Treinador do Moncarapachense agredido e “O Elvas” condena violência

No final do jogo desta tarde, entre “O Elvas” e o Moncarapachense, o treinador dos algarvios, José Bizarro, foi agredido dentro do campo.

O técnico dos visitantes festejou efusivamente a vitória da sua equipa em Elvas, depois de muitos minutos de pressão dos locais na busca do empate e virou-se para o público em tom provocatório, numa zona onde havia bastantes adeptos de “O Elvas”. O comportamento do treinador levou mesmo a que o árbitro lhe mostrasse cartão vermelho.

Esta situação provocou discussões e empurrões, mas quando tudo indicava que os ânimos se serenavam, o treinador José Bizarro, que se dirigia para os balneários, foi agredido. O clube do Algarve informou que o técnico foi assistido no Hospital de Elvas.

A Rádio ELVAS sabe que o indivíduo foi identificado pela PSP de Elvas, tendo os factos sido reportados no relatório do jogo à Federação e o Ministério Público poderá dar seguimento à ocorrência.

Cerca das 22.30 horas, “O Elvas” emitiu um comunicado repudiando a violência, conforme se pode ler:

O Elvas” Clube Alentejano de Desportos condena veementemente os atos de provocação e violência ocorridos após o jogo de futebol realizado hoje no Estádio Municipal de Elvas, entre o Elvas CAD e o LGC Moncarapachense.

O clube está a analisar cuidadosamente o incidente, de forma a reunir todos os elementos necessários para apresentar uma queixa formal às autoridades competentes.

A violência não tem lugar no desporto e não pode de forma alguma ser tolerada, muito menos minimizada.

É inaceitável que tais atos de violência ocorram num contexto de diversão e celebração, como é o caso de
um jogo de futebol, ao qual assistiam também muitas famílias e crianças.

Os responsáveis por estes atos devem ser identificados e severamente punidos. O Elvas está empenhado em colaborar com as autoridades competentes para que a justiça seja feita.

O clube lamenta profundamente o sucedido e reafirma o seu compromisso de denunciar todos os factos e promover os valores do respeito, do fair play e do respeito.”

Elvas: Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna em abril

A 16ª edição das Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna, vão decorrer em Elvas nos dias 12 e 13 de abril, no Centro de Negócios Tranfronteiriço.

Esta edição conta com uma novidade, uma vez que inclui os profissionais de enfermagem, sendo estes para a organização, “elementos imprescindíveis para o normal desenvolvimento da nossa atividade nas enfermarias de Medicina”.

Assim foi criado pelo Comité Organizador e Científico, um programa com temas de especial interesse e relevância em diferentes áreas da Medicina Interna.

Como em outras edições, é dada especial importância à participação dos internos, os quais supõem o futuro da especialidade, fomentando a realização e apresentação de trabalhos quer na modalidade de poster, quer na modalidade de comunicações orais.

PCP apresenta manifesto eleitoral para a região Alentejo

No âmbito da pré-campanha eleitoral para as eleições legislativas do próximo dia 10 de março, a Direção Regional do Alentejo do PCP apresenta na próxima quarta-feira, dia 14 de fevereiro, o Manifesto Eleitoral “O Alentejo tem futuro – Mais CDU, vida melhor”.

Segundo o partido, “trata-se de um importante documento que sintetiza uma visão integrada de desenvolvimento para toda a região Alentejo assente num conjunto de medidas e projetos concretos que abarcam uma visão de conjunto das necessidades e potencialidade de desenvolvimento do Alentejo”.

A apresentação deste manifesto será realizada em quatro conferências de imprensa, realizadas no mesmo dia (14 de fevereiro), uma em cada uma das quatro sub-regiões do Alentejo, direcionadas à comunicação social nacional, regional e local, e que contarão com a participação de candidatos da CDU e dirigentes do PCP.

No distrito de Portalegre, esta conferência de imprensa está marcada para as 17 horas de dia 14, no Centro de Trabalho de Portalegre do PCP. Participam Fátima Dias, primeira candidata da CDU pelo Círculo Eleitoral de Portalegre; Diogo Júlio, mandatário da CDU no Círculo Eleitoral de Portalegre, membro da Direção Regional do Alentejo e do Executivo da Direção da Organização Regional de Portalegre do PCP; e Helena Neves, membro do Comité Central, do Executivo da Direção da Organização Regional de Portalegre e da Direção Regional do Alentejo do PCP.

“O Elvas” perde por 1-0 em casa frente ao Moncarapachense

“O Elvas” saiu derrotado por 1-0, este domingo, do jogo frente ao Moncarapachense, disputado no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

Nesta partida da 19ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal, o resultado do encontrou ficou definido logo aos 19 minutos, depois de o árbitro ter assinalado falta, por mão na bola, de Djaló, na grande área, aos 19 minutos. Jailson não desperdiçou a oportunidade e colocou o Moncarapachense em vantagem, de penalty.

Esta foi a primeira derrota dos “azuis e ouro” sob o comando técnico de Pedro Hipólito, mas que torna o sonho de subida de divisão quase impossível de concretizar.

No próximo domingo, 18 de fevereiro, “O Elvas” visita o Juventude de Évora.

Capela dos Ossos de Campo Maior reabriu ao público há um ano

A Capela dos Ossos de Campo Maior reabriu ao público há um ano, depois de uma profunda intervenção de conservação e restauro.

A 11 de fevereiro de 2023, este, que é um dos espaços mais emblemáticos da vila, reabria as suas portas, numa cerimónia presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Sendo um dos mais significativos e originais exemplos de arte funerária cristã em Portugal, pouco se sabe sobre a construção desta Capela dos Ossos, localizada junto à Igreja Matriz de Campo Maior.

É a segunda maior Capela dos Ossos do país, datada de 1766, tendo sido construída após uma explosão num paiol, tragédia onde desapareceu mais de dois terços da população, em 1732.

A Capela dos Ossos está aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Carlos Fidalgo apresenta livro “Terena em Sketch”

Imagem: João Grilo (Facebook)

O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal, foi ontem, sábado, 10 de fevereiro, palco para a apresentação do livro “Terena em Sketch”, uma obra de Carlos Fidalgo.

Esta obra resulta da junção dos desenhos do autor a um verdadeiro roteiro histórico e cultural da vila de Terena.

“Uma obra que nos orgulha a todos e que tivemos um enorme prazer em apoiar”, diz o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, nas redes sociais.

Juventude Desportiva da Terrugem celebra 40º aniversário

A Juventude Desportiva da Terrugem (JDT) assinalou ontem, sábado, dia 10 de fevereiro, os 40 anos desde a sua fundação.

A festa de aniversário fez-se com um jantar num restaurante daquela freguesia do concelho de Elvas, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal.

José Rondão Almeida saudou na pessoa do presidente da JDT, Manuel Vinagre, os dirigentes, atletas e demais colaboradores da coletividade aniversariante.

O autarca não esqueceu igualmente aqueles que, em fevereiro de 1984, estiveram na origem da JDT, destacando ainda na sua intervenção o papel que o clube tem desempenhado na promoção da freguesia, sobretudo através do futebol.

Em nome do Município de Elvas, Rondão Almeida fez entrega a Manuel Vinagre de uma placa comemorativa destas quatro décadas de existência da JDT.

Fonte: Município de Elvas

Basaúla regressou a Elvas

O atleta zairense Basaúla Lemba, que vestiu a camisola de “O Elvas” CAD, na última temporada em que o clube esteve na Primeira Divisão, esteve este domingo no relvado do Campo Patalino, no intervalo do jogo “O Elvas” -Moncarapachense, do Campeonato de Portugal.

Basaúla foi aplaudido pelos adeptos de “O Elvas” e será, a partir de hoje, mais um embaixador do clube “azul e ouro”.

Karatecas de Elvas preparam apuramento para os Nacionais em Ourique

Três karatecas elvenses do Moto Clube Alentejano (MCA) de Elvas participaram ontem, dia 10 de fevereiro, no II Torneio de Ourique.

A participação neste torneio, que consta do calendário interno da equipa de competição do MCA Elvas Karaté, serviu de preparação dos atletas para a fase regional de apuramento aos Nacionais de Iniciados (dez e 11 anos) e Juvenis (12 e 13 anos).

Participaram neste torneio Francisco Nunes (+37 kgs), no escalão de iniciados masculinos; Núria Santos (-37 kgs), em iniciados femininos; e Diogo Casacão (-48 kgs), em juvenis masculinos. Este três atletas, revela o MCA de Elvas, treinam cinco vezes por semana, juntamente com outros alunos da turma de competição.

