Luís Montenegro promete Ministério da Agricultura “atuante e próximo dos agricultores”

O líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro esteve em campanha eleitoral esta manhã de terça-feira, 27 de fevereiro, no concelho de Elvas.

Luís Montenegro visitou a Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul, nomeadamente o Lagar da “Lagarices”, onde está localizado um agrupamento de produtores, principalmente de tomate e amêndoa, a “Alentejanices”, em Santa Eulália. Durante a visita, em declarações à comunicação social, afirmou que, no geral, as pessoas entendem que os produtos nacionais têm qualidade, garantindo que pretende “dar à agricultura a dignidade que ela merece”.

Questionado sobre como se pode dar dignidade à agricultura, Luís Montenegro adianta que é através de um ministério “atuante, que possa estar perto dos agricultores e interagir com eles, diminuindo a carga burocrática, ajudando na utilização de recursos financeiros, nomeadamente, em sede de fundos europeus e tratando da intervenção que as políticas públicas podem atuar, para dar mais competitividade à agricultura”, como por exemplo, a utilização da água, porque nos últimos oito anos tivemos uma ausência completa de política de gestão de água”.

“Em Portugal, mais do que um problema de falta de água, temos um problema de falta de capacidade de armazenamento e condução da água para os locais onde é preciso, quer para o abastecimento humano, quer para a agricultura”, disse.

O líder da Aliança Democrática, sem revelar nomes, garante que já pensou em algumas pessoas, para assumir a pasta da agricultura, que terão a capacidade para gerir o país. “Felizmente, nós temos nos nossos quadros de candidatura e também nas pessoas que nos têm auxiliado da sociedade civil, pessoas com capacidade, com qualidade”, disse. Questionado sobre se Eduardo Oliveira e Sousa, ex-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, poderia ser uma hipótese para o cargo, o líder da AD afirmou: “estou a pensar em todos aqueles que, nas suas áreas de intervenção, têm crédito e experiência para ajudar o país”, disse.

Quanto à regionalização, Luís Montenegro acusa o partido Socialista de “lançar um tema para o ar, sem um projeto concreto”.

Luís Montenegro, nesta ação de campanha esteve acompanhado pelo cabeça de lista, por Portalegre, Rogério Silva, pela presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho e pelo presidente da Câmara de Arronches João Crespo, bem como membros das estruturas locais de Elvas e de Portalegre do PSD.