Mais de 70 atiradores nas provas de tiro disputadas no Clube de Tiro e Caça de Elvas

O Clube de Tiro e Caça de Elvas acolhe este fim de semana duas provas de tiro às hélices: a Taça Cidade de Elvas e a Taça Carlos Vasconcelos.

A primeira, a Taça “Cidade de Elvas”, decorreu este sábado, 24 de fevereiro, e contou com cerca de 70 atiradores de várias partes do país. O vencedor desta prova foi o atirador Carlos Azevedo, de Ovar.

Amanhã, domingo, dia 25 disputa-se a segunda prova, com início marcado para as 9.30 horas.

RONCA: o projeto pioneiro em Elvas que destaca o cinema português

A primeira edição da RONCA, a Mostra de Cinema de Elvas, foi apresentada esta tarde de sábado, 24 de fevereiro, numa unidade hoteleira da cidade.

A iniciativa, da responsabilidade de um grupo de recém-finalistas do curso de cinema vai decorrer ao longo do mês de março, no Auditório São Mateus e todas as sessões são gratuitas.

Luís Eduardo Graça, diretor artístico desta mostra, revela que este evento cinematográfico pretende “trazer a Elvas curtas e longas metragens, conversas sobre cinema, momentos musicais, em prol da cultura do cinema português e da relação com a música”.

Este elvense destaca, do vasto programa preparado, a retrospetiva a Vasco Santana, que “é um marco na cultura portuguesa, numa alusão aos 50 anos do 25 de abril, sendo interessante perceber como os filmes eram feitos na altura, como satirizavam o Estado Novo e se libertavam da censura”, para além disso há também curtas e longas metragens mais recentes.

Luís Eduardo Graça considera importante demonstrar às pessoas “as várias vertentes cinematográficas, dando uma outra perspetiva da sétima arte”.

Já o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, acredita que este projeto será “um sucesso”, uma vez que traz filmes mais antigos, em paralelismo com momentos musicais e as explicações de alguns realizadores, o que projetará Elvas a nível nacional e internacional”.

RONCA- a Mostra de Cinema de Elvas, um projeto pioneiro que nasce da vontade de nove jovens mostrarem à população da cidade, Às várias vertentes da sétima arte.  

22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo com forte adesão da população de 14 concelhos

A cerimónia de abertura da 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo teve lugar esta tarde de sábado, 24 de fevereiro, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, com 14 municípios do distrito representados.

Esta edição conta com mais de quatro mil pessoas inscritas, nas mais de 20 modalidades desportivas.

Para o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, este é “um projeto exemplo de coesão territorial”, destacando “a forte adesão da população de 14 dos 15 concelhos do distrito, que motiva a melhorar cada uma das edições, porque o objetivo é que as pessoas usufruam destes Jogos e se sintam motivadas a participar”.

Hugo Hilário afirma ainda que os Jogos do Alto Alentejo têm como objetivo “não só valorizar a prática desportiva e estilos de vida saudáveis, mas também dar a conhecer a região às pessoas, das várias gerações participantes”.

João Crespo, presidente da Câmara de Arronches, demonstra-se muito satisfeito por, uma vez mais, a vila acolher a cerimónia de abertura desta iniciativa, garantido que “o mais importante nos Jogos do Alto Alentejo é o convívio entre as pessoas, de várias gerações, e ainda a sua vertente inclusiva, uma vez que há instituições que tratam pessoas com deficiência, que participam nesta iniciativa”.

Paulo Pinheiro, vereador na Câmara de Campo Maior, realça “o trabalho de todos os envolvidos na organização desta iniciativa, para cativar a população para a prática desportiva”.

Paula Jangita, técnica de Desporto no município de Campo Maior, revela que a vila vai acolher duas provas no âmbito dos Jogos do Alto Alentejo: “um sarau sénior, a decorrer no dia 27 de abril, na Praça Multimodal que vai contar com cerca de 300 pessoas; e ainda uma atividade de canoagem na Barragem do Caia”.

Já para o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, este evento “tem toda a consistência e permite uma convivência intergeracional, movimentando quatro mil pessoas pelo distrito, o que permite dar a conhecer à população o que melhor há em cada concelho, a par da prática desportiva”. Elvas, segundo o vereador, vai acolher três provas desportivas: tiro com arco, a disputar na freguesia de São Vicente, uma caminhada e os Jogos Adaptados, no Estádio de Atletismo.

Os Jogos do Alto Alentejo são uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em parceria com 14 municípios do distrito.

Paulo Pires assume vice-presidência de “O Elvas” na área administrativa

Paulo Pires, até então diretor da sede de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos passa, “de forma imediata, a assegurar e liderar os serviços administrativos do clube, sendo assim o novo vice-presidente do clube para a área administrativa”, informa o clube em comunicado.

Toda a direção do clube” agradece ao Paulo a total disponibilidade imediata para assegurar este cargo de tamanha importância”.

Baile da Pinha este sábado em Barbacena

O tradicional Baile da Pinha tem lugar este sábado, 24 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Barbacena.

A ter início pelas 21.30 horas, este baile será animado por Zé Pedro Sousa.

A entrada dos reis está prevista para as 22 horas, seguindo-se uma hora mais tarde a Leitura do Foral e à meia-noite é aberta a pinha.

O baile da Pinha é organizado pela Comissão de Festas de Barbacena – Barbaris BTT Team.

Trail Xperience este domingo em Alandroal

Já estão abertas as inscrições para o Trail Xperience, que vai decorrer no dia 25 deste mês, em Alandroal, inserido na iniciativa Festival do Peixe do Rio.

A provam, com um percurso de 16 quilómetros, tem início às 9 horas junto ao caminho de acesso ao endovélico. Concentração está marcada para meia hora antes, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias.

Arronches aposta na compostagem doméstica

A Compostagem Doméstica é um processo de reciclagem de matéria orgânica por ação de microrganismos na presença de oxigénio e é a forma mais simples e eficaz de valorizar os resíduos orgânicos, evitando a sua deposição nos contentores indiferenciados, que têm por destino os aterros sanitários. O resultado da compostagem é o composto, um material rico em nutrientes, que pode ser aplicado em vasos, sementeiras, hortas e jardins.

Neste sentido, o município de Arronches relembra os munícipes do concelho que poderá ser gratuitamente levantado na Câmara Municipal um compostor para que possa ser realizada a compostagem doméstica.

Através da compostagem doméstica, está a contribuir para a redução da quantidade de resíduos depositados em aterro, para a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa, para a melhoria da estrutura dos solos e para a redução da utilização de fertilizantes químicos.

Para saber mais sobre o processo de compostagem, conheça o Guia, regulamento e preencha a ficha de inscrição para levantar o seu compostor.

Festival do Peixe do Rio em Alandroal já faz “as delícias” dos amantes desta iguaria

O Festival do Peixe do Rio, em Alandroal, foi inaugurado esta manhã de sábado, 24 de fevereiro, no Fórum Cultural e Transfronteiriço.

Depois dos discursos seguiu-se um momento musical a cargo do Grupo “A Voz do Alentejo”.

Para o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, este festival, que “estava pouco explorado, tem vindo a crescer” e acaba por ter também uma “expressão regional”, atraindo pessoas “de várias partes do país e da vizinha Espanha”. “Todos os anos há novas formas de consumir e de ativação deste produto endógeno do concelho, por isso este festival é sempre importante para dinamização económica do concelho”, refere.

Este Festival conta com 15 restaurantes do concelho de Alandroal, algo que o autarca considera importante, porque convida os visitantes a conhecer todo o concelho, uma vez que “envolve também os restantes estabelecimentos locais, desde cafés, tascas, alojamentos e outros agentes turísticos”.

No seu discurso João Grilo referiu que se a Câmara não realizasse o evento, as pessoas acabariam por fazê-lo na mesma, o que demonstra “a força que o evento tem”, porque este “é o momento de os restaurantes mostrarem o que de melhor têm que se reflete ao longo do ano, porque o que queremos é que o peixe do rio seja apreciado ao longo de todo o ano”.

Ainda no âmbito do Festival do Peixe do Rio foi esta manhã inaugurada a exposição “Gentes de Cá”, da autoria de Vítor Rosa que está patente no Centro Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

Seguiu-se um roteiro por alguns restaurantes onde foi possível degustar os pratos disponíveis confecionados à base de peixe do rio.

“Ato (Des)Colonial” em exposição em Estremoz até dia 7

A exposição itinerante “Ato (Des)Colonial” está disponível para visita, até 7 de março, na Biblioteca Municipal de Estremoz.

Esta exposição pretende “revelar e relevar diversos processos de resistência ao colonialismo português, entre 1926 e 1974, convidando-nos a pensar sobre abordagens necessárias a uma prática antirracista, nas escolas, nos espaços públicos de cultura e na sociedade”, revela o Município de Estremoz.

“Que este ATO (DES)COLONIAL gere mais pensamento e ação anticolonial e antirracista, abolicionista de todas as formas de violência”, lê-se ainda nas redes sociais da Câmara Municipal de Estremoz.

Esta iniciativa é uma organização do Município de Estremoz em parceria com a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central (RIBAC) e o Museu do Aljube.

Vila Viçosa duplamente representada na BTL

Foto arquivo município Vila Viçosa

O Município de Vila Viçosa estará duplamente representado na edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com a presença habitual no espaço da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, no pavilhão 1 e no âmbito do Turismo Religioso, em parceria com a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição e mais 13 municípios portugueses, no pavilhão 2.

Com esta dupla representação, revela o município, pretende-se “divulgar a história, o património e a oferta turística de Vila Viçosa, com especial destaque para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição”. Ao longo de cinco dias, em ambos os stands, haverá uma grande dinamização, através da participação de empresas locais, degustação de vinhos e produtos tradicionais, bem como apresentação de livros e o anúncio oficial da III Feira de Inspiração Renascentista.

O município convida todos os calipolenses para uma visita, nesta que é a maior Feira de Turismo de Portugal e é também “a maior participação de sempre de Vila Viçosa”.

Claque de “O Elvas” recupera tambor apreendido pela PSP

Foto: Facebook Juve Azul e Ouro

A claque de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos já recuperou o tambor que tinha sido apreendido, no passado domingo, no intervalo do jogo Juventude-“O Elvas”.

A apreensão foi feita pela Polícia de Segurança Pública de Évora, pelo que a “Juve Azul e Ouro 1986” agradece nas redes sociais ao advogado Manuel Caldeira Fernandes, que foi a pessoa que conseguiu que este instrumento fosse devolvido à claque.

Espetáculo de stand-up comedy este sábado no Centro Cultural de Campo Maior

Dário Guerreiro apresenta-se em espetáculo de stand-up comedy, esta noite de sábado, 24 de fevereiro, no Centro Cultural de Campo Maior.

Tendo por base o terceiro solo de Dário Guerreiro, intitulado de “Pequeno Problema”, a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha garante que “não são todos os dias que Campo Maior recebe espetáculos deste género” e acredita que irá “divertir todos aqueles que gostam de comédia, feita desta forma”.

Este espetáculo de stand-up comedy tem início, hoje, no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21.30 horas. Os bilhetes encontram-se à venda no Centro Cultural e na Ticketline.

Torneio da Malha “João Brioso” inicia-se este sábado na Terrugem

O 28º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso” arranca este sábado, 24 de fevereiro, pelas 14h30, na Terrugem.

Disputado ao longo de dez jornadas, com a última a realizar-se a 25 de abril, na Praça da República de Elvas, este torneio resulta de uma organização da Câmara Municipal de Elvas e da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, com o apoio das Juntas de Freguesia e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

O Torneio da Malha está dividido, em quatro escalões: seniores masculinos, para idades entre os 16 e os 69 anos; seniores femininos, para idades iguais ou acima de 16 anos; sub-15, para idades até aos 15 anos; e veteranos masculinos, para idades iguais ou acima de 70 anos.

As inscrições têm um custo de dez euros para todos os participantes e podem ser feitas até à sétima jornada.

Depois da primeira jornada de hoje, na Terrugem, a competição prossegue em Santa Eulália (2 de março), Barbacena (9 de março), Vila Fernando (16 de março), São Vicente e Ventosa (23 de março), Ajuda (30 de março), Vila Boim (6 de abril), Calçadinha (13 de abril), Belhó (20 de abril) e Praça da República (25 de abril, feriado nacional). Todas as jornadas têm início às 14h30, exceto a da Praça da República, que está marcada para as 9 horas.

A Câmara Municipal de Elvas proporciona transporte a todos participantes, sendo que, para esta primeira jornada na Terrugem, os locais e horas da passagem do autocarro são os seguintes:

12h45 – Abegoaria

12h50 – Frente ao portão do Jardim Municipal (do lado do antigo “Emigrante”)

12h55 – Traseiras do Hotel São João de Deus (antigo Hospital Militar)

13h00 – Frente ao Hotel Dom Luís

13h05 – Rui de Melo (Restaurante “O Golo”)

13h15 – São Vicente – frente ao café “Chinita”

13h25 – Santa Eulália – em frente ao Chafariz (cruzamento)

13h35 – Barbacena em frente às Escolas Primárias

13h40 – Vila Fernando frente ao Parque Infantil

13h55 – Terrugem em frente às Escolas Primárias

14h00 – Vila Boim em frente ao posto da GNR

14h10 – Terrugem – deixar todos os atletas no local da prova.

A partir das 16h30, é feito o regresso aos locais onde foram recolhidos os participantes.

Este domingo caminha-se pela paz em Elvas

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes e a associação juvenil ARKUS organizam este domingo, 25 de fevereiro, uma “Caminhada pela Paz”, entre a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o Parque da Piedade, em Elvas.

Trata-se de um evento de “caráter lúdico-desportivo, mas cujo espírito supera esta dimensão e apela à mobilização em torno de uma causa muito maior: é um determinado apelo à paz, em tempos perigosos e muito conturbados e que mexem e influenciam todos nós”. A iniciativa tem lugar dois anos passados desde o início da guerra na Ucrânia e dos recentes e trágicos acontecimentos em Israel e na Palestina.

A caminhada, num total de sete quilómetros, inicia-se pelas 10 horas, junto à Capela de Nossa Senhora da Conceição, terminando no Parque da Piedade, onde haverá aula de zumba, com Cláudia Brotas. Pelo meio, e num momento de pausa, caberá ao grupo Roncas d’Elvas animar todos os participantes.

As inscrições para a iniciativa, que são gratuitas, terminaram na passada terça-feira.

Jornadas técnicas e passeio de BTT na Feira do Queijo do Alentejo

Este sábado, 24 de fevereiro, segundo dia da Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa, o evento conta com um vasto programa, que contempla, entre outros, um passeio de BTT, uma homenagem a Inocência Seita Coelho, jornadas técnicas, apresentação de um livro, e vários espetáculos musicais.

O evento decorre até amanhã, domingo, dia 25, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa.

O programa completo deste sábado:

9h00 Passeio BTT – XI Rota do Queijo – Sociedade Luso União Serpense, secção de BTT – Pavilhão Carlos Pinhão

11h00 Abertura de stands

11h00 Homenagem ao Eng.º Inocêncio Seita Coelho – Academia do Queijo

  • Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Serpa – João Efigénio Palma
  • Inocêncio Seita Coelho: o Homem e o Investigador – Fernando Oliveira Baptista
  • Breves testemunhos
  • Apresentação do livro Os sistemas Extensivos do Sul – Pedro Reis
  • Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ourique – Marcelo Guerreiro
  • Palavras finais de agradecimento – Inocêncio Seita Coelho
  • Atuação de Grupo Coral

11h30 4.º Concurso Regional do Cão de Serra de Aires – ACSA –Alpendre

11h30 Tosquia de ovinos das raças Campaniça e Merina – ACOS – Pavilhão do Gado

14h30 Jornada Técnica – Desafios dos Queijos Tradicionais Portugueses – Academia do Queijo

  • Sessão de abertura

Câmara Municipal de Serpa, Instituto Politécnico de Beja e Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.

Moderador: Nuno Alvarenga, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.

  • Apresentação do livro “Cardo Máximo” – Paulo Barracosa – Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária
  • Apresentação de projetos inovadores:

PRR Caseus – Combined use of renewAble energy sources to improve energy efficiency in cheeSE indUStry – João Dias – Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior Agrária

ProCardo – Caracterização das Proteinases Aspárticas do Cardo na Promoção do Queijo da Serra – Cláudia Pereira – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

BCheese – Jorge Oliveira – Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária

TID4AGRO – Jaime Fernandes – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.

  • Mesa Redonda – Agrupamento de Produtores de Queijos DOP/IGP e Teresa Coelho Direção-Geral de Alimentação e Veterinária
  • Apresentação de conclusões – Luís Pinto de Andrade – Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior Agrária

14h30 Tosquia de ovinos das raças Campaniça e Merina – ACOS– Pavilhão do Gado

15h00 Espetáculo musical com Teresa Serpa e Los Rebujitos – Pavilhão do Queijo – Palco Alentejo

15h00 Grupo de Sevilhanas e Flamenco MUSIBÉRIA – Pavilhão das Tasquinhas

15h30 Grupo de Sevilhanas Salerito – Pavilhão das Tasquinhas

16h00 “A Queijaria vai à Feira” – Oficina de fabrico de queijo de ovelha – EPDRS – Stand da EPDRS Pavilhão do Queijo

16.00 Ação de sensibilização – “Natureza: A origem do Queijo de Serpa” – AMEG

16h30 Encontro de Corais Alentejanos – Pavilhão do Queijo – Palco Alentejo

17h00 “A Queijaria vai à Feira” – Oficina de fabrico de queijo de cabra – EPDRS Stand da EPDRS Pavilhão do Queijo

19h00 Rockústico – Pavilhão das Tasquinhas

22h00 Espetáculo de tributo a Ivete Sangalo “Sai do Chão” – Pavilhão das Tasquinhas

23h00 Encerramento dos stands

00h00 DJ Hits Mike – Pavilhão das Tasquinhas

03h00 Encerramento do Pavilhão das Tasquinhas

Festival do Peixe do Rio em Alandroal é inaugurado este sábado

A inauguração oficial do Festival do Peixe do Rio tem lugar este sábado, 24 de fevereiro, pelas 10 horas, no Fórum Transfronteiriço de Alandroal.

À mesma hora são também inauguradas as exposições “Maratona Fotográfica ‘23” e “Gentes de Cá”, esta última da autoria de Víctor Rosa.

Ainda hoje, no âmbito deste Festival, há Feira de Produtos locais, na Praça da República de Alandroal, das 10 às 13 horas.

Pelas 12 horas o grupo “Alentejo na Voz” anima os estabelecimentos aderentes ao Festival e também a feira de produtos locais.

Já às 15.30 horas há Jogos d’Outros Tempos, na Praça da República. A programação do Festival do Peixe do Rio, este sábado, encerra com o lançamento do Livro “Comeres Raianos”, da Confraria Gastronómica do Alentejo, marcado para as 16.30 horas, na Praça da República.

Dois mortos e um ferido grave numa colisão de quatro veículos em Évora

Dois mortos e um ferido grave é este o resultado da colisão entre quatro viaturas, sendo três ligeiros de passageiros e um ligeiro de mercadorias, que ocorreu na tarde de ontem, sexta-feira, 23 de fevereiro, em Évora.

O sinistro ocorreu, pelas 17.27 horas, na Estrada Nacional 18, na saída de Évora para Viana do Alentejo, segundo informação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central.

Os dois óbitos foram declarados no local. Quanto ao ferido grave foi transportado para o Hospital do Espírito Santo em Évora.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Évora, o INEM, a PSP e a Infraestruturas de Portugal, num total de 28 operacionais, apoiados por 17 viaturas.

O Helicóptero do INEM também foi acionado, mas a sua utilização acabou por não ser necessária.

Candidatos do PS por Portalegre às legislativas em ação nas freguesias de Elvas

Os candidatos pelo Partido Socialista às eleições legislativas, pelo círculo eleitoral de Portalegre, vão estar em Elvas este sábado, 24 de fevereiro, numa ação de campanha, com um roteiro dirigido às freguesias rurais do concelho.

Esta ação tem início às 9.30 horas, em São Vicente, junto à entrada da freguesia, percorrendo depois as freguesias de Santa Eulália (10.45 horas), Barbacena (11.30 horas), Vila Fernando (12.15 horas), segue-se um almoço na Claçadinha. A ação prossegue em Varche às 14.30 horas; Terrugem, pelas 15.15 horas, e termina em Vila Boim às 16 horas.

Euromilhões com jackpot de 26 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 26 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 23 de fevereiro, na chave sorteada.

O segundo prémio também não teve totalistas. Já terceiro prémio, no valor de 155 mil euros, contemplou cinco apostadores fora de Portugal.

O quarto prémio, de 1.911 euros, saiu a 24 apostadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 24 – 27 – 28 – 30 – 49 e pelas estrelas 01 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

“Mora Pesca” já foi inaugurada (c/fotos)

Mora acolhe mais uma edição da “Mora Pesca”, até ao próximo domingo.

Trata-se de um evento que junta cerca de vinte expositores de representantes de artigos de pesca desportiva.

Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, para além de referir que “esta é a única feira de pesca desportiva a nível nacional”, salientou ainda que o evento este “ano tem uma particularidade, porque está a coincidir com o último fim-de-semana das migas”.  O objetivo “é trazer mais turistas ao concelho, para que possam visitar todas as freguesias” por forma a “desenvolver a economia local”.

Carlos Baptista, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva no momento de inauguração da feira, salientou que este é “um evento muito importante, infelizmente neste momento é a única feira de pesca que existe em Portugal e é uma feira já com grande relevância no mundo da pesca portuguesa”. […] “Tendo em conta os países mais importantes ou pelo menos melhor organizados na pesca, com federações mais fortes estamos por exemplo a ver a Itália, a Espanha e Portugal”.