15M€ para o Alentejo na abertura de concursos do COMPETE 2030 e Programas Regionais

O COMPETE 2030 anunciou o lançamento de dois concursos multiprograma com os programas regionais do continente, do Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial (SICE), para impulsionar a inovação produtiva em Portugal, fortalecendo o tecido empresarial do país e promovendo de atividades inovadoras das empresas nacionais.

SICE – Inovação Produtiva – Baixa Densidade tem como objetivo estimular investimentos produtivos em atividades inovadoras. Os beneficiários são micro, pequenas e médias empresas (PME) de qualquer natureza e forma jurídica.

A área geográfica abrange os territórios de baixa densidade nas regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Alentejo e Algarve), definidos pela CIC Portugal 2020. A dotação total é de 160 milhões de euros O período de candidaturas iniciou-se a 30 de abril de 2024, e a análise e decisão efetuada em duas fases.

Para o Alentejo que abrange a NUTS II, não são elegíveis na NUTS III do Alentejo Litoral as operações que se enquadrem nos setores das energias renováveis, do agroalimentar e do turismo o período de candidaturas iniciou-se em 30/04/2024, sendo a análise e decisão efetuada de acordo com as seguintes fases: Fase 1: conclusão a 16/09/2024 e a segunda fase tem a conclusão a 30/1272024

A dotação para o Alentejo é de 10 milhões de euros, FEDER, com uma taxa máxima decofinanciamento de 40%.

SICE – Inovação Produtiva – Outros Territórios, tem como objetivo apoiar investimentos produtivos em atividades inovadoras. Os beneficiários são micro, pequenas e médias empresas (PME) de qualquer natureza e forma jurídica. A área geográfica abrange as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), excluindo os territórios de baixa densidade definidos pela CIC Portugal 2020. A dotação total de 340 milhões de euros. O período de candidaturas inicia-se hoje, 30 de abril de 2024, e a análise e decisão efetuada em duas fases.

Área geográfica abrangida no Alentejo é a NUTS II, não estando na NUTS III do Alentejo Litoral, elegíveis as operações que se enquadrem nos setores das energias renováveis, do agroalimentar e do turismo, iniciando-se o período de candidaturas a 30/04/2024, sendo a  análise e decisão efetuada de acordo com as seguintes fases, primeira fase conclusão a 16/09/2024 e a segunda fase a 31/12/2024.

A dotação fundo indicativa é para o Alentejo de 5 milhões de euros, FEDER, com uma taxa de cofinanciamento de 40%.

Para mais informações e detalhes, visite a página dos avisos no site do Alentejo 2030 ou do COMPETE 2030.

Bênção do Gado e Festa do Bolo Branco este fim de semana em Santo Amaro

A comemoração dos 30 anos da reativação da Bênção do Gado, em Santo Amaro, no concelho de Sousel, decorre este fim de semana, de 10 a 12 de maio, em paraleleo com a 10ª Festa do Bolo Branco.

Trata-se de um evento de cariz religioso e pagão, provavelmente uma adaptação de rituais de origem Celta como o Beltane, este ano com o objetivo de tentar elevar o evento, em primeiro lugar a património imaterial Nacional e posteriormente a património Imaterial da Humanidade.

O povo da aldeia de Santo Amaro e as centenas de forasteiros presentes na festa, rumam da igreja até ao campo e ai abrem caminho para que o gado das mais diversas espécies (vacas, ovelhas, cavalos e animais domésticos).

As celebrações religiosas são presididas pelo Arcebispo de Évora D. Francisco Senra Coelho.

De referir ainda que na ocasião será apresentada a embaixadora do evento, que é a atriz e modelo Isabela Valadeiro.

Avis regressa à época Medieval já este fim de semana

Foto arquivo

A Feira Medieval Ibérica de Avis tem início na sexta-feira, 10 de maio e decorre até domingo, dia 12.

Este ano o tema escolhido é “D. João I e os Príncipes de Avis”.

Ao longo de três dias o Centro Histórico de Avis será palco da recriação de episódios históricos que, à luz das obras literárias da autoria de D. João I e dos seus filhos D. Duarte e D. Pedro, retratam a sociedade dos séculos XIV e XV, as lutas de poder, quer de Portugal com Castela, quer dentro da própria realeza, a estratificação social, as dinâmicas e vivências quotidianas das diversas classes sociais.

Através das representações teatrais, dos torneios a pé e a cavalo, das brincadeiras dos jograis, das músicas e danças medievais, da degustação de sabores tradicionais, os visitantes imergem na Idade Média.

Projeto “Monforte Sacro” distinguido com o galardão de “Grande Prémio SOS Azulejo”

O júri de avaliação das candidaturas aos Prémios SOS Azulejo 2022-23 foi unânime em distinguir com o galardão de “Grande Prémio SOS Azulejo 22-23” a candidatura intitulada “Monforte Sacro”, apresentada pelo Município de Monforte e pela Santa Casa da Misericórdia de Monforte, pelo “excecional nível da candidatura e contributo para a valorização do património azulejar português”.

Na cerimónia de entrega dos prémios, que teve lugar esta segunda-feira, dia 6 de maio, no Palácio Fronteira, em Lisboa, e decorreu por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Azulejo, que se assinala nessa data, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, o vice-presidente e vereadores do seu executivo, respetivamente Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, a Dirigente da Unidade Orgânica de Urbanismo, Obras e Serviço Urbanos, Lina Barroqueiro, e os funcionários afetos aos serviços municipais envolvidos no projeto “Monforte Sacro”, Paula Morgado, Romão Mimoso, Sérgio Batista e José Militão da Silva, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, José António Rasquinho, acompanhado pelo seu antecessor, David Rodrigues.

Para além dos representantes dos referidos organismos responsáveis pela candidatura, estiveram também presentes os técnicos parceiros do projeto, nomeadamente Maria de Lourdes Cidraes e Vítor Serrão, lamentando-se a ausência, por motivos de saúde, de José Meco.

Nesta cerimónia foram ainda divulgadas as mais recentes etapas do Projeto SOS Azulejo, criado e coordenado pelo Museu da Polícia Judiciária, em prol da causa azulejar, com incidência em contributos para o esforço de inventariação azulejar municipal, a nível nacional.

O Projeto SOS Azulejo tem como parceiros a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Rede de Investigação em Azulejo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Tomar, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.

A iconografia da Rainha Santa Isabel é um património artístico riquíssimo no domínio da escultura, da gravura, da pintura a óleo e de azulejo.

É na vila de Monforte, no Alto Alentejo, que se conserva o mais completo e original programa iconográfico dedicado à Rainha Santa Isabel. Trata-se de um acervo azulejar proveniente da Igreja do antigo Convento do Bom Jesus, um dos mais notáveis mosteiros femininos do Alto Alentejo, igreja demolida em 1945/46.

É constituído por cerca de 15 mil azulejos setecentistas que revestiam inteiramente a nave da igreja, contendo representações nalguns casos inéditas de milagres e episódios da vida da Rainha Santa.

Estes azulejos que constituem aquilo que resta do riquíssimo acervo da igreja foram retirados e armazenados em 59 caixotes numa dependência da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, sua proprietária.

Em 2006, foi firmado um protocolo entre a Câmara Municipal de Monforte e a Santa Casa da Misericórdia da mesma vila com objetivo de proceder à inventariação, registo fotográfico e montagem do referido acervo. Os trabalhos iniciaram-se em 2012. Desde então teve lugar o rigoroso e exaustivo trabalho de inventariação realizado pela equipa da Câmara Municipal de Monforte que permitiu a identificação temática da totalidade dos painéis historiados e reconstituir o notabilíssimo revestimento integral da igreja.

Terminada a inventariação do espólio azulejar, importa sublinhar a forma meritória como a Câmara Municipal desde a primeira hora se empenhou na salvaguarda de um precioso património que urge devolver ao nosso tempo.

Considerando que o objetivo final deste projeto foi sempre a instalação definitiva deste importantíssimo espólio em espaço público que permitisse a sua fruição, a Câmara Municipal de Monforte encontrou a melhor forma de reintegrar este singular património na malha urbana da vila.

Efetivamente ao decidir a reabilitação da antiga Igreja do Espírito Santo, atualmente propriedade da autarquia, para no seu interior proceder à recolocação condigna do revestimento azulejar da igreja do convento do Bom Jesus de Monforte, conseguiu conjugar dois objetivos: além da requalificação de um edifício histórico, dar também dignidade e visibilidade a um espólio riquíssimo e valiosíssimo.

Assim, nasceu com a feliz designação de “Monforte Sacro” um espaço de referência para a fruição pública, situado no centro histórico da vila, de um centro interpretativo que de uma forma clara contextualiza este património que renasceu passados mais de sete décadas de esquecimento.

Ação de sensibilização sobre Operação “Floresta Segura” esta quarta-feira em Campo Maior

O Município de Campo Maior, em colaboração com as três Juntas de Freguesias do concelho, com a Guarda Nacional Republicana e com os Bombeiros Voluntários de Campo Maior, realiza amanhã, quarta-feira, dia 8 de maio, uma ação de sensibilização e informação no âmbito da Operação “Campanha Floresta Segura 2024” da GNR.

A sessão irá decorrer no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 10 horas, e tem como objetivo alertar a população para a importância de adotar medidas preventivas em caso de incêndio, tendo lugar uma ação teórica seguida de uma demonstração.

Esta ação é aberta a todos os munícipes.

Dia da Mãe celebrado pela secção de Basket do CEN

A secção de Bastequebol do Clube Elvense de Natação (CEN) não deixou passar em branco o Dia da Mãe, celebrado no passado domingo, 5 de maio.

Para assinalar a data, o treinador Ricardo Rondão promoveu ontem, dia 6, segundo o clube, um “agradável convívio”, com um jogo entre atletas e as respetivas mães.

“Obrigado a todas as mães presentes e também a quem não pode comparecer”, diz ainda o CEN em nota de imprensa.

Dia da Mãe assinalado em Campo Maior com aula aberta de Dança Oriental

O curso de Dança Oriental do Projeto de Formação do Município, orientado pelo professora Letícia Garcia, realizou uma aula aberta destinada a mães e filhas, para assinalar o Dia da Mãe.

A aula decorreu no dia 6 de maio no Centro Cultural de Campo Maior e serviu para que os participantes pudessem ter contacto com esta arte, que há tantos anos é desenvolvida em Campo Maior.

CEN foi a Reguengos para mais um jogo do Alentejo MiniCup Sub-12

A equipa sub-12 de Basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN) foi no passado sábado, 4 de maio, até Reguengos de Monsaraz, para mais um jogo do Alentejo MiniCup Sub-12 Mistos.

Apesar da derrota, a equipa de Elvas, segundo o CEN, “nunca baixou os braços”, até porque, na primeira parte do jogo, “a igualdade entre as equipas foi notória”.

“Não foi possível a reviravolta no resultado, mas fica, mais uma vez, a sensação de que poderíamos fazer melhor. Vamos continuar para conseguir os nossos objetivos”, diz o clube em nota de imprensa, onde agradece aos pais pelo apoio aos atletas.

Câmara de Portalegre investe mais de 400 mil euros a recuperar vias rodoviárias degradadas

O Auto Consignação da empreitada da “Repavimentação e trabalhos de manutenção e conservação” foi assinado esta terça-feira, 7 de maio, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho e  João Chambel, em representação da URBIGAV Construções e Engenharia, SA.

A empreitada foi adjudicada pelo valor de 428 198,31 euros (a que acresce IVA à taxa legal em vigor), com um prazo de execução de 90 dias.

A intervenção, a ter lugar em todo o concelho, justifica-se pela “necessidade de garantir as condições de circulação em vias que apresentam elevado estado de degradação e tem como principal objetivo a melhoria da segurança, da vivência diária das populações e da qualificação do território”.

Feira do Livro em Vila Viçosa de quarta-feira a domingo

Com o intuito de promover bons hábitos de leitura e permitir o acesso às mais recentes publicações do mercado, em parceria com a Rota do Livro, o Município de Vila Viçosa irá promover a Feira do Livro, entre esta quarta-feira, 8 de maio, e domingo, dia 12.

Esta iniciativa integrará um conjunto de atividades, em que se destacam algumas apresentações de novas obras, com a presença dos respetivos autores, entre sábado e domingo.

No sábado, dia 11, pelas 15 horas, estará presente nesta Feira do Livro Mónica Guerra, autora dos livros “De Manhã já te Esqueci”, “A Prometida” e “Inverno – Uma Nova Vida”. Pelas 16h30, Carmen Garcia, autora do blog “A Mãe Imperfeita”, dá a conhecer as suas quatro obras infantis e o livro “A Última Solidão”.

Já no domingo, dia 12, pelas 16h30, Rui Marcelino, empresário que gosta de dedicar parte do seu tempo livre à escrita, dá a conhecer os livros infantis que escreve, sob o pseudónimo Daniel Goose. Estes livros fazem parte da coleção “Reino Imaginário”, todos em português e inglês.

Depois de no ano passado o evento ter sido levado a cabo na Casa da Cultura de Bencatel, é agora a vez da sede de concelho acolher a Feira do Livro, no edifício do antigo Framar, na Praça da República.

Até domingo, a feira vai funcionar entre as 10 e as 20 horas.

Plantas invasoras em Elvas em debate esta quarta-feira na ESBE

A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) acolhe esta quarta-feira, 8 de maio, uma conferência sobre “Plantas invasoras na envolvente da cidade de Elvas”.

O evento, que tem início pelas 9 horas, surge no âmbito da Semana sobre as Espécies Invasoras, e entre os oradores conta-se o vereador da Câmara Municipal de Elvas, Tiago Afonso.

A iniciativa encerra com uma caminha na envolvente de Elvas para identificação e mapeamento de invasoras.

Município e Junta procedem a limpeza no Bairro de São Pedro

O Município de Elvas e a Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, acompanhados pela Proteção Civil e forças de segurança, realizaram na manhã desta terça-feira, 7 de maio, uma ação de limpeza em algumas artérias do Bairro de São Pedro.

Preocupados com questões de insalubridade e saúde pública, assim como com as condicionantes de prestação de socorro que daí poderiam advir, os serviços retiraram monos, viaturas, ferros, entre outros, do espaço público.

Para o local foram direcionados retroescavadora, carrinhas e pessoal das duas entidades para realizar esta ação.

O Município de Elvas “irá intervir sempre neste tipo de situações, com o objetivo de manter uma cidade limpa para todos”.

Saiba o que vai ser discutido na próxima reunião da Câmara de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, esta quarta-feira, dia 8 de maio, às 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

A sessão, fechada ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1– Período Antes da Ordem do Dia
2– Aprovação da Ata de 24/04/2024
3– Expediente Geral
3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:
– Análises de águas
– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências
– Pedido de isenção de licença para ocupação da via pública – SIR
– Processo de obras n.º 74/21

Processos despachados de acordo com a delegação de competências.
Processo de obras n.º 3/24, n.º 9/24

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:
– Resumo diário de Tesouraria do dia 07 de maio de 2024
– Alteração orçamental
– Delegação e Subdelegação de Competências
– Parecer favorável à candidatura n.º 2024-2011-01-0191 – Apoio ao Funcionamento das Equipas de Sapadores Florestais 2024
– Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial – PACTO 2030

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:
– Atos praticados pelo Sr. Presidente no período entre os dias 24 de abril e 7 de maio.
– Empreitada de Reabilitação de casas no centro histórico de Elvas – 1ª fase, revisão ordinária de preços definitiva

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:
4.1. – Proposta de atribuição de nome de rua,
4.2. – Habitação Social – apreciação de rendas municipais em divida,
4.3. – Projeto do Laboratório de Inovação Social do Alentejo (LISA) – Proposta de parceria,
4.4. – Cedência do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização do espetáculo musical de Gipsy Kings – a ratificar,
4.5. – Proposta de realização do Mercado das Velharias no feriado 1 de maio – a ratificar,
4.6. – Cedência do Ciclorama para o Agrupamento de Escolas N.º 2 de Elvas,
4.7. – Proposta de entrega de prémios à Associação Juvenil Arkus para Concurso de Curtas Metragens,
4.8. – Cedência de Espaços e Parcerias para o Festival da Juventude e Académico de Elvas 2024,
4.9. – Cedência da Sala Públia Hortênsia de Castro na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo para a Conferência do V Centenário das Juntas de Badajoz-Elvas de 1524 promovida pela AIAR,
4.10. – Comemoração do Dia Mundial da Hipertensão,
4.11. – 34ª Exposição Canina Internacional de Elvas,
4.12. – Celebração da Semana da Educação Artística da UNESCO,
4.13. – Cedência de transporte à Associação Barbaris BTT Team,
4.14. – Cedência de transporte à Obra de Santa Zita,
4.15. – Proposta de Cedência de Transporte para “O Elvas CAD”,
4.16. – Cedência do pavilhão desportivo municipal de Elvas à ACD Belhó e Raposeira,
4.17. – Cedências das piscinas municipais de Elvas ao ar livre aos Bombeiros da Associação Humanitária de Elvas,
4.18. – Cedência do pavilhão desportivo municipal de Elvas ao CF “Os Elvenses”,
4.19. – Notificação Ajuste à Decisão do pedido Revisão Financeira – Bairro Comercial Digital de Elvas – Termo de Aceitação (TA),
4.20. – Apoio ao NEFCA.

Ministro da Agricultura vem a Elvas no Dia do Agricultor

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, vem a Elvas no próximo dia 15 de maio (quarta-feira), por ocasião do Dia do Agricultor, celebrado, todos os anos, no pólo de Inovação do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Caberá ao ministro a abertura da sessão dedicada ao tema “Desafios e Oportunidades da Intensificação Sustentável da Agricultura”.

Segue-se uma mesa redonda sobre “Território, Capacitação, Investigação e Inovação”, pelas 9h30, na qual participam o presidente do INIAV, Nuno Canada; o presidente do Município do Fundão, Paulo Fernandes; Bernardo Albino, da Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC); e João Madeira, do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo. Esta mesa redonda será moderada por José Palha, da CEREALTECH.

Pelas 11h30, dá-se início a um conjunto de visitas de campo, estando o almoço marcado para as 13 horas. Para as 14h30 está marcada uma visita aos campos da Herdade da Comenda.

Mural de Florbela Espanca dá nova vida ao Mercado Municipal de Vila Viçosa

Foto: Tiago Salgueiro

O Mercado Municipal de Vila Viçosa ganha agora outra vida, depois de a Associação Sacana, composta pelos artistas Miguel Gustavo e David Alves, ter pintado um mural alusivo a Florbela Espanca.

Miguel Gustavo, de nome artístico GUZT, revela que este mural nasce de “uma colaboração com o município de Vila Viçosa, uma vez que está a avançar cokm o roteiro da poetisa”, com o objetivo de “perpetuar o legado de Florbela Espanca”, neste espaço municipal.

O artista garante ainda que depois de já terem elaborado diversos murais pela região, seguem-se “mais atividades, por parte da Associação, nomeadamente workshops, para inserir a comunidade neste tipo de arte”.

Mural alusivo a Florbela Espanca, da autoria da Associação Sacana, que embeleza agora uma das fachadas do mercado municipal de Vila Viçosa.

Amândio Valente é o mandatário da CDU pelo distrito para as Eleições Europeias

Amândio Valente é o Mandatário, da CDU, pelo distrito de Portalegre para as Eleições para o Parlamento Europeu.

Amândio José Valente e Valente tem 61 anos e é professor. É Mestre em Educação, Desenvolvimento e Mudança Social – 2007; tem Pós graduação em Educação, Desenvolvimento e Mudança – 2005; Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação e Património Ambiental e Cultural – 2001 e Curso do Magistério Primário – 1987.

É presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, presidente do Conselho Fiscal da Escola de Artes do Norte Alentejo. Foi Administrador Conselho de Administração dos SMAT de Portalegre

É eleito na Assembleia Municipal de Portalegre pelo PCP, membro da Comissão Concelhia de Portalegre do PCP e da Comissão Municipal de Toponímia de Portalegre, desde 2017.

Foi eleito na Assembleia de Freguesia de São Lourenço, em Portalegre; foi presidente da Assembleia Geral da Associação de Pais do Agrupamento no 2 de Portalegre, elemento da Mesa da Assembleia Geral do SPZS

É elemento da Direção Distrital do SPZS e cofundador, durante duas décadas, de “O Semeador” – Grupo de Cantares de Portalegre

Autor e co-autor de textos académicos e de textos de opinião em diferentes plataformas e em órgãos de comunicação social.

Monforte: já com parque de autocaravanismo, segue-se obra na praia fluvial

Já foi inaugurado o parque de autocaravanismo de Monforte, que se encontra junto à praia fluvial da vila, resultado de um investimento de 120 mil euros, com apoio do Turismo de Portugal.

Segundo explica o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, a autarquia pretende agora avançar, e com base no próximo quadro comunitário, para a requalificação da zona envolvente ao parque de autocaravanas, assim como da própria praia fluvial.

“A nossa intenção com o parque de autocaravanismo naquela localização foi passarmos à fase seguinte e fazer a requalificação da praia fluvial também, que não nos foi possível nesta operação, em termos de candidatura a fundos comunitários”, explica o autarca. Não sendo este ainda o espaço que o Município de Monforte pretende, Lagem garante que, com o novo parque, estão reunidas “todas as condições para receber os autocaravanistas”.

Esta foi uma de quatro obras que o Município de Monforte inaugurou por ocasião das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril.

Centro Comunitário de Campo Maior celebra 24 anos

O Centro Comunitário de Campo Maior celebra amanhã, quarta-feira, 8 de maio, os seus 24 anos ao serviço da comunidade campomaiorense.

Para assinalar a data, o município irá oferecer um lanche a todos os utentes daquele espaço. A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, garante que o Centro Comunitário “é uma segunda para casa para todos aqueles que dele usufruem diariamente, a confraternizar e também nos vários clubes”.

Mas nem só as pessoas mais velhas usufruem do Centro Comunitário, até porque, revela a vereadora, “esse espaço é a sede dos Clubes de Verão, e onde se juntam dezenas de crianças”.

Inclusão e integração: as palavras-chave de mais um Encontro de Atletismo Adaptado

É já amanhã, quarta-feira, 8 de maio, que o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas volta a ser palco de um Encontro de Atletismo Adaptado, promovido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigo do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas e inserido na programação da 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo.

Considerando que este é sempre “um dia importante”, o presidente da APPACDM, Luís Mendes, revela que, a par da instituição de apoio a pessoas com deficiência de Elvas, estarão presentes utentes de outras 12 do distrito. “É a inclusão das pessoas, é a integração, é proporcionar tudo aquilo a que as pessoas têm direito. Temos jovens e utentes com boas capacidades desportivas e, acima de tudo, também é da nossa responsabilidade fomentar a prática do desporto,” assegura.

Na organização deste 20º encontro, a APPACDM conta com o apoio do Município de Elvas, dos Bombeiros e dos alunos do curso de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II, que “ajudam a que o evento tenha uma equipa maior”. O início do evento desportivo, adianta Luís Mendes, está marcado para as 10h30.

O desporto, nas suas mais diversas áreas, adianta o presidente da APPACDM, é trabalhado “diariamente” na instituição com os utentes. Com a aproximar do encontro de atletismo, as atenções voltam-se para esta modalidade. Para além da atividade física, este encontro tem como finalidade o convívio entre instituições, num dia “diferente” para todos.

500 anos da Junta de Badajoz-Elvas celebrados com conferência

Há 500 anos, entre 11 de abril e 31 de maio de 1524, as Coroas de Espanha e Portugal reuniram a Junta de Badajoz-Elvas.

A Junta, que decorreu sobre a ponte do Rio Caia, destinou-se à negociação diplomática decorrente do Tratado de Tordesilhas e mais concretamente a posse das ilhas Molucas.

O tema serviu de base para a conferência realizada na tarde desta segunda-feira, 6 de maio, na Sala Públia Hortênsia de Castro da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Foram oradores os professores espanhóis José Maria Pedraja Chaparro, Juan Antonio Matador de Matos e José Manuel Rodríguez Pizarro, pertencentes ao Instituto de Enseñanza Superior (IES) Maestro Domingo Cáceres, de Badajoz.

A vereadora Vitória Branco representou a Câmara de Elvas nesta iniciativa conjunta do Município, AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Culitura e Ateneo de Badajoz.