A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo está a implementar a medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes”, no Alto Alentejo, o que permite que a utilização dos transportes públicos, para passageiros entre os quatro e os 23 anos, passe a ser gratuita.
Esta medida resulta da transferência de Competências do Estado, para esta Comunidade Intermunicipal, para que possa regular os transportes no Alto Alentejo. Hugo Hilário, presidente da CIMAA, revela que esta é “uma estratégia própria, para tornar a resposta mais eficaz e eficiente”. Tendo presente as debilidades e os constrangimentos de acessibilidades que existem no distrito, o presidente da CIMAA revela que “esta é uma matéria em que temos sido desprotegidos e temos de ter novas e melhores condições, que é o que nos pode tornar mais ou menos competitivos”.
As pessoas que têm a responsabilidade de gerir territórios e representar a população “têm de ter essa coragem, porque é preciso melhores acessibilidades para o Alto Alentejo e, não só entre distritos, é a mobilidade dentro do próprio território e, por vezes, é difícil justificar como é que não temos transporte de um concelho qualquer para o Politécnico de Portalegre, e isto não possível continuar desta forma, por isso, temos que o fazer com uma estratégia devidamente definida, porque todos queremos o melhor, e desse ponto de vista temos muito a melhorar”, garante ainda Hugo Hilário.
Neste momento, a CIMAA está a tentar facilitar o acesso aos transportes públicos, “tornando os custos do utente o melhor possível”, através destes passes gratuitos.