Livro “Cavaleiras em Mercúrio” apresentado dia 27 em Estremoz

“Cavaleiras em Mercúrio” é o título do mais recente livro, da autoria de Paula Perleques e que será apresentado no dia 27 deste mês, em Estremoz.

A apresentação da obra terá no lugar no auditório d Biblioteca Municipal de Estremoz, pelas 15 horas, numa iniciativa aberta a toda a comunidade.

Livro sobre tráfico de mulheres apresentada quinta-feira na Secundária de Elvas

O tráfico de mulheres e redes de prostituição são ainda um flagelo a nível mundial. Este é o tema central de uma antologia de poemas, denominada “La trata de Mujeres”, promovida pela Fundación Caja Badajoz.

Esta obra é apresentada na próxima quinta-feira, dia 18 de abril, no auditório da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, entre as 10.10 e 11. 50 horas.

Os textos foram escritos por vários autores e traduzidos em diversas línguas: português, espanhol, inglês, francês e italiano.

Participam na obra: Claudina Brito, Antonia Cerrato Martín, Stefania Di Leo, María Rosa Rodríguez Palomar,Ivonne Sanchéz- Barea e Zacarias Calzado Almodóvar.

Projeto da UÉ com resultados no domínio do tratamento de água e do sector agroindustria

No âmbito das ações do projeto Europeu LIFE, LIFE BIOAs – “Removal of As from water using innovative BIO-adsorbents produced from byproducts of the agro-industrial sector”, coordenado em Portugal pela Universidade de Évora (UÉ), decorreu no final de março em Civita Castellana, Itália, a conferência final do triénio deste projeto.

Nesta reunião, os parceiros italianos e portugueses apresentaram detalhadamente as atividades desenvolvidas nesse período e os resultados já alcançados. Este encontro despertou o interesse e permitiu a interação com diferentes Stakeholders no domínio do tratamento de água e do setor agroindustrial.

O orçamento global alocado a este projeto foi de cerca de 1.800.000 euros que permitiu atingir, entre outros, os seguintes resultados: construção de um protótipo capaz de produzir até 12 kg de bioadsorvente por ciclo (a partir de bagaço de azeitona pré-tratado); um protótipo de uma unidade demonstrativa de tratamento de água com capacidade para tratar 2-4 m3/h (instalada na Zona Industrial de Talete, na província de Viterbo); um protótipo de uma unidade portátil com capacidade de tratamento de 4 L/h (utilizada em campanhas de demonstração em vários locais de Portugal, nomeadamente Vila Flor, Fundão e Ponte de Sor); e um bioadsorvente com uma capacidade máxima de adsorção de arsénio (As) de 5,9 g/kg.

Segundo o responsável pelo projeto em Portugal, Paulo Mourão, investigador do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade de Évora, o desafio para os próximos cinco anos é conseguir alavancar este processo mediante o envolvimento de mais parceiros e outros Stakeholders.

Coruche presente na primeira sessão online das “Jornadas do Património”

“Património, Identidade e Memória: reafirmar a identidade cultural local” é o tema da primeira sessão online “Jornadas do Património”, que se realiza na próxima terça-feira, dia 16 de abril, das 14.30 horas às 17.30 horas, com a presença de Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche, enquanto oradora.

“O evento é organizado pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Coruche, Grândola, Madeira, Montijo e São João da Madeira e centra-se na importância da preservação do património, da memória e das identidades locais nas localidades, chamando ao diálogo diferentes atores, como instituições públicas, académicos, agentes e decisores políticos, e membros da comunidade”, refere Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche.

“A sessão visa debater os papéis cruciais do património, da memória e da identidade na construção da compreensão coletiva do passado, na moldagem do presente e na orientação para o futuro, procurando compreender o impacto destes conceitos não apenas à luz das teorias subjacentes, mas também pela forma como são aplicados em instituições museológicas e pelas autoridades locais”, acrescentou.

Na primeira parte, o programa explora a génese dos conceitos proporcionando uma visão aprofundada da sua origem e evolução. Num segundo momento, discutem-se as práticas e os desafios enfrentados pelas instituições museológicas na preservação e na comunicação do património cultural. Analisa-se, também, a influência das autoridades locais na preservação do património, abordando políticas e projetos que impactam diretamente a identidade cultural da comunidade.

ESECS comemora 50 anos do 25 de abril nos dias 23 e 24

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Portalegre, comemora nos próximos dias 23 e 24 de abril, os 50 anos do 25 de abril de 1974.

As comemorações têm lugar no auditório Abílio Amiguinho, com início às 9.30 horas de dia 23 de abril. A iniciativa conta com vários painéis de discussão, nomeadamente “Portugal antes e depois do 25 de abril”, “Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide”, “Figuras Históricas de 25 de abril e narrativas audiovisuais”, Poesias de abril”, “Abril na sociedade, na educação no turismo”, e ainda sessão de cinema e algumas exposições.

Pode consultar a programação completa no cartaz abaixo:

Candidaturas ao Prémio Literário Florbela Espanca abertas até setembro

O Prémio Literário Florbela Espanca, promovido de dois em dois anos, pela Câmara de Vila Viçosa, vai distinguir, desta feita, obras literárias de ficção.

Este prémio, sendo “uma referência no concelho”, recorda o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, tem já uma projeção “a nível nacional e internacional”.“Este ano decidimos optar pela divulgação e implementação desta iniciativa, tendo em conta que estamos a desenvolver alguns projetos relacionados com a temática florbeliana, nomeadamente o circuito Florbela Espanca, que queremos concretizar até final deste ano”, adianta o autarca.

Com candidaturas abertas, até 15 de setembro, a escritores de qualquer nacionalidade, o grande objetivo do prémio literário, adianta Tiago Salgueiro, é “valorizar o legado biográfico da poetisa” calipolense.

Na última edição da iniciativa, e apesar de ter tido o maior número de sempre de trabalhos a concurso, foram apenas entregues menções honrosas. Dez vez, o autor premiado, para além da edição da obra, receberá ainda um prémio monetário, no valor de 2.500 euros. A obra premiada será editada pelo Município de Vila Viçosa, numa tiragem de 500 exemplares.

Instituído em 1981, o Prémio Florbela Espanca tem vindo, ao longo dos anos, a promover e a premiar obras literárias inéditas de expressão portuguesa, quer no âmbito da poesia, quer da ficção.

CPCJ de Alandroal promove II Caminhada na próxima sexta-feira

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alandroal (CPCJ) promove, na próxima sexta-feira, 19 de abril, uma caminhada, no âmbito das comemorações deste mês da prevenção dos maus-tratos na infância.

Com o objetivo de sensibilizar para esta causa e para que “haja cada vez menos crianças neste tipo de situação”, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, assegura que esta data é sempre assinalada, no concelho, de “uma forma especial”.

A caminhada, que vai para a segunda edição, tem início, na sexta-feira, às 17h30, com a concentração a realizar-se no Fórum Cultural de Alandroal. As inscrições, que podem ser feitas no Posto de Turismo da vila, terminam esta segunda-feira. Aos participantes é pedido que compareçam na iniciativa com uma t-shirt branca.

50 anos do 25 de Abril celebrados em Monforte com várias atividades culturais

O município de Monforte já deu início às celebrações dos 50 anos do 25 de abril, que contam até final deste mês com várias atividades culturais.

Das várias iniciativas destacam-se as arruadas, exposições, peças de teatro e ainda o próprio dia 25 de abril com a inauguração de várias obras.

A programação completa para ver abaixo:

“Al Canti” no encerramento na Feira do Queijo de Rio de Moinhos

Termina este domingo, 14 de abril, a edição deste ano da Feira do Queijo de Rio de Moinhos, no concelho de Borba.

Neste último dia do evento há uma harmonização de vinhos com queijos, pela Associação de Escanções de Portugal.

Pelas 11 horas atuam os Tomba Lobos. Às 15 horas sobem ao palco as Flash Dance e, uma hora mais tarde há atuação de artistas deRio de Moinhos.

O certame encerra com os “Al Canti”, pelas 19 horas.

Conferência “Conversas à Volta da Raia” na segunda-feira em Campo Maior

Luís Cunha, Francisco Moita Flores e Moisés Cayetano Rosado são os autores convidados para, amanhã, segunda-feira, 15 de abril, participarem na iniciativa “Conversas à Volta da Raia”, que tem lugar na Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior

Esta palestra conta com três pessoas “muito conhecedoras do 25 de abril, nomeadamente, “Luís Cunha, autor da obra ‘Memória Social em Campo Maior: Usos e Percursos de Fronteira’; Francisco Moita Flores, responsável pela série ”Raia dos Medos”, gravada em Campo Maior, na década de 90; e Moisés Cayetano Rosado, historiador interventivo, apaixonado por Portugal, e autor das obras ‘Salgueiro Maia: das guerras em África à revolução dos cravos’ e ‘Sempre Abril’”, revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha.

O moderador é o professor Fernando Antunes.

A vereadora diz ainda que esta conversa, que “incide na temática do 25 de abril, mas especificamente, na raia”, é direcionada ao “público escolar, do ensino secundário, e também para o público em geral que se queira juntar à iniciativa”.

A iniciativa “Conversas à Volta da Raia” tem início marcado, para amanhã, às 10.45 horas, na Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior.

“Sombras da Raia” de Nuno Franco Pires em rota literária em Elvas no dia 20

Nuno Franco Pires

O grupo dos “Autores de Elvas” tem vindo a preparar vários roteiros literários, que se vão realizar, não só na cidade, mas também nas várias freguesias do concelho.

Tendo sempre por base as obras dos escritores do grupo, a próxima rota poética, a realizar em Elvas, marcada para 20 de abril, terá como guia o livro “Sombras da Raia”, de Nuno Franco Pires, revela a porta-voz do grupo, Luísa Currito.

“Temos mais roteiros, que estamos a preparar, e que, atempadamente iremos revelar. Temos autores que são da Terrugem, de Barbacena, de São Vicente, e temos muitos sítios que são emblemáticos”, explica a escritora.

“Barbacena Meu Amor”, de Higino Maroto, a muita poesia de António Brinquete alusiva à Terrugem e “A Chave do Destino”, de Luísa Currito serão alguns dos motes para próximos roteiros literários no concelho.

De recordar que já no passado dia 16 de março, vários autores de Elvas participaram no passeio literário “Os Passos dos Poetas”, organizado pela Câmara Municipal, por ocasião do Dia Mundial da Poesia, em que tiveram oportunidade de declamar poemas alusivos ao 25 de Abril.