Município de Elvas instala novas papeleiras com sacos para dejetos de animais

A higiene do centro histórico de Elvas e as questões ambientais têm estado na origem de uma das “grandes preocupações” da Câmara Municipal, pelo que estão a ser instaladas novas papeleiras em algumas das ruas, que incluem a disponibilização de sacos de plástico para que sejam apanhados do chão os dejetos dos animais.

“Pode ver-se, na própria papeleira, um porta-sacos, que permite que qualquer pessoa retire um saquinho e apanhe o dejeto que o seu animal faz na rua”, revela o presidente Rondão Almeida. A par disso, lembra o autarca, tem sido feito “um grande investimento”, ao longo dos últimos meses, em vários equipamentos, como em “novas viaturas e contentores para os biorresíduos”.

Todos estes novos equipamentos, “adquiridos e já pagos”, resultantes de um investimento “superior a meio milhão de euros”, adianta ainda Rondão Almeida, serão dados a conhecer, muito em breve, à população, através de uma conferência de imprensa, sendo que, entretanto, começarão “a estar à vista de todos”.

“Iremos instalar 300 e tal contentores para os biorresíduos e iremos também ter os baldes pessoais, para que esses biorresíduos sejam devidamente colocados. Queremos ser pioneiros no tratamento do nosso ambiente e, simultaneamente, com tudo aquilo que tem a ver com os resíduos sólidos”, remata o autarca.