Clube do Diabético de Elvas vai a eleições no próximo dia 25

O Clube do Diabético de Elvas elege os seus novos corpos sociais, para o triénio 2024/2026, no próximo dia 25 de maio, em reunião ordinária da Assembleia Geral.

Da ordem de trabalhos desta reunião constam ainda a leitura e aprovação da ata da reunião anterior; apresentação, discussão e votação das contas de gerência de 2023; e apresentação, discussão e votação do plano de atividades e orçamento para o ano 2024. Serão também discutidos outros assuntos de interesse para o clube.

A reunião tem início marcado, na sede da coletividade, às 16h30. Caso não esteja presente um número legal de sócios para a Assembleia se poder realizar, terá início uma hora mais tarde, com qualquer número de associados presentes.

Festas dos Capuchos com inscrições abertas para stands e expositores

Foto arquivo

As tradicionais Festas dos Capuchos realizam-se de 13 a 16 de setembro, em Vila Viçosa.

Neste momento, já estão abertas as inscrições para stands na Praça da República, espaços no recinto da Festa e publicidade. O presidente da Câmara, Inácio Esperança, garante que “são já muitos os inscritos, pelo que não possível dar resposta a todos”, adiantando que “são privilegiadas as pessoas e instituições do concelho”.

Quanto ao cartaz, da edição deste ano, das Festas, o autarca afirma que “já está fechado”, mas será divulgado “atempadamente”.

Festas dos Capuchos que já têm abertas inscrições para expositores e stands, que podem ser feitas no Balcão único do Município de Vila Viçosa ou através de email. Pode consultar mais informações AQUI.

Inscrições para Festival da Idade de Ouro terminam na quarta-feira

Ao longo do mês de junho, a Câmara Municipal de Elvas volta a promover o tradicional Festival da Idade de Ouro, sendo que as inscrições se encontram abertas até à próxima quarta-feira, dia 15 de maio.

Ainda que mais cedo que em anos anterior, o festival, à semelhança do que aconteceu nas suas últimas edições, irá realizar-se em todas as freguesias do concelho, com a oferta de um almoço.

Assegurando que, para a Câmara Municipal, investir “12, 13 ou 14 mil euros” num evento para os mais velhos “é pouco”, este, recorda o presidente Rondão Almeida, é um festival que já acontece “há mais de 20 anos”. “Vai ser feito de aldeia em aldeia, para permitir que a terceira idade de cada uma das aldeias se possa juntar toda, na sua aldeia. Essa é a nossa preocupação: é dar alguma coisa, um simples rebuçado, a quem nos deu tanto ao longo da sua vida de trabalho”, diz ainda o autarca.

A participação é gratuita a todos os que tenham mais de 50 anos e, para tal, basta realizar a inscrição no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas ou numa das Juntas de Freguesia do concelho.

Hernâni Dias encerra comemorações do Dia da Europa promovidas pela CCDRA

Hernâni Dias, secretário de Estado das Autarquias Locais e Ordenamento do Território, encerrou as comemorações do Dia da Europa, organizadas pela CCDR Alentejo e que tiveram como ponto alto uma conferência subordinada ao tema “Democracia, Integração Europeia e Política de Coesão”, e o lançamento do manual da Escola da Coesão ‘Criatividade e Coesão Territorial’ da autoria de António Covas.

A abertura da comemoração do Dia da Europa esteve a cargo do vice-presidente da CCDRA, Anibal Reis Costa, a que se seguiu uma intervenção do Eurodeputado Carlos Zorrinho.

Seguiu-se uma mesa-redonda que evocou simultaneamente os 50 anos do 25 de abril, o Dia da Europa e as perspetivas para o futuro. Foram intervenientes nesta mesa-redonda, o vogal executivo do Alentejo 2030, Filipe Palma, bem como a vice-presidente da CCDR Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

Da parte da tarde, António Covas fez a apresentação do Manual da Escola da Coesão: Criatividade e Coesão Territorial, que resulta de uma iniciativa inovadora da CCDR Alentejo, e que é constituído por uma série de textos de apoio para alunos da Escola de Coesão.

Depois da apresentação da obra feita pelo seu autor decorreu uma mesa redonda, onde estiveram presentes a vice-presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira, o vogal executivo do Alentejo 2030, Tiago Teotónio Pereira e David Justino.

O presidente da CCDR Alentejo e do Alentejo 2030, António Ceia da Silva, encerrou os trabalhos do dia, cabendo ao secretário de Estado das Autarquias Locais e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, encerrar as comemorações, isto depois de todos os participantes terem ouvido o Hino da Europa interpretado pelo quinteto de jovens do Conservatório Regional de Évora, “Eborae Mvsica”.

Parque infantil de Santo Onofre vandalizado

O parque infantil no Bairro de Santo Onofre, em Elvas, foi alvo de atos de vandalismo.

Para além de ter sido danificada uma parte da rede envolvente ao parque, tal como mostram as imagens divulgadas pela junta de freguesia, foram também partidos alguns equipamentos daquele espaço dedicado aos mais novos.

A Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda Salvador e Santo Ildefonso já demonstrou a sua tristeza e descontentamento com a situação, através das redes sociais, relembrando que este parque foi totalmente recuperado há cerca de um ano.

Natação: CEN em quarto lugar no Torneio Cidade de Estremoz

O Clube Elvense de Natação (CEN) alcançou, no passado sábado, 11 de maio, o quarto lugar por equipas no XXXI Torneio Cidade de Estremoz, em piscina curta, no qual participaram 131 atletas, em representação de oito clubes.

Nesta prova, o CEN fez-se representar com 16 atletas: Ana Sofia Caldes, Inês Escarduça, Stefania Chitic, Filipa Gervásio, Rita Caldeira, Daniela Sarrato, Érica Ferreira, Iara Rodrigues, Maria Pedro, Diogo Munhão, Tiago Costa, João Piçarra, Duarte Carreiras, Duarte Munhão, Gonçalo Costa e Duarte Monraia.

Em termos individuais, Ana Sofia Caldes alcançou o primeiro lugar em 200 metros estilos e um segundo lugar em 100 metros mariposa. Classificou-se ainda em terceiro lugar nas estafetas 4×50 livres e em estilos misto (absoluto).

Inês Escarduça ficou em primeiro lugar em 100 metros livres, em segundo lugar em 400 metros livres, e em terceiro nas estafetas 4×50 livres e em estilos misto (absoluto). Já Filipa Gervásio alcançou dois terceiros lugares em 100 metros costas e em bruços (absoluto).

Diogo Munhão ficou em primeiro lugar em 100 metros livres, tendo também alcançado dois terceiros lugares nas estafetas 4×50 livres e estilos misto (absoluto).

Tiago Costa alcançou dois terceiros lugares nas estafetas 4×50 livres e estilos misto (absoluto), enquanto João Piçarra alcançou o primeiro lugar em 100 metros livres e um segundo em 100 metros bruços (infantil).

Migração do Rolieiro acompanhada desde o Alentejo à Namíbia

O rolieiro é uma espécie de zonas abertas sem árvores ou com árvores dispersas e distribui-se, em Portugal, apenas por certas zonas do interior alentejano e da Beira Baixa.

Investigadores do Projeto Rolieiro – Conservação do Rolieiro em Portugal, acompanharam a migração desta espécie da avifauna, desde o Alentejo até à Namíbia, através da marcação de cinco rolieiros adultos com pequenos emissores GPS.

Este projeto tem como objetivo estudar e conservar os rolieiros, uma espécie de ave migratória classificada como Criticamente em Perigo de extinção em Portugal.

Este é o tema em destaque no programa “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou podcast abaixo:

Sinos da Igreja de Santa Luzia começam a ser instalados esta segunda-feira

Inicia-se esta segunda-feira, 13 de maio, a instalação dos Sinos na Igreja de Santa Luzia, informa o padre Ricardo Lameira.

O pároco explica que inicialmente será feita toda a eletrificação, para esta instalação, garantindo que ainda este mês “serão ouvidos os sinos tocar”.

Ricardo Lameira revela que os sinos têm a imagem de Santa Luzia e a cruz da Unidade e neles está escrito “Paróquia de Santa Luzia – Elvas 2024”, sendo esta uma forma de mostrar que este momento “fica para história”.

No total são três os sinos a instalar na igreja, num investimento superior a 20 mil euros.

“Motivos pessoais” levam Henrique Ruivo a deixar presidência do PSD de Elvas

Henrique Ruivo apresentou, no fim de semana, a sua demissão do cargo de presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Elvas.

Em declarações à Rádio Elvas, Henrique Ruivo justifica o seu pedido de demissão com “motivos pessoais”, que o impendem de se dedicar a “cem por cento” e de “corpo e alma” à comissão concelhia do Partido Social Democrata.

Sendo o PSD “uma alternativa diferente a toda aquela que tem vindo a ser feita nos últimos trinta anos”, Henrique Ruivo diz Rondão Almeida e Nuno Mocinha trataram sempre Elvas “como se de uma junta de freguesia se tratasse”. “São obras atrás de obras e nunca houve um projeto económico”, acrescenta.

Considerando que é “tempo de haver uma mudança”, e não tendo a disponibilidade necessária, Henrique Ruivo preferiu deixar “esse trabalho para outras pessoas”. “É tempo de se refletir se é isto que se quer para Elvas e isto é mesmo muito pouco. Desde jantares a almoços, estas pessoas que saíam dos pedestais, porque são pura e simplesmente funcionários públicos e como funcionários públicos, eleitos pela população, têm obrigação de fazer muito mais por esta cidade”, assegura.

O presidente demissionário do PSD diz ainda que é necessário “atrair o mundo empresarial”, porque só assim Elvas vai ser capaz de se desenvolver. Por outro lado, e lembrando que o concelho cada vez perde mais população, garante que é preciso fazer mais pelos jovens, que “não têm condições de viver e sobreviver nesta cidade”.

Garantindo que a visão, quer de Rondão Almeida, quer de Nuno Mocinha, é “minúscula”, Henrique Ruivo assegura que se continua “a marcar passo”, num concelho que tem as “condições necessárias para alcançar um grande desenvolvimento económico”. Só assim, garante, as pessoas terão uma “vida digna”. Henrique Ruivo diz ainda que, ao longo de todos estes anos, a única coisa que a autarquia conseguiu foi elevar Elvas a Património da Humanidade.

A Comissão Política Concelhia do PSD de Elvas fica agora sob a liderança da vice-presidente, Margarida Coelho Paiva, até à realização de novas eleições.

O comunicado que dava conta da demissão de Henrique Ruivo, publicado pela Rádio Elvas, no passado sábado, 11 de maio, para ler ou reler aqui.

Cineteatro de Elvas foi palco de concerto de homenagem ao violino

“A Tradição Virtuosística do Violino” foi o título e tema para mais um concerto integrado na edição 2024 da iniciativa “A Música Encanta o Património”.

Desta vez o Cineteatro Municipal de Elvas foi o cenário escolhido para a apresentação, a cargo de alunos de violino do Conservatório Superior de Música de Badajoz, sob a direção do professor Manuel Camacho.

Wolfgang Amadeus Mozart e Edvard Grieg foram dois dos compositores contemplados no alinhamento do concerto, cujas peças foram acompanhadas ao piano.

O ciclo A Música Encanta o Património, promovido pela Câmara Municipal em parceria com a Academia de Música de Elvas, vai ter continuidade com um recital de guitarra, às 18 hora, no próximo sábado, dia 18 de maio, na Sala Públia Hortênsia de Castro da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Basquetebol: atletas do CEN no Circuito Mini e sub-12 vencem penúltima jornada do MiniCup

Os atletas da secção de basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN) participaram no sábado, 11 de maio, na 10ª jornada do Circuito de Mini, em Évora, organizado pela Associação Basquetebol do Alentejo.

Participaram também o AJES de Estremoz, Salesianos Évora, Reguengos, Silveiras, André de Resende e Vendas Novas. Segundo o clube, “foi uma tarde bem passada, com este grupo de miúdos que deram tudo no campo e ao mesmo tempo se divertiram”.

Já no domingo, os sub-12 venceram, em casa, na penúltima jornada do Alentejo MiniCup, frente à equipa dos Salesianos de Évora. A última jornada disputa-se em Beja, onde o clube tentará “vencer uma vez mais”.

Ouguela foi palco de recriação histórica que animou população e visitantes

A aldeia histórica de Ouguela viajou até ao tempo do Mestre de Avis e do Condestável Nuno Álvares Pereira, com uma recriação histórica que deu vida ao castelo e aos seus habitantes nos dias 11 e 12 de maio.

Danças, coreografias com fogo, teatro e muita animação musical divertiram os muitos visitantes que Ouguela recebeu durante estes dias.

Destaque ainda para o concerto de música antiga que se realizou na noite de sábado, com John Fletcher e Orlando Trindade.

Integrada numa iniciativa do Turismo de Portugal para revitalização dos centros históricos, esta recriação do projecto Rayia Viva – Castelos de Fronteira contou com o apoio do Município de Campo Maior.

Novo livro de Francisco Moita Flores apresentado na Feira do Livro de Badajoz

O escritor Francisco Moita Flores esteve em Badajoz na tarde de sábado, dia 11 de maio, para apresentar a sua obra mais recente, “Um Enfarte no Alto do Parque”.

A apresentação aconteceu no âmbito da 43ª Feira do Livro de Badajoz, a decorrer até ao dia 19 no Paseo de San Francisco, e foi apadrinhada pela EuroBEC, a Eurocidade Badajoz, Elvas e Campo Maior.

Ao lado do escritor e antigo inspetor da Polícia Judiciária e presidente da Câmara Municipal de Santarém estiveram a atual coordenadora da EuroBEC, Sol Giralt Ballesteros, e Cláudio Monteiro, vereador da Câmara Municipal de Elvas.

Grupo TT “Toca do Lobo” de Campo Maior apresentou-se à população

A cerimónia de apresentação do Grupo TT “Toca do Lobo”, a mais recente Associação do concelho de Campo Maior, decorreu no sábado, 11 de maio, no Baluarte de São Sebastião.

Formada por um grupo de amigos apaixonados pelo todo-o-terreno, o associativismo foi a forma encontrada de promover este seu hobbie, ao mesmo tempo que promovem e divulgam aquilo que Campo Maior tem para oferecer, através dos eventos que pretendem desenvolver.

O grupo, que conta nesta fase inicial com 13 elementos, foi apresentado pelo seu presidente e vice-presidente, Bruno Miranda e José Varela, respetivamente.

Garraiada e jantar na Terrugem para angariar fundos para instituições locais

A tarde de sábado, dia 11 de maio, ficou marcada, na freguesia da Terrugem, pela realização de dois eventos de angariação de fundos destinados a instituições locais.

A praça de touros acolheu uma garraiada promovida pela Associação de Beneficência Amigos da Terrugem (ABAT).

Ao jantar, no Pavilhão Multiusos, foi a vez de um Festival de Sopas organizado em conjunto pela Juventude Desportiva da Terrugem (JDT) e pela Comissão das Festas de Verão em honra de Santo António.

A União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim colaborou com os dois eventos, nos quais marcou presença o presidente Manuel Bandarra.

Escrita criativa em workshop com Nuno Franco Pires no MACE

A escrita criativa foi o tema para mais um workshop integrado na programação da iniciativa “Sábados com Arte” do MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas, realizado durante a manhã deste sábado, 11 de maio.

A ação foi ministrada pelo escritor elvense Nuno Franco Pires, que recentemente lançou o seu quarto romance, “Abril”.

Trata-se, desta vez, de um workshop distribuído por duas etapas, sendo que a segunda ficou agendada para dia 25 de maio.

“Sábados com Arte” é uma iniciativa do Serviço Educativo do MACE, dedicando cada mês a uma área criativa. Em junho a cerâmica será o tema em destaque, nas manhãs de 22 e 29, sob a orientação do ceramista e artesão Luís Pedras.

Dezenas de pessoas na Caminhada da Primavera em Degolados

Dezenas de pessoas participaram, na manhã de sábado, 11 de maio, na Caminhada da Primavera, que decorreu em Degolados, numa organização da junta de freguesia, com o apoio do Município, do União Futebol de Degolados e do GEDA.

No final da caminhada, de 10 quilómetros, teve lugar um almoço convívio, no salão polivalente da Junta de Freguesia de Degolados.

O presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Paulo Almeida e o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, estiveram presentes.

Restaurante “Raízes do Alentejo” aposta em vários pratos na Quinzena Gastronómica do arroz

A Quinzena Gastronómica do Arroz decorre até quarta-feira em oito estabelecimentos aderentes, do concelho de Campo Maior, que aderiram à iniciativa, promovida pelo município.

O Restaurante “Raízes do Alentejo” aderiu uma vez mais à iniciativa. David Borrega, proprietário do estabelecimento, revela que estas quinzenas “são positivas e fazem movimentar mais o negócio e a vila”.

Arroz de marisco, de polvo, de pato, arroz negro (com tinta de choco) e arroz doce são as iguarias em destaque no estabelecimento, durante esta quinzena. David Borrega refere que as pessoas procuram mais “o arroz de marisco e de polvo”.

David Borrega adianta ainda que estas quinzenas também ajudam a divulgar o seu estabelecimento, que abriu em novembro, e já tem novas dinâmicas aos dispor do cliente, nomeadamente a nova esplanada que, por vezes, conta com música ao vivo. “Estas quinzenas também permitem dar a conhecer o nosso restaurante e atrair mais pessoas”, revela.

