São mais de 60 as obras de arte da coleção António Cachola que compõem a exposição “Sempre e Nunca Mais”, inaugurada na tarde deste sábado, 3 de fevereiro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), na presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
Integrada no programa nacional das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, esta exposição teve o seu momento inaugural no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, sendo que os presentes foram, posteriormente, convidados, em visita livre, a conhecer a mostra.
Lembrando que um dos propósitos do 25 de Abril foi a democratização do acesso à cultura, o ministro Pedro Adão e Silva considera que estas comemorações, mais que uma evocação histórica, são importantes para que se possa “projetar os próximos 50 anos da democracia”. A colecionadores de arte como António Cachola, o ministro agradece a “generosidade” de colocarem as suas coleções particulares ao dispor da população.
Ao todo, revela o comendador António Cachola, são 38 os artistas que estão representados nas 66 peças em exposição. Muito satisfeito com a presença de diversas entidades na abertura da exposição, o colecionador diz ainda que é “muito bom” que a mostra esteja integrada no programa nacional das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, esta foi uma forma “muito interessante” de se começar a celebrar, na cidade, a data. O autarca lembra ainda o investimento feito por António Cachola em todas estas obras de arte, bem como a forma como o colecionador consegue mobilizar, quer as mais diversas entidades, quer os mecenas.
Esta exposição, segundo explica a curadora Ana Cristina Cachola, é “um apelo direto à liberdade”. Com “Sempre e Nunca Mais”, apela-se, sobretudo, ao pensamento crítico de cada um em torno do tema. Levar “a uma ação responsável para que o 25 de Abril se continue a cumprir”, diz ainda Ana Cristina Cachola, é um dos grandes objetivos desta exposição, que é feita das mais diversas temáticas.
Ana Cristina Cachola contou, nesta exposição, que pode ser visitada até junho, com a assistência de curadoria de Tiago Candeias. Na abertura da exposição estiveram presentes, entre outras entidades, vários autarcas da região, como o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e o presidente do Município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.
Na ocasião foram ainda dados a conhecer os três novos jovens embaixadores do MACE: Alexandre Marrafa, João Malhado e Leonor Beicinha.


A Associação para o Desenvolvimento da Cultura, a AIAR, elegeu no passado dia 4 de janeiro, uma nova equipa dinamizadora que, numa perspetiva de continuidade e rotatividade está já a por em prática o Plano de Atividades para o corrente ano.
Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro realiza-se a 23.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, com entrada livre. Mais de 160 expositores estarão presentes, entre produtores de queijo, enchidos, mel, doçaria, artesanato, tasquinhas, stands institucionais de entidades regionais e criadores de ovinos.
Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor, em Campo Maior, foi eleita Mulher do Ano nos prémios W 2023.
Elvas e Campo Maior foram as localidades escolhidas, pela marca “Mercado das Viagens”, para realizar, ao longo deste fim de semana (de 2 a 4 de fevereiro), a sua quinta convenção nacional, reunindo mais de uma centena de participantes, como diretores e administradores do setor do turismo nacional, bem como os 
O Parque de Feiras e Exposições de Estremoz é palco, este fim de semana, dias 3 e 4 de fevereiro, da sexta edição da Expo Clássicos, da 4ª Feira de Coleccionismo e de mais uma Feira de Saldos de Stocks de Inverno.



Os Bombeiros de Elvas foram chamados, na manhã deste sábado, 3 de fevereiro, à Rua do Espírito Santo, no centro histórico de Elvas, para uma abertura de porta.
“Equilíbrio Instável II” é mote para a exposição de pintura, da autoria do artista de Rio de Moinhos, Jorge Barroso, que vai ser inaugurada este sábado, 3 de fevereiro, no Celeiro da Cultura em Borba, às 16 horas.
O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) vai inaugurar, na tarde deste sábado, dia 3 de fevereiro, pelas 15 horas, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, a exposição “Sempre e Nunca Mais”.



Os saldos voltam ao Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, este fim de semana, dias 3 e 4 de fevereiro.
Sob o mote “Viajar Vale Mais”, as galerias do Edifício Militar do Assento, em Campo Maior, receberam ontem, dia 2 de fevereiro a abertura da V Convenção Nacional da rede “Mercado das Viagens”.
A Gota d’Arte não vai participar, este ano, no Carnaval Internacional de Elvas. A decisão, que surge na sequência do falecimento de Luís Pires, o fundador da associação, foi comunicada esta sexta-feira à noite, 2 de fevereiro, pelo presidente da direção, Luís Rosário, através das redes sociais.
Ninguém acertou na chave vencedora de ontem, 2 de fevereiro, do Euromilhões, pelo que, em jogo, no próximo sorteio, vai estar um “jackpot” de 26 milhões de euros.
Uma mulher de 57 anos foi detida, na passada quinta-feira, 1 de fevereiro, no concelho de Portalegre, pela GNR, por violência doméstica.