VI Torneio Internacional de Rugby de Elvas com 600 atletas

Cerca de 600 jovens atletas de 17 clubes de râguebi de Portugal e Espanha participam hoje, sábado 9 de março, no VI Torneio Internacional Cidade de Elvas da modalidade, numa organização do RCE – Rugby Clube de Elvas.

São quatro os escalões em prova – sub-6, sub-8, sub-10 e sub-12, com os três primeiros a jogar no Estádio Municipal de Atletismo e o último no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal.

São estes, por ordem alfabética, os clubes presentes hoje em Elvas: Agronomia, Badajoz, Ciências de Sevilha, Cáceres, Cascais, Crual Algarve, Direito, Elvas, Évora, Mairena de Sevilha, Montemor-o-Novo, São Miguel, São João da Talha, Santarém, Sporting, Tartessos de Huelva e Técnico.

O arranque do torneio ficou marcado pelo desfile das equipas e pela homenagem póstuma a José Manuel Serra Picão de Abreu, o elvense recentemente falecido que foi jogador de râguebi na sua cidade-natal, presidente da Federação Portuguesa da modalidade em duas ocasiões e presidente do Conselho de Arbitragem da FPR.

A cerimónia inaugural contou ainda com a intervenção do presidente da Câmara Municipal, comendador José Rondão Almeida, que dirigiu palavras de boas-vindas às comitivas presentes e louvou o Rugby Clube de Elvas pela iniciativa.

Para organizar este VI Torneio Internacional de Cidade de Elvas o RCE contou com o apoio do Município e de um conjunto de instituições e empresas da região.

Borba com três candidaturas aprovadas ao programa “Cuida-te +”

O Município de Borba efetuou, este ano, quatro candidaturas ao Programa “Cuida-te +” promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), sendo que três delas foram aprovadas.

Duas das três candidaturas aprovadas dizem respeito à Unidade Móvel, na área dos Comportamentos Aditivos. A outra está relacionada com o programa de “Educação Para a Saúde”, na área temática da Saúde Mental.

O “Cuida-te +” é um programa destinado a jovens entre os 12 e os 25 anos, que visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável. Deste modo, “o Município de Borba pretende que todos os jovens do concelho, tomem consciência das diversas problemáticas que os afeta hoje em dia”.

“O Elvas” venceu 2-1 o Imortal e confirma manutenção

Russel Sandio após marcar o golo

“O Elvas” recebeu e venceu esta tarde, no Campo Patalino, o Imortal de Albufeira, por 2-1.

Os azul e ouro marcaram primeiro por Desmond Nketia, aos 26 minutos, tendo Fabinho chegado ao empate para os algarvios, aos 39 minutos.  O camaronês Russel fez logo de seguida o golo que deu a vitória aos locais, num potente remate de fora da área aos 41 minutos. Russel Sandio regressou à titularidade vários meses depois e acabou por ser determinante na conquista dos três pontos pelos elvenses.

Ate ao final não houve mais golos e “O Elvas” carimbou a manutenção no campeonato ao atingir 35 pontos, a três jornadas do fim da prova, tendo mesmo subido ao quinto lugar, agora a quatro pontos do terceiro classificado, o Lusitano de Évora.

Pedro Hipólito, treinador de “O Elvas” disse aos nossos microfones no final que sentia “muito orgulhoso, foi muito difícil. Os meus jogadores são uns obreiros, o adeptos voltaram e obrigado por terem vindo e ajudar a fazer crescer este projeto. Agradeço à minha equipa técnica. Neste jogo podiamos ter acabado com o jogo na primeira parte e tivemos várias oportunidades. Na segunda parte, o Imortal cresce no jogo por mérito, tem bons jogadores e obrigam-nos a recuar no terreno, mas não tiveram uma ocasião de golo”. Hipólito acha que “na saída de bola com um pouco de calma podíamos ter definido melhor”.

O capitão Luís Dias referiu que a manutenção tem um sabor especial, é um orgulho enorme pertencer a este grupo de trabalho. O inicio foi um pouco atribulado, mas as coisas chegaram ao ponto certo, somos um grupo unido e para o ano vamos atingir os objetivos que são de subir de divisão”.

No próximo domingo, dia 17 de março, “O Elvas” defronta o Fabril (antiga CUF e Quimigal) no Barreiro.

