Festival “Terras do Borrego” arranca esta sexta-feira em Sousel

O primeiro festival “Terras do Borrego” decorre entre amanhã, sexta-feira, 29 de março, e domingo, dia 31, no Pavilhão Multiusos de Sousel.

Esta primeira edição do certame, que contará com animação musical, tasquinhas e a participação de associações e dos municípios do distrito de Portalegre aderentes à Quinzena Gastronómica “Terras do Borrego”, com os seus próprios stands, revela o presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, coincide com a altura do ano em que mais pessoas se deslocam até Sousel.

“Tínhamos pensado, inicialmente, em fazer uma Bienal do Borrego, mas depois veio a Covid-19 e não foi possível fazer e pensamos em ir crescendo gradualmente. Vamos fazer este primeiro festival, a calhar precisamente neste fim de semana da Páscoa, em que há um maior consumo de borrego”, explica o autarca.

Manuel Valério lembra ainda que, logo a seguir, a 1 de abril, celebra-se o feriado municipal de Sousel, com um dia “muito preenchido”, em que a população, por norma, ruma à Serra de São Miguel, para a romaria em honra de Nossa Senhora do Carmo. “Teremos a procissão, a ‘Rebola’, como costumamos dizer, em que as pessoas podem confraternizar em família, e depois, ao final da tarde, há a tradicional tourada à portuguesa”, remata.

A abertura solene do festival realiza-se, pelas 16 horas, esta sexta-feira, no Pavilhão “Terras do Borrego” e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sousel, do presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT), José Manuel Santos, entre outras individualidades da região.

Para além do Pavilhão “Terras do Borrego”, espaço que acolhe mais de 25 expositores e uma área de conferências, podem-se encontrar ainda neste festival uma Zona Infantil dedicada aos mais pequenos, com atividades lúdicas e uma área de exposição animal, uma Zona de Restauração que, para além de reunir as principais iguarias regionais, é palco de diversos showcookings apresentados por afamados chefs, e o Palco Musical. A entrada é gratuita.

O programa completo do evento: