“O Elvas” e Arronches e Benfica juntos no Campeonato de Portugal

O distrito de Portalegre vai ter dois representantes na Série C do Campeonato de Portugal, já que o Sport Arronches e Benfica irá ocupar a posição do FC Mosteirense, vencedor do distrital deste ano, juntando-se assim ao “O Elvas”, que garantiu a manutenção na última época.

O Arronches e Benfica confirmou à Associação de Portalegre a sua intenção de disputar o Nacional e agora, até ao dia 7 de junho, a inscrição será, tudo indica, confirmada também na Federação Portuguesa de Futebol.

Devido à distribuição geográfica quer dos clubes campeões distritais, quer das despromoções, mas sobretudo da rotação das equipas insulares, “O Elvas” e agora o Arronches e Benfica deverão ser colocados na Série C do Campeonato de Portugal.

Há bastantes anos que o distrito não tinha dois representantes a nível nacional e em 2024/25 irá permitir aquela que será a deslocação mais pequena para ambos os emblemas.

Formação sobre rede de percursos pedestres do Alentejo em Arronches  

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em associação com a Escolha de Hotelaria e Turismo de Portalegre, irá promover, no âmbito do programa de “Formação + Próxima”, uma ação de formação destinada à melhoria de competências dos guias dos percursos Transalentejo. A rede de percursos pedestres Transalentejo é uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo, a qual tem vindo a ser dinamizada pela SAL.

Os públicos desta ação são, para além dos técnicos dos municípios, de turismo, património e desporto, também os profissionais do turismo local, incluindo das áreas do alojamento e animação.

Neste contexto, a ERT convida todos os interessados a participar numa ação de formação a ter lugar, entre 21 e 23 de maio, no Convento Nossa Senhora da Luz, em Arronches.

Depois desta formação, lecionada por José Pedro Silva Girão Calheiros, em formato presencial, os participantes serão certificados pelo Turismo de Portugal.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição na plataforma Academia Digital.

Museu Militar é palco de Concurso Nacional de Saltos este fim de semana

A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) organiza um Concurso de Saltos Nacional C, este fim de semana, dias 18 e 19 de maio, no Complexo de Animação e Formação Equestre do Museu Militar de Elvas, a partir das 9 horas.

A prova, segundo revela a diretora desta escola do Politécnico de Portalegre, Rute Santos, servirá de homenagem póstuma a João Picão Fernandes, que era um “criador de cavalos e um apaixonado pelos cavalos e pelo hipismo de Elvas, que faleceu durante a pandemia”. “Pareceu-nos oportuno aproveitar esta oportunidade para o homenagear, também na presença dos familiares”, adianta a professora.

A par de um concurso oficial, decorrem também várias provas de escolas e opens, dedicados a cavaleiros não federados.

Esperando que muitos cavaleiros possam participar nesta prova, a diretora da ESBE revela que também alguns alunos de Equinicultura vão estar presentes. “Mas esperamos poder contar com a participação de vários outros cavaleiros, de Espanha, de outras zonas do país, que conheciam o senhor João Picão Fernandes e que por ele tinham também estima”, diz Rute Santos.

A diretora lembra ainda que este evento decorre num fim de semana em que os finalistas da ESBE realizam a sua bênção das pastas e em que, no coliseu da cidade, decorre o Festival da Juventude e Académico. Ao mesmo tempo, a escola procura promover, com este concurso de saltos, a sua oferta formativa nesta área do hipismo. “Espero que este seja um fim de semana cheio de atividade e de motivos de interesse para quem nos queira visitar”, remata.

O prize money deste concurso de saltos é de dois mil euros.

Elvas: Escola de Biociências recebe sessão pública do IPDJ na segunda-feira

No âmbito da edição de 2024 da Medida Mérito, designadamente dos Prémios Clube Top’24 de Boas Práticas na Gestão de Clubes, a Direção Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) irá realizar uma sessão pública regional, na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, pelas 17h45, na Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Serão apresentadas as candidaturas finalistas ao referido programa do IPDJ e a sessão englobará ainda uma mesa redonda sobre Dirigismo Desportivo no Alentejo.

A sessão é aberta a toda a comunidade desportiva, associativa e clubes.