Todo o grupo de karatecas do MCA de Elvas prepara simultaneamente os próximos exames de graduação (passagens de cintos), bem como o Estágio Nacional de Karaté Shotokan da Associação de KarateDo do Porto (AKPORTO), este ano organizado pela escola “Karácter” de Torres Vedras, em maio.

A turma de competição do MCA Elvas participará ainda em março em dois torneios, na Lourinhã e em Alcabideche, e em abril na fase regional dos Nacionais FNKP.

PSD de Elvas destaca “dedicação” da RE ao longo dos seus 23 anos

No âmbito das comemorações do 23º aniversário da Rádio ELVAS, celebrado ontem, 10 de fevereiro, a Comissão Política Concelhia do PSD destaca, numa mensagem endereçada ao diretor desta estação emissosa, “a dedicação e o empenho” da equipa, aos longo de todos estes anos.

A mensagem para ler na íntegra:

“Exm.º Sr. Diretor da Rádio Elvas

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas vem deixar a sua congratulação pelo 23.º aniversário da Rádio Elvas.

Aplaudir a dedicação e empenho com que se têm dedicado para cumprir a vossa missão e serem uma das instituições que mais valor acrescido tem trazido ao Concelho de Elvas.

Só podemos desejar a toda a vossa equipa a continuação do excelente trabalho que têm realizado e que todas as aspirações que têm no sentido de crescer ainda mais, se concretizem, e estaremos presentes para vos ajudar nesse percurso e contem com a nossa colaboração sempre que necessitarem.

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Portalegre: Aliança Democrática apresenta candidatura às legislativas

A apresentação da candidatura da Aliança Democrática (AD), pelo círculo eleitoral de Portalegre, às eleições legislativas de 10 de março, decorreu na noite da passada sexta-feira, dia 9 de fevereiro, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.

Este momento contou com a intervenção da mandatária de candidatura, Fermelinda Carvalho, do secretário-geral do CDS-PP, Pedro Morais Soares, e do vice-presidente do PSD, António Leitão Amaro.

A Lista de Candidatos da AD ao círculo eleitoral de Portalegre é constituída por Rogério Silva, Luís Romão, Gracinda Esteves e Margarida Coelho de Paiva.

Rogério Silva nasceu em 15 de dezembro de 1980, é casado e tem três filhos. Reside em Fronteira e é advogado de profissão. Atualmente, desempenha as funções de Presidente da Câmara Municipal de Fronteira e Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. É o Presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre do PSD.

Luís Romão, nasceu em 14 de abril de 1969, é natural e reside em Portalegre. É professor na Escola Secundária de São Lourenço. É Presidente da Assembleia Municipal de Portalegre e representa o PSD na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. É Presidente da Assembleia Distrital de Portalegre e Vice-Presidente da Comissão Política de Secção de Portalegre.

Gracinda Esteves reside em Fortios, e é natural de Torre das Vargens, no concelho de Ponte de Sor. Nasceu a 25 de abril de 1958 e é enfermeira no Hospital Distrital Dr. José Maria Grande em Portalegre. É Vice-Presidente da Comissão Política concelhia do CDS-PP e vogal da Comissão Política Distrital da Federação dos Trabalhadores Democrata-Cristãos.

Margarida Coelho de Paiva nasceu a 7 de janeiro de 1974, reside em Elvas e tem três filhos. É advogada, profissão que exerce desde 1999. É vogal da Comissão Política Distrital de Portalegre e Vice-Presidente da Comissão Política da Concelhia de Elvas do Partido Social Democrata. É membro da Assembleia da freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso do Concelho de Elvas.

O cabeça de lista da AD recordou que nas últimas eleições legislativas, em janeiro de 2022, 27 mil pessoas “dispersaram os seus votos por outros 15 partidos e acabaram todas por ficar representadas na Assembleia da República pelo Partido Socialista”. Apelando ao voto útil na Aliança Democrática para que a “história” não se repita.

O candidato destacou medidas essenciais como a redução da carga fiscal “sobre quem trabalhar, sobre quem empreende, sobre quem cria emprego.”, o fim das listas de espera na saúde e a existência de médicos de família para todos os portugueses, a valorização da educação, a mudança na agricultura defendendo que “é preciso conceder peso político ao Ministério da Agricultura, libertá-lo do radicalismo ambientar e restituir a confiança aos agricultores”, destacou também a importância de conceder equipamentos, viaturas e remunerações dignas às forças de segurança pública. Informando também que no decorrer da pré-campanha, já conta com visitas realizadas a 11 instituições do distrito, dizendo que “as pessoas se queixam que os políticos não resolvem os seus problemas reais.”

