Peixe do rio volta a ser “rei e senhor” nos restaurantes de Alandroal

O peixe do rio volta a ser “rei e senhor”, a partir da próxima sexta-feira, 23 de fevereiro, e até dia 3 de março, no decorrer de mais um festival dedicado à iguaria, no concelho de Alandroal.

Apresentado na manhã desta segunda-feira, dia 19, no restaurante da praia fluvial de Azenhas d’El Rei, em Montejuntos, o evento, com um centro de acolhimento na Praça da República de Alandroal, explica o presidente da Câmara, João Grilo, tem por objetivo levar as pessoas “a conhecer todas as ofertas” disponíveis, “algumas delas que fogem do habitual”, na sede de concelho, mas também em todas as suas freguesias.

Com este centro de acolhimento, quem não souber do que vai à procura poderá contactar os serviços do município, que irão ajudar os visitantes a encontrar as melhores sugestões, tornando a ida ao festival uma “experiência interessante para todos”. “Há quem procure o mais tradicional, há quem procure inovação, há quem procure uma experiência que vá além do prato e que possa fazer um passeio: há um conjunto de possibilidades”, garante o autarca.

Considerado “o principal evento anual” realizado em Alandroal, o Festival do Peixe do Rio, que inicialmente se designava de mostra, serve agora como motor de promoção do concelho, por parte do município. “É uma forma diferente de promover um concelho, é segurar as pessoas por aquilo que elas mais gostam, que é comer bem, visitar locais diferentes, ter experiências diferentes e temos vindo a apostar, cada vez mais, no festival”, assegura João Grilo.

Este, garante ainda o presidente, é atualmente um festival “muito eclético”, uma vez que abrange o mais diverso tipo de atividades e atrações, que não se esgotam na restauração. “Quem quiser só comer e passear, ótimo, é bem-vindo e é para isso que o festival existe, mas hoje em dia as pessoas gostam de programar outras atividades e, por isso, temos atividades desportivas, culturais, momentos de música, de animação, de passeio”, lembra.

Desta vez, participam 15 restaurantes de todo concelho no festival, a par de cafés e tascas, que integram o já famoso “Roteiro do Petisco”, mediante marcação.

Uma vez mais, este festival conta com a participação e a colaboração do chef José Júlio Vintém que explica que, este ano, a aposta feita recai sobre as conservas e a maturação do peixe. Lembrando a importância deste festival para Alandroal e para o Alentejo, o chef apela às pessoas para que visitem os restaurantes e façam as suas reservas, assegurando ainda ser “engraçado” ver o seu “dedo” nos pratos de peixe do rio que, hoje em dia, são apresentados pelos estabelecimentos do concelho.

O evento foi apresentado na manhã desta segunda-feira à comunicação social. Para além de uma mostra dos vários pratos confeccionados por alguns dos restaurantes aderentes, como tacos de peixe do rio, sushi e peixe do rio frito, a iniciativa contou ainda com um passeio de barco para se assistir, de perto, à pesca do peixe do rio.

O programa completo desta edição do Festival do Peixe do Rio para conhecer aqui.