Festival Taurino 3º Memorial José Tello Barradas a 13 de abril em Santa Eulália

João Moura, António Ribeiro Telles, Ana Batista, Marcos Bastinhas, Francisco Palha e Tomás Moura são os cavaleiros que compõem o cartel do Festival Taurino 3º Memorial José Tello Barradas, marcado para o próximo dia 13 de abril, na Praça de Touros de Santa Eulália.

De acordo com Alberto Barradas (na imagem), responsável pela organização desta corrida, este é um cartel de “luxo”, que se assemelha aos de Lisboa, “ao nível e à dimensão” do homenageado, o seu irmão José Tello Barradas.

Nesta corrida, vão pegar os touros da ganadaria do Foro do Almeida os Forcados Académicos de Elvas e Coimbra e os Amadores de Arronches.

José Tello Barradas, para além de escritor e conferencista, foi também apoderado e um grande amante da tauromaquia.

Gustavo Fernandes expõe “Reflexão de Luz” no Teatro Bernardim Ribeiro

Gustavo Fernandes, artista do retrato do ator português Ruy de Carvalho presente na galeria dos artistas do Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, apresenta a exposição “Reflexão de Luz”, patente na Sala de Exposições Temporárias Tomaz Alcaide, até ao próximo dia 22 de março de 2024.

O pintor tem um percurso académico e profissional desenvolvido no Canadá e em Portugal ao longo de 27 anos. Frequentou em Montreal a Escola de Belas Artes Mission Renaissance, o programa de Artes Plásticas e Gráficas do Dawson College.

É convidado regularmente para palestras sobre arte, tem obras em museus como o Museu da Água – E.P.A.L, Museu João Mário em Alenquer, Museu do Presidente de Astana no Cazaquistão, Museu de Aveiro e Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.

Sessão de curtas-metragens alentejanas este sábado no Auditório São Mateus

Uma sessão de curtas-metragens alentejanas tem lugar este sábado, 9 de março, no Auditório São Mateus, no âmbito da RONCA- A mostra de Cinema de Elvas.

A sessão está marcada para as 21 horas e conta com quatro projetos com produção na região do Alentejo: “Comezainas”, “Transmutação”, “Monte Clérigo” e “Água Morna” são os projetos selecionados, alguns já bastante prestigiados a nível nacional.

“Comezainas”, de Mafalda Salgueiro, já percorreu cerca de 10 festivais de cinema internacionais e “Monte Clérigo”, de Luís Campos, estreou o ano passado por todo o país em diversas salas de cinema e cineclubes, e ganhou o grande prémio nacional do festival Fest em Espinho.

Obra do maestro campomaiorense Vasco Pereira interpretada em Berlim

A obra “O Jardim Extravagante”, para flauta transversal, violino, violoncelo e piano, da autoria do maestro campomaiorense, Vasco Pereira vai ser interpretada em Berlim, este sábado, dia 9 de março.

Esta obra estreou em Atenas. O maestro revela que esta obra, com cerca de sete minutos, foi escrita, “propositadamente para a flautista italiana, Rita D’Arcangelo e o trio grego, Galan Trio”, garantindo que teve “uma boa aceitação, por parte do público”.

Quanto ao nome desta sua composição, Vasco Pereira revela que é “inspirada no campo, nomeadamente nas plantas silvestres”.

O maestro campomaiorense demonstra-se satisfeito por esta sua obra ser apresentada em Berlim, explicando que “é um público muito exigente e diferente”. Vasco Pereira considera que esta “é mais uma oportunidade de levar a música de câmara e contemporânea lá fora, dando nome ao país e ao Alentejo”.

A interpretação estará a cargo da flautista italiana, Rita D’Arcangelo e do trio grego, Galan Trio – Marina Kolovou violoncelo), Babis Kar (violino), Petros Bouras (piano). Para além da minha obra, serão estradas obras de Véronique Bracco (França), Thomas Bramel (USA), Garry DW Judd (Inglaterra), Vincent Kennedy (Irlanda), Ilan Chouraki (Israel), Igor Vorobyov (Russia), David Martyniouk (USA). O concerto é uma organização de Three Essential Elements.

“O Elvas” defronta o Imortal na tarde deste sábado

“O Elvas” recebe, na tarde deste sábado, 9 de março, no campo “Patalino” do Estádio Municipal, o Imortal, em jogo da 23ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

À mesma hora, jogam-se hoje mais os seguintes jogos: Fabril do Barreiro – Oriental; Vitória de Setúbal – Juventude de Évora; Louletano – Barreirense; Serpa – Lusitano de Évora; e Moncarapachense – Vasco da Gama da Vidigueira.

