O Te Deum de Ação de Graças teve lugar este domingo, dia 14 de janeiro, na Sé de Elvas, presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
Te Deum na Sé de Elvas presidido pelo Arcebispo de Évora (c/vídeo)
Livro “AI, Alentejo… memórias rurais” de Abílio Amiguinho apresentado no IPP dia 16
O livro “AI, Alentejo… memórias rurais”, da autoria de Abílio Amiguinho, professor coordenador aposentado do Departamento de Ciências Sociais, Território e Desenvolvimento, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre é apresentado na próxima terça-feira, 16 de janeiro, no auditório Abílio Amiguinho da ESECS-IPP.
Esta obra, das Edições Colibri, tem o prefácio de Rui Canário, Professor Catedrático Aposentado da Universidade de Lisboa.
A apresentação, marcada para as 17.30 horas, está a cargo do Jornalista Carlos Fino e conta também com a participação de Ana Paula Amendoeira, vice-presidente da CCDR Alentejo e da bibliotecária, Ana Maria Maroto.
146 anos do “Grémio” celebrados com momento de convívio (c/vídeo)
O Centro Artístico Elvense, o popular “Grémio”, assinalou este domingo, 14 de janeiro, os seus 146 anos.
A data foi celebrada, esta manhã, com o hastear das bandeiras, na coletividade, ao som da Banda 14 de janeiro.
Já durante a tarde os sócios e restante população cantaram os parabéns a esta que é a coletividade mais antiga do concelho, seguindo-se um lanche convívio.
“O Elvas” empata com Louletano por 1-1
“O Elvas” empatou esta tarde de domingo, 14 de janeiro, por 1-1, frente ao Louletano, em jogo da 15ª jornada da Serie D, do Campeonato de Portugal, disputado no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.
Aos 18 minutos de jogo os azuis e ouro ficaram reduzidos a dez elementos, depois de o árbitro mostrar cartão vermelho direto a Bruno Bolas, por considerar que agrediu o jogador da equipa algarvia, Meduza.
O primeiro golo da partida é marcado aos 41 minutos, pelo Clube Alentejano de Desportos, por Rúben Cardoso, o Louletano chega ao empate aos 49, por Rangel.
Os azuis e ouro voltam a entrar em campo no próximo sábado, 20 de janeiro, para defrontar o Sintrense.
Quanto aos restantes resultados desta jornada:
Barreirense 0– 0 Lusitano de Évora
Sintrense 2 – 1 Vasco da Gama da Vidigueira
Juventude de Évora 1 – 2 Imortal
Oriental 0 – 3 Serpa
Vitória de Setúbal 2 – 0 Real
Fabril do Barreiro 2 – 0 Moncarapachense
Eduardo Lagareiro vence Circuito Run Navideño
Almoço de Ano Novo junta utentes em convívio no Centro Comunitário
O Centro Comunitário de Campo Maior recebeu na passada quarta-feira, dia 10 de janeiro, um almoço de Ano Novo, que juntou num animado convívio os utentes que diariamente dão vida ao espaço.
Com a presença do presidente Luís Rosinha e dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, a tarde foi de animação e não faltaram as tradicionais “saias” e as pandeiretas.
Desta forma, o Centro Comunitário dá início a mais um ano de companheirismo, boa disposição e de troca de experiências entre gerações.
Noite de fados solidária na Secundária de Campo Maior na sexta-feira
A Escola Secundária de Campo Maior será palco, na próxima sexta-feira, 19 de janeiro, de uma noite de fados solidária, promovida pela Unidade de Ensino Especial e Estruturado do Agrupamento de Escolas.
Com o evento, como explica o diretor Jaime Carmona, procuram-se angariar alguns fundos para apetrechar, com mais alguns equipamentos, a Sala Snoezelen, uma sala de estimulação sensorial, do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.
“Temos esta sala há cerca de um ano. Em parceria com o Município de Campo Maior fizemos esse esforço e conseguimos ter essa sala, no Agrupamento, que está à disposição da comunidade”, adianta o professor.
Lembrando a participação voluntária, quer de artistas, quer daqueles que vão estar a colaborar com a iniciativa, Jaime Carmona assegura que esta será uma noite “interessante” e uma “oportunidade para juntar as pessoas” em prol de mais uma ação solidária.
Atuam, na próxima sexta-feira, a partir das 21h30, os fadistas Ana Cirilo, Leonor Alegria, Tina Murcela, Mara Perleques e Duarte Silvério, acompanhados pelos músicos Joaquim Ferreira e Paulo Cachinho.
A entrada tem um custo de oito euros e inclui caldo verde, chouriço, pão e bebida. Os bilhetes para esta noite de fados solidária podem ser adquiridos junto dos elementos da Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.
14 de janeiro: ministra da Defesa destaca “património histórico e militar de Elvas”
Elvas assinala este domingo, 14 de janeiro, os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, sendo que o ponto alto aconteceu na Praça da República com a cerimónia alusiva a esta data, com as forças militares e militarizadas.
Esta cerimónia foi presidida pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, que lembrou “o grande património histórico e militar na cidade, com relevância nacional e internacional”, felicita os elvenses “pela forma como têm mantido a história e memória militar e pelo trabalho que tem sido feito com este património”.
No seu discurso, Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, para além de destacar aquilo que tem sido o trabalho desenvolvido pelo município nas mais diversas áreas, disse que, tal como já tínhamos noticiado (ver aqui), os elvenses têm agora outra luta que é a da saúde, na cidade. O autarca diz que há um “desinvestimento no Hospital de Santa Luzia que tem sido inaceitável”.
Depois da cerimónia seguiu-se o desfile das forças militares e militarizadas, pela Rua da Cadeia, que incluíram o Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz, com militares, viaturas e um pelotão a cavalo da Guarda Nacional Republicana, veículos do espólio do Museu Militar de Elvas, a Banda do Exército, elementos do corpo ativo dos Bombeiros Voluntários de Elvas e do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.
Orquestra Ligeira do Exército em concerto no cineteatro de Elvas
No âmbito das comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, a Orquestra Ligeira do Exército apresenta-se em concerto, este domingo, dia 14 de janeiro, no cineteatro municipal de Elvas.
O início do espetáculo, que contará com vários temas do repertório da orquestra, está marcado para as 21h30.
Te Deum de Ação de Graças na Sé de Elvas este domingo às 18 horas
No âmbito das comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, e como vem sendo hábito, realiza-se, na tarde deste domingo, 14 de janeiro, um Te Deum de Ação de Graças, na Igreja da Sé, na Praça da República.
O início da celebração, que conta com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado e que será presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, está marcado para as 18 horas.
“O Elvas” recebe este domingo à tarde o Louletano
Os “azuis e ouro” conseguiram fugir da zona de despromoção no último jogo, em que venceram, por 3-0, o Vasco da Gama da Vidigueira, ocupando agora a nona posição, com 16 pontos, os mesmos do décimo classificado, o Oriental.
Neste momento, o primeiro lugar é ocupado pelo Moncarapachense, com 31 pontos, mais dois que o Vitória de Setúbal.
Hoje, à mesma hora, nesta Série D, jogam-se, para além de “O Elvas” – Louletano, os seguintes jogos: Barreirense – Lusitano de Évora; Sintrense – Vasco da Gama; Juventude de Évora – Imortal; Oriental – Serpa; Vitória de Setúbal – Real; e Fabril do Barreiro – Moncarapachense.
O jogo entre “O Elvas” e Louletano conta com relato na Rádio ELVAS.
14 de janeiro: Cerimónias militares e militarizadas na Praça da República
O ponto alto das comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas está a decorrer este domingo, 14 de janeiro, na Praça da República com as forças militares e militarizadas em parada.
Esta cerimónia é presidida pela ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Carreiras.
Veja os vídeos abaixo que mostram as forças militares e militarizadas, em parada:
Neste 14 de janeiro Rondão Almeida alerta elvenses para nova luta: a saúde em Elvas
Neste dia 14 de janeiro, em que se celebram os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, Rondão Almeida, revela que este “é dos dias mais importantes para a cidade, prestando homenagem a todos aqueles há 365 anos combateram nesta batalha”. O autarca lamenta que a PSP não esteja representada na parada militar: “quando se trata destas cerimónias a polícia deixou de estar presente e, por isso, lamento que aqui não estejam, perante todas forças de segurança que aqui se encontram, neste dia da cidade”.
