Prova de Vinhos em Campo Maior alia produção local à gastronomia

A Prova de Vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista decorreu na tarde deste sábado, 6 de abril, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Este ano, segundo revela Vanda Portela, da junta de freguesia, foram 21 os produtores de vinho, de Campo Maior, presentes no evento, que também conta com uma variedade gastronómica de restaurantes da vila. “Este ano está a correr muito bem, porque teve uma maior adesão do que o habitual, com 21 produtores que levaram 21 vinhos tintos e quatro vinhos brancos”.

Os restaurantes representados nesta iniciativa foram os seguintes: Taberna “O Ministro”, “O Faisão”, Snack-bar “O Mónaco, “Raízes do Alentejo”, “O Tarro”, “O Azeitona” e “São Pedro”.

Vanda Portela acrescenta que “a qualidade dos vinhos tem aumentado”, todos os anos, graças à ajuda dos enólogos que fazem as suas avaliações e as transmitem aos produtores.

Já Paulo Pinheiro, vice-presidente na Câmara de Campo Maior enaltece a iniciativa e tece elogios aos vinhos que segundo diz tem “evoluído”.

Falámos também com alguns produtores que apresentaram os seus vinhos. Manuel Belchior participa nesta prova, com um vinho tinto, que produz “para consumo próprio”, considerando a iniciativa “positiva, para melhorar todos os anos”.

Vasco Caldeira participa desde a primeira edição e revela que esta iniciativa é acima de tudo “um convívio” e também uma forma de “aprender a melhor forma de fazer a sua produção”.

Cerca de 400 crianças desfrutam do FUTalegre em Elvas

O Campo Pedro Barrena, em Elvas, recebeu neste sábado, 6 de abril, mais uma jornada da iniciativa FUTalegre, numa organização da Associação de Futebol de Portalegre e de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos.

Foram perto de 400 as crianças dos escalões de petizes e traquinas, participaram em vários jogos durante o dia, oriundas de vários clubes do distrito.

Fronteira homenageia exército português e combatentes nos 640 anos da Batalha de Atoleiros

Os 640 anos da Batalha de Atoleiros foram assinalados este sábado, 6 de abril, em Fronteira.

As comemorações tiveram início junto ao Padrão da Batalha dos Atoleiros, seguindo para a Avenida Heróis dos Atoleiros, onde decorreram as cerimónias militares e o desfile das forças em parada.

Na ocasião foi atribuída a medalha de ouro do município de Fronteira ao Exército Português, que foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército.

Para o presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, este “é um dia importante para Fronteira, porque simbolicamente é recordada a Batalha de Atoleiros e os heróis Atoleiros, uma batalha pela independência de Portugal e criadora da Pátria como a conhecemos”. Mas este ano, com um “significado especial, porque o município quis, para além de homenagear os heróis de Atoleiros, homenagear o Exército, conferindo-lhe a medalha de ouro para valorizar todos aqueles que contribuíram e contribuem para a defesa da pátria”.

“É indissociável o Exército Português da história do concelho de Fronteira”, garante o autarca, porque segundo diz “hoje conseguimos garantir que o Exército Português tem o devido reconhecimento pelo município de Fronteira”.

Nesta manhã foram também homenageados os ex-combatentes da freguesia de Fronteira que combateram no Ultramar, com a inauguração de um momento próprio. Rogério Silva garante que esta distinção também será feita nas restantes freguesias do concelho, “ainda este ano”. O objetivo destas homenagens passa por “garantir a devida valorização dos combatentes e militares de outrora e de hoje em dia”.

Já o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, mostra-se muito grato com esta distinção, pelo facto de “engrandecer o Exército, mas também Portugal e os portugueses”. O General Eduardo Mendes Ferrão destaca ainda que, em Fronteira, nesta manhã, foi possível perceber “o quão presente o Exército está presente na história de Portugal”.

O presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, garante que estas comemorações “revelam a importância da história, das forças armadas no país, que preservam a memória ao longo dos séculos”, adiantando que demonstra que o país não esquece aqueles que defenderam a nossa identidade soberania e valores, pelo que hoje resumiu-se a história de Portugal”.

O Tenente General Joaquim Chito Rodrigues diz ainda que Fronteira “continua a defender os valores nacionais, neste dia que é importante para todo o país”.

O Tenente General Joaquim Chito Rodrigues diz ainda que Fronteira “continua a defender os valores nacionais, neste dia que é importante para todo o país”.

MAEE acolhe workshop sobre dieta mediterrânica no dia 13

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires realiza um ciclo de workshops. O primeiro tem lugar no sábado, dia 13 de abril.

Subordinado ao tema “A Ciência da Sopa. Fazemos juntos? Dieta Mediterrânica”, este workshop conta com as oradoras Graça Carvalho, Orlanda Póvoas e Isabel Maçãs, com o tema DM4YOU (ESBE).

O evento tem entrada livre e é aberto ao público em geral, com inscrição prévia, que pode ser feita através dos contactos: email mae@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 624 601.

Natalino Borrega do SCC participa no Campeonato Nacional de Judo de veteranos

O Campeonato Nacional de Judo, no escalão de veteranos, disputa-se amanhã, dia 7 de abril, em Viseu.

A representar o Sporting Clube Campomaiorense estará Natalino Borrega. O atleta e treinador da modalidade, no clube, garante que “as expectativas são sempre boas, apesar de ter menos treino do que antes e a prova é muito diferente das últimas”.

Dizendo que, atualmente o seu foco tem sido “o treino das crianças”, admite vai participar no campeonato para “marcar presença”, mas acrescenta que “como é óbvio, no tapete, vou deixar tudo aquilo que tenho”.

Câmara de Vila Viçosa promove manutenção da mini floresta de São Domingos

“Miyawaki Forest – Dia de Manutenções” é o nome da iniciativa que tem lugar este domingo, 7 de abril, no Loteamento de São Domingos, em Vila Viçosa.

Esta ação, desenvolvida pelo município de Vila Viçosa, em parceria com a Forest Impact, decorre entre as 10.30 e as 15 horas, com o intuito de promover a manutenção da mini floresta já plantada anteriormente.

Esta plantação baseou-se no método do botânico Japonês Miyawaki, que se centra na plantação de espécies nativas com um compasso de plantação muito denso (3 a 5 plantas por m2) de estrato arbóreo, arbustivo, sub-arbustivo e herbáceo. O referido método proporciona: variedade de alimentos, insectos, anfíbios, etc., tendo sido utilizado, pela primeira vez, nesta região!

A participação é gratuita, mas obrigatória e pode ser feita AQUI.

Todos podem participar, mas as crianças devem estar acompanhadas de um responsável. O Município de Vila Viçosa aconselha ainda que possam levar água e lanche/almoço para um piquenique, assim como, roupa confortável.

Música Encanta o Património este sábado no Museu Militar de Elvas

A iniciativa “Música Encanta o Património” regressa este sábado, 6 de abril. Desta feita, pelas 18 horas, o concerto com a Fanfarra e Orquestra de Sopros e Percussão tem lugar nos claustros do Museu Militar de Elvas.

“O Modelo da Fanfarra, sopros e percussão no panorama artístico ocidental” é o mote para este concerto que tem entrada livre.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Elvas e Academia de Música de Elvas.

Sétima jornada do Torneio da Malha “João Brioso” este sábado em Vila Boim

Vila Boim acolhe este sábado, 6 de abril, a sétima jornada do Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso.

A prova, hoje, está marcada para as 14.30 horas, no recinto da escola de Vila Boim.

O Torneio da Malha “João Brioso” é uma organização do Município de Elvas, em parceria com a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Juventude de São Vicente e Ventosa e com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho.

Livro sobre a História de Resiliência de Paulo Dias apresentado este domingo no CCC

Foi precisamente há sete anos, que a vida de Paulo Dias mudou, por completo, depois de ter sofrido uma grave hemorragia cerebral, que o deixou entre a vida e a morte.

Agora Paulo Dias apresenta um livro, escrito por Cláudia Poeiras, que retrata a sua história de vida e como conseguiu “recuperar desta situação”. Paulo Dias recorda que a 7 de abril de 2017 sentiu “uma forte dor de cabeça, que se manteve durante muito tempo”, pelo decidiu deitar-se e entrou em coma, foi transportado para o Hospital de Elvas, onde lhe foi feita uma TAC e perceberam que “tinha uma hemorragia cerebral grave”, foi transportado de helicóptero para o Hospital de São José, onde lhe drenaram o sangue no cérebro. Passou depois por várias unidades hospitalares até começar o processo de recuperação, altura em que começou a recuperar a memória, porque segundo diz, “até essa altura não me lembrava de nada”.

Com esta obra, Paulo Dias pretende “inspirar e motivar outras pessoas que passam por momentos difíceis na vida”, sendo que a sua reabilitação assenta em três conceitos fundamentais: “aceitar, trabalhar e acreditar”, que foram cruciais para a sua recuperação.

O Comendador Rui Nabeiro foi “uma inspiração” na recuperação deste campomaiorense, porque “esteve sempre muito presente neste processo”, pelo que pretende homenageá-lo no domingo, na apresentação do livro.

Todos os livros foram doados à Associação Coração Delta, revela Paulo Dias, pelo que “as receitas da venda da obra revertem na íntegra para esta associação de solidariedade social, de Campo Maior”.

Livro “Aceitar, Trabalhar, Acreditar – A Prova de Resiliência de Paulo Dias” é apresentado no domingo, pelas 15 horas, no Centro de Ciência do Café.

No evento de domingo vão marcar presença o Chairman do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, a editora Amélia Vadillo, a escritora Cláudia Poeiras e a apresentadora de televisão Fátima Lopes.

“Aguenta ao Vivo” de André Martins este sábado à noite no Cineteatro de Elvas

Depois de “André do Karaté”, em 2022, e “Mandado de Captura”, em 2023, o comediante André Martins está de regresso ao cineteatro municipal de Elvas, já este sábado à noite, 6 de abril, para apresentar “Aguenta ao Vivo”.

Este seu terceiro espetáculo de stand-up comedy, em que aborda assuntos do seu passado, presente e futuro, revela o humorista, surge do desenvolvimento de temas que abordou no podcast que tem com o mesmo nome. “Vou ter três microfones, em que cada um desses microfones representa uma passagem do tempo. Essas passagens do tempo englobam a minha passagem do tempo, o meu passado, o meu presente e o meu futuro”, começa por explicar.

“Em alguns momentos específicos, eu vou falar também sobre como será o nosso futuro enquanto humanidade e alguns temas que eu achei interessantes e engraçados, que abordam esta temática do futuro”, adianta o comediante.

Face aos espetáculos anteriores, e depois de o ter “testado várias vezes”, revela André Martins, sempre com muito humor, “Aguenta ao Vivo” é mais “conceitual”. Desta vez, André Martins não vem sozinho a Elvas, sendo que a abertura do espetáculo estará a cargo de Puto Miguel, que participa em vários dos seus vídeos. “Ele vai fazer os seus primeiros cinco a dez minutos de stand-up, na sua estreia, em Elvas”, revela.

O humorista garante ainda que a reação do público, a este seu terceiro espetáculo, tem sido “espetacular”, assegurando ser “interessante” voltar a Elvas, onde espera encontrar, não só aqueles que já o seguem, como novos espectadores.

Para maiores de 16 anos, o espetáculo, no cineteatro municipal de Elvas, tem início às 22 horas. Os bilhetes, com um custo de dez euros, encontram-se à venda na Ticketline.

FUTalegre decorre este sábado no Campo Pedro Barrena

O Campo Pedro Barrena, do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, recebe este sábado, 6 de abril, o FUTalegre.

A iniciativa é organizada pela Associação de Futebol de Portalegre e tem “O Elvas” como anfitrião.

A iniciativa que junta centenas de crianças, do distrito, tem início às 10 horas.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 82 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 5 de abril, na chave sorteada.

Para Portugal veio um segundo prémio, no valor de 364 mil euros, num total de dois contemplados.

O terceiro prémio, de 13 mil euros, contemplou 13 apostadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

Já o quarto prémio, de 1.294 euros, saiu a 41 apostadores, dois deles também com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 13 – 18 – 26 – 35 – 37 e pelas estrelas 08 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.