“Os Gigantes de La Mancha” em exibição este domingo à tarde em Elvas

“Os Gigantes de La Mancha”é o filme em exibição, na tarde deste domingo, 12 de maio, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O filme, para maiores de 6 anos, tem início às 16 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos em ticketline.pt ou meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus.

Sinopse do filme: “Alfonso Quixote é um rapaz de 11 anos com uma grande imaginação. Como descendente e herdeiro legítimo de Dom Quixote, e à semelhança do seu tetra, tetra, tetravô, ele combate constantemente monstros que mais ninguém vê para salvar a aldeia de La Mancha”.

Escola Superior de Biociências de Elvas organiza Concurso de Saltos Nacional

A Escola Superior de Biociências de Elvas do Politécnico de Portalegre está a organizar um Concurso de Saltos Nacional – C que irá decorrer nos dias 18 e 19 de maio e onde se homenageará, a título póstumo, o criador de cavalos e aficionado do hipismo, João Picão Fernandes.

O Concurso decorrerá no campo de obstáculos de 5.000 m2 do Complexo de Animação e Formação Equestre de Elvas integrado no Museu Militar de Elvas e com um enquadramento histórico e paisagístico de grande beleza.

As inscrições para o Concurso de Saltos estarão abertas até 16 de maio, no site da Federação Equestre Portuguesa. O prize money do concurso são 2.000 euros.

Mais informações através do email jose.freitas@ipportalegre.pt ou do contacto 917 734 802.

Câmara de Elvas abre inscrições para OMTL a 15 de maio

A Câmara Municipal de Elvas vai abrir inscrições para o programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), entre 15 de maio e 15 de junho, para jovens residentes no concelho e com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos.

Este programa é para jovens inseridos no sistema de ensino ou no sistema de formação profissional, que durante o período de férias escolares, meses de julho e agosto, queiram ocupar quatro horas diárias, durante duas semanas e receber uma bolsa.

Com o OMTL, o Município pretende promover nos jovens a aproximação a atividades profissionais enriquecedoras em aquisição de conhecimentos; além de sugerir valores de companheirismo e relacionais, de forma a consciencializá-los da importância e relevância do voluntariado.

O objetivo passa ainda por dotar os participantes de capacidades individuais, descobrir as que os próprios desconhecem e ter um contacto efetivo com o mundo laboral, dotando-os de experiências práticas.

Várias artérias de Elvas afetadas com corte de água na terça-feira

Na próxima terça-feira, dia 14 de maio, de acordo com a Aquaelvas, haverá necessidade de realizar um corte no abastecimento de água em Elvas.

Este corte irá afetar a Avenida da Piedade, a Avenida António Sardinha, o troço da Avenida de Badajoz entre a Praça D. Sancho II e o Hotel D. Luís, a Rua de Portalegre e a Rua Saúl Horácio Ventura, no Bairro das Caixas.

Este corte deverá ter início às 22 horas, só voltando o abastecimento a ser restabelecido às 3 horas da manhã de quarta-feira.

Esta interrupção deve-se à necessidade de intervenção na rede de abastecimento, pelo que a Aquaelvas pede desculpa por eventuais transtornos que possa vir a causar.

525 cães inscritos na 34ª exposição Canina Internacional de Elvas

525 cães estão inscritos na 34ª exposição Canina Internacional que se realiza este sábado, 11 de maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

Participam quase todas as raças de cães e variedades, oficialmente reconhecidas, registadas em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional.

José Homem de Mello

A exposição canina é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, com o apoio da Federação Cinológica Internacional e do Clube Português de Canicultura e José Homem de Mello da organização diz que “há animais de Portugal, Espanha, França e outros países europeus e Elvas está entre as poucas cidades portuguesas que tem exposições internacionais. Conta para o campeonato internacional, com juízes da Alemanha, Gibraltar, Inglaterra, Irlanda, Israel e Espanha”.

Vale a pena passar pelo CNT em Elvas para observar cães e poder falar com criadores e  conhecer pormenores sobre as mais varias raças “do melhor amigo do homem”. Temos um vídeo e uma foto reportagem para ver de seguida:

Carminho este sábado à noite no III Festival do Fado de Estremoz

Carminho, atualmente nomeada para um Óscar, através da banda sonora do filme “Pobres Criaturas”, apresenta-se em concerto, na noite deste sábado, 11 de maio, no Rossio Marquês de Pombal, junto à Câmara Municipal de Estremoz, pelas 22 horas.

O concerto, com entrada gratuita, será antecedido, pelas 21 horas, por uma homenagem a José de Sousa, pelos fadistas de Estremoz.

Estes dois espetáculos estão integrados na programação da terceira edição do Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais relevantes do género em Portugal e o maior do Alentejo. O festival é organizado pela Câmara Municipal de Estremoz, com direção artística do estremocense José Gonçalez.

Câmara de Vila Viçosa quer fazer crescer Feira do Livro já em 2025

Termina este domingo, 12 de maio, em Vila Viçosa, a Feira do Livro que decorre desde a passada quarta-feira, dia 8, num edifício da Praça da República.

Já no próximo ano, o Município de Vila Viçosa pretende fazer crescer esta feira, desde logo, explica o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, associando-lhe “outras atividades culturais, nomeadamente espetáculos musicais, eventualmente”. “Queremos também trazer mais alguns autores”, adianta.

Por outro lado, a autarquia pretende “desenvolver um conjunto de iniciativas que estejam relacionadas com os livros, mas que permitam dar a conhecer esse contacto, que é desejável, entre o público e os autores de cada um dos projetos literários que se encontrem no mercado”.

Com o objetivo de dar ao evento uma maior “envergadura”, decorrendo, possivelmente, num maior período de tempo, diz ainda Tiago Salgueiro, esta feira do livro poderá vir, no futuro, a ter como palco “outros espaços emblemáticos de Vila Viçosa”.

Henrique Ruivo demitiu-se de presidente da concelhia do PSD Elvas

Henrique Ruivo demitiu-se de presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Elvas

O atual Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Elvas, Henrique Ruivo, invocando motivos pessoais, apresentou a sua demissão. A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas continuará em gestão sob a liderança da sua Vice-Presidente  Margarida Coelho Paiva, realizando-se em breve novas eleições.

Em comunicado do presidente demissionário, explica porque se demitiu:
 

“Estimados Elvenses,  

Hoje, com o coração pesado, comunico a minha demissão como Presidente da Comissão Política de Elvas. Foram motivos pessoais que me levaram a tomar esta decisão, mas não posso deixar de expressar o meu profundo apreço por todos vocês, os cidadãos desta cidade.  

Há mais de 40 anos, sou militante do PSD, e durante três anos também integrei a JSD. Conheço bem a diferença entre a social democracia e o socialismo. Nunca pedi favores ao partido para mim ou para os meus familiares, e a prova disso é que nenhum de nós trabalha no setor público.  

Voltei à atividade política a pedido de Paula Calado, com o objetivo de contribuir numa alternativa aos trinta anos de governação socialista, liderada por Rondão de Almeida e Nuno Mocinha. Esses executivos trataram Elvas como se fosse uma junta de freguesia. A culpa, segundo alguns, recai sobre Durão Barroso, Santana Lopes, Cavaco Silva ou até mesmo Passos Coelho. No entanto, a verdade é que falta visão económica para desenvolver a nossa cidade.  

Os Elvenses precisam refletir sobre o que desejam para Elvas. Somos o reflexo das nossas escolhas. Até agora, vejo muito pouco progresso e já lá vão 30 anos. Aqueles que recebem salários públicos têm a obrigação de fazer mais. Devem sair do pedestal e criar riqueza para o concelho de Elvas. A qualidade de vida das pessoas só melhorará se o concelho de Elvas se tornar economicamente forte.  

Nunca mudei de partido, nem de sigla, ao contrário de outros. Não tenho esqueletos no armário. Vivo dos meus rendimentos e dos da minha esposa. Não tenho medo, pois quem tem medo compra um cão. Eu tenho dois. Aos catorze anos, não hesitei em me identificar e expressar publicamente as minhas opiniões. Hoje, continuo firme nessa convicção.  

Daqui a aproximadamente um ano e meio, os Elvenses serão chamados às urnas. Pensem se é este concelho de Elvas que desejam ou se querem uma cidade e um concelho voltado para o futuro. Agradeço à excelente equipe da Comissão Política do PSD Elvas, pelo trabalho realizado e tenho a certeza de que a próxima equipe será igualmente competente, se não mais.  

Em primeiro lugar, está Elvas, porque o concelho merece o melhor.  

Como disse ” Francisco Sá Carneiro: “O que não posso, porque não tenho esse direito, é calar-me, sobre que pretexto for.” Com gratidão e esperança, 

O Elvense Henrique Ruivo

Cantadores do Alentejo animam este sábado a iniciativa “Ervas & Companhia” em Orada

A iniciativa “Ervas & Companhia” prossegue este sábado, 11 de maio, na freguesia de Orada, no concelho de Borba.

Neste segundo dia o mercado alusivo ao certame abre ao meio-dia. Pelas 15 horas há jogos tradicionais e, meia hora mais tarde há conversa sobre “as nossas ervas”.

Pelas 17.30 horas decorre uma prova de sopas tradicionais e vinho de Orada.

Nesta noite são os Cantadores do Alentejo quem anima a iniciativa, com o concerto marcado pêra as 22.30 horas, seguindo a animação com o Dj DICI.

Feira Medieval Ibérica de Avis com várias atividades neste sábado

Depois de ter sido inaugurada ontem, dia 12 de maio, este sábado a Feira Medieval de Avis prossegue com o dia dedicado a D. Duarte e à Ensinança de Bem Cavalgar em Toda a Sela” e o “O Leal Conselheiro”.

A feira abre ao meio-dia, no entanto durante a manha há arruada musical pelas ruas e visitação aos mercadores residentes do burgo.

A rogramação completa deste sábado, 12 de maio para conhecer abaixo:

12h00 | Leitura do Auto de Abertura da Feira em honra do bom avisamento da obra “Ensinhança de Cavalgar em Toda a Sela” aos senhores, cavaleiros e escudeiros do reino. [Terreiro do Convento e Praça Nova]

13h00 | Comeres e beberes nas tabernas da Feira [Terreiro do Convento e Praça Nova]

15h00 | Cortejo comemorativo da publicação da Bula "Et Si Cunentis" do Antipapa João XXIII, concedendo autorização aos freires da Ordem de Avis para que pudessem trazer panos de cores, de lã e linho, colares de prata e ouro, armas, aves e cães (1413-09-17). | A Vila Medieval – Atividades Pedagógicas (CIOA) [Claustro do Convento] | 1001 Histórias – Atividades Pedagógicas (BMJS) [Claustro do Convento] | Visitação dos Cronistas do Reino (Agrupamento Escolas de Avis) [Ruas do Burgo]

16h00 | Notícias da promulgação de Lei de Obrigação de D. Duarte a todos do reino conhecerem o “Livro da Montaria”, de seu pai, D. João I, por bem importar na arte de bem reger e bem preparar grandes homens bons para a guerra. [Praça Nova]

16h30 | Conferência “A mesa dos príncipes…e as outras. Iconografia dos alimentos na Idade Media” pelo Prof. Luís Correia de Sousa [Auditório do CIOA]

17h00 | Torneio de armas a cavalo em homenagem à confirmação da Bula do papa Inocêncio III (1208), convocando todos os cristãos clérigos e leigos para uma guerra contra os hereges Cátaros, (Cruzada Albigense), simbolizando a luta que ameaçava a ordem cristã nas principais cidades europeias. (1384-10-10) [Terreiro do Convento]

18h00 | Ensinança da arte de trabalhar o barro “Oficina com a olaria Capão” [Terreiro do Convento]

18h30 | Notícias da publicação dos preceitos da «boa maneira no uso das esporas» e «corregimento» do cavalo e cavaleiro, «bem reger para melhor defender». [Praça Nova]

19h00 |Anúncio da promulgação da Bula Eximie devotionis, do Papa Gregório XII, concedendo ao mestre da Ordem de Avis, D. Fernando Rodrigues de Sequeira, que pudesse dar bens da ordem a seus parentes, escudeiros e criados. (1408-02-01). [Terreiro do Convento]

20h00 | Comeres e beberes nas tabernas da Feira em honra da Bula Illis qui pro subsistentia do antipapa João XXIII, permitindo-lhes que os freires fizessem testamento de certos bens imóveis (1413-10-16) [Terreiro do Convento e Praça Nova]

21h00 | Notícia e pregão da Bula Nuper Pro Causa do Papa Martinho V dirigida ao mestre da Ordem de Avis, Fernando Rodrigues de Sequeira, facilitasse nas terras da mesma ordem a coleta da décima destinada à guerra contra os "boémios heréticos" (1428-02-27). [Praça Nova]

21h25 | Anúncio da Celebração do Esponsório entre D. Duarte e D. Leonor de Aragão por Fernão Lopes [Terreiro do Convento]

21h30| Cântico “Ave Regina Cælorum” (Coro da Escola de Música do Município de Avis) [Terreiro do Convento]

21h35 | Missa do Casamento de D. Duarte e D. Leonor de Aragão [Terreiro do Convento]

21h45 | Bailado demoníaco entre o Bem e o Mal – Línguas de fogo no Céu Estrelado – O Voo do Anjo e do Demónio [Torre do Convento]

21h55 | Cortejo processional em honra do casamento de D. Duarte e D. Isabel de Aragão, acompanhado com o cântico Salve Mater Misericordiæ.(1428) (Coro da Escola de Música do Município de Avis) [Ruas do Burgo]

22h15 | Danças e folias em honra do casamento do Rei D. Duarte e D. Leonor de Aragão (Ludotecas Municipais) [Terreiro do Convento]

22h45 | Queima no fogo do Inferno “Besta Ladradora” acompanhado com cântico Alma Redemptóris (Somos Nós /Dança Avis /Coro da Escola de Música do Município de Avis) [Terreiro do Convento]

23h30 | Teatro de Fogo: as Lamentações da Peste Peçonhenta das aleivosas esconjuradas deste reino) [Terreiro do Convento]

00h00 | A ronda dos aguazis e almocreves e encerramento dos festejos [Terreiro do Convento]

Ervas & Companhia 2024 este fim de semana no Pavilhão da Orada

O Festival das Ervas Alimentares, Aromáticas e Medicinais foi inaugurado ao final da trde de ontem sexta-feira na Orada e vai animar a freguesia durante este fim-de-semana!

As ERVAS são o mote para um Passeio Pedestre, uma degustação de ervas e flores comestíveis, um show Cooking, uma prova de sopas tradicionais, provas de chás e vinhos e muitos outros petiscos e acepipes disponíveis no restaurante e expositores presentes no evento que decorre no Pavilhão da Orada.

Sofia Dias vereadora no Município de Borba disse à Rádio Elvas que “temos muito interesse em dinamizar toda as freguesias, esta iniciativa é um pouco diferente das outros eventos do concelho, pois nos outros eventos a Câmara é que organiza. Aqui quem dinamiza são a Casa da Cultura e Junta de Freguesia da Orada e nós na Câmara apoiamos, com o investimento logístico, porque este pavilhão não tem por exemplo cozinhas, nem wc’s, e este local tem que ser cómodo e ter todas as condições para quem visita. Esta é uma das grandes iniciativas”.

Música também não vai faltar, ontem com a artista Tanya, este sábado é a vez dos Cantadores do Alentejo no domingo há “Chá Dançante”!

“Ervas & Companhia 2024” é um evento é organizado pelo Município de Borba, a Casa da Cultura e Junta de Freguesia da Orada, até domingo.

Ouguela é palco de recriação histórica este fim de semana

Uma recriação histórica tem lugar este fim de semana, dias 11 e 12 de maio, no Castelo de Ouguela.

A iniciativa surge no âmbito do Projeto “Raia Viva – Castelos e Fortalezas de Fronteira do Alentejo”, organizado pela Cooperativa Cultural Historicalia, com o objetivo de “promover a história e o património histórico das localidades da raia alentejana, com várias atividades, que se centram em dois períodos históricos: a guerra da Restauração 1640-1665 e a crise dinástica de 1383-1385 que facultou a ascensão de D. João Mestre de Avis como Rei de Portugal, como revela Mário Rebelo, do departamento de marketing da Historicalia.

Esta recriação histórica, em Ouguela incide na crise dinástica entre 1383 e 1385, pelo que haverá “vários acampamentos com tendas dedicadas a equipamentos de cavaleiros, das milícias concelhias, da escrita medieval e outra mais orientada para os mais novos, com montagem de uma torre de um castelo medieval, bem como espaço com jogos didáticos”.

Ainda no sábado, dia 11 de maio, para além de “animação de rua, há concerto de música medieval, pelas 21.30 horas, na Igreja de Ouguela”, acrescenta Mário Rebelo.

O responsável de Marketing da Historicalia adianta ainda que, ao contrário de outros eventos do género, não haverá zona de comércio. “Todas as atividades são gratuitas para criar um ambiente de festa e para que as pessoas possam interagir diretamente com a história, no entanto não haverá zona comercial, nem zona de comes e bebes”.

Para além de Ouguela, explica Mário Rebelo, este tipo de recriação histórica “vai passar também por outros locais da região, nomeadamente em Beja, no final de junho; em outubro e novembro por Arronches, Alandroal e Barrancos”.

Ouguela que é palco este fim de semana de uma recriação Histórica, com entrada gratuita. A iniciativa tem início no sábado, pelas 15 horas e termina às 20 horas; já no domingo decorre entre as 12 e as 19 horas.

Pode conhecer mais sobre este projeto AQUI.

Município de Elvas divulga grupos de dança com festival até dia 16

Até à próxima quinta-feira, 16 de maio, vários espaços emblemáticos e monumentos da cidade são palco de vários espetáculos, no âmbito do festival “Elvas Dança”, promovido pela Câmara Municipal.

Convidando as pessoas a assistir aos espetáculos e ainda a participar nos workshops promovidos pelos diferentes grupos, o vereador Cláudio Monteiro diz ter “um carinho muito grande” por este evento. “As pessoas podem ir observar, mas também incorporar a dança. Não se paga nada, é gratuito. Mais que isso, estamos a promover o património e os monumentos. É ir, aproveitar esses workshops e libertarem-se”, assegura.

Cláudio Monteiro revela ainda que um dos objetivos deste festival é divulgar a dança, mas também o trabalho dos grupos de Elvas que se dedicam a esta arte. “São oito grupos de dança e qualquer pessoa que se queira inscrever, vai até essa academia, inscreve-se e começa a ter aulas”, remata.

Este sábado, 11 de maio, o festival conta com duas atuações: às 11 horas, no adro da Capela de Nossa Senhora da Conceição, com Os Dançarilhos; e às 15 horas, no Forte da Graça, com o grupo de dança da Gota d’Arte. Amanhã, o Forte de Santa Luzia, às 11 horas, recebe uma atuação da Saphirabellydance.

O festival encerra na próxima quinta-feira, pelas 19 horas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, com a participação de todos os grupos.

Morreu jornalista Fernando Emílio

Fernando Emílio em Grândola, na Volta ao Alentejo – 21/03/2024

Fernando Emílio faleceu ontem à noite aos 77 anos, vítima de doença prolongada. O destino quis que falecesse no dia em que morreu Joaquim Agostinho (fez esta sexta-feira 40 anos), cuja carreira o jornalista acompanhou de perto, assim como o ciclismo em geral, modalidade a que se dedicou grande parte da sua longa carreira, informou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), num comunicado divulgado no seu site oficial.

“A Federação Portuguesa de Ciclismo lamenta profundamente o falecimento de Fernando Emílio, enviando as mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos”, lê-se na nota, em que é recordado o percurso do Sócio de Mérito da FPC, atribuído em abril de 2023.

A federação recorda a longa carreira de Fernando Emílio na comunicação social, em que “começou por destacar-se na rádio, com relatos de futebol e, sobretudo, de hóquei em patins”.

Começou a carreira nos Emissores Associados de Lisboa, em 1973, e passou pela Rádio Comercial (1975-2005).

Fernando Emílio disse na homenagem da Volta a Portugal “nasci numa aldeia, com a quarta classe, e chegar onde cheguei… Há uma emoção, que é natural. São dias em que a gente treme um bocadinho por dentro”, confessou Fernando,natural de Ciborro (Montemor-o-Novo).

O Velório realiza-se este sábado, a partir das 16 horas na Igreja dos Álamos, em Évora, com o funeral a ter lugar domingo, às 15 horas, para o cemitério do Espinheiro.

A Rádio Elvas envia as mais sentidas condolências à família enlutada. Apresentamos a entrevista da RNA em 29 de março de 2021

 

Abertura da Feira Medieval Ibérica de Avis (c/fotos)

A Feira Medieval Ibérica de Avis é um evento de recriação histórica que decorre no Centro Histórico da vila e que dá vida a episódios associados à dinastia de Avis

Este ano dedicado à recriação de episódios históricos que, à luz das obras literárias da autoria de D. João I e dos seus filhos D. Duarte e D. Pedro, retratam a sociedade dos séculos XIV e XV, as lutas de poder, quer de Portugal com Castela, quer dentro da própria realeza, a estratificação social, as dinâmicas e vivências quotidianas das diversas classes sociais.

Para o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva “esta feira tem ano após ano atraído um numero significativo de visitantes, onde teremos centenas de figurantes, julgo que irá ser um grande sucesso. Todo o contexto que temos a nível arquitetónico, a referência de D. João I, até porque esta feira está na lista das melhores feiras do Pais. Queremos dar a conhecer os nosso produtos e produtores”.

Este sábado, a Feira Medieval Ibérica de Avis está aberta do meio dia à meia noite, com representações teatrais, dos torneios a pé e a cavalo, das brincadeiras dos jograis, das músicas e danças medievais, da degustação de sabores tradicionais, os visitantes imergem na Idade Média.