Skip to content

Rondão Almeida e o 14 de Janeiro: “tudo preparado” para a celebração do feriado municipal

Ainda que o ponto alto das celebrações esteja marcado para o próximo domingo, dia 14 de janeiro, as comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo este mês, através de um conjunto de atividades que, para além das tradicionais cerimónias militares, envolvem o desporto, a música, a comédia e a literatura.

No final da semana passada, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, tal como revela, e para que tudo, no domingo, possa “acontecer ao minuto”, esteve reunido com “todas as entidades que vão estar presentes”, entre outros momentos, nas cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República.

“A Direção-Geral da Cultural Militar, o próprio Museu Militar, o Regimento de Cavalaria 3, os Bombeiros Voluntários de Elvas, GNR, PSP, os dois presidentes das juntas, a Cruz Vermelha: estiveram todas essas entidades aqui (nos Paços do Concelho) para fazer o briefing sobre como tudo é que terá de acontecer. Esse foi o nosso trabalho e penso que está tudo devidamente preparado”, diz o autarca.

“Esperemos que o 14 de Jjneiro nos brinde com uma manhã de nevoeiro e, depois, possa surgir o sol”, diz ainda Rondão Almeida, que não deixa de lembrar a importância da data para os elvenses: “é extremamente importante, porque (os elvenses) foram uma peça fundamental no decorrer de toda a disputa entre Portugal e Espanha e com a expulsão dos espanhóis”.

No domingo, o programa das comemorações do feriado municipal de Elvas tem início às 9h30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro.

Às 10 horas, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e a cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10h30, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início às 11h30, seguindo-se, ao meio-dia, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

A partir das 18 horas, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Ação de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa comemorativo, deste dia, com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cineteatro Municipal, pelas 21h30.

Compartilhe este artigo: