A semana de 3 a 7 de junho, no Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, foi dedicada à Ciência. Tecnologia e Ambiente foram algumas das temáticas abordadas com uma agenda divertida e diversa.
Nesta edição, o CEAN levou a robótica e os seus projetos de investigação até à loja Continente Bom Dia de Campo Maior, onde os alunos dinamizaram exposições, palestras e workshops para o público em geral.
No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, foi hasteada aquela que é já a 16ª Bandeira Verde do programa Eco-escolas e realizou-se uma sessão sobre neuroeducação e os caminhos para o futuro.
A semana contou também com atividades na fábrica Novadelta. A reciclagem, os resíduos, a economia circular e segurança no trabalho foram temas abordados e a mascote do CEAN, Luzinha, marcou presença, bem como todos os alunos de ATL.
Em parceria com a Adega Mayor, foram instaladas casas-abrigo para morcegos na vinha abrigadas nas azinheiras. Este é um projeto que vem sendo desenvolvido desde há vários anos com a construção e montagem de abrigos pelas zonas envolventes à adega, seguindo assim os princípios de sustentabilidade ambiental.
A 6 de junho o Centro recebeu caixas de vinho em madeira para reutilizar, nas quais serão criados“hotéis para insetos”. Já no dia 7, o CentroCiência Viva de Estremoz dinamizou dois workshops, um deles dedicado às energias renováveis e outro aos polinizadores e as flores.
A semana finalizou com um piquenique saudável à base de frutas, graças à oferta de oito quilois de mirtilos pela empresa Vilar da Monteirinha sediada em Sonim, concelho de Valpaços.
O apoio dos parceiros, diz o CEAN, “foi imprescindível para o sucesso da semana”. Associaram-se a este “Semana da Ciência” o Município de Campo Maior, a Delta Cafés, Adega Mayor, Loja Continente Bom Dia de Campo Maior, Centro Ciência Viva de Estremoz e o Agrupamento de Escolas de Campo Maior.