“Bienal de Coruche – Percursos com Arte” em setembro

A “Bienal de Coruche – Percursos com arte” é um evento de artes visuais, que se realiza desde 2003, e tem como principal objetivo estimular a apreciação estética do público em geral.

Trata-se de um espaço de afirmação de novos talentos que têm a oportunidade de partilhar conceitos e confrontar-se com valores já consagrados, contribuindo para a sua descentralização.

“A bienal de artes divide-se em três grandes eixos, por um lado aquilo que tem a ver com o concurso na área das artes plásticas e dirigido sobretudo a artistas, que em princípio se irá basear na realização de residências artísticas por todo o concelho de Coruche”, refere Susana Cruz, vereadora da autarquia.

“Os 10 melhores projetos serão selecionados para desenvolver depois o seu trabalho e todas as residências artísticas pelo concelho com base num tema que este ano será o território”, acrescenta a vereadora.

“Paralelamente a este, vamos ter outro grande eixo que está relacionado com outro projeto: as envolvências. Este é dirigido à nossa comunidade, onde pretendemos envolver a população, as nossas associações, para interpretar um tema com base naquilo que é a arte”.

Susana Cruz, refere ainda que “depois teremos também um outro eixo, que vamos envolver a criação de um trabalho de uma coletiva também com base no mesmo tema que certamente será do agrado de todos”.

A “Bienal de Coruche – Percursos com arte” é um evento de artes visuais, que se vai realizar em Coruche durante o mês de setembro.

“O Elvas” vence FC Serpa por 1-0

“O Elvas” CAD recebeu e venceu esta tarde de domingo, o FC Serpa por 1-0, com um golo de Desmond Nketia, aos 74 minutos de jogo.

Com esta vitória, os azul e ouro somaram 32 pontos e estão quase com a manutenção garantida, ocupando a sétima posição.

No próximo domingo, “O Elvas” desloca-se a Lisboa para defrontar o Oriental.

“Romaria a Santa Bárbara” com passeio pedestre dia 17 em Borba

O município promove, no dia 17 de março, mais um passeio pedestre sob o mote “Romaria a Santa Bárbara”.

Um aprazível souto do concelho, com a bela Igreja dedicada a Santa Bárbara, local de passeio e merenda dos borbenses já desde o século XIX.

O município convida todos a visitar o local de Santa Bárbara, explorar o bosque que o cerca, a ribeira e os montes que ainda resistem ao tempo, assim como “espreitar”, do alto do muro para a Tapada Real.

O passeio tem concentração marcada às 8.30 horas, de dia 17 de março, na Praça da República de Borba, num total de 12 quilómetros a serem percorridos pelos participantes.

Ação sobre podas de sobreiro e azinheira no dia 19 de março em Estremoz

Uma ação de demonstração e sensibilização sobre podas de sobreiro e azinheira vai decorrer no dia 19 de março, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Esta iniciativa é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, Câmara Municipal de Estremoz e Sociedade Agrícola Rita Reynolds de Souza, FS.

As presentes ações de demonstração e sensibilização têm por objetivo apresentar algumas técnicas de poda de formação de árvores jovens e de manutenção de árvores adultas, alertando para os cuidados a observar na realização das mesmas.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas AQUI.

Livro sobre Património Azulejar de Estremoz apresentado no Museu Berardo

O Museu Berardo Estremoz recebe, a 9 de março, o lançamento do livro “Património Azulejar de Estremoz: Capela da Rainha Santa Isabel, Capela de Nossa Senhora dos Mártires e Igreja de Nossa Senhora da Consolação”, de Elisabete Pimentel, com grafismo de Rui Pimentel, publicada pelas Edições Húmus e patrocinada pelo Município de Estremoz.

A obra pretende dar a conhecer o património azulejar de alguns dos monumentos religiosos mais relevantes de Estremoz, descrevendo-os artisticamente e aprofundando o conhecimento já existente sobre os mesmos. O trabalho surge no âmbito de uma filosofia de valorização do património cultural de Estremoz, onde o conhecimento, a difusão da informação e a fruição são os grande pilares.

Elisabete Pimentel tem formação em Letras, História, e também em Artes, Pintura e Cerâmica, área que exerceu ativamente com a criação de peças escultóricas, criação de painéis decorativos de azulejos, mas também fazendo cópias de azulejos do século XVIII. Radicada na cidade de Estremoz faz parte do Grupo Cidade – Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz e entendeu que era importante estudar o rico património azulejar de Estremoz, enquadrá-lo historicamente o que resultou na publicação do estudo e divulgação da “Capela da Rainha Santa Isabel, Capela de Nossa Senhora dos Mártires e Igreja de Nossa Senhora da Consolação”, considerando ser este o primeiro volume do estudo a que se propôs.

A iniciativa, com início às 16 horas, tem entrada livre.

Candidato do LIVRE por Portalegre reúne com movimento de cidadania “Melhor Alentejo”

O candidato pelo LIVRE, às legislativas de 10 de março, pelo círculo eleitoral de Portalegre reuniu, no dia 19 de fevereiro, com o co-fundador e porta-voz do movimento de cidadania Melhor Alentejo, Manuel Valadas.

Estiveram presentes na reunião, para além do deputado pelo LIVRE na Assembleia da República, Rui Tavares, os candidatos pelos círculos eleitorais do Alto e Baixo Alentejo: Glória Franco, a cabeçade lista por Évora, e Fausto Camacho Fialho, o cabeça de lista por Beja.

Na reunião foram abordadas problemáticas associadas à prática de monocultura intensiva no Alentejo, nomeadamente na área de rega do Alqueva e do Caia: a utilização de fitofármacos prejudiciais para a saúde pública, devido à proximidade de habitação rural; a insuficiente monitorização e fiscalização estatal dos processos de agricultura intensiva abusiva; o fraco ou inexistente reinvestimento local e regional e consequente atraso de desenvolvimento regional; a importância estratégica da ferrovia para o desenvolvimento da região, assim como a sua articulação com Espanha e Europa.

“O Elvas” – Serpa para acompanhar este domingo à tarde na RE

“O Elvas” defronta, este domingo, 25 de fevereiro, o Serpa, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, em jogo da 21ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

A partida, com relato na Rádio ELVAS e Rádio Campo Maior, tem início às 15 horas. Também hoje, à mesma hora, jogam-se mais os seguintes encontros: Oriental – Juventude de Évora; Louletano – Vasco da Gama da Vidigueira; Moncaparachense – Imortal; e Real – Lusitano de Évora.

“O Elvas” ocupa, neste momento, o sétimo lugar na prova, com os mesmos pontos do sexto classificado, o Louletano. Quanto ao Serpa, em nono lugar, com 26 pontos, está um lugar acima da zona de despromoção.

Hóquei em Patins: veteranos de Estremoz defrontam Benfica

O Clube de Futebol de Estremoz defronta este domingo, 25 de fevereiro, o Sport Lisboa e Benfica, em hóquei em patins, no Pavilhão Municipal de Estremoz.

O jogo de Masters 35 (Veteranos), dos quartos-de-final da Taça de Portugal, tem início às 15 horas. A entrada é gratuita.

Chega começa campanha em Nisa e Elvas

O partido Chega começa hoje, domingo, 25 de dezembro, a campanha distrital para as eleições legislativas, com ações de manhã, em Nisa, e à tarde, em Elvas.

O cabeça de lista do Chega, pelo círculo eleitoral de Portalegre, às eleições de 10 de março, é Henrique de Freitas.

Já Rosário Milhinhos, presidente da distrital do partido, é a nº2 da lista. Seguem-se Luís Rasquilha e Francisco Calado. A mandatária distrital é Teresa Henriques Moreira.

“Live” é o novo e “maior projeto” da banda B3L2 que é lançado este domingo

O projeto “Live”, da banda campomaiorense B3L2, está disponível a partir deste domingo, 25 de fevereiro, em todas as plataformas digitais, como youtube e spotify, depois de na passada semana a banda ter feito a antestreia, deste projeto, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior.

Os B3L2 nasceram, em 2017, no Bloco 3 Lote 2, em Campo Maior. Um dos membros da banda, André Rabaça, adianta que “este é o maior projeto” da banda e do qual muito se orgulha. Trata-se de “uma gravação ao vivo, com quatro músicas (Pó d’ar, Together, Toma, Van Gogh), adaptadas a um formato que nunca tínhamos feito, em acústico e com banda”, refere.

Quanto aos cenários, dois deles são alusivos a elementos representativos do Alentejo e, outro, ao local onde tudo começou, no Bloco 3 Lote 2.

André Rabaça explica qual a história por detrás das quatro músicas que compõem este projeto. “A ‘Pó D’Ar’ fala de um relacionamento que não deu certo e tem um videoclipe bastante forte, a ‘Together’ vai de encontro ao mesmo tema, ‘Van Gogh’ fala dos nossos projetos e conquistas”.

O vídeo, deste projeto, tem 15 minutos. André Rabaça explica que “o feedback tem sido algo absurdo”, esperando que todos gostem uma vez que se esforçaram “muito”, com o objetivo de chegarem “o mais longe possível”.

Já João Sardinha, o outro elemento dos B3L2, garante que o objetivo deste projeto foi o de “mostrar ao público a evolução da banda, desde o dia em que começou no Bloco 3 Lote 2, em Campo Maior, até à última fase de performance, ou seja, até agora, mostrando também o que podemos fazer em concerto”.

As gravações duraram três dias, pelo que João Sardinha agradece “a todas as pessoas e empresas” que contribuíram para que este projeto se concretizasse.

João Sardinha espera que as pessoas “sintam orgulho”, neste projeto, com o qual se pretende transmitir e mostrar “o que é possível fazer com empenho e trabalho, neste território”, onde segundo diz, “a música não é fácil fazer, conseguir e sobressair”.

A música, para João Sardinha, é “criar um sentimento nas pessoas”, deixando uma mensagem a todos aqueles que iniciam projetos, na área da cultura, para “não desistam, porque tudo é possível”.

Projeto “Live”, dos B3L2, que está disponível nas plataformas digitais como youtube e spotify.

“Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo” é distinguido este domingo

Termina este domingo, 25 de fevereiro, a 23ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, que decorre, desde sexta-feira, em Serpa.

Neste último dia do certame, haverá, entre outros, workshop de cães de pastoreio, uma oficina dedicada à lã e ao queijo, e entrega dos prémios do 8.º Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”.

O programa completo deste terceiro e último dia do evento:

10h30 Workshop de Cães de Pastoreio e TAN (Teste de Aptidão Natural) – Nuno Lobinho – APUCAP – Recinto exterior da Feira – aberto à experimentação de cães

11h00 Abertura de stands

11h00 Oficina “Lã e Queijo – Uma Trama Curiosa” – Grupo Focal sobre Valorização e Transformação da Lã – Pavilhão do Gado

– Sessão de Boas Vindas – Câmara Municipal de Serpa

Painel 1 – Moderador: Carlos Bettencourt – DRAPAlentejo

– Centro de Competências da Lã: Ricardo Vieira, ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola

– Ovinos – Tecendo as potencialidades do desenvolvimento local: Miguel Madeira, ACOS

– Lã – Teia de sustentabilidade: Ana Carrasco e Tiago Perloiro, ANCORME

Painel 2 – Facilitadora: Cristina Caro – Câmara Municipal de Serpa

Explorar Sabores a Tecer Criatividade: Maria da Luz Ramiro e Filipa Carneiro

  • Degustação de diferentes tipos de queijo, com foco nas texturas, aromas e sabores
  • Explicação sobre a relação entre os sentidos e a criatividade.
  • Conceção de uma peça de tricô inspirada nas características sensoriais do queijo

14h30 Demostração de Cães de Pastoreio em contexto de trabalho – Nuno Lobinho, APUCAP – Pavilhão do Gado

15h00 Entrega dos prémios do 8.º Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo – Maria da Luz Ramiro – ALS Life Sciencs Portugal SA, Nuno Alvarenga – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P e Maria João Carvalho – Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior Agrária – Academia do Queijo

15h00 AT Romantic Sax e Jazz – Pavilhão do Queijo – Palco Alentejo

15h00 Flamenguitas e Revuelto de Vila Nova de São de Bento – Pavilhão das Tasquinhas

15h30 Tosquia de ovinos das raças Campaniça e Merina – ACOS Pavilhão do Gado

16h00 A Queijaria vai à Feira – Oficina de fabrico de queijo de ovelha – EPDRS – Stand da EPDRS – Pavilhão do Queijo

16h00 Desfile de os Chocalheiros de Ficalho

16h00 Concerto pela Banda Filarmónica de Serpa – Palco Rua

16h30 Encontro de Corais Alentejanos – Pavilhão do Queijo – Palco Alentejo

17h00 A Queijaria vai à Feira – Oficina de fabrico de queijo de cabra EPDRS – Stand da EPDRS – Pavilhão do Queijo

17h00 Espetáculo com Trigo Roxo – Pavilhão das Tasquinhas

19h30 Espetáculo com Casa de Joana – Pavilhão das Tasquinhas

21h00 Encerramento dos stands

23h00 Encerramento do Pavilhão das Tasquinhas

Festival do Peixe do Rio com atividades desportivas e gastronómicas este domingo

O Festival do Peixe do Rio, em Alandroal, conta este domingo, 25 de fevereiro, com várias atividades desportivas e gastronómicas.

Pelas 8.30 horas têm início o Passeio BTT e o Trail Xperience, com concentração no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias. Meia hora mais tarde começa o Roteiro do Petisco, com concentração no Terminal Rodoviário de Alandroal.

Este domingo, há também Feira de Produtos Locais, na Praça da República, entre as 10 e 13 horas.

Pelo meio-dia são “Os Garridos”, quem anima não só esta feira, mas também os estabelecimentos aderentes ao Festival do Peixe do Rio.

Pelas 15.30 horas, na Praça da República, há workshop de construção de peixes e, às 17 horas, no mesmo local, há showcooking com os Chef’s José Júlio Vintém e Lídia Brás.