O programa completo da sessão:

17h45 Receção aos participantes
18h00 Sessão de Abertura

Instituto Politécnico de Portalegre

Escola Superior de Biociências de Elvas

Câmara Municipal de Elvas

18h15 Apresentação do Programa Clube TOP
18h30 Apresentação das Candidaturas a concurso

 

19h20 – Mesa Redonda: “Dirigismo Desportivo no Alentejo”

Moderação: Rita Felício – IPDJ

Daniel Pina – Presidente da Associação de Futebol de Portalegre

Débora Baptista – Associação de Natação do Interior Centro

 

– Reunião de conciliação da classificação de candidaturas pelo Júri Regional

– Apresentação dos resultados e entrega de prémios

20h00 Agradecimentos e Encerramento

Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Diretor Regional do Alentejo – Dr. Miguel Rasquinho

20h05 Coffee Break

 

Elvas vai receber as primeiras jornadas parlamentares do Livre

Paulo Muacho

Elvas vai receber as primeiras jornadas parlamentares do Livre. A informação foi avançada pelo deputado campomaiorense Paulo Muacho, eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal, no fim de semana passado, no decorrer do 14ª Congresso do Livre, na Costa da Caparica.

A escolha de Elvas para a realização destas jornadas, ainda sem data marcada, prende-se com o facto deste ter sido o município “que teve a maior votação da extrema-direita” nas legislativas de 10 de março. De recordar que, em Elvas, um concelho tradicionalmente socialista, o Chega foi o partido mais votado, com 36,5%.

No seu discurso, o advogado campomaiorense garantiu ainda que o Livre quer “ser a voz” de regiões “esquecidas”, como o Alentejo e o Algarve. O objetivo é “reverter” o crescimento do partido de André Ventura.

Festival do Fado de Estremoz com atuação de José Geadas em Evoramonte

O III Festival de Fado de Estremoz percorre todas as freguesias do concelho e, esta sexta-feira, 17 de maio, Evoramonte recebe o fadista José Geadas, pelas 21 horas.

A entrada é livre e o serviço de bar, com comidas e bebidas, está a cargo da Associação cultural, desportiva e recreativa de Évoramonte.

O Município de Estremoz organiza a terceira edição do Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, mais uma vez, com a imprescindível direção artística do estremocense José Gonçalez.

5ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau em Arronches até 26 de maio

A quinta edição da Quinzena Gastronómica do Bacalhau, promovida pela Câmara Municipal de Arronches, começou esta sexta-feira e vai prolongar-se até ao próximo dia 26 de maio.

O fiel amigo do português, cozinhado de mil e uma maneiras, vai estar nas mesas dos sete restaurantes aderentes. Arronches promove a gastronomia e hotelaria do concelho, onde não faltam os bons restaurantes, como refere à Rádio Elvas o vice-presidente da Câmara de Arronches, Paulo Furtado.

Desta vez visitámos o restaurante O Fosso, no Jardim do Fosso, em Arronches, onde Luís Aranha, um autodidata com quase 18 anos neste local, promete nove pratos com bacalhau durante esta quinzena.

Nesta sexta-feira, Luís Aranha estava a cozinhar uma feijoada de samos. Não sabe o que é? Pois veja o vídeo e fique a saber tudo. Luís Aranha tinha ainda hoje Pataniscas de Bacalhau e Folhado de Bacalhau Adormecido.

Exposição do Museu Militar de Elvas na Praça da República este sábado

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, o Museu Militar de Elvas vai realizar este sábado uma atividade, designada “Levar o Museu ao Centro da Cidade”.

Com uma exposição na Praça da República, de algumas peças e equipamentos, através da iniciativa pretende-se “proporcionar aos elvenses em particular e aos turistas em geral, um contacto próximo com o acervo do Museu Militar de Elvas”.

Esta exposição vai poder ser visitada, este sábado, 18 de maio, entre as 10 e as 17 horas.

De recordar que o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Para 2024, o ICOM propõe como tema de celebração “Museus para a Educação e a Investigação”.

Debate sobre segurança dos cuidados na Urgência este sábado em Elvas

O Núcleo de Urgência do Hospital de Santa Luzia organiza este sábado, 18 de maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, o seu primeiro Encontro Científico, subordinado ao tema “A Pessoa em Situação Crítica: Segurança nos Cuidados”.

Este encontro, segundo explica a presidente do núcleo, a enfermeira Maria Catarina Aranha, surge como o primeiro evento promovido por este grupo de enfermeiros e médicos, e no qual participam vários peritos da área, que irão partilhar os seus conhecimentos e experiências.

“O que nos move é a segurança dos cuidados que prestamos, pelo que teremos momentos de discussão, com duas mesas durante a manhã. Depois de almoço, vamos ter apresentação de posters de uma comunidade científica de várias partes do país e, posteriormente, temos uma conferência sobre catástrofes, que é uma coisa que nos preocupa, porque estamos numa zona transfronteiriça, com a interioridade que nos caracteriza”, revela a responsável.

Entre os palestrantes estarão profissionais de várias zonas do país, num encontro que, explica ainda Maria Catarina Aranha, “não é uma jornada do Serviço de Urgência” do Hospital de Elvas.

O programa completo deste 1.º Encontro Científico do Núcleo de Urgência do Hospital de Santa Luzia:

Greve da Função Pública não afetou escolas de Elvas

A greve da Função Pública, convocada pela Frente Comum, não afetou esta sexta-feira, 17 de maio, as escolas de Elvas.

No Agrupamento nº 3, segundo avança à Rádio ELVAS a diretora Fátima Pinto, houve “zero adesões” a este greve.

Um docente e quatro assistentes operacionais fizeram greve no Agrupamento nº1 de Elvas, o que, de acordo com a diretora Paula Rondão, “não comprometeu” o normal funcionamento das aulas.

Já no Agrupamento nº2, segundo a diretora Brígida Gonçalves, foram apenas dois os funcionários que aderiram a esta greve, o que não causou qualquer transtorno à habitual atividade letiva.

De recordar que a greve desta sexta-feira na Administração Pública é a primeira desde que o Governo de Luís Montenegro tomou posse.

Recriação histórica este sábado no Mercado Tradicional de Estremoz

Este sábado, 18 de maio, o Mercado Tradicional de Estremoz vai viajar no tempo, até à Idade Média, através de uma recriação histórica medieval.

Esta iniciativa irá decorrer ao longo de toda a manhã, no espaço onde habitualmente decorre o mercado tradicional e a feira de velharias e antiguidades de Estremoz, com o objetivo de assinalar a data em que habitualmente se realiza o Festival da Rainha.

Ao longo da manhã e até às 14 horas, irão decorrer várias iniciativas de animação do espaço, entre elas música, dança, malabares e o já habitual desfile que percorrerá as ruas da cidade, desde a Escola Secundária até ao Rossio.

Devido à necessidade de realização de obras de recuperação do muro de suporte do miradouro do Largo Dom Dinis e à iniciativa em curso para concessão da Casa das Fardas, no âmbito do Programa Revive, não será possível realizar este ano o Festival da Rainha, razão pela qual o Município de Estremoz e a Escola Secundária da Rainha Santa Isabel decidiram realizar este Mercado Medieval associado a um dos ex-líbris da cidade de Estremoz: o mercado de sábado.

Conheça a programação do evento:

Premiadas melhores curtas-metragens dos alunos da Secundária de Elvas

A Escola Secundária D. Sancho II, em parceria com a associação juvenil Arkus, promoveu mais um Concurso de Curtas-Metragens, sendo que os prémios foram entregues aos vencedores na manhã de ontem, 16 de maio.

Neste concurso, destinado a todos os alunos da secundária elvense, as curtas apresentadas foram produzidas em português, inglês e espanhol.

O júri, que teve em atenção vários critérios, entre os quais a criatividade, a originalidade e a importância do tema, foi constituído por André Marques, diretor dos “Prémios Curtas” e crítico de cinema em Portugal; Guilherme Nazaré, ex-aluno da Escola Secundária de Elvas e estudante de Cinema na Universidade da Beira Interior; Rosa Bandarra, produtora de cinema e televisão; Luís Eduardo Graça, diretor artístico e programador do Cineclube RONCA e produtor de cinema; e Lídia Moura, professora do curso de Multimédia/Audiovisuais da Escola Secundária de Elvas.

De entre as nove curtas finalistas foram entregues prémios, em diferentes categorias: melhor curta-metragem (foram premiadas as três melhores), melhor ator, melhor atriz, melhor edição e montagem, melhor som, melhor guarda-roupa, melhor guião e, ainda, um prémio para os valores da cidadania.

