RONCA: o projeto pioneiro em Elvas que destaca o cinema português

A primeira edição da RONCA, a Mostra de Cinema de Elvas, foi apresentada esta tarde de sábado, 24 de fevereiro, numa unidade hoteleira da cidade.

A iniciativa, da responsabilidade de um grupo de recém-finalistas do curso de cinema vai decorrer ao longo do mês de março, no Auditório São Mateus e todas as sessões são gratuitas.

Luís Eduardo Graça, diretor artístico desta mostra, revela que este evento cinematográfico pretende “trazer a Elvas curtas e longas metragens, conversas sobre cinema, momentos musicais, em prol da cultura do cinema português e da relação com a música”.

Este elvense destaca, do vasto programa preparado, a retrospetiva a Vasco Santana, que “é um marco na cultura portuguesa, numa alusão aos 50 anos do 25 de abril, sendo interessante perceber como os filmes eram feitos na altura, como satirizavam o Estado Novo e se libertavam da censura”, para além disso há também curtas e longas metragens mais recentes.

Luís Eduardo Graça considera importante demonstrar às pessoas “as várias vertentes cinematográficas, dando uma outra perspetiva da sétima arte”.

Já o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, acredita que este projeto será “um sucesso”, uma vez que traz filmes mais antigos, em paralelismo com momentos musicais e as explicações de alguns realizadores, o que projetará Elvas a nível nacional e internacional”.

RONCA- a Mostra de Cinema de Elvas, um projeto pioneiro que nasce da vontade de nove jovens mostrarem à população da cidade, Às várias vertentes da sétima arte.