Recordando que este dia homenageia todos aqueles que lutaram pela defesa do país, o autarca afirma que d para alertar a população nas novas lutas que há pela frente, referindo-se ao Hospital de Santa Luzia. “Hoje é um dia de homenagear aqueles homens que foram capazes de lutar para a defesa do nosso país e, hoje é também dia de alertar os elvenses de que temos uma nova luta pela frente: essa nova luta é não nos retirarem aquilo que Elvas tem e que é uma referência no Alentejo, ou seja, o Hospital de Santa Luzia”, adianta.
Rondão Almeida garante que “nada foi feito em Elvas, nos últimos anos, pelo Hospital e Centro de Saúde”, lamentando que aqueles que representam o distrito, na Assembleia da República não “alertem o Governo para o estado destas duas unidades de saúde”.
Rondão Almeida garante: “enquanto eu for presidente da Câmara irei mobilizar todos os elvenses para que façamos aqui aquilo que há 365 anos os elvenses fizeram, se eles tiveram força para ganhar aquela batalha, nós também havemos de ter força para ganhar a batalha da saúde, e é essa a palavra de ordem para o dia de hoje”.
Sociedade Recreativa de Vila Fernando comemora 97 anos este domingo
General André de Albuquerque homenageado no Convento de São Francisco
A Romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Ribafria decorreu, esta manhã de domingo, 14 de janeiro, no Convento de São Francisco, com a presença de várias entidades civis e militares.
Esta assume-se como uma forma de homenagear este general, que comandou o exército de libertação da cidade de Elvas, no 14 de janeiro de 1659, data em que faleceu, a combater.
Homenageados combatentes falecidos na Batalha das Linhas de Elvas
Neste dia 14 de janeiro, data em que se assinalam os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, os militares falecidos, nesta batalha, em 1659, foram homenageados no Sítio dos Murtais.
Entidades civis e militares prestaram a sua homenagem com a deposição de coroas de flores, no Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, um momento que contou também com lançamento de salvas de canhão.
Hastear das bandeiras na Câmara Municipal marca início das comemorações da Batalha das Linhas de Elvas
Foi ao som do hino nacional, interpretado pela Banda 14 de janeiro, que nesta manhã de domingo, 14 de janeiro, foram hasteadas as bandeiras na Câmara de Elvas, dando início às comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas.
A bandeira da União Europeia foi hasteada pela presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais; a bandeira Nacional pelo presidente da Câmara, Rondão Almeida, e a bandeira do município, pelo vereador Cláudio Monteiro.
A Banda 14 de janeiro, que hoje comemora 69 anos, prosseguiu depois em arruada pelo centro histórico passando pelo Grémio, que comemora o seu 146º aniversário, onde foram hasteadas as bandeiras, seguindo em direção à sua sede, onde foram também hasteadas as bandeiras.
“Grémio” celebra este domingo 146 anos desde a sua fundação
Depois da Banda 14 de Janeiro já ter tocado o seu hino, durante a manhã, à porta do “Grémio”, no momento do içar da bandeira, as celebrações, abertas a toda a população, e que contarão com bolo de aniversário, prosseguem às 17h30 horas, no Salão Nobre da coletividade.
Nessa altura, para além do discurso do presidente da direção, Gil Dores, falará também aos presentes Camilo Santos, presidente da Assembleia Geral. “Naturalmente, que daremos a palavra ao senhor presidente da Câmara de Elvas, que faz sempre questão de estar presente”, explica Gil Dores.
Inicialmente, a festa de aniversário estava marcada para as 15 horas, e não para as 17h30. A mudança de horário deve-se ao jogo, disputado no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, entre “O Elvas” e o Louletano, com início, precisamente, às 15 horas.
Banda 14 de Janeiro celebra este domingo 69 anos
Como já vem sendo tradição, e em dia de festa, a banda volta a abrir as portas da sua sede, a partir das 19 horas, à população, a quem será servida a famosa feijoada.
Antes, como revela presidente da direção, Vicente Grenho, e de acordo com aquilo que tem vindo a ser realizado nos últimos anos, os músicos irão, pelas 9h30, tocar no momento em que são içadas as bandeiras na Câmara Municipal de Elvas. “Costumamos tocar também o nosso hino, no Grémio, que eles celebram o seu aniversário no mesmo dia que nós e depois fazemos ali uma pequena arruada, até içarmos a nossa bandeira”, adianta o presidente.
Segue-se, às 10 horas, na Igreja de São Pedro, uma missa por alma dos sócios e dirigentes falecidos. “Há uns anos para cá, os músicos almoçam todos juntos na coletividade”, revela ainda.
Vicente Grenho diz ainda ser “um orgulho” que os elvenses façam sempre questão de ouvir a banda, por esta ocasião, lembrando ainda que esta é a única filarmónica que existe na cidade.
Batalha das Linhas de Elvas já aconteceu há 365 anos
Celebram-se este domingo, 14 de janeiro, os 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, uma data marcante, quer para a cidade, quer para a soberania nacional.
As comemorações, organizadas pela Câmara Municipal de Elvas, têm início pelas 9h30, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras, acompanhado pela Banda 14 de Janeiro, seguindo-se, meia hora depois, a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e a cerimónia de Homenagem aos Mortos, no Sítio dos Murtais.
Pelas 10h30, no Convento de São Francisco é homenageado o General André de Albuquerque Riba-Fria, com a deposição de flores no túmulo. Às 11h30 decorrem as cerimónias militares e militarizadas, com alocuções por um oficial do Exército, pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, e pela ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Carreiras.
Uma hora depois, como já vem sendo habitual, haverá, na Rua da Cadeia, o desfile das forças em Parada. Pelas 18 horas, realiza-se o Te Deum de Ação de Graças, na Sé Catedral. O programa deste dia encerra com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, a partir das 21h30, no Cineteatro Municipal de Elvas.
Neste dia celebram-se ainda os aniversários do Centro Artístico Elvense, da Sociedade Recreativa de Vila Fernando e da Banda 14 de Janeiro.
Trabalhos de desenho e pintura de Ângela Dias em exposição no Espaço.arte
O espaço.arte foi palco ontem, sábado, 13 de janeiro, da inauguração da exposição “Pontos de Luz”, de Ângela Dias.
Composta por 30 trabalho, esta é uma exposição de desenho e de pintura, que parte do cruzamento de perspectivas da História da Arte Universal.
A artista cria ritmos entre figuras, personagens, objectos, animais, vestígios arquitectónicos, elementos naturais, pedras arqueológicas e outros sem nome. Todos juntos coabitam, ora em movimentos dançantes, ora em repouso profundo.
O presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores São Silveirinha e Paulo Almeida, e Vanda Portela e José Leão em representação das Juntas de Freguesia de São João Baptista e de Nossa Senhora da Expectação, respetivamente, também estiveram presentes.
Elvas: PSP, GNR e Guardas Prisionais em vigília na Praça da República
Mais de três de dezenas de profissionais da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e guardas prisionais realizaram na noite de ontem, sábado, 13 de janeiro, uma vigília na Praça da República de Elvas.
Esta vigília surge de forma espontânea por parte destes profissionais e, à semelhança do que tem acontecido no país e no distrito, estas forças de segurança exigem melhores salários e condições de trabalho.
Em causa está também a reivindicação de um subsídio de risco, que o Governo atribuiu à Polícia Judiciária, mas do qual estas foram de segurança ainda não são beneficiárias.
Festival une músicos e elvenses em gesto de solidariedade em prol da fadista Sónia Santos (c/vídeo)
O coletivo “Músicos d’Elvas” promoveu, na noite de ontem, sábado, dia 13 de janeiro, um festival solidário, em prol da fadista elvense Sónia Santos, que enfrenta um grave problema de saúde.
O evento dividiu-se entre o Cineteatro de Elvas e Motoclube Alentejano, reunindo mais de 30 músicos locais.
No cineteatro de Elvas foram muitas as pessoas que marcaram presença para assitir aos espetáculos da Academia de Música de Elvas, Marlene Mocisso, António Rodrigues, Rui Garrido, Toy Faria, Soraia Branco, Paulo Cachinho, Mário Carriço, Fábio Pereira, Henrique Belacorça, Jorge Goes, Moura Encantada, Ricardo Ventura, Raquel Guerra, Olinda Moriano, Moura Encantada, Rumo ao Sul, Pedro Zagalo, Roberto Cabral, Daniel de Paula e Xavier de Sousa.
A festa prosseguiu no Motoclube Alentejano de Elvas, com as participações de Chocko, XP Covers, SOVERSION ft. Pedro Zagalo, Dj Pekas, Dj Sam, Dj DIAZZ, Dj Ziul e Dj Fua.
De recordar que as verbas angariadas nas entradas reverteram, na sua totalidade, para a artista elvense.