos.

Através desta campanha de sensibilização, a autarquia pretende aumentar a reciclagem de resíduos urbanos, sendo esta uma forma de todos os munícipes de Vila Viçosa colaborarem, de maneira simples e eficaz, na valorização de resíduos, contribuindo para um ambiente mais limpo, para a sustentabilidade do planeta e para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pela União Europeia.

“Contamos com a participação ativa de todos os munícipes nesta campanha porta a porta. Vamos unir forças e mostrar que juntos podemos criar um futuro mais sustentável para o Município”, refere a Câmara Municipal.

O projeto conta com o apoio da GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, sendo cofinanciado pela Sociedade Ponto Verde.

 

Jogos do Alto Alentejo chegam ao fim este domingo

A XXII edição dos Jogos do Alto Alentejo, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), termina este domingo, dia 23 de junho, em Portalegre.

Neste último dia, será disputada a finalíssima de futsal, no Pavilhão Municipal de Portalegre, a partir das 16 horas.

A cerimónia de encerramento está agendada para as 17h50, no Jardim do Tarro.

Festival de Fotografia origina exposição em Arronches

No âmbito do Festival Internacional de Fotografia de Arronches, denominado ‘iN’Arronches’, a galeria do Convento de Nossa Senhora da Luz encontra-se, até 14 de julho, decorada com um conjunto de obras fotográficas, elaboradas por seis artistas de várias nacionalidades.

O certame foi inaugurado a 15 de junho, com o presidente da ‘iNstantes – Associação Cultural’, António Lopes a apresentar-se perante o público ao lado do executivo autárquico local, no caso representado pelo presidente e pela vereadora do Município, respetivamente João Crespo e Maria João Fernandes.

Foi justamente o presidente da Câmara Municipal que começou por dar as boas-vindas a toda a assistência antes de fazer um elogio às notáveis obras que compõem esta mostra, que deixa o edil bastante satisfeito e orgulhoso, até pela grande projeção e visibilidade que esta iniciativa dá a Arronches. João Crespo exprimiu votos de que esta exposição possa ser apreciada por muitos visitantes, pela qualidade evidenciada, à semelhança de outras que já passaram pelo espaço e que são para continuar, cumprindo assim um dos propósitos após a recuperação do templo. Finalmente, o autarca agradeceu a Miguel Machado, elo de ligação entre a autarquia e a associação.

Por sua vez, o presidente da coletividade iniciou o seu discurso com palavras de agradecimento ao Município pela oportunidade, explicando desde logo em que consiste a associação que lidera, a qual conta com mais de 160 sócios de 10 países e cujo objetivo principal é a divulgação da arte fotográfica. António Lopes manifestou depois a sua gratidão pela presença de sócios oriundos de várias zonas do país, explicando que estes eventos são importantes até pelo impacto causado na região. O diretor defende que esta permite abordar os mais variados temas e tem a capacidade de ultrapassar fronteiras. Por fim, antes de expressar o desejo de ver as escolas a trabalhar em fotografia e de convidar os presentes a visitar toda a exposição, António Lopes explicou a mesma, falando dos seis autores, no caso a argentina Ana Robles, o brasileiro Milton Ostetto, a espanhola García de Marina, a iraniana Sherry Akrami e os portugueses Fernando Correia da Silva e Raúl Silva Pereira.

Festival Jovem “Abana Viana” tem Plutónio como cabeça de cartaz

A 12ª edição do festival jovem “Abana Viana” realiza-se na Quinta da Joana, em Viana do Alentejo, de 11 a 14 de julho.

Num evento destinado aos jovens, que são parte integrante da organização, através de duas associações, a par das juntas de freguesia do concelho, explica a vice-presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Paula Neves, o certame “alia a música ao campismo, num ambiente festivaleiro”.

Plutónio é o cabeça de cartaz do evento, adianta a Paula Neves, que explica que os artistas a atuar no festival foram escolhidos no decorrer de reuniões que a autarquia teve com os jovens.

O evento conta com entradas gratuitas, sendo também livre o acesso às piscinas municipais por estes dias. Por outro lado, os jovens que queiram ficar acampados terão de fazer a sua inscrição, que é paga. Na zona de campismo, os festivaleiros irão ainda poder desfrutar, logo na primeira noite da atuação de dois DJs.

Conheça o programa completo do festival:

“Os Caminhos de Salgueiro Maia” em exposição em Arraiolos

O Projeto “Chiado, Carmo, Paris”, já com 15 anos de existência e desde o início coordenado pelo Prof. José Quaresma, docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, voltou, em 2024, a ter Arraiolos como um dos locais centrais, que assim, neste ano em que Salgueiro Maia é a figura central do projeto, se une a Lisboa, Castelo de Vide, Bolonha, Lodz e Paris.

O projeto “Chiado, Carmo, Paris”, no ano em que se celebram 50 anos do 25 de Abril de 1974, homenageia Salgueiro Maia com um conjunto alargado de exposições, conferências e a edição de um livro de ensaios que é também catálogo das obras que figuram nas várias exposições.

Em Arraiolos, depois da inauguração da exposição no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, no dia 6 de junho, realizou-se no último domingo, dia 16 de junho, a apresentação do livro de ensaios e a conferência intitulada “Os caminhos de Salgueiro Maia”, no salão nobre dos Paços do concelho, onde investigadores de diferentes áreas proferiram comunicações sobre o tema.

Concerto de Raquel Tavares nas comemorações do feriado de Arronches

Arronches celebra amanhã, segunda-feira, 24 de junho, o seu feriado municipal, sendo que as comemorações arrancam já na noite deste domingo, com um concerto de Raquel Tavares (na imagem), no Jardim do Fosso, seguido de um pequeno apontamento de fogo de artifício.

Também na noite deste domingo, no mesmo local, será servida uma sardinhada popular, regada com vinho da região, a partir das 20 horas, estando o concerto da fadista marcado para as 22h30 e o fogo de artifício para a meia-noite. A festa prossegue pela noite fora com baile a cargo de Zé Pedro Sousa.

Já amanhã, e em dia de cerimónias mais protocolares, pelas 9 horas, o Grupo Motard de Arronches “As Fumaças” concentra-se na Praça da República, com o içar da Bandeira, nos Paços do Concelho, marcado para meia hora mais tarde. Às 9h45, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arronches irá percorrer as ruas da vila e, ao meio-dia, realiza-se a tradicional missa solene na Igreja Matriz.

A partir das 20 horas, no Jardim do Fosso, volta a haver sardinhada e vinho para a população. Às 21 horas é apresentado o espetáculo de sevilhanas “Flamecura”, seguindo-se, às 22 horas, um baile com Nuno José.

Diário do Euro 23-06-2024

Neste domingo, fazemos o rescaldo do jogo de Portugal que venceu por números que não deixam dúvidas a Turquia, por 3-0.

A partida de ontem à tarde, em Dortmund, permitiu a passagem da equipa portuguesa aos oitavos de final apesar de faltar ainda um jogo com a Geórgia que vai permitir ao treinador rodar a equipa.

Roberto Martinez falou disso mesmo ontem, temos as suas declarações. Ouvimos o jogador escolhido como o melhor em campo Bernardo Silva, Rúben Neves e João Cancelo.

Ontem, a Geórgia empatou com a República Checa a uma bola e a Bélgica venceu pela primeira vez neste Euro, a equipa da Roménia.

Confira os nosso palpites para o dia de hoje.

 O patrocínio deste podcast é de:

Novo relvado do campo nº2 do SCC permite importante poupança de água

Foi através de um financiamento de quase 54 mil euros, proveniente do Fundo Crescer 2024, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que o Sporting Clube Campomaiorense (SCC) mudou o relvado do campo nº 2 do Estádio Capitão César Correia para sintético, o que irá permitir uma importante poupança de água.

A este valor juntam-se ainda os 145 mil euros investidos pela Câmara Municipal de Campo Maior no que toca à componente “da drenagem e da rede de águas para rega”, revela o presidente Luís Rosinha, que lembra que o relvado antigo já não se encontrava nas melhores condições. “Nós fizemos praticamente tudo o que está abaixo da parte verde”, esclarece.

“O relvado que aqui existia já não apresentava as condições para os dias de hoje e, em boa hora, a Câmara Municipal se associou também ao SCC e a um fundo da FPF, para que as nossas crianças possam ter aqui condições na prática desportiva, no futebol ou em outras modalidades”, assegura o autarca.

Considerando ser importante que a autarquia esteja sempre ao lado dos clubes e do movimento associativo, dando o seu apoio, Luís Rosinha diz que, neste caso, o objetivo é que as crianças do concelho possam “ser felizes”, neste novo espaço, “durante muitos e largos anos”.

Para o presidente do clube, João Manuel Nabeiro, este novo relvado sintético era muito necessário, não só no que toca à prática do futebol, mas também com vista à poupança de água. “Os problemas do ambiente são importantes e vamos ter uma significativa poupança na água com este relvado sintético”, assegura.

“Este relvado sintético, para a prática, é aquele que todos devem ter, neste momento, tendo em conta a manutenção, servindo para todos os trabalhos que os clubes, todas as semanas, realizam”, diz ainda o dirigente.

De recordar que este segundo campo do Estádio Capitão César Correia tem agora o nome de João Manuel Nabeiro, presidente do SCC há já 36 anos.

Município de Elvas aposta em espetáculos “diferentes” nas freguesias

Ao longo dos últimos anos, o Município de Elvas tem procurado apresentar diversos espetáculos, por altura do verão, em todas as freguesias do concelho.

Sem querer levantar, para já, a “ponta do véu”, o vereador Cláudio Monteiro explica que a aposta, para este ano, é “diferente” de tudo aquilo que já se fez, sendo que o objetivo é que os espetáculos apresentados na cidade possam também chegar às aldeias.

“Nós não nos queremos focalizar apenas na cidade. Aqui o objetivo é levar às freguesias rurais uma coisa completamente diferente. Vai ser uma coisa muito diversificada, porque eu acho que é importante que tudo aquilo que apresentamos na cidade se leve também até às freguesias”, explica o vereador.

Considerando que as freguesias devem ter também os seus próprios eventos, Cláudio Monteiro adianta que a autarquia, desta vez, quer apostar em outras áreas do espetáculo, que vão para além da música.

Com isto, defende ainda o vereador, é que não só a população das freguesias possa deslocar-se à cidade, para assistir aos vários espetáculos apresentados, mas que o contrário possa acontecer também.