Portalegre em festa até domingo para celebrar os 474 anos da elevação a cidade

Já teve início a edição deste ano das Festas da Cidade de Portalegre, com a inauguração a realizar-se ao final da tarde desta quarta-feira, 22 de maio, no Jardim da Corredoura, onde o evento decorre até domingo, dia 26.

A inauguração das festas, promovidas pela Câmara Municipal, ficou marcada, não só por uma arruada da “Marcha do Botequim”, como pela presença do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim. O secretário de Estado, que adianta que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, estará em Portalegre, já na próxima semana, para inaugurar “equipamentos sociais de grande relevo”, explica que a sua presença na abertura das festas é apenas “uma forma simbólica do Governo demonstrar o seu interesse no interior do país”.

Já a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, lembra que as festas, com um programa “muito vasto”, servem para celebrar o feriado municipal, que se assinala esta quinta-feira. O investimento feito pelo município no evento, sobretudo no que toca aos espetáculos musicais, é para ir ao encontro de todos os gostos e idades.

O programa musical, que volta a ser um dos principais atrativos do programa, conta hoje à noite com um concerto de Zé Amaro; amanhã, de Buba Espinho, com a participação especial do Grupo de Cante “Os Lagóias”; de Dillaz, na sexta-feira; e de Matias Damásio, no sábado.

O ponto alto das comemorações está previsto para amanhã, quinta-feira, 23 de maio, feriado municipal, sendo que já à meia-noite, haverá fogo de artifício, para assinalar os 474 anos da elevação de Portalegre a cidade.

Fans de Zé Amaro

Pela manhã, realiza-se a habitual cerimónia do hastear da bandeira, prosseguindo estas comemorações com uma sessão solene, em que serão entregues as Medalhas da Cidade a várias personalidades. Neste dia, destaque ainda para os tradicionais desfiles de carroças e das Maias.