Fronteira homenageia exército português e combatentes nos 640 anos da Batalha de Atoleiros

Os 640 anos da Batalha de Atoleiros foram assinalados este sábado, 6 de abril, em Fronteira.

As comemorações tiveram início junto ao Padrão da Batalha dos Atoleiros, seguindo para a Avenida Heróis dos Atoleiros, onde decorreram as cerimónias militares e o desfile das forças em parada.

Na ocasião foi atribuída a medalha de ouro do município de Fronteira ao Exército Português, que foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército.

Para o presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, este “é um dia importante para Fronteira, porque simbolicamente é recordada a Batalha de Atoleiros e os heróis Atoleiros, uma batalha pela independência de Portugal e criadora da Pátria como a conhecemos”. Mas este ano, com um “significado especial, porque o município quis, para além de homenagear os heróis de Atoleiros, homenagear o Exército, conferindo-lhe a medalha de ouro para valorizar todos aqueles que contribuíram e contribuem para a defesa da pátria”.

“É indissociável o Exército Português da história do concelho de Fronteira”, garante o autarca, porque segundo diz “hoje conseguimos garantir que o Exército Português tem o devido reconhecimento pelo município de Fronteira”.

Nesta manhã foram também homenageados os ex-combatentes da freguesia de Fronteira que combateram no Ultramar, com a inauguração de um momento próprio. Rogério Silva garante que esta distinção também será feita nas restantes freguesias do concelho, “ainda este ano”. O objetivo destas homenagens passa por “garantir a devida valorização dos combatentes e militares de outrora e de hoje em dia”.

Já o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, mostra-se muito grato com esta distinção, pelo facto de “engrandecer o Exército, mas também Portugal e os portugueses”. O General Eduardo Mendes Ferrão destaca ainda que, em Fronteira, nesta manhã, foi possível perceber “o quão presente o Exército está presente na história de Portugal”.

O presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, garante que estas comemorações “revelam a importância da história, das forças armadas no país, que preservam a memória ao longo dos séculos”, adiantando que demonstra que o país não esquece aqueles que defenderam a nossa identidade soberania e valores, pelo que hoje resumiu-se a história de Portugal”.

O Tenente General Joaquim Chito Rodrigues diz ainda que Fronteira “continua a defender os valores nacionais, neste dia que é importante para todo o país”.

O Tenente General Joaquim Chito Rodrigues diz ainda que Fronteira “continua a defender os valores nacionais, neste dia que é importante para todo o país”.