Desfile escolar de Carnaval em Arronches inspirado nos 50 anos do 25 de Abril

Os 50 anos do 25 de Abril serviram de inspiração ao desfile escolar de Arronches, que teve lugar na manhã desta sexta-feira, 9 de fevereiro, não nas ruas da vila, como é habitual, mas no pavilhão municipal.

Com as bancadas do pavilhão cheias, o público assistiu a um desfile que contou com os mais diversos disfarces, subordinados ao tema “A Escola dos Nossos Avós”. Não faltaram os brinquedos de outros tempos, como bonecas de trapos e aviões, os ardinas, as floristas, nem uma referência direta à escola do Estado Novo.

Foram “cerca de 150” os participantes neste desfile, revela o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, dando conta que, tendo em conta a chuva, foi necessário, e para que o trabalho desenvolvido não tivesse sido em vão, optar-se por “um plano B”. “Não quisemos deixar de realizar este cortejo, porque foram alguns meses de trabalho intenso, por parte do Agrupamento de Escolas e das instituições do concelho, e não queríamos, de forma nenhuma, que não fossem apreciados pelo vasto público que se encontra no pavilhão”, explica o autarca.

Ao Agrupamento de Escolas e às instituições do concelho que participaram, João Crespo agradece a disponibilidade para colaborar com a Câmara Municipal. Os disfarces apresentados pelas crianças, revela ainda, foram produzidos através de um trabalho conjunto de escolas e funcionários da autarquia, que “trabalham arduamente para que, chegado este dia, estejam lindíssimos como estão”.

A par dos alunos de vários anos de escolaridade, desde o jardim de infância até ao quarto ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas, participaram ainda neste desfile as crianças da creche e pré-escolar e vários utentes do Centro de Atividades Ocupacionais do Centro de Bem-Estar Social de Arronches.