Depois de benzidos, sinos da Igreja de Santa Luzia já se fazem ouvir

Os três novos sinos da Igreja de Santa Luzia, em Elvas, que já se encontram instalados e a funcionar em pleno, foram benzidos ao final da tarde desta quarta-feira, 22 de maio, numa simbólica cerimónia.

O padre Ricardo Lameira, que lembra que esta igreja vivia há 25 anos sem sinos, e que estes agora passam a tocar de meia em meia hora, entre as 8 e as 22 horas, explica que os mesmos irão ouvir-se também para anunciar “as eucaristias, os funerais, os casamentos e os batizados”.

Assegurando que este é apenas o “início de um projeto”, uma vez que se pretende que mais sinos possam vir a ser instalados nesta igreja, o paróco revela que o investimento feito nestes primeiros três é de cerca de 25 mil euros.

Estes sinos, benzidos esta tarde, na presença de algumas fiéis, têm a imagem de Santa Luzia e da Cruz da Unidade.

Portalegre em festa até domingo para celebrar os 474 anos da elevação a cidade

Já teve início a edição deste ano das Festas da Cidade de Portalegre, com a inauguração a realizar-se ao final da tarde desta quarta-feira, 22 de maio, no Jardim da Corredoura, onde o evento decorre até domingo, dia 26.

A inauguração das festas, promovidas pela Câmara Municipal, ficou marcada, não só por uma arruada da “Marcha do Botequim”, como pela presença do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim. O secretário de Estado, que adianta que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, estará em Portalegre, já na próxima semana, para inaugurar “equipamentos sociais de grande relevo”, explica que a sua presença na abertura das festas é apenas “uma forma simbólica do Governo demonstrar o seu interesse no interior do país”.

Já a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, lembra que as festas, com um programa “muito vasto”, servem para celebrar o feriado municipal, que se assinala esta quinta-feira. O investimento feito pelo município no evento, sobretudo no que toca aos espetáculos musicais, é para ir ao encontro de todos os gostos e idades.

O programa musical, que volta a ser um dos principais atrativos do programa, conta hoje à noite com um concerto de Zé Amaro; amanhã, de Buba Espinho, com a participação especial do Grupo de Cante “Os Lagóias”; de Dillaz, na sexta-feira; e de Matias Damásio, no sábado.

O ponto alto das comemorações está previsto para amanhã, quinta-feira, 23 de maio, feriado municipal, sendo que já à meia-noite, haverá fogo de artifício, para assinalar os 474 anos da elevação de Portalegre a cidade.

Fans de Zé Amaro

Pela manhã, realiza-se a habitual cerimónia do hastear da bandeira, prosseguindo estas comemorações com uma sessão solene, em que serão entregues as Medalhas da Cidade a várias personalidades. Neste dia, destaque ainda para os tradicionais desfiles de carroças e das Maias.

Aniversário da Sociedade Filarmónica Calipolense celebrado com dois concertos

Os 154 anos da fundação da Sociedade Filarmónica União Calipolense serão celebrados com dois concertos em Vila Viçosa, na sexta-feira, 24 de maio, e no domingo, dia 26.

Na sexta-feira, é a Sociedade Filarmónica Calipolense quem se apresenta em concerto, pelas  19 horas, no seu Salão de Festas, na Rua Florbela Espanca, n.º 38.

Já no domingo, há concerto da Banda Sinfónica da Policia de Segurança Pública, pelas 17h30, na Igreja dos Agostinhos.

Casa Museu José Régio acolhe exposição de Sebastião Castelo Lopes

A Casa Museu José Régio, em Portalegre, vai inaugurar na sexta-feira, dia 24 de maio, a exposição de desenho e instalação “Mas ainda podemos voltar ao princípio”, de Sebastião Castelo Lopes.

A mostra reúne fragmentos que partem direta e indiretamente da obra de José Régio, que vão aparecendo por toda a casa.

O artista, de quem se diz que articula traço e palavra numa notável força poética, desafia o visitante através de um verso, um instante, as caixas como contentores, guardiões, pistas ou vestígios de um jogo de atenção que, nos contrastes entre luz e sombra, obriga a olhar e a assistir à forma como o mundo se reinicia através de palavras… as de Régio e as outras.

A exposição pode ser visitada, a partir desta sexta-feira, e até 29 de setembro.

Licenciado em Belas Artes pela Universidade de Lisboa e com Mestrado pelo Wimbledon College of Arts da University of Arts London, o artista Sebastião Castelo Lopes tem um percurso artístico e académico centrado no desenho. Com várias participações em exposições individuais e coletivas, ganhou o Prémio de Aquisição Fundação Millennium BCP na edição de 2019 da Drawing Room Lisboa. Está representado em coleções particulares e públicas, como a do Budapesti Torténeti Múzeum.

