14 de janeiro: ministra da Defesa destaca “património histórico e militar de Elvas”

Elvas assinala este domingo, 14 de janeiro, os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, sendo que o ponto alto aconteceu na Praça da República com a cerimónia alusiva a esta data, com as forças militares e militarizadas.

Esta cerimónia foi presidida pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, que lembrou “o grande património histórico e militar na cidade, com relevância nacional e internacional”, felicita os elvenses “pela forma como têm mantido a história e memória militar e pelo trabalho que tem sido feito com este património”.

No seu discurso, Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, para além de destacar aquilo que tem sido o trabalho desenvolvido pelo município nas mais diversas áreas, disse que, tal como já tínhamos noticiado (ver aqui), os elvenses têm agora outra luta que é a da saúde, na cidade. O autarca diz que há um “desinvestimento no Hospital de Santa Luzia que tem sido inaceitável”.

Depois da cerimónia seguiu-se o desfile das forças militares e militarizadas, pela Rua da Cadeia, que incluíram o Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz, com militares, viaturas e um pelotão a cavalo da Guarda Nacional Republicana, veículos do espólio do Museu Militar de Elvas, a Banda do Exército, elementos do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Elvas e do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.