Foi há 20 anos que a Arkus surgiu em Elvas, uma data que celebrada esta sexta-feira, 10 de maio, ao final da tarde, na sede da coletividade.
A associação juvenil, que nasceu como uma companhia de teatro, recorda o seu presidente, o professor Carlos Beirão, é, atualmente, muito diferente daquela que deu os primeiros passos no seio da Escola Secundária D. Sancho II. “A escola secundária é a nossa mãe. Foi aí que tudo começou. Entretanto, criámos os grupos de teatro e, muitas vezes, para nós podermos atuar, até por sugestão do próprio presidente da Câmara, Rondão Almeida, a quem agradecemos, criámos a associação. A partir daí, as coisas começaram a evoluir”, começa por recordar Carlos Beirão.
Mais tarde, e já com uma sede, localizada junto à antiga Escola Agrária de Elvas, a Arkus, depois de “muito trabalho, de muitas atividades, de muitos intercâmbios, está hoje “em todas as frentes”.
Para além do teatro, que tem sido sempre uma das principais apostas da associação, a Arkus dedica-se hoje à música, através do grupo das Roncas d’Elvas e de momentos de animação no Hotel Vila Galé; ao desporto, com o andebol; aos mais novos, com diversas atividades de ocupação de tempos livres e às chamadas “Férias Ativas”, promovidas pela Câmara Municipal; e ainda aos seniores, não só com o grupo de teatro, mas também com diversas atividades promovidas ao longo de todo o ano.
Carlos Beirão destaca ainda as visitas guiadas e teatralizadas, que a Arkus promove aos fins de semana, dando a conhecer aos visitantes e turistas a história e os monumentos da cidade de Elvas.
“Para nós é muito bom que as pessoas nos aceitem e também que as pessoas saibam que nós estamos para ajudar. Tentamos sempre dar resposta às propostas que nos fazem”, diz ainda o presidente da associação.
Hoje, como é dia de festa, a partir das 18h30, a Arkus vai reunir, na sua sede, amigos, colaboradores e entidades parceiras, como a Câmara Municipal de Elvas e as juntas de freguesia, para soprar as velas deste 20º aniversário.