A Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, promove mais uma “Semana Aberta”, de 18 a 22 de março, na qual se insere a programação da 26ª edição do Festival Internacional de Teatro Escolar, o mais antigo do país.
“Dar a conhecer o que de melhor se faz” na escola, através de um conjunto alargado de atividades, é o grande objetivo desta iniciativa de “âmbito cultural”, garante o professor Carlos Grilo, da direção do agrupamento nº 3 de Elvas. “Palestras, workshops desenvolvidos por alunos dos cursos profissionais e torneios desportivos” são algumas das atividades a serem desenvolvidas ao longo da próxima semana.
O dia 21 de março (quinta-feira), adianta o professor, será dedicado aos alunos de 9º ano do concelho, para que possam ter “um primeiro contacto” com a escola secundária que, a partir do próximo ano letivo, passará a ser a sua casa. “Convidámos os alunos de todos os agrupamentos para virem à nossa escola, conhecer as nossas instalações, participarem em atividades, quer no âmbito do ensino regular, quer do ensino profissional, e assistirem àquilo que temos preparado para esse dia”, explica o docente. Nesta ocasião, o agrupamento de escolas pretende ainda “dar a conhecer a rede escolar, proposta para o próximo ano letivo”, o que irá permitir às famílias uma “reflexão mais aprofundada sobre aquilo que pensam ser o melhor percurso para os seus educandos”.
Assegurando que se pretende que a escola seja “um espaço cultural de excelência”, Carlos Grilo lembra que esta “Semana Aberta” é desenvolvida em colaboração com a Arkus, nomeadamente, através do festival de teatro.
Já o professor Carlos Beirão, presidente da Arkus, adiantando que, ao todo, serão 23 as apresentações ao público, já a partir de sábado, dia 16, com sessões, quer na escola secundária, quer no cineteatro municipal, e ainda uma em Badajoz, revela que esta edição do festival de teatro tem como temática central as emoções.
“Vamos continuar com o alinhamento dos anos anteriores. São cerca de 23 sessões e, por essa razão, vamos ter cerca de três a quatro mil pessoas a assistir e apelamos a que as pessoas participem”, assegura o professor.
“A Fórmula do Assassino”, “El Crédito”, “El Piropo”, “Num Coma Profundo”, “Frei Luís de Sousa”, “À Procura de Violeta”, “Um Sonho Encantado” e “Love, Please” são algumas das peças a ser apresentadas ao público, no decorrer do festival, em que para além da Arkus, dos Arkinhos, de turmas de 11º e 12º ano da Escola Secundária D. Sancho II, Universidades Seniores de Elvas e Sousel, a Espalharte (Castelo de Vide), participam ainda a companhia D. Pedro V (Lisboa) e vários grupos de Espanha (Badajoz e Monesterio).
A programação do festival para conhecer na galeria abaixo: