O 1° Encontro Científico do Núcleo de Emergência do Hospital de Santa Luzia de Elvas decorre ao longo deste sábado, 18 de maio, no auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT).
São cerca de 170 os profissionais de saúde que participam na reunião, que tem como tema central “A Pessoa em Situação Crítica: Segurança nos Cuidados”.
“Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica”, “O Pilar da Comunicação na Segurança dos Cuidados à Pessoa em Situação Crítica e à Sua Família”, e “Preparação para a Catástrofe” são as matérias em destaque nos painéis e comunicações do Encontro.
A Câmara Municipal de Elvas esteve representada na sessão de abertura pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, que saudou o Núcleo de Urgência do Hospital de Santa Luzia pela iniciativa e os participantes neste 1º Encontro Científico. O autarca criticou aquele considera ser “o claro desinvestimento” da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo no Hospital de Santa Luzia.
Ainda durante a sua intervenção, Hermenegildo Rodrigues referiu que “os profissionais de saúde do Hospital de Santa Luzia de Elvas merecem ser respeitados”, reiterando o apoio do Município naquilo que estiver ao alcance para assegurar a manutenção de valências e serviços, assim como a melhoria do seu funcionamento.
A sessão de abertura contou ainda com as intervenções do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), Joaquim Araújo; da presidente do Núcleo de Urgência do Hospital de Santa Luzia, Catarina Aranha; Hugo Capote, em representação da Ordem dos Médicos; e Ana Fonseca, representando a Ordem dos Enfermeiros.