Emoções da adolescência retratadas em exposição na Casa da Cultura de Elvas

A Casa da Cultura de Elvas acolhe, desde ontem, 28 de março, a exposição “Estados Emotivos na Adolescência”, de Hugo Pinheiro.

Trata-se de um ensaio fotográfico sobre os diferentes estados emocionais, neste período de transição entre a infância e a vida adulta, que, como explica o autor, foi elaborado no decorrer de um curso que frequentou, no Instituto Português de Fotografia, em Lisboa.

As várias imagens que compõem esta mostra retratam momentos conturbados e habituais da fase da pré-adolescência de um jovem. O jovem em causa, na altura com 11 anos, fotografado por Hugo Pinheiro, “começa-se a descobrir a ele próprio” e enfrenta “situações difíceis na escola”.

Todas as imagens desta exposição, que expressam sentimentos como “insegurança, incerteza e frustração”, e que, no caso, são ultrapassadas com a prática de basquetebol, são apresentadas a preto e branco. Ao todo, esta exposição é composta por nove imagens, que são apresentadas com uma sequência própria: “tudo começa em casa, passa por todos esses estados de frustração, vai para o desporto e depois volta a casa, onde encontra a proteção dos pais”.

Esta exposição pode ser visitada até 27 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados das 10 às 13 horas.