Desfile de Carnaval levou alegria e muita cor às ruas de Campo Maior

Campo Maior festejou esta tarde de sábado, 10 de fevereiro o carnaval, com o tradicional desfile a ter início no Centro Comunitário da vila. Muita cor, alegria e animação foram uma constante, esta tarde, através dos cerca de 600 participantes que integraram os 13 grupos do desfile.

Este ano os grupos, com temas bastante diversos, foram os seguintes: Grupo Motard de Campo maior, Centro Comunitário, Artesãs, ATL Arco-Íris da Casa do Povo de Campo Maior, Sporting Clube Campomaiorense, município, associação de estudantes da Secundária de Campo Maior, Banda 1º de Dezembro, juntas de freguesia, Racho Folclórico Espigas e Papoilas, Escola de Capoeira e a Associação Agora Quer’Arte e os Reis.

Duarte Silvério e Leonor Alegria foram este ano os reis do Carnaval de Campo Maior, integrando o último grupo, relativo à associação que criaram, na vila. Para ambos foi “um orgulho” assumir essa posição, com o objetivo de levar “amor” a todos aqueles que participaram e assistiram ao desfile, uma vez que o tema da associação foi mesmo esse: o amor.

Para além dos grupos organizados juntaram-se também os foliões que não deixam passar esta época em claro e foram ainda muitas as pessoas que assistiram ao desfile.

Pode ver as imagens e vídeos abaixo:



1º Corso do Carnaval Internacional de Elvas espalhou alegria pela cidade

O primeiro de três corsos, integrados na 26ª edição do Carnaval Internacional de Elvas saiu à rua na tarde deste sábado, 10 de fevereiro, percorrendo várias artérias do centro histórico da cidade.

No total foram oito os grupos de associações do concelho que integraram este desfile que contou também com comparsas de Badajoz, um Grupo doa Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal, que abriu o desfile e os habituais foliões que se juntam ao desfile.

Animação, música, folia, cor e animação não faltaram neste primeiro desfile. Pode ver as imagens abaixo:

Câmara de Alandroal promove ação para a adoção e produção de ementas saudáveis

A Câmara Municipal de Alandroal, em parceria com a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, realizou, no dia 7 de fevereiro, no auditório do edifício sede do Município de Alandroal, a Ação de Sensibilização para a Adoção e Produção de Ementas Saudáveis, utilizando produtos locais e sazonais e privilegiando uma cozinha saudável e sustentável nas IPSS.

Esta ação, da responsabilidade da Associação Terras de Dentro, decorreu no âmbito do projeto “Semear e Alimentar Local” (SAL), e foi direcionada às IPSS do Concelho.

O projeto SAL surgiu no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável e visa contribuir para a promoção, valorização e salvaguarda da dieta mediterrânica através da informação, sensibilização e educação para uma alimentação e consumo saudáveis e sustentáveis com base nos princípios da dieta mediterrânica.

Estiveram presentes representantes das IPSS do concelho e técnicos do município.

Rui Jorge Sousa é candidato do BE por Portalegre. Conheça as prioridades do partido às legislativas

Rui Jorge Sousa é o cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE), pelo círculo eleitoral de Portalegre, às eleições legislativas de 10 de março. O segundo candidato é Beatriz Carlo Silva, o terceiro Fernando Manuel Favita Pereira e o quarto Daniela Sande Lopes. O mandatário desta candidatura é José Luís Monteiro.

Sob o mote “Por um distrito com futuro”, o Bloco de Esquerda divulgou o seu programa eleitoral em que tem como áreas prioritárias a saúde, promoção da criação de empregos com condições e direitos assegurados a jovens e idosos; regionalização; mobilidade; alterações Climáticas e Ambiente; inclusão, Equidade e Segurança: Minorias Étnicas, Imigrantes e Igualdade de Género e ainda Cultura, património e educação.

O programa eleitoral do Bloco de Esquerda, que pode na íntegra:

“O distrito de Portalegre tem estado ao longo dos anos ao abandono do poder central! É preciso mudança no interesse das populações, mudanças que exijam mais Investimento Público, nomeadamente na Saúde, na Educação, na Mobilidade, no Apoio Social.

As populações do Distrito de Portalegre têm ao longo das últimas décadas sofrido de todos os males de que o interior do País sofre: ausência de desenvolvimento económico e social refletindo-se na perda de população, encerramento de serviços públicos, dificuldade de movimentação devido à deterioração dos transportes terrestres e ferroviários.

Apesar das várias promessas poucas vezes são cumpridas, expressando assim a falta de capacidade e de compromisso com os cidadãos o que na prática representa abandono por parte dos governos.

As duas principais forças políticas que têm governado em Portugal e que no Distrito tem dividido entre si a eleição dos dois deputados que por Portalegre têm sido eleitos, são os principais responsáveis pelo estado a que se chegou. Nos períodos eleitorais as promessas sucedem-se e repetem-se, mas os resultados no final de cada Legislatura são sempre os mesmos, isto é: contínuo abandono. É preciso mudança no interesse das populações, mudanças que exijam mais Investimento Público, nomeadamente na Saúde, na Educação, na Mobilidade, no Apoio Social.

O isolamento a que estão sujeitos os idosos no nosso Distrito conjugados com o estado a que chegaram os serviços de Saúde, começando pelos Hospitais de Portalegre e de Elvas, passando pelos diversos Centros de Saúde do Distrito, com a falta de pessoal médico, enfermagem e outros serviços e pelo encerramento de especialidades nos dois hospitais. Utentes sem médicos de família, demora nas consultas de especialidades, Centros de Saúde com falta de pessoal e em alguns casos sem condições de atendimento e de prestações dos cuidados de Saúde são demonstrativos da forma como somos tratados: o abono e a falta de financiamento que o Governo tem praticado em relação ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ausência de uma rede de transportes públicos que possa dar resposta às necessidades de ligação em cada concelho e entre concelhos provoca que as pessoas vivam completamente isoladas. A população vê-se na contingência de se socorrer em caso de necessidade de serviços com os custos agravados apesar das suas dificuldades económicas.

Torna-se assim premente eleger deputados do Bloco de Esquerda para na Assembleia da República reivindicarem e defenderem os interesses das populações do nosso Distrito! Capaz de provocar mudança na orientação politica e que se traduza em melhorias na vida das pessoas.

Saúde

– Instituir um plano de urgência para os hospitais de Portalegre e Elvas, visando resolver as crises nas suas unidades de urgência.

– Recrutamento de profissionais na área médica, de enfermagem e assistencial.

– Nos Centros de Saúde, ativar as extensões de Saúde fechadas no distrito e abordar com prioridade a lista de espera para consultas especializadas.

– Transporte para os hospitais e garantia do mesmo na saída das unidades hospitalares. Fortalecer o SNS e não contrário do que aconteceu na última década.

Promover a criação de empregos com condições e direitos assegurados a jovens e idosos

– Obrigatoriedade das empresas apoiadas por dinheiros públicos terem nos seus quadros de pessoal trabalhadores efetivos.

– Reforço dos quadros de Inspetores/as na ACT de Portalegre.

– Fixar e assegurar o futuro dos jovens no distrito.

– Defesa dos postos de trabalho.

– Apoio aos idosos nos custos de alojamento temporário ou permanente.

– Apoio a empresas na colocação de pessoas com mobilidade reduzida nos seus quadros.

Regionalização

A Regionalização serve para combater as assimetrias regionais e poder promover o desenvolvimento equitativo da Região de forma integrada de acordo com as respetivas necessidades. Regionalizar é democratizar, é descentralizar e é desenvolver a Região.

Mobilidade

– Responder à falta de transportes no distrito, em foco a atender às necessidades específicas dos idosos e dos jovens deslocados. A implementação de um sistema de transporte público mais eficiente, com horários flexíveis e rotas estrategicamente planejadas para conectar áreas remotas. De forma a ampliar as ligações com outros distritos, com intenção de estabelecer uma rede de transporte regional mais interligada e direta.

– Criação de passes sociais combinados que articulem transportes urbanos e interurbanos, tornando os transportes públicos gratuitos, principal transporte de crianças para as escolas.

– Investimentos em infraestrutura para modernização e expandir as linhas ferroviárias de maneira a proporcionar mais acessos e aumentar a eficiência de transporte de passageiros

– Dotar os edifícios públicos com acessos que permitam a todos os cidadãos a sua utilização.

 

Alterações Climáticas e Ambiente

– Persistir na luta pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz.

– Reforçar a atuação governamental na supervisão da poluição das ribeiras, impondo penalidades significativas aos agentes poluentes.

– Divulgar o cadastro florestal do Parque Natural de S. Mamede.

– Obrigatoriedade de criação de estações de tratamentos juntos das empresas industriais em todo o distrito.

– Defesa do ambiente, com redução do cultivo de árvores cultura intensiva.

Inclusão, Equidade e Segurança: Minorias Étnicas, Imigrantes e Igualdade de Género

– Criar em todos os Municípios um gabinete de apoio a minorias com profissionais qualificados.

– Assegurar os postos da GNR abertos 24 horas de forma a manter a segurança em todo o distrito.

– Apoio aos direitos das autoridades e forças de segurança.

Cultura, património e educação

– Preservar, revitalizar e reabilitar todo o patrimônio do distrito.

– Incentivar e fortalecer as várias associações (recreativas, culturais, desportivas e ambientais), e promover o artesanato regional e outras tradições locais.

– Requalificação das instalações das escolas públicas com intervenção urgente para melhorar condições climáticas e de segurança.

Habitação

– Apoio à habitação jovem no distrito.

– Plano regional de reabilitação e requalificação urbana, pública e privada, principalmente habitações devolutas”.

Carlos Fidalgo apresenta “Terena em Sketch” em Terena

Carlos Fidalgo apresenta este sábado, 10 de fevereiro, no Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal, o livro “Terena em Sketch”.

De acordo com o autor, este trabalho, editado pela Caminho das Palavras, e com prefácio de Moisés David Ferreira, “tem como objetivo dar a conhecer, através da abordagem artística de urban sketching, a vila de Terena, levando os seus leitores a viajar até lá”.

O livro reúne ilustrações de Carlos Fidalgo sobre esta vila alentejana e suas imediações, às quais acrescentou “textos sobre a sua história, gentes e atividades”.

A apresentação, marcada para as 16 horas, contará com um momento musical a cargo de Leonor Fidalgo, que tocará peças para guitarra clássica.

David Carreira, Os Quatro e Meia, Bárbara Tinoco e Van Zee na FIAPE

David Carreira (dia 1), Van Zee (dia 2), Os Quatro e Meia (dia 3), e Bárbara Tinoco (dia 4)  são os artistas que vão atuar na 36ª edição da FIAPE, a Feira Internacional Agropecuária de Estremoz.

Os artistas foram divulgados ontem, sexta-feira, 9 de fevereiro, pelo município de Estremoz.

Esta edição da FIAPE, que decorre em simultâneo com a 40ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, vai acontecer de 1 a 5 de maio, no Parque de Feiras e Exposições desta cidade.

Cerca de 600 foliões saem às ruas de Campo Maior para festejar o Carnaval

Foto arquivo

O desfile de Carnaval, em Campo Maior realiza-se hoje, sábado, 10 de fevereiro, contando com cerca de 600 participantes.

Este ano desfile conta com 13 grupos, dez carros alegóricos e cerca de 600 participantes. A vereadora acredita que esta edição do Carnaval “vai ser extraordinário e em grande, repleto de muita folia, alegria e animação”.

O desfile tem saída do Centro Comunitário, percorrendo algumas artérias da vila e regressando depois ao ponto de partida, onde haverá uma festa com animação musical, Dj e bares.

Desfile de Carnaval, hoje, em Campo Maior tem partida às 15 horas, do Centro Comunitário da vila.

Com um novo conceito, “Sweet Lemon” já abriu em Elvas (c/fotos)

Sweet Lemon é o novo espaço que abriu este sábado, 10 de fevereiro, em Elvas

Com um conceito diferente, na Sweet Lemon encontra desde os “melhores” croissants brioche da cidade, a panquecas, bolas de berlim com ou sem creme, brigadeiros, suspiros e vários tipos de bolos caseiros, confecionados neste estabelecimento.

Com menus de pequeno-almoço, a Sweet Lemon tem também, entre outros,  pão de sementes e beterraba, chás váriados, sumos naturais e smothies.

E numa altura em que muito se fala de sustentabilidade e desperdício alimentar, a Sweet Lemon é aderente à APP “To Good To Go”. Quem descarregar a aplicação pode comprar comida, do excedente do dia, por um preço reduzido.

Sweet Lemon um novo conceito para conhecer na Rua da Cadeia, nr.33, em Elvas.

Primeiro corso do Carnaval Internacional de Elvas sai este sábado à rua

Depois da gala de apresentação de ontem à noite, no coliseu da cidade, os grupos, em representação de associações e freguesias do concelho, que participam nesta 26ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, saem hoje, sábado, 10 de fevereiro, às ruas do centro histórico, para o primeiro corso.

Numa tradição que a autarquia de Elvas quer manter, neste primeiro corso, de acordo com o vereador Cláudio Monteiro, caberá a um grupo de fora do concelho – da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal – abrir o desfile. “Este grupo irá abrir o desfile, não dando mais primazia a esse grupo que aos de Elvas, mas Elvas é um destino turístico que sabe bem receber e o Carnaval de Elvas também sabe bem receber outros grupos”, garante. Para o desfile de hoje está também prevista a participação das comparsas de Badajoz.

Até terça-feira, revela ainda Cláudio Monteiro, vão conseguir-se reunir, em torno destas comemorações do Carnaval, “mais de 3500 elvenses”.

Já a vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, assegurando que as celebrações carnavalescas na cidade são “diferentes” de todos as outras, deseja um feliz carnaval a todos os elvenses e àqueles que, por estes dias, visitam a cidade. “Vale muito a pena vir a Elvas, ver o nosso Carnaval, que é diferente, que é muito bom e que, se Deus quiser, será muito melhor que em anos anteriores”, diz ainda.

O início do corso de hoje está marcado para as 15 horas, partindo, como habitualmente, do viaduto, percorrendo depois as principais artérias do centro histórico de Elvas. Aos grupos participantes neste primeiro corso da 26ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, irão juntar-se os reis Cláudia Batuca, Francisco Laranjeira e Raquel Trabuco.

“São 23 anos a contar histórias”, lembra Luís Rosinha no aniversário da RE

Luís Rosinha

Em dia do 23º aniversário da Rádio ELVAS (RE), o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, enaltece o trabalho desenvolvido pela equipa desta estação emissão, que, segundo diz, tem procurado contar sempre “as histórias dos campomaiorenses”, relatando “as suas vidas, as tristezas e as alegrias”, bem como dar a conhecer a todos os ouvintes os “projetos políticos” da vila.

“São 23 anos a contar histórias, que dariam um grande livro, e eu, em meu nome pessoal, do executivo e de todos os campomaiorenses, agradeço a postura de toda a equipa”, diz o autarca, recordando o facto da Rádio Campo Maior fazer parte do mesmo grupo da Rádio ELVAS, “O Alentejo em FM”.

