Doces conventuais voltam a ser “reis e senhores” em Portalegre (c/fotos)

Já decorre, no Mosteiro de São Bernardo, a 22ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, evento promovido pela Câmara Municipal, que se estende até domingo,  21 de abril.

Participam no evento mais de 40 doceiros e licoreiros, não só da região, mas de norte a sul do país. Entre os vários atrativos do certame, destaque para um concurso dedicado à famosa Boleima de Portalegre, aberto a toda a população, a par dos já habituais concursos de doces tradicionais e conventuais. Desta feita, a feira conta também com um espaço dedicado às empresas e à área da inovação.

A inauguração do evento, ao final da tarde desta sexta-feira, 19 de abril, foi feita ao som da Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense, seguindo-se a inauguração de uma exposição de homenagem póstuma a Judite Cardoso, “A Mestre da Doçaria Conventual de Portalegre”, da autoria de Raul Ladeira e José João Bica.

Ainda esta sexta-feira, pelas 21h30, é apresentado o espetáculo “Sintonias”, uma coprodução artística da Escola de Artes do Norte Alentejano, que contará, ao piano, com o professor José Raimundo, nos violinos, Tamara Torres e Rui Ramos, e na voz, a convidada soprano, Filomena Silva. O encerramento da feira neste primeiro dia acontece às 22h30.

Até domingo, no decorrer do evento, não faltarão também vários outros momentos musicais, através de uma noite de fados e de espetáculos de canto lírico e de cante alentejano. Serão também promovidos, no fim de semana, dois showcooking com os chefs de pastelaria Cristiano Louro e Carla Parreira.