Rogério Silva referiu que as eleições do dia 10 de março “são mesmo o momento de mudança que os Portugueses precisam.”. Destacou a importância de concluir o IC13, a necessidade de ligar a capital de Distrito por Autoestrada, desviar o seu traçado para que a estação ferroviária se aproxime de Portalegre e renovar o material circulante.

O candidato da AD, referiu ainda que deve existir “um modelo de financiamento sustentável e previsível das associações humanitárias de bombeiros voluntários e IPSS” para que seja possível remunerar de forma justa os seus operacionais e auxiliares.

Defendeu a saúde e a economia social como setores fundamentais no Distrito de Portalegre. Destacando que “A Atratividade de profissionais de saúde, o investimento territorialmente equilibrado na reabilitação e requalificação de infraestruturas hospitalares e de cuidados de saúde primários e a mobilidade são temas que urgem ser resolvidos.” Para Rogério Silva, o surgimento do Hospital Central do Alentejo exige redobrada atenção, para que seja uma oportunidade de reforço dos cuidados de saúde continuados, mas que não desperte “tendências de centralização incompatíveis com os interesses das nossas populações!”

No que à economia diz respeito, Rogério Silva reconheceu que é deste setor que “depende a atravidade do nosso território”. Referindo que é importante rever as infraestruturas secundárias relacionadas com a Barragem do Pisão, nomeadamente o perímetro de rega para que aquele investimento possa ser maximizado. Destacou também o potencial do Corredor Internacional do Sul, defendendo que deve ser aproveitado “deste lado da fronteira, e expandir-se ou complementar-se a Plataforma Logística do Sudoeste Ibérico.”

(Nota de imprensa Aliança Democrática – Portalegre)

Víctor Carola felicita RE por continuar “a somar aniversários com mérito”

A Rádio ELVAS cumpriu ontem, dia 10 de fevereiro, o seu 23º aniversário, e o advogado Victor Carola não quis deixar de endereçar algumas palavras de felicitações ao diretor desta estação emissora, António Ferreira Góis.

A mensagem para ler na íntegra:

“Mui Prezado Senhor Director da Rádio Elvas:

Cordiais cumprimentos

Espero e desejo que esteja bem e com saúde, assim como todos os colaboradores da nossa rádio, cujos desempenhos V.Exa. tão proficuamente dirige.

A somar aniversários com mérito, na senda de um bom desempenho de serviço público, cumpre registar mais uma efeméride.

Na pessoa de V.Exa., endereço a todos os profissionais da Rádio Elvas os meus parabéns e o meu agradecimento pela companhia de todos os dias.

Aceite o meu abraço.

Victor Carola.”

Cancelado corso deste domingo do Carnaval de Elvas

Devido à chuva, a Câmara Municipal de Elvas decidiu cancelar o corso de Carnaval deste domingo, 11 de fevereiro.

A decisão foi tomada depois do vereador Cláudio Monteiro ter reunido com os grupos do concelho que participam nesta 26ª edição do Carnaval Internacional de Elvas.

Desta forma, o corso carnavalesco, depois do primeiro desfile de ontem, já só volta às ruas do centro histórico de Elvas na terça-feira, a partir das 15 horas. Nesse dia, junta-se aos grupos do concelho, aos reis e às comparsas de Olivença, a animação do camião do “Feriadão”, programa da SIC, transmitido em direto, entre as 14 e as 20 horas.

“O Elvas” recebe este domingo à tarde o Moncarapachense

“O Elvas” recebe, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, na tarde deste domingo, 11 de fevereiro, o Moncarapachense, em jogo da 19ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

O jogo, que conta com transmissão em direto na Rádio ELVAS, tem início marcado para as 15 horas.

À mesma hora, na Série D, jogam-se mais os seguintes jogos: Juventude de Évora – Barreirense; Oriental – Sintrense; Vitória de Setúbal – Lusitano de Évora; Real – Serpa; e Louletano – Imortal. Fabril do Barreiro e Vasco da Gama da Vidigueira defrontaram-se ontem, em jogo antecipado desta 19ª jornada.

A entrada no estádio, que é livre para menores de 12 anos, é também hoje para todos aqueles que surjam mascarados.

Em dia de aniversário, Rondão Almeida agradece trabalho da RE em prol do concelho

Em dia de aniversário da Rádio ELVAS, celebrado ontem, 10 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, em mensagem enviada à redação desta estação emissora, destaca o trabalho desenvolvido em prol do concelho.

A mensagem do autarca para ler na íntegra:

“No dia em que a Rádio Elvas cumpre 23 anos de emissão, venho, em meu nome e da Câmara Municipal de Elvas a que presido, desejar os parabéns e os votos de que continuem, por muitos e longos anos, a muito cumprir a vossa missão de serviço público.

Não posso deixar de lembrar todos os que diariamente levam a informação e a animação ao público, daí que quero deixar uma palavra de agradecimento a toda a equipa que constitui essa estação emissora, e que muitas vezes são a companhia diária de muitos.

Um agradecimento pelo vosso trabalho em prol do nosso concelho!

Da nossa parte, podem contar com total colaboração e disponibilidade, mantendo o relacionamento institucional profissional e cordial, pelo qual se tem pautado esta colaboração, desejando votos de sucesso na missão que têm pela frente.

Em nome da Câmara Municipal de Elvas, a que presido e, em meu nome pessoal, as maiores felicidades!

O presidente da Câmara Municipal de Elvas

Comendador José Rondão Almeida”

Corso de Carnaval deste domingo em Estremoz cancelado

Devido às previsões metereológicas para este domingo, 11 de fevereiro, o Município de Estremoz decidiu cancelar a realização do corso de Carnaval.
“A Comissão Organizadora, em consonância com a Autarquia, entende que o cancelamento será a melhor opção, evitando danos nos carros alegóricos e respetivos adereços dos grupos”, revela a Câmara Municipal.
A restante programação do Carnaval de Estremoz mantém-se, sendo que, para amanhã, dia 12, haverá espetáculo com Pedro Mafama, no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições, pelas 22 horas, seguido de Baile de Máscaras. Na terça-feira, dia 13, haverá corso de Carnaval, no centro da cidade, a partir das 15h30.

PS de Elvas felicita RE “por mais um ano de trabalho”

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS) de Elvas felicita, através do seu presidente, Bruno Mocinha, felicita a Rádio ELVAS por ocasião do seu 23º aniversário.

A mensagem de aniversário para ler na íntegra:

“A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas vem por este meio felicitar a Rádio Elvas por mais um ano de trabalho.

Felicitar a Rádio Elvas pelos seus 23 anos de jornalismo é felicitar toda a estrutura humana que a compõe, direção, colaboradores, jornalistas e de forma última os ouvintes que dão vida a este órgão de comunicação.

Destacamos a crescente importância dos órgãos de comunicação social numa sociedade cada vez mais digital, de informação rapidamente disponível, mas sensível à desinformação.

Parabéns pelo trabalho e votos de sucesso para os anos vindouros!

Com os melhores cumprimentos,

Bruno Mocinha

Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas”

Barbacena “treme” sempre que chove de forma mais intensa

Barbacena é, no concelho de Elvas, a localidade que, sempre que chove de forma mais intensa, acaba por sofrer danos maiores: ou com inundações em habitações ou com estradas alagadas, chegando, muitas vezes, a ser necessário cortar o trânsito.

Este é um problema que não é de agora, e não estando totalmente resolvido, garante o presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, aos poucos, tem-se tentado solucionar, entre Junta e Câmara Municipal.

Apesar deste problema, Jorge Madeira garante que Barbacena, com as suas “potencialidades”, continua a atrair e a receber pessoas, vindas de fora do concelho de Elvas, que escolhem aquela localidade para viver.

Jorge Pastor, oriundo de Setúbal, que comprou casa há relativamente pouco tempo em Barbacena, e que já sofreu na pele o que é ter a sua habitação inundada, revela que a Câmara Municipal de Elvas tem procurado solucionar o problema, tendo já procedido à instalação de duas sarjetas e de um sumidouro, em frente à sua habitação.

Em dezembro de 2022, a casa de Jorge foi uma das afetadas pelas cheias. “Entrou água, cerca de meio metro de altura”, recorda. No mês passado, por outro lado, a chuva, embora tenha assustado, não causou prejuízos. “A Câmara e a Junta estão a trabalhar connosco, vamos ver se a situação se resolve definitivamente”, diz ainda.