Deixando uma “palavra de apreço” ao diretor da Rádio ELVAS, António Ferreira Góis, por estes 23 anos, Rosinha felicita também “toda a equipa fantástica que a Rádio ELVAS e a Rádio Campo Maior têm no terreno, sempre com uma disponibilidade tremenda e sempre com muita vontade de querer dar, em primeira mão, as notícias daquilo que são as vidas dos campomaiorenses”.

CCDR Alentejo felicita Rádio ELVAS pelo seu aniversário

Neste dia 10 de fevereiro, data da comemoração dos 23 anos da Rádio ELVAS, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) felicita esta estação emissora por mais um ano de vida, destacando a sua “presença permanente da região”

Na nota, assinada pelo vice-presidente da CCDRA, Aníbal Reis Costa, substituto legal do presidente, pode ler-se: “cientes do papel da Comunicação Social Regional e Local, nas políticas de proximidade e na promoção da cultura e identidade da nossa Região Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, IP e o seu Grupo de Incentivos à Comunicação Social (GICS), felicitam a Rádio Elvas, pelos seus 49 anos de presença permanente na nossa Região. Expressamos ainda a todos os profissionais desse OCS, as nossas felicitações e votos de sucesso na sua missão”.

Muita animação e Coliseu completamente cheio na Gala de Carnaval (c/fotos e vídeo)

O Coliseu de Elvas encheu na noite de ontem, sexta-feira, 9 de fevereiro, para a Gala coreográfica de apresentação dos oito grupos do concelho, que integram a 26ª edição do Carnaval Internacional de Elvas.

Os grupos das várias associações e freguesias do concelho apresentaram-se com muita cor, alegria e animação, através da sua indumentária e respetivos adereços, bem como as coreografias e músicas alusivas aos seus temas.

Depois de todos os grupos terem entrado no recinto do Coliseu, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, no seu discurso lembrou Luís Pires, recentemente falecido, e os motivos da ausência da Gota D’Arte, nesta edição do Carnaval, momento que foi fortemente aplaudido pelo público e grupos presentes.

Na gala estiveram presentes também os Reis desta edição do Carnaval Internacional de Elvas: Raquel Trabuco, Claudia Batuca e Francisco Laranjeira.

Rondão Almeida demonstrou-se muito satisfeito com a quantidade de pessoas que marcaram assistiram a esta gala. “Está aqui uma excelente moldura humana, no Coliseu, não há uma cadeira vazia, o que significa que temos aqui mais de cinco mil pessoas o que para mim é extremamente importante”, adianta.

O autarca destaca ainda a evolução do Carnaval em Elvas, ao longo dos anos, que hoje é um produto turístico e contribui para a economia local da cidade. “É grato verificar como os elvenses conseguiram dar a volta àquilo que era a tradição do carnaval, porque passámos do Carnaval trapalhão para um Carnaval espetáculo, que se vende a nível turístico, não só para corresponder ao gosto dos elvenses, mas para atrair pessoas à cidade, sendo que a hotelaria e restauração já sentem o reflexo do que se vai passar, no decorrer destes dias”.

Este sábado, 10 de fevereiro, sai à rua o primeiro corso carnavalesco, com os carros alegóricos a acompanhar os grupos. O início do corso está marcado para as 15 horas, com partida do viaduto.

Rondão Almeida e o aniversário da RE: “são 23 anos de um esforço muito grande”

Rondão Almeida

Por ocasião do 23º aniversário da Rádio ELVAS (RE), celebrado este sábado, 10 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, lembrando as dificuldades que os órgãos de comunicação social enfrentam, perante a inexistência de apoios por parte do Poder Central, destaca o esforço efetuado pela equipa desta estação emissora e o trabalho desenvolvido ao longo destes anos.