A organização agradece “aos parceiros deste projeto que apoiaram o mesmo facultando os prémios para os vencedores”. Associaram-se a este concurso A RONCA, a Câmara Municipal de Elvas, “O Elvas”, a Quinta dos Nabais, “Sê Livre By Sara”, Restaurante Sal e Brasa e a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

Lista de vencedores:

1º lugar – Curta “It’s Just Another Night”;

2º lugar – Curta “Youtubers”;

3º lugar – Curta “Teenager’s Problems”;

Melhor ator – Francisco Gilsa em “Discrimination”;

Melhor atriz – Carlota Sousa em “Renacimiento Verde”;

Melhor edição e montagem – Curta “It’s Just Another Night”;

Melhor guião – Curta “Youtubers”;

Melhor banda sonora – Curta “It’s Just Another Night”;

Melhor guarda-roupa – Curta “Teenager’s Problems”;

Prémio para os valores de cidadania – Curta “Teenager’s Problems”.

Deejay Telio esta sexta-feira no Festival da Juventude de Elvas

Depois da atuação de ontem, 16 de maio, de Miguel Azevendo, na abertura do evento, o Festival da Juventude e Académico de Elvas prossegue na noite desta sexta-feira, dia 17, no coliseu da cidade, com destaque para um concerto de Deejay Telio.

Também hoje atuam Bunny Wonders, Dj Zanova e Dj Cuba & Quintas Percussion. Já amanhã, sábado, dia 18, no último dia do evento, sobem ao palco BUDAFE, Bárbara Bandeira, Danni Gato e John Bandeiras.

Os bilhetes para este segundo dia do Festival da Juventude e Académico de Elvas têm um preço de oito euros, e para amanhã de dez euros, sendo que a pulseira tem um custo de 14 euros.

As pulseiras e bilhetes diários encontram-se à venda no Posto de Turismo da Praça da República, ticketline.pt e em quatro papelarias da cidade: Cidade Nova, Nova Elvense, Coffee Time Aqueduto e na papelaria do Intermarché.

Já são conhecidos os vencedores do XXVI Concurso de Poesia Escolar de Elvas

O XXVI Concurso de Poesia da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, teve lugar ontem, 16 de maio, com o objetivo de “fomentar o gosto pela poesia e incentivar a criatividade”.

Neste concurso, promovido pela escola, em parceria com a associação juvenil Arkus, participaram várias faixas etárias, com prémios para 1º Ciclo, 2º e 3º Ciclo, Ensino Secundário e Seniores. A concurso estiveram “250 poesias que chegaram de várias partes do País e de Espanha”.

Durante a sessão de entrega de prémios houve espaço para alguns momentos musicais, com Inês Hayes e Rodrigo Vieira.

Os vencedores na categoria de 1º Ciclo foram Henrique Malha (1º prémio), com o poema “O ciclista das rampas”; Leonor Piçarra (2º prémio), com “Como os pássaros”; e Matilde Coelho (3º prémio), com “Gatinhos”.

Na categoria de 2º e 3º Ciclos saíram vencedoras Inês Carixas Pinto (1º prémio), com o poema “Um erro feliz”; Maria Madalena Branco (2º prémio), com “Meu doce rapaz”; e Sara Candeias (3º prémio), com “Caminhos diferentes”.

No ensino secundário, os vencedores foram Maria Inês Carapuça (1º prémio), com o poema “Em busca de paz”; Francisco Gambinhas (2º prémio), com “Presença abstrata”; e Afonso Ferreira Pires (3º prémio), com “Quem é o Poeta?”.

No que toca aos seniores, os vencedores foram António Teixeira (1º prémio), com o poema “O Distrito”; Paulo Ferreira Galego (2º prémio), com “Fortimel ou Moscatel”; e António Brinquete (3º prémio), com “A força das palavras”.

DECO explica como consultar dívidas fiscais

A informação sobre se tem ou não dívidas fiscais pode ser obtida na internet, através do Portal das Finanças, sem necessidade de se deslocar a um Balcão de Atendimento.

A Autoridade Tributária e Aduaneira disponibiliza a informação relativa a todas as dívidas em execução fiscal, bastando para isso aceder ao Portal, clicar em serviços tributários, cidadãos e consultar a opção execuções fiscais/dívidas fiscais.

No caso de existir algum tipo de dívida, esta poderá ser regularizada mediante o seu pagamento.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica desta semana, da DECO, com a jurista na Delegação Alentejo, Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão, ou no podcast abaixo:

Miguel Azevedo leva juventude ao rubro no Coliseu de Elvas

O “Furacão do Alentejo”, Miguel Azevedo, foi o principal responsável por animar ontem, 16 de maio, a primeira de três noites do Festival da Juventude e Académico de Elvas, no coliseu da cidade.

Antes do espetáculo do artista de Mora, que dá voz a sucessos como “Rainha do TikTok” e “Fazer Contigo”, coube à Alentuna, ao Grupo de Serenatas de Portalegre e às Tuninfas, subirem ao palco.

A noite encerrou ao som dos Djs Diazz e Brat.

Imagens: Município de Elvas

Praça da República de Alandroal dá lugar a Feira da Saúde

A Praça da República de Alandroal é, até amanhã, sábado, 17 de maio, um espaço dedicado à saúde, com a realização de rastreios gratuitos, jogos para crianças, ginástica para seniores e muitas outras atividades.

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, com a colaboração de diversas entidades do concelho, esta feira da saúde, segundo explica o presidente João Grilo, é um evento “muito virado” para a comunidade escolar e a população mais velha.

“É o retomar de uma tradição nossa, de ter um evento dedicado à saúde e aos cuidados de saúde”, adianta o autarca, assegurando que a “ideia é falar sobre assuntos que são importantes para todos, de uma forma dinâmica, descontraída e animada e envolver as entidades locais: Agrupamento de Escolas, Centro de Saúde, Bombeiros”.

“Espero que seja uma atividade que reocupe o seu espaço, que entre novamente no nosso calendário, para ser anual, e que vá ganhando sempre uma dinâmica interessante localmente”, acrescenta o presidente.

Com a participação das farmácias do concelho e de outras entidades ligadas à saúde, com esta feira, procura-se também promover os habituais rastreios e diagnósticos, para que a população possa “manter uma atividade saudável”.

Esta sexta-feira, no primeiro dia do evento, decorrem ainda diversas atividades, como a sessão “Isso é Psicológico”, com João Paulo Sousa, com início às 15 horas.

Amanhã, entre 9 e as 11 horas, haverá, para além de rastreios, uma caminhada, uma aula de ginástica com utentes de lares, uma sessão de leitura assistida por cães, aula de fitness e uma sessão de meditação.

Quinzena do Bacalhau em sete restaurantes de Arronches até dia 26

São sete os restaurantes de Arronches aderentes à quinta edição da Quinzena Gastronómica do Bacalhau, promovida pela Câmara Municipal, que até ao próximo dia 26 vão estar a dar destaque a esta iguaria tão típica da gastronomia portuguesa nas suas ementas.

Com pratos “diferentes” e “inovadores”, os restaurantes do concelho, diz o presidente da Câmara, João Crespo, são “excelentes embaixadores da gastronomia alentejana”, pelo que só se pode esperar “muita qualidade”. “Esperamos que os restaurantes façam as delícias de quem nos visitar por esta altura”, diz ainda, lembrando que os estabelecimentos procuram sempre, nesta ocasião, “apresentar grandes novidades”.

Numa iniciativa “muito virada” para o outro lado da fronteira, ou não gostassem muito os vizinhos espanhóis da gastronomia portuguesa, em particular do bacalhau, João Crespo espera que também “nuestros hermanos” possam acorrer, com afluência, aos restaurantes do concelho.

Estas quinzenas gastronómicas, assegura ainda o autarca, são sempre um atrativo, para que os visitantes possam conhecer toda a oferta cultural e o património de Arronches, desde os museus ao Convento de Nossa Senhora da Luz, que, lembra o presidente, “tem sempre disponível exposições temporárias, que fazem também as delícias de quem o visita”.

Bacalhau à Brás, Pataniscas, Bacalhau Dourado, Wellington de Bacalhau e Bacalhau com Natas são apenas algumas das propostas dos restaurantes do concelho de Arronches nesta Quinzena Gastronómica, que tem início esta sexta-feira, dia 17 de maio, e se estende até dia 26 (domingo).