Diariamente o “Raízes do Alentejo” conta com “menus rápidos para trabalhadores, durante a semana, e tem também vários pratos de peixe e carne na brasa”.

Restaurante “Raízes do Alentejo, um dos oito estabelecimentos de Campo Maior, que adere à quinzena gastronómica do arroz, a decorrer até quarta-feira, 15 de maio.

20 anos da ARKUS celebrados em tarde de festa e convívio

A Associação Juvenil Arkus comemorou na sexta-feira, dia 10 de maio, o 20º aniversário da sua fundação.

A festa decorreu nas instalações da instituição, na Avenida 14 de Janeiro, na presença do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, e do vereador Cláudio Monteiro.

A atividade da Arkus distribui-se por diversas valências, entre as quais os grupos de teatro juvenil e sénior, o coletivo musical Roncas de Elvas, visitas temáticas ao património local e atividades de ocupação de tempos livres para crianças e jovens.

Vários espaços da cidade acolheram Festival “Elvas Dança” este fim de semana

O Festival “Elvas Dança” levou, entre sexta-feira e domingo, de 10 a 12 de maio, a dança, nas suas mais diversas vertentes, a vários espaços da cidade.

Na passada sexta-feira, 10 de maio, os alunos de dança do Agrupamento de escolas nº 3 de Elvas atuaram na Casa da História Judaica. Com a interpretação de alguns temas musicais, os alunos mostraram as suas aprendizagens nesta área.

Já na manhã de sábado, 11 de maio, as alunas da escola de dança “Os Dançarilhos” atuaram junto à esplanada exterior à capela de Nossa Senhora da Conceição. Durante a tarde os grupos de dança da Gota d’Arte fizeram uma apresentação no Forte da Graça. Pela esplanada situada entre a Porta do Dragão e o Reduto Central da antiga fortificação militar passaram as classes de dança oriental e infantil da associação elvense.

Elvas Dança é uma iniciativa do Município que, além da Academia de Dança e das Naadirahs Bellydance, conta com a participação de mais sete grupos locais: AltoEspírito, Alunos do Curso de Desporto do Agrupamento de Escolas Nº 3, Alunos de Teatro do Agrupamento de Escolas N° 3, Grupo de Dança Gota d’Arte, Grupo de Dança da Universidade Sénior, Os Dançarilhos e Saphira Bellydance.

O Forte de Santa Luzia foi o local escolhido para a apresentação do grupo de dança oriental SaphiraBellyDance, na manhã de domingo, 12 de maio. O coletivo liderado por Soraia Belchior levou ao Baluarte de Santa Isabel um conjunto de coreografias baseadas nas sonoridades orientais e outros estilos musicais.

O encerramento da iniciativa Elvas Dança está agendado para a quinta-feira, 16 de maio, com a atuação dos nove grupos participantes no Coliseu Comendador Rondão Almeida, a anteceder o arranque da edição 2024 do Festival da Juventude e Académico de Elvas.

Feira do Livro de Badajoz com espaço de escritores da Eurobec

A 43ª edição da Feira do Livro de Badajoz decorre no Paseo de San Francisco até ao próximo domingo, dia 19 e maio.

Na inauguração da iniciativa, na passada sexta-feira, 10 de maio, acompanharam a comitiva, liderada pelo alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, a vereadora da Câmara de Elvas, Vitória Branco, e a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha

De entre os vários stands da Feira destaque para o espaço da EUROBEC – Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior, onde podem ser adquiridos livros de escritores dos dois lados da fronteira.

Consulte toda a informação sobre a 43.ª Feira do Livro de Badajoz, AQUI.

ESBE presta homenagem a João Picão Fernandes com Concurso de Saltos

Um Concurso de Saltos Nacional – C, promovido pela Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), decorre ao longo deste fim de semana, no Complexo de Animação e Formação Equestre do Museu Militar de Elvas.

O evento desportivo, que serve de homenagem póstuma ao elvense João Picão Fernandes, antigo criador de cavalos e aficionado do hipismo, junta em prova “cerca de 60 conjuntos”, de acordo com a diretora da ESBE, Rute Santos.

“Está a correr muito bem. É a nossa primeira experiência. Tínhamos algumas expectativas, mas até o tempo ajudou. Espero que assim continue, porque este é também um momento de convívio”, assegura a professora.

Quanto à homenagem, Rute Santos diz não ter dúvidas de que João Picão Fernandes, “onde quer que esteja, está contente”. De recordar que o prize money do concurso é de dois mil euros.