“São 23 anos de um esforço muito grande para a Rádio ELVAS ter a audiência que, neste momento, tem. É porque, na realidade, têm vindo a fazer um excelente trabalho”, assegura o autarca. “Sabendo o quão difícil é hoje um órgão de comunicação social aguentar as suas portas abertas, porque não há subsídios do Estado para estas pequenas empresas, é um redobrado esforço que têm de fazer para existir e trazer a população devidamente informada”, acrescenta.

Rondão Almeida felicita os “dirigentes e todos aqueles que andam, no seu dia a dia, trabalhando, para manter a população de Elvas informada”. “Que Deus dê saúde a toda esta minha gente para que, daqui a 23 anos, ainda cá estejam”, remata.

Do sonho à realidade: Rádio ELVAS celebra 23º aniversário

António Ferreira Góis

Faz hoje, 10 de fevereiro, 23 anos que a Rádio ELVAS iniciou a sua emissão, de forma ininterrupta, a transmitir para o Alentejo e Estremadura espanhola, bem como para todo o mundo através da emissão online.

A Rádio ELVAS iniciou as emissões regulares a 10 de fevereiro de 2001. Esta data coincide com o aniversário do início de emissões da extinta RDP – Rádio Elvas, em 1975.

Agradecendo quer aos ouvintes, quer às empresas e autarquias que reconhecem o trabalho desenvolvido por esta estação emissora, o diretor da Rádio ELVAS, António Ferreira Góis, lembra que este é um projeto que passou, há 23 anos, do sonho à realidade.

A mensagem para ler na íntegra:

“Hoje estamos de parabéns. A Rádio Elvas faz 23 anos.

Um sonho transformado em realidade, mantido durante todos estes anos graças ao empenho de muita gente, aos nossos ouvintes, à nossa região, às nossas empresas, firmas e autarquias que reconhecem o nosso trabalho.

Temos orgulho no passado. Começámos com pouco coisa e muita vontade e hoje temos uma rádio ouvida desde a vizinha Espanha e por uma enorme área do Alentejo. Crescemos com a Rádio Campo Maior e a Rádio Nova Antena de Montemor-o-Novo. Somos uma rádio regional. Uma casa do jornalismo que trabalha para informar uma região.

Os nossos ouvintes dão-nos força todos os dias para continuarmos e as firmas e empresas, que promovem os seus produtos e serviços, têm retorno no seu investimento. Os municípios apostam nas nossas rádios para divulgar os seus eventos e estamos nos principais acontecimentos da região.

Agradeço a todos os que nesta casa trabalham e por aqui passaram, contribuindo para um bem comum.

Levamos o nome de Elvas muito longe, com orgulho de ser elvenses, sempre bem recebidos em todo o lado. Com o apoio de todos vamos continuar a ser a voz de Elvas e do Alentejo.

Parabéns Rádio ELVAS”

Euromilhões com jackpot de 49 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 49 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 9 de fevereiro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 688 mil euros, saiu a um apostador no estrangeiro. Também o terceiro prémio, no valor de 40 mil euros, contemplou quatro apostadores fora de Portugal.

O quarto prémio, de 2.638 euros, saiu a 19 apostadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 23 – 24 – 35 – 37 – 45 e pelas estrelas 09 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Duas jovens feridas em queda em prédio abandonado

Duas jovens caíram no prédio abandonado junto ao Coliseu de Elvas e ficaram feridas com gravidade, com várias escoriações e traumatismos, sendo necessário avaliar as lesões sofridas para eventual transferência para outra unidade de saúde.

O alerta foi dado à meia noite e meia pela PSP que se deparou com vários jovens no prédio.

As jovens que caíram, de uma altura equivalente a dois andares, foram de imediato socorridas pelos Bombeiros Voluntários de Elvas e transportadas ao Hospital de Santa Luzia em Elvas.

A PSP de Elvas isolou a área para  ser prestado socorro no local, numa altura em que decorria a Gala de Carnaval no Coliseu e o Baile subsequente.