Restauro de objetos arqueológicos em workshop para crianças no MAEE

Realiza-se amanhã, sábado, 18 de maio, o segundo de quatro workshops, sobre as mais diversas temáticas, a ter lugar no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires, até julho, numa organização da Câmara Municipal.

Esta segunda sessão, que é dedicada a crianças dos seis aos 12 anos, tem como tema o restauro de objetos arqueológicos, uma temática que, de acordo com a vereadora Vitória Branco, “é muito interessante”, pelo que se espera que a iniciativa, no seu todo, tenha “um grande impacto na população”.

Com este ciclo de workshops, garante Vitória Branco, o objetivo é que se possa “aprender e trocar experiências”, em torno de temas do “interesse de todos”. Para além do workshop em si, a intenção da autarquia é levar as pessoas, neste caso, até ao MAEE. “Queremos abrir-lhes o apetite e a curiosidade para visitarem o museu, para saberem mais sobre as nossas raízes e sobre aquilo que Elvas foi”, assegura.

O workshop deste sábado, com o conservador e restaurador António Manuel Pereira, decorre entre as 10 e 13 horas. Os interessados em participar neste ciclo de workshops devem fazer a sua inscrição através contactos do MAEE (pelo telefone 268 624 601 ou email mae@cm-elvas.pt).

Conheça a restante programação deste ciclo de workshops:

FITA: Lendias D’ Encantar leva “Bodas de Silêncio” este sábado a Campo Maior

Campo Maior acolhe, amanhã à noite, dia 18 de maio, o último de três espetáculos, no âmbito do Festival Internacional de Teatro do Alentejo.

“Bodas de Silêncio” é o nome da peça de teatro apresentada pela Companhia Lendias D’ Encantar. António Revez, diretor artístico do festival revela que este espetáculo aborda os 50 anos do 25 de abril, através de duas netas que descobrem os enredos da família, nomeadamente da avó, que era progressista e tinha uma relação com um elemento da PIDE, através da qual conseguia sutentar a sua família”.

“Bodas de Silêncio” sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior amanhã, pelas 21.30 horas. A entrada é gratuita.

Finalistas da ESBE benzem pastas e queimam fitas este sábado

Os finalistas da Escola Superior de Biocências de Elvas (ESBE) celebram este sábado, 18 de maio, junto de familiares e amigos, o terminar de mais um ciclo nos seus estudos, com a tradicional queima das fitas e bênção das pastas.

Depois da entrega das pastas, durante a manhã, revela a diretora desta escola do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Rute Santos, realiza-se a bênção, na igreja da Sé, ainda antes da queima das fitas, marcada para as 15 horas.

“O nosso objetivo é que os alunos que nos escolhem concluam a sua formação e depois possam prosseguir a sua vida. Para eles, é sempre uma data memorável e para nós sempre de assinalar”, diz Rute Santos, que dá conta que o presidente do IPP, Luís Loures, estará presente, para “lhes dar aquelas palavras incentivadoras, no final deste percurso”. “É sempre um dia bonito, em que eles comungam com as famílias e os amigos”, acrescenta.

Rute Santos diz ainda que a escola se “orgulha” sempre que estes alunos decidam prosseguir os seus estudos na ESBE, dado que muitos acabam por ficar em Elvas a tirar uma Licenciatura, no caso dos alunos que terminam um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), ou um Mestrado, no caso daqueles que concluem uma Licenciatura.

Lembrando que nem todos participam nesta cerimónia de amanhã, a diretora revela que, este ano, serão mais de cem os alunos que terminam os seus cursos na antiga Escola Agrária de Elvas: cerca de 40 dos CTeSP e outros 80 das Licenciaturas.

GNR deteta duas ligações ilegais de distribuição de energia e água em Campo Maior

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, detetou ontem, 16 de maio, duas ligações ilegais de distribuição de energia e água, no concelho de Campo Maior.

“Na sequência da ação, os militares da Guarda, em colaboração com as empresas E-REDES e AQUAMAIOR, detetaram duas ligações ilegais, respetivamente, na rede pública de distribuição de energia e na rede de distribuição de águas sanitárias”, revela a GNR.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A Guarda Nacional Republicana relembra que “o furto de energia elétrica e de água, pode configurar o crime de furto qualificado, perturbando os serviços de fornecimento ao público de energia e de água”.