Revolução dos Cravos e liberdade explicadas às crianças do concelho pela ARKUS

“Liberdade” é o nome da peça de teatro que a Associação Juvenil Arkus está a apresentar às cerca de mil crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Elvas, com o objetivo de lhes explicar a importância do 25 de Abril.

Raquel Pirota, atriz e membro da associação, revela que esta peça “não se baseia apenas no dia 25 de abril, mas recua até 1933, para que as crianças percebam o que aconteceu durante o Estado Novo e também qual o regime aplicado nessa altura, bem como a importância da Revolução”.

A atriz considera ainda importante transmitir que, há 50 anos atrás não havia liberdade, para que eles lhe dêem valor”.

Esta peça de teatro conta com três personagens, aqui apresentadas por Raquel Pirota: “a avó que conta a história do 25 de abril, a neta que tem de fazer um trabalho sobre esse momento histórico, e ainda um soldade que entra com um cravo e um cartaz a dizer liberdade e a festejar esse momento”.

Na Escola de Santa Luzia, esta manhã de quarta-feira, dia 17 de abril, os alunos de 1º ciclo puderam assistir a esta peça, que segundo a professora Nádia Lascas acaba por “complementar o que é ensinado em sala de aula, e também algumas atividades relacionadas com os 50 anos do 25 de abril, mas de uma forma lúdica”.