Visão dos alunos sobre o 25 de Abril perpetuada em mural na Secundária de Vila Viçosa

A Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, em Vila Viçosa, está agora embelezada com um mural, alusivo aos 50 anos do 25 de abril, elaborado por cerca de 25 alunos do curso de artes, em colaboração com a Associação “Sacana”, num desafio lançado pelo município,

A professora Maria Catarina Passarudo, coordenadora do Plano Nacional das Artes, revela que este mural está “excecional” e se assume como “a visão dos alunos, através da arte, sobre aquilo que foi o 25 de abril”, onde está retratado por exemplo, “a liberdade de voto, a possibilidade de escolha, críticas ao Estado Novo”.

A professora garante ainda, que este mural resulta de um “grande empenho”, por parte dos alunos, que reconhecem “que os valores da democracia devem ser preservados”. Esta manhã foi descerrada uma placa, neste mural, com um QR Code que se assume como um guia de interpretação.

Já Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa, considera “obrigatório envolver os jovens nas comemorações desta data, bem como passar-lhes os valores de Abril, para que percebam que a democracia não é um dado adquirido ad aeternum, a democracia é como uma flor que tem de ser regada diariamente, senão morre”.

O autarca recorda que, num momento em que surgem em Portugal, na Europa e no Mundo “enormes ondas de populismo, de radicalismo, de racismo é necessário dizer aos jovens que, para não chegarmos aí, temos que preservar aquilo que Abril nos deu que foi a liberdade de expressão, a alegria de criar, porque a arte é uma manifestação de criação essencial, onde conseguimos exprimir o que não o conseguimos fazer de outra maneira”.

Inácio Esperança demonstra-se satisfeito com o resultado final, deste mural e assume que está “muito bonito”, no entanto realça que o mais importante foi “todo o processo” que levou à sua conclusão, garantindo que o objetivo do município foi o de “proporcionar aos alunos momentos, em que através da sua criatividade podiam expressar livremente os sentimentos e ideias, através da arte, para que se lembrem que a arte também era censurada”.

Mural alusivo aos 50 anos do 25 de abril que foi inaugurado esta manhã de quarta-feira, dia 24 de abril, na Escola Secundária de Vila Viçosa.