Punishers de Elvas celebram segundo aniversário no CNT no sábado

O segundo aniversário do Punishers LEMC – Guardião 3 vai ser assinalado no próximo sábado, 25 de maio, a partir das 11 horas, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, com stands de empresas e marcas parceiras, música ao vivo, comes e bebes e tatuagens.

Estão também previstas surpresas ao longo do dia, sendo que a finalidade principal do evento, que decorre até às 19 horas, será a angariação de fundos a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro. O evento contará com a presença de outras estruturas do Punishers Law Enforcement Motorcycle Clube em Portugal, motoclubes de vários pontos do país e da vizinha Extremadura, e outros convidados.

Foi há dois anos, em maio de 2022, que nasceu em Elvas a estrutura local – Guardião 3 – da organização internacional Punishers Law Enforcement Motorcycle Club (LEMC), fundada na cidade norte-americana de New Jersey, em 1999, e que congrega motards das forças de segurança e similares, com fins solidários e de convívio.

Elvas foi a terceira localidade portuguesa a receber o denominado Chapter do Punishers LEMC, depois de Lisboa e Madeira, sendo a sede Nacional no Cadaval. Atualmente existem mais duas representações, no Porto e em Guimarães.

Ao longo dos últimos 24 meses, o Guardião 3 tem vindo a promover diversas ações de solidariedade e a marcar presença em eventos motards em vários pontos de Portugal e na vizinha cidade de Badajoz. Entre as iniciativas de âmbito solidário destacam-se a doação de alimentos, roupas, carrinhos de bebé e uma cadeira de rodas, angariação de fundos para tratamentos de crianças e a pintura e outros trabalhos de requalificação em casas de famílias carenciadas.

Atualmente, o motoclube está a preparar a instalação da sua sede social – denominada  Club House – no edifício das antigas Escolas Primárias das Casas Novas, nos arredores de Elvas, por cedência da Câmara Municipal.

Feira do Livro de Campo Maior é “veículo para promoção da leitura”

Já decorre, no Largo do Barata, em Campo Maior, mais uma edição da Feira do Livro, promovida pelo município, que conta com diversas atividades literárias, até sábado, 25 de maio.

Esta iniciativa, garante a vereadora São Silveirinha, assume-se como “um veículo, extremamente importante para a promoção da leitura, até porque o hábito de ler parece que caiu em desuso e, isto é transversal a todas as faixas etárias, muito devido às redes sociais que trouxeram coisas boas e outras menos boas”, sendo esta uma forma de “mostrar que o município trabalha em prol da cultura e da educação do concelho”.

A Feira do Livro conta com uma vasta programação, que envolve a comunidade escolar, “porque a formação e gosto pela leitura começam desde muito cedo”, revela a vereadora, destacando algumas atividades ao longo da iniciativa, “que tem uma programação muito rica”, como “hora do conto, apresentações de livros, muitos deles direcionados para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e também a palestra do Mulherio das Letras, que tem como temática ‘as muitas marias na liberdade da palavra’”.

São Silveirinha apela ainda à população para que “desfrute desta iniciativa de cultura e de algum ensinamento, porque estes eventos são desenvolvidos para isso”.

Já o escritor Carlos Canhoto, que considera a Feira do Livro “uma super iniciativa”, proporciona “A Hora dos Conto” aos mais novos, com o seu livro “Zi, a Abelha Zonza”, que faz parte do Plano Nacional de Leitura, e pretende passar uma mensagem sobre “a preocupação que existe em torno das abelhas”. O escritor é também marionetista, pelo que aproveita para “brincar” com as crianças.

Carlos Canhoto diz ainda que “ler é a melhor forma de obter conhecimento, numa sociedade cada vez mais desligada dos livros”.

Conferência “E Maria de Nazaré, na raiz e na história dessa imensa vida?” em Vila Viçosa

A Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa organiza uma conferência, no dia 1 de junho, subordinada ao tema “E Maria de Nazaré, na raiz e na história dessa imensa vida?”, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

A conferência, marcada para as 16 horas, tem como convidada principal, Isabel de Bragança, Duquesa de Bragança, a par de outras figuras destacadas da Sociedade Portuguesa, com o objetivo de a partilharem a importância que Nossa Senhora tem para as suas vidas.

Todas as pessoas estão convidadas a participar nesta ação, que contará também com interlúdios musicais, sob a responsabilidade do maestro Paulo Novado, responsável pelo coro do Santuário.

Zé Amaro na primeira noite das Festas da Cidade de Portalegre

Zé Amaro é o primeiro cabeça de cartaz da edição deste ano das Festas da Cidade de Portalegre, que decorre a partir desta quarta-feira, 22 de maio, e até domingo, dia 26, entre o Jardim da Corredoura e a Avenida George Robinson.

O concerto de Zé Amaro está marcado para as 22h30, no palco da Avenida George Robinson, sendo antecedido, às 21 horas, por um espetáculo de Os Raiz. À meia-noite há espetáculo pirotécnico, que serve para celebrar os 474 anos da elevação de Portalegre a cidade. A animação prossegue noite dentro ao som da DJ Joana Perez.

A inauguração do evento está marcada para as 18 horas, com a arruada “Marcha do Botequim”, junto ao Centro de Congressos de Portalegre.

Conheça a programação completa deste primeiro dia de festa:

  • 18h00 Inauguração Oficial das Festas / Arruada “MARCHA DO BOTEQUIM”

Local: Jardim da Corredoura e Avenida George Robinson

  • 19h30 Espetáculo Musical / SLOE GIN

Local: Palco do Jardim da Corredoura

  • 21h00 Espetáculo Musical / OS RAIZ

Local: Palco da Avenida George Robinson

  • 22h30 Espetáculo Musical / ZÉ AMARO

Local: Palco da Avenida George Robinson

  • 00h00 FOGO DE ARTIFÍCIO

Comemoração dos 474 Anos de elevação de Portalegre a Cidade

  • 00h00 DJ JOANA PEREZ

Local: Palco da Avenida George Robinson

Estremoz começa a entrar “na rota dos grandes festivais de fado”

Depois de um grande espetáculo de Carminho, no passado dia 11, no Rossio Marquês de Pombal, este sábado à noite, 25 de maio, é Ricardo Ribeiro quem se apresenta ao público no III Festival do Fado de Estremoz.

Este festival, que tem sido “um sucesso”, diz o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, nasceu com a intenção de se criar um “evento de referência” dedicado ao fado, em Estremoz e no Alentejo. “Temos trazido do melhor que há no panorama nacional e também temos levado grandes fadistas a todas as freguesias”, assegura o autarca.

“Levamos a cultura às freguesias, de uma forma gratuita. Os estremocenses aderem, vêm pessoas de todo o país assistir. Tivemos no Rossio um grande concerto de Carminho, teremos ainda um grande concerto também com o Ricardo Ribeiro”, adianta José Daniel Sádio, que não tem dúvidas de que todos estes espetáculos “começam a colocar Estremoz e o Alentejo na rota dos grandes festivais de fado”, remata.

Este festival, organizado pelo Município de Estremoz e que conta com direção artística de José Gonçalez, estende-se até 1 de junho, dia em que será gravado, ao vivo, a partir do Lago do Gadanha, o programa da RTP “Em Casa d’Amália”, com as participações de José Cid, Rodrigo, Lenita Gentil, Ângelo Freire e Pedro Soares.

O espetáculo de Ricardo Ribeiro está marcado, no sábado, para as 22 horas, junto às Portas de Santa Catarina.

Montemor: 550 mil euros investidos na obra de requalificação do Estádio 1º de Maio

O Grupo União Sport (GUS), de Montemor-o-Novo, anunciou recentemente a consignação de empreitada para melhorias no Estádio 1º de Maio. Esta obra resulta de um investimento de cerca de 550 mil euros.

“As melhorias que vão ser feitas envolvem o estádio praticamente todo, no que toca a campos e algumas infraestruturas”, revela o presidente do GUS, Nuno Malagueira.

“Depois das obras terminadas, se necessário, será possível treinarem ao mesmo tempo três a quatro equipas, utilizando também o campo de futebol de salão”, adianta o responsável.

O presidente do clube explica ainda que se prevê que “as obras estejam todas prontas em finais de agosto”, dando a garantia de que “a equipa sénior, na próxima época, irá treinar e jogar no estádio 1º de Maio”.

Mulher cai da muralha junto às Portas de S. Vicente

Na tarde desta terça-feira, 21 de maio, uma mulher caiu, em circunstâncias ainda por apurar, da muralha, junto às Portas de S. Vicente, em Elvas.

A mulher caiu em cima de uma viatura ligeira que estava estacionada junto à muralha e foi depois transportada para o Hospital de Santa Luzia pelos Bombeiros de Elvas, que foram chamados ao local, tal como a PSP de Elvas.

Obra no Cineteatro Florbela Espanca está “em franco desenvolvimento”

A obra de recuperação do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, está “em franco desenvolvimento”, apesar de não haver ainda um prazo definido para a sua conclusão.

O vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, garante que “este equipamento faz muita falta” e acredita que “quando a obra estiver concluída dará uma nova dinâmica à vila, a nível cultural, propiciando a realização de outros eventos culturais”.

De recordar que o Cineteatro Florbela Espanca se encontrava já em obra, quando a 31 de julho do ano passado, um incêndio consumiu parte da sua estrutura. Esta empreitada resulta de um investimento de dois milhões e 900 mil euros.

3ª edição do Prémio Literário Hugo Santos já tem candidaturas abertas

Já estão abertas, até dia 30 de junho, as candidaturas à terceira edição do Prémio Literário Hugo Santos, promovida pelo município de Campo Maior, que pretende incentivar a criação literária, valorizar a língua portuguesa e, ao mesmo tempo, homenagem ao escritor.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha revela que a edição deste ano “é dedicada à poesia e o vencedor receberá um valor monetário de 1500 euros e ainda a edição da obra com 150 exemplares, a cargo do município”.

“No início de setembro o júri dará a conhecer a obra vencedora desta edição e a 1 de outubro, dia em que o patrono do prémio celebrava o seu aniversário, será feita a entrega do prémio”, acrescenta.

“Este é um dos poucos prémios literários no Alentejo”, recorda a vereadora, apelando a todos aqueles que gostam de escrever poesia, para que se candidatem”.

O regulamento deste Prémio Literário pode ser conhecido AQUI.

São Vicente une esforços para organizar Dia Solidário em prol do pequeno Manel

Em São Vicente, o dia 1 de junho será de solidariedade em prol de Manel Maria Cardoso, um menino de apenas quatro anos, que luta contra uma doença oncológica.

Com a organização de uma tourada à vara larga, de uma caminhada e de um passeio de bicicleta, um grupo de amigos da mãe de Manel, que é natural desta freguesia do concelho de Elvas, quis contribuir, desta forma, para esta causa.

Uma das responsáveis pela iniciativa, Joana Cobra, que revela que os pais de Manel, neste momento, se veem impedidos de trabalhar para acompanhar o filho ao IPO e estarem com ele a “cem por cento”, revela que rapidamente outros amigos se quiseram juntar a ela e à sua mãe, dando também o seu contributo para este evento solidário.

“A nossa ideia foi fazer uma tourada à vara larga, porque na nossa aldeia é o que mais chama o pessoal. Entretanto, mais amigos quiseram juntar-se a esta iniciativa, para fazer uma caminhada e um passeio de bicicleta. Também Santa Eulália se quis associar para realizar um passeio de motos antigas”, adianta Joana Cobra.

Garantindo que só querem “dar uma ajuda”, Joana lembra que, muito recentemente, também em Évora, decorreu um evento, com o mesmo fim, que “chamou centenas de pessoas”. “Estamos cá para ajudar naquilo que for preciso, pelo Manel. As verbas angariadas vão na totalidade para o Manel”, assegura.

Entretanto, estão já a ser vendidas rifas, para que um cabaz de alimentos, com produtos oferecidos pelos estabelecimentos de São Vicente, possa ser sorteado no dia 1. Quanto à tourada, adianta Joana, terá início às 16h30, na Praça de Touros de São Vicente, com gado cedido pela ganadaria Irmãos Serpa. A entrada tem um custo de três euros.

A responsabilidade pela organização da caminhada e do passeio de bicicleta é da Associação Vicentina. Manuel Anastácio, presidente da direção da associação, assegura que tudo resulta de “uma questão de solidariedade de um grupo de amigos”. “Juntámo-nos para, de alguma forma, ajudar a colmatar os problemas que advêm da situação para esta família, visto que a vida daquela casa mudou”, explica Manuel Anastácio, que garante que, neste dia solidário, “cada um apoia naquilo que pode fazer”.

O passeio de ciclismo, de 80 quilómetros, parte pelas 9 horas, na Rua de Elvas, enquanto a caminhada, com um percurso de seis quilómetros, começa meia hora mais tarde, no mesmo local. A intenção da organização é que se consiga “reunir o máximo de pessoas possível, para que o resultado seja agradável e se possa atingir o objetivo”.

As inscrições para estas duas iniciativas desportivas, com um custo de cinco euros cada, podem ser feitas na Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, através do email avcd@sapo.pt ou de um dos seguintes contactos: 965 195 814 e 967 954 143.

Para além da Associação Vicentina e da Ganadaria Irmãos Serpa, este evento solidário conta também com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa e de outras entidades, a quem a organização agradece a colaboração.

Euromilhões com jackpot de 38 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 38 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 21 de maio, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 461 mil euros, saiu a um apostador no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, no valor de 21 mil euros, num total de cinco contemplados.

Já o quarto prémio, de 1.017 euros, saiu a 33 apostadores, três deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 11 – 13 – 14 – 34 – 48 e pelas estrelas 07 e 09.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.