“O Elvas” ocupa, neste momento, o sétimo lugar da tabela classificativa, com 32 pontos. Já o Imortal, em último lugar nesta Série D, tem, atualmente, 12 pontos.

O jogo entre os “azuis e ouro” e o Imortal conta com relato na Rádio ELVAS.

Escuteiros de Elvas promovem sexto Festival das Sopas este sábado

O Mercado Municipal da Casa das Barcas, em Elvas, é palco, na noite deste sábado, 9 de março, de mais um Festival das Sopas, evento promovido pelo Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas.

Com a colaboração de vários restaurantes de Elvas, mas também dos pais dos jovens escuteiros, explica o chefe do agrupamento, João Favita, este evento, que vai já para a sua sexta edição, tem como finalidade a angariação de fundos para a realização das atividades do grupo dos pioneiros (escuteiros dos 14 aos 18 anos).

“A população já vai perguntando quando é que é o festival, porque nunca coincide com a mesma data. Tentamos sempre adaptar às nossas atividades, mas, mais ou menos, acaba por ser sempre no mês de março”, adianta o responsável. A ajuda dos pais na dinamização do festival “é essencial”, garante João Favita, até porque só com “todos juntos” é que se consegue fazer um evento “desta dimensão”.

A entrada no evento, que conta com animação a cargo da Onda Flamenco, tem um custo de 4,50 euros. “Têm direito a seis senhas para provarem as sopas que estão disponíveis e uma taça de barro. Depois temos também um bar, à parte, com bifanas, bebidas e doces feitos pelos nossos pais”, esclarece João Favita.

Este Festival das Sopas decorre a partir das 18 horas, prolongando-se até às 22 horas.

Almoço convívio da matança do porco este sábado na CURPI de Campo Maior

O tradicional almoço da matança do Porco Alentejano tem lugar esta tarde de sábado, sábado, 9 de março, nas instalações da CURPI de Campo Maior.

Esta é já a 25ª edição da iniciativa. Anselmina Caldeirão, chefe de serviço na CURPI, revela que “este ano não haverá matança do porco, uma vez que não é permitido matar o porco e fazer de seguida a matança, no entanto realiza-se o almoço convívio, com as tradicionais sopas de cachola, das quais as pessoas muito gostam, num momento de convívio entre todos”.

Para além das sopas de cachola haverá carnes grelhadas, bebidas e café, por 12 euros. Anselmina Caldeirão adianta que, neste almoço, reúnem-se sempre “cerca de 100 pessoas”. No final do almoço, diz ainda, haverá animação musical com José da Silva.

Almoço convívio da tradicional matança do Porco Alentejano que decorre hoje, na CURPI de Campo Maior, com início às 13 horas.

Workshops “Sábados com Arte” de regresso ao MACE

O “Ciclo de Workshops – Sábados com Arte” está de regresso ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), já hoje, 9 de março, numa programação que se estende até outubro.

Este primeiro workshop, dedicado à pintura, e orientado por Tiago Cutileiro, é destinado a maiores de 16 anos, sendo que decorre entre as 14 e as 17 horas.

Segundo a vereadora Vitória Branco, com a iniciativa, pretende-se, não só a levar as pessoas a aprender “alguma coisa” de novo, mas também chamá-las ao MACE, para conhecer as peças de obras em exposição. “Todas as atividades são importantes e interessantes para que as pessoas possam tomar conhecimento daquilo que é a coleção de arte contemporânea exposta e ter contacto com o nosso MACE”, assegura.

Depois deste primeiro workshop, seguem-se, nos meses seguintes, sessões dedicadas ao desenho digital, com Elisabete Fiel, à escrita criativa, com Nuno Franco Pires, à cerâmica, com Luís Pedras, à fotografia digital, com Sérgio Conceição, e à dança contemporânea, com Catarina Rodrigues.

Com este “leque variado” de workshops, outro dos grandes objetivos desta iniciativa, revela Vitória Branco, é “chamar a atenção para o potencial” dos artistas do concelho. Consoante o tipo de arte em causa, haverá workshops destinados a um público mais infantil e outros para um público mais adulto.

A participação nestes workshop é gratuita, mas carece de inscrição prévia, que deve ser feita através do telefone (268 626 218) ou do email do serviço educativo do MACE (servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt).