Skip to content

Assinada escritura de constituição da Associação Évora 2027 (c/fotos)

O Estado e membros da Comissão Executiva Évora 2027 assinaram esta tarde, em Évora, a escritura de constituição da Associação Évora 2027.

Desta associação fazem parte oito entidades, lideradas pela Câmara Municipal de Évora, que terá como objetivo a conceção, planeamento, promoção, execução e desenvolvimento do programa cultural do evento Évora – Capital Europeia da Cultura 2027.

Na cerimónia esteve presente o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, que referiu que esta é “uma associação que foi constituída depois do Governo ter aprovado, por decreto-lei, a sua constituição, já no final de dezembro, que permite ter um espaço para a materialização deste projeto, que é um projeto que tem um horizonte 27 mas também deve olhar para além de 27”. “No essencial com duas preocupações, a cultura é mesmo um instrumento de transformação dos territórios e da qualificação dos territórios e também de mobilização dos territórios”, acrescentou.

O ministro salientou ainda que “agora passa a haver uma entidade responsável pela concretização do projeto e caberá a esta entidade dar os próximos passos, para já abrir os procedimentos concursais para a escolha do diretor artístico e do diretor executivo. Hoje tivemos uma primeira discussão sobre esses procedimentos, mas numa próxima assembleia geral tentaremos fechar os procedimentos para depois lançar os concursos e, portanto, passa a haver uma instância responsável pela concretização dos projetos nas suas várias dimensões”.

Nesta cerimónia, Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municípal de Évora, adiantou que este foi “um passo novo e qualitativo num processo de construção da Capital Europeia da Cultura: é um passo importante porque constituímos a estrutura que vai gerir a Capital Europeia de Cultura e espera-se que algum tempo para lá de 2027. Era uma proposta que estava na candidatura, que fizemos e foi aprovada, que respeitava alguns dos requisitos que eram colocados no regulamento de concurso e procurámos dar-lhe a sua concretização, portanto fizemos esta escritura de constituição da associação. Agora temos de tratar dos órgãos dirigentes da associação”, rematou.

A Comissão Executiva Évora2027 é liderada pela Câmara Municipal de Évora e integra ainda a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Recorde-se que esta será a quarta vez que Portugal acolhe a iniciativa Capital Europeia da Cultura, depois de Lisboa em 1994, o Porto em 2001 e Guimarães em 2012.

Compartilhe este artigo: