A edição 2024 do Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, decorreu nos dias 18 e 19 de abril.
Na categoria “Galopim de Carvalho”, dedicada ao 1º ciclo, o Centro Educativo Alice Nabeiro, de Campo Maior, sagrou-se vencedor com o 1º lugar para o projeto de investigação “Corredores Ecológicos, estudo de caso dos rios mediterrânicos”. Os alunos Gonçalo Espírito Santo (2º ano), João Pinto, Pedro Oliveira, Guilherme Martel e Tomás Martins (4º ano) foram os responsáveis pelo projeto que estudou a dinâmica do Rio Xévora, as espécies exóticas e as endémicas.
As saídas de campo realizadas e o envolvimento das famílias com o apoio de António Paio, foi fundamental para aprofundar o conhecimento das espécies e técnicas de pesca.
A sobrevivência das nossas espécies nativas como é o caso do Saramugo está comprometida pela expansão das exóticas, invasoras e predadoras, bem como pelas atividades agrícolas que reduzem a qualidade da água de um dos rios menos poluídos da Europa.
No dia 19, dedicado ao 2º e 3º ciclo, foram a concurso três projetos do CEAN: “Pulsação Aquática, estudo de caso de um charco temporário”, dos alunos Afonso Trindade, Caetana Carrilho, Filipa Ruivo, Rita Silva e Rodrigo Coré (todos do 5º ano); “Olhar além do vazio” dos alunos Afonso Trindade e António Grifo (5º e 7º anos, respetivamente) e “Skate Park – Física ou Diversão” das alunas Eliane Costeira e Madalena Caldeira (5º e 3º anos, respetivamente), tendo este último conquistado uma menção honrosa.
Todos os projetos irão agora ser apresentados à comunidade na Semana do Ambiente e Ciência do Centro Educativo Alice Nabeiro, de 3